Tempos de Escola
A escola sempre será a segunda casa para os pequenos de todos os cantinhos do nosso mundo... E para alguns ou até muitos, o primeiro lar, mas o mais importante disso é que fiquem bem, que desenvolvam; sejam cuidados e recebidos com zelo e dedicação profissional, para que estes ambientes tornem lugares de muito amor à uma vidinha, que necessita tanto do nosso afeto, atenção e empenho.
Todos os funcionários de uma instituição de ensino são importantes, sem exceção, desde um educador a um da limpeza. A escola não é só uma escola, é um lar; um lugar que todos se preparam para que o pequeno, a pequena queira no dia seguinte frequentá-la, brincar com aquela turminha que integra. Jamais deve ser vista ou se caracterizar como um "depósito de criança", isso é muito triste de ver ou pensar.
Quantas pessoas tentam dar o seu melhor; fazer o possível e impossível em sua função numa escola?! Muitas... E nem sempre quem está do "lado de fora", presencia, vê o quanto cada se esforça para deixar uma sala confortável e apropriada; um banheiro limpinho e organizado; uma alimentação apetitosa e adequada; um ambiente saudável.
Temos que olhar sim pras nossas qualidades e as dos outros, pois são estas que precisam ser destacadas, valorizadas. Em qualquer área que esteja ou pretenda adentrar, sempre olhe pelas razões que o(a) fez querer seguir este rumo. Não existe profissão a mais ou menos assim, todas precisam de dedicação, mérito, paciência, profissionalismo e amor.
E principalmente, não é faculdade, curso que define a quantidade e a qualidade de conhecimento de ninguém. Formações, cursos apenas aprimoram a sua "bagagem de saber", mas não vai te fazer mais sábio ou menos; mais inteligente ou menos; melhor ou pior.
Todo mundo tem conhecimentos diferentes, saberes ecléticos.
Ninguém é a mais ou a menos por ser isso ou aquilo; por ter aquilo ou isso.
O que define realmente o ser humano é como ele age com o seu próximo, com a sua espécie; o que ele é como humano na sociedade e a educação em todos os sentidos é a primeira da fila.
Sem educação não tem educação; não há progressão humanamente; são vivências que nos afinca experiências, aprendizado; um traquejo infinito.
Ela transforma vidas sem "apodar" o conhecimento que o educando traz em si.
Parabéns a todos que se dedica ao máximo com todo o seu afeto em seu cargo, independente qual for... Em especial, saudações aos membros da educação e aqueles que mesmo não sendo pedagogos, professores, estagiários, auxiliares de sala, também é essencial para tornar as nossas instituições de ensino, lugares mais acolhedores e alegres.
Nunca devemos deixar de tentar fazer a diferença, mesmo que pareça mínima. Viva a educação.
Aprenda muito na escola. Aprenda e aprenda. Não pare. Se você não aprender, está perdido, me escute.
Os cotistas (índios, negros, estudantes de escola pública, deficientes físicos...) não entraram numa universidade de para-quedas. Eles não deixaram de estudar e se preparar para o vestibular por serem cotistas.
Eles estudaram tanto quanto ou até mais do que os estudantes ou candidatos do sistema universal, até mesmo para poderem disputar com outros cotistas, porque há a disputa até entre os cotistas; os cotistas disputam entre si. Além disso, não pensem que é fácil passar por cotas: Às vezes é mais difícil que passar pelo sistema universal. Depende de alguns fatores.
Depois de 30 anos lecionando na escola cheia de coordenadores, descobri que ainda não sei fazer um plano de aula, não do meu jeito, mas do jeito delas! Como eu queria me sentir confortável, fazendo o que sei! Mas, de tanto me pressionar, entreguei mais um à coordenadora principal, e mais uma vez, voltou crivado de correções e observações redundantes. Mesmo fora da sala, conseguiu me envergonhar. O que diabos é assédio moral? A culpa do caos na educação não é do professor vitimado! CiFA
Saudades da época de escola
Aonde nos conhecemos, eu magro e você
Baixinha e linda ate mesmo com aparelho
Rápida na corrida com as perninhas curtas
Inteligente, mais sem deixar de ser da zueira
Nunca conheci uma baixinha tão divertida e
Amada por todos, como diz no sobrenome
Amiga pequena de um coração gigante
Maior que seu coração somente sua beleza
Apesar de teimar que tem rugas
De olhos tão claros que iluminam o destino
O mundo é pequeno pra força que tem
Bonita por dentro e linda por fora
Fantástica e guerreira que só enche de
Amor esse seu amigo, que sempre estará ao seu lado!
A rua é minha escola, e foi nela que tudo eu
Aprendi, o ser humano é todos hipócritas, um
Pior que o outro, que a cada momento se
Contradiz.
não me venhas falar de amor.
isso é uma escola? quem disse que quero essa matrícula? não me importo se a ignorância levar-me ao chão. já estou nele. e prefiro. mil vezes permanecer em tal estado, ciente de tudo, do que ser maquinada. acreditar que há um motivo maior em perder pessoas, é o mesmo que permanecer na ignorância em nível ainda mais baixo. ora, o motivo maior não é justamente fazer-me sofrer? agrada-te os tormentos alheios?
diga-me. como posso não questionar? como posso olhar para os lados e assentir quando me dizes que foi para o nosso bem sermos colocados no meio do inferno? me levas exatamente ao lugar que tanto julgas.
os que podiam ficar, preferiram ir.
mas o que queriam ficar, ainda assim, foram obrigados a ir embora. sem um adeus. não aceito despedida de quem se foi contra a vontade. e danem-se todos. partam juntos para o quinto dos infernos. embora eu repense antes de mandá-los, porque não me agrada encontrá-los por lá. prefiro estar só. agora. não questione meu ato de duvidar do amor quando ele me é posto a prova todos os dias. questiono. ele me destruiu. me acordou com um tapa na cara. sugou meu sangue e dançou nos meus destroços.
não vejo o próprio amor pelo amor.
que altruísmo é esse que sequer se preocupa com meu sofrimento? como retiras de mim algo que apenas chegou por tua conta? não detém minha anuência, tampouco jamais terá minha compreensão. não há compaixão na perda. se o amor me dá, mas também me tira, não o quero. acrescento, fique bem longe. distante. não me faça vê-lo. se o tens, de mim, se afastes. chegou manso, me fez abrir as portas só para quebrar-me, uma vez dentro.
não tem amor na dor. nem na ausência. não há estupidez maior que o conformismo.
e eu te digo,
como um ferro quente cravado na pele para marcar-me como um animal que não se pode perder em outros rebanhos.
eu.me.cravo.
e me cravo em cada pedaço de pele para fazer questão de me diferenciar.
não.chegue.perto.de.mim.
e eu te digo,
não há piedade nele.
não encontro razão. porque não há.
e te digo. e repito. e volto a repetir. não faço defesa daquilo que me aplicou a maior sentença. meu coração também foi ceifado. eu te culpo por me tornar inverno o ano todo.
Procuramos respostas na escola, na ciência, quando não encontramos, procuramos na fé, mas o grande equívoco é a busca incansável por respostas em vez de Conhecimento.
Somente o Conhecimento liberta.
Liberta de quê?
Dos que respondem!
Ainda sou da velha escola que acredita que o humor e sátira aparece diante do fato inesperado cotidiano. Assim é com a melhor parte das piadinhas, historinhas e diálogos do anedotário popular brasileiro. Como aquela conversa de uma mulher ao receber um galanteio grosseiro de um homem, por ela estar bebendo cachaça diante do balcão de um botequim, a esta altura os dois visivelmente bêbados e só pensando em bebidas... e a fina dama replicou irritada - eu bebo "Cachaça" sim, você não me "Conhaque", não sabe da onde eu "Vinho", então peço por favor não me "Campari" com qualquer "Rum" e "Gin" de conversa.
Filho de pais pobres frequenta escola pública e vai a pé, filho de pais ricos, chega ao colégio privado, de automóvel com motorista.
Não ralhes com teus FILHINHOS, por na escola chumbarem; mas antes: AJUDA-OS!!!!!!
Que a vida de um estudante, é triste;
É pena, nem todos os pais; tal verem!...
Daí, haver cá tanto que desiste;
Por seus tais, a tal verem; não quererem.
Parecem tal não ver, por serem fracos;
Por nem com seus FILHINHOS se importarem;
Tornando-se em seu viver como sapos;
Que coaxam, em vez de os ajudarem!
Coaxam, os disparates que têm:
Escondidos nas tão VELHAS carcaças;
Que nem, seus FILHINHOS; os deixam ver!...
Tal como, as suas burrices não vêm;
Daí só alimentarem desgraças;
Em QUEM, por cá tiveram; mas sem ter!!!!!!!
Com a profunda mágoa, de quem jamais ralhou com os seus;
A escola não é digna de bons mestres, basta um aluno ir contra um deles, alimentando seus caprichos e fanatismo, ela o discrimina. Sobram os que se adaptam, em nome do "ganha pão".
Filho de homem pobre leva a sacola às costas até à escola, filho de homem rico tem criada até ao colégio, é um privilégio.
Como pode a verdade demorar tanto para vencer e se praticar um pouco de justiça a favor da escola pública que é destruída pelos sem caracter.
A escola valoriza mais quem não precisou dela para prosperar. Cora Coralina estudou só três anos, e seu reconhecimento é notório. Logo teremos um alunado honoris causa.
- Relacionados
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
- Textos sobre a Escola