Tão perto
SOLIDÃO E ESPERANÇA
Quando damos conta de que não há ninguém por perto da nossa alma, nasce a solidão, filha não querida. No momento em que alguém que se ama vai embora - deixando desentender tudo - a solidão cria forças.
Um abrir mão sem querer. Sentença sem recurso. Carcereira que nos leva, insensível, até a cela de nós mesmos.
Solidão é um rosto que não se mostra, mas que sabemos deformado e feio. Nada vemos, no entanto, lhe percebemos o andar e a sombra. Cálice que leva ao desespero gota a gota. Sabor com travo de vinho acre que se bebe só. O calor do querer sem fim desaparecendo com o clarear do dia. Vontade das palavras que ninguém pronuncia. Um bicho enorme que se alimenta de sonhos e devora nossa essência. O desejo do beijo e do carinho não recebidos. Um desaprender do que serve a vida. O que não volta a acontecer jamais. Imenso vazio que toma conta de nós e nos torna invisíveis até para quem dorme ao nosso lado.
São nossos planos de malas prontas. Perda amarga que obriga assistir a partida sem mãos capazes de reter. Amor que escorre pelos ralos do nosso não saber. A alegria que perdeu suas vestes. Desencontro marcado. Chegar e descobrir que o outro já partiu. Partir por saber que o outro jamais virá. Tanto amor indo e se perdendo, enquanto nos perdemos de tanto amor. Sensatez perdida na ventania do impreciso e do imprevisto. O sorriso inventado para não ser necessário explicar verdades.
É um vazio que não se preenche. Sentimentos que romperam as comportas, para castigar com sua fúria, a inveja de ser feliz...Uma música lenta que faz fechar os olhos, congelando imagem e gesto de quem dançou junto... Tatear para descobrir através da cegueira, a certeza que nada mais está por perto. Movimento dos corpos sem a magia que os uniu um dia. Sem o ritual etéreo e tão próximo da santidade que só o amor de verdade cultua. Juntos agora no descompasso.
Aparelhos numa sala de cirurgia - adiando a morte completa do que foi cumplicidade. Sinais arrítmicos que forçam desligar o fio que alimenta a certeza do outro. Vidas que eram sorrisos e pulsares. E não mais se aproximam. Ao contrário. Vão indo fugidios para seus barcos, discretos e silentes.
Olhamos o mar sem ancoradouro. Observando nossa sombra se quebrando nas marolas. Pedaços de nós chorando por inteiro. Atentos, talvez, ao tempo do reverso.
De repente, uma faísca num pensamento impossível. Um quase imperceptível piscar dos olhos. Não importa... Uma fração de segundo que valesse apostar toda uma vida. Mais que isso:
A esperança de valer a pena uma única vez – depois de mil vezes -
viver essa agonia.
No mesmo Rítmo
...Eu só quero te abraçar,
sentir o teu coração bater perto do meu,
e provar que dois corações são capazes
de bater no mesmo rítmo...
Desculpem-nos.
Oito de dezembro está perto novamente. Todos os anos, neste dia, muitas pessoas me procuram, de todas as partes do mundo, porque se lembram do meu marido, John Lennon, e da sua mensagem de paz.
Obrigada pelo amor eterno a John e também por sua atenção comigo neste trágico aniversário. Este ano, porém, no 8 de dezembro, eu gostaria também de lembrar das milhões de pessoas que estão sofrendo pelo mundo.
Às pessoas que também perderam seus entes queridos sem motivo: nos perdoem por termos sido incapazes de impedir a tragédia. Nós rezamos para as feridas cicatrizarem.
Aos soldados de todos os países e de todos os tempos, mutilados ou que perderam suas vidas: nos perdoem por nossos maus julgamentos e pelo que aconteceu como resultado deles.
Aos civis que foram mutilados, ou mortos, ou que perderam membros da sua família: nos perdoem por termos sido incapazes de impedir que isso acontecesse.
Às pessoas que foram abusadas e torturadas: nos perdoem por termos permitido que isso acontecesse. Saibam que sua perda é nossa perda. Saibam que o abuso físico e mental que
vocês passaram terão um efeito duradouro na nossa sociedade e no nosso mundo. Saibam que o ônus é nosso.
Como a viúva de alguém que foi assassinado por um ato de violência, eu não sei se estou pronta para perdoar aquele que puxou o gatilho. Estou certa de que todas as vítimas de crimes violentos se sentem como eu. Mas a cura é o que mais precisamos agora no mundo.
Vamos curar juntos as feridas do mundo. Todo ano, vamos fazer do 8 de dezembro o dia de pedir perdão para aqueles que sofreram o inimaginável. Vamos desejar fortemente que um dia sejamos capazes de dizer que nós nos curamos, e que, nos curando, teremos curado o mundo.
Com muito amor,
Yoko Ono Lennon
Nova York, 29 de novembro de 2006.
Venha Para Perto De Mim, E Veja como eu Estou So. Sua Ausencia Me Trouxe Tristesa So a Sua Presença Pode Me Fazer Sorrir Novamente.
São pouquíssimas as palavras no mundo que podem chegar perto de definir a sensação de vivenciar tudo isso com você.
Amizade
Um dia certo
tão perto do sonho
e da realidade
me vi e me entreguei
no campo da imaginação
e da magia da amizade...
Rodeado pelos amigos
que comigo me realizava,
cantava as melodias
trazendo os meus dias
de infância
que quando criança
crescia de alegria.
Assim, hoje, me vejo
mais vivo em mim
para no futuro
dizer aos meus filhos: filhos!
A amizade não tem fim.
Chega mais perto do meu coração... acende a luz do meu âmago, incendeia devagar o meu corpo, até ele desfalecer de amor!
Se eu pudesse fazer o que quisesse, eu viveria num navio no mar e nunca chegaria mais perto da humanidade do que isso!
Mas eu não sou bonita, não de perto, pelo menos. Quanto mais as pessoas se aproximam de mim, menos me acham atraente.
(Cidades de Papel)
Não confunda o “se virar sozinho” com o “não preciso de ninguém” ou ainda o “não quero ninguém perto de mim”
VOCÊ POR PERTO
Eu poderia começar este texto falando dos seus olhos. Falando das suas cores, da sua intensidade, do seu brilho e de como consigo te enxergar inteira através deles. Poderia começar falando da sua boca. Do seu sorriso, dos seus lábios, da sua voz e dos seus beijos. Poderia falar sobre o seu abraço, as suas tatuagens, sobre o seu perfume ou até mesmo sobre a sua pele. É… Poderia sim. Acontece que descrevê-la fisicamente seria muito pouco. Por isso, decidi falar de como foi fácil me encantar por você. De como é prazeroso te ter por perto. De como admiro a sua forma de levar a vida. Porque perto de você a conversa é boa, o sorriso é fácil e as horas passam depressa. Porque admiro a sua forma alegre de viver, a sua relação com a sua mãe, o seu companheirismo com as suas amigas, sua autenticidade e sua autoconfiança. Acho incrível isso de você conseguir ser otimista o tempo todo, sabe? De conversar com o vira-lata na calçada, de contar sua vida para o porteiro do prédio e de conseguir fazer uma amiga no banheiro da boate. Você é daquelas pessoas que todo mundo tem vontade de ter por perto, simplesmente porque consegue ser ótima irmã, filha, namorada, amiga e conselheira. Uma vez você me disse que tem a mania de escolher os caras errados, que aqueles pelos quais você se interessa não querem nada muito sério. Fico me perguntando: quem consegue entrar na sua vida e sair assim, do nada? Quem consegue te conhecer e não querer ter você sempre por perto? Quem consegue ouvir sua risada só uma vez? Sentir seu abraço só uma vez? Provar dos seus beijos e não querê-los várias outras vezes? Eu sei bem que esse texto era pra ser descritivo. Eu sei que você queria ler algo menos meloso. Eu sei também que você é uma das mulheres mais exóticas que já tive a sorte de conhecer. Que você adora beijo na boca, mas odeia encontros. Que você salta de asa delta, mas tem medo de barata. Que você ama comida japonesa, mas nem tanto de salmão. Que você até gosta de MC Donald’s, desde que o sanduíche não seja o Big Mac. Que o seu refrigerante favorito não é a Coca-Cola. Sim, eu já sei de tudo isso e todo o resto que prova o quão especial você é. Eu sei, e acho que é por isso que não consegui escrever algo menos emotivo sobre você. Porque a verdade é que a menina que um dia me pediu conselhos amorosos me encantou de tal forma, que agora eu já não consigo mais olhá-la só como seu escritor favorito.
Eu quero estar de longe mas por perto,
Eu quero pra vida inteira um destino incerto
Eu contratei um segurança pra te levar pra jantar..
Perto ou longe, a distância jamais deverá servir de desculpa para não expressar seu sentimento, seja em um telefonema, e-mail ou simples sms desejando um beijo.
O amor verdadeiro quebra barreiras e não possui fronteiras.
Não é recíproco?
Não importa, ame assim mesmo!
Pois aqueles que mais renegam, são os que mais precisam de amor!
Eu era um prisioneiro de mim mesmo. Caso eu não me vigiasse, libertaria meu lado sonhador para perto dela de alguma forma.
Mesmo não tendo por perto quem gostaríamos, deveríamos ser gratos pelo simples fato dele existir. Compartilhamos o mesmo chão, o mesmo ar, o mesmo pulsar, o dom da contemporaneidade. Isso não incrível?
"UM DIA"
Um dia você vai saber que estou longe... vai querer me ter por perto.
Um dia você vai parar e pensar que poderia ter valorizado mais...e vai ser tarde.
Um dia você vai acordar e querer ler uma mensagem minha. Aquela, de bom dia.
Um dia você vai lembrar de mim e ver que eu tinha razão...
Um dia minha falta vai te fazer sentir o quanto eu poderia ser importante na tua vida.
Um dia... vai ser só um dia... Porque todos esses dias se passaram. E você? Você não aproveitou! Achou que do seu jeito era o certo.
Esqueceu a água no fogo?Ela secou...E o café deixado sobre a mesa, esfriou...
Meu paradoxo favorito, tão longe e tão perto, tão livre e tão preso, nos conhecemos a tanto tempo e não sabemos nada de nós.Conversamos tanto e não contamos nada.Seguimos num encontro sem nos ver...