Tentações
Seja qual for a sua tentação, seja para o pecado, para temer ou duvidar por causa de pecado, ou sobre seu estado e condição, ela não consegue permanecer diante da fé que levanta o estandarte da cruz.
Melhor não pensar. Quanto mais reza, mais tentação aparece. A vida é pra frente, o que ficou pra trás é escuridão, poeira só, lembrança.
Jamais enfrente a tentação. Pelo contrário, fuja dela!
Lembre se que todas as coisas nos são lícitas , mas nem todas nos convêm ; todas são lícitas , mas nem todas edificam.Deus te chamou pra ser vaso de honra,orai e vigiai sem cessar.
A tentação busca uma urgência desproporcional, acima de tudo, é o agora ou nunca, não deixando o indivíduo sequer pensar.
Há duas formas de se livrar de todas as tentações: ceder ou resistir. A primeira te faz servo, a segunda senhor sobre ela.
É sedutoramente perigosíssima a tentação que nasce quando todas as carências foram resolvidas e todas as necessidades estão alimentadas.
A característica mais perigosa de uma pessoa ingênua é pensar que ela pode lidar com as tentações. Ela subestima o poder sedutor do pecado e é ignorante quanto às consequências mortais do pecado.
O tempo, a distância e as tentações são apenas um borrão em uma relação, pois quando se ama de verdade nada os impede de serem felizes.
Não caia na tentação de ganhar algo fácil, pois tudo na vida é ganho com dedicação e esforço, ou perderá tudo sem o menor esforço.
De todas as tentações vividas
A única que não resisti com prazer
Mesmo sabendo de suas armadilhas
Foi o de me render aos encantos seus
Se vocês apenas reprimirem uma tentação ou esse primeiro movimento do pecado, ele provavelmente surgirá novamente com mais vigor. Nesse sentido, concordo com a psicologia moderna. A repressão é sempre má. “Então, o que devo fazer?”, alguém pergunta. Eu respondo: quando sentir aquele primeiro movimento do pecado, erga-se e diga: “Isto é mau; isto é vileza; é aquilo que expulsou do Paraíso os nossos primeiros pais”. Rejeite-o, enfrente-o, denuncie-o, odeie-o pelo que é. Assim, terá lidado realmente com o pecado. Você não deve apenas fazê-lo recuar, com um espírito de temor e de maneira tímida. Traga-o à luz, exponha-o, analise-o e, denuncie-o pelo que ele é, até que o odeie.
Num mundo cheio de tentações atraentes, uma tempestade de satisfações momentâneas pouco a pouco vai enferrujando a nossa alma. Onde fica a linha tênue que separa a liberdade da libertinagem?
TENTAÇÃO
Enfeitava-se de lantejoulas
E vestia uma espécie de ceroulas
Sobre um corpo muito moreno
Pequeno,
Quase ao chocolate negro,
De púbis atena
Com cheiros de açucena
Muito farfalhuda
Negra, barbuda
Como as do pirata
Primata
Dos sete mares
Sentidos
Mas não percorridos.
Nestes meus invividos
Ares
Altares
Sem fé de sentir
O doce do fruto maduro
Sem ser só pão duro
Neste mundo inexplicável
Por tanto inextricável
Do que foi
E do que está para vir
Como um boi
Puxa a carroça da troça
Doente, por não poder fugir.
E a pequena esfinge
Egipciana
Era uma mulher que finge
Estar comigo na cama
Da ilusão,
Apenas, cruel tentação!
(Carlos De Castro, in Poesia num País Sem Censura, em 10-08-2022)