Surpreendente
A solidão mostra o original, a beleza ousada e surpreendente, a poesia. Mas a solidão também mostra o avesso, o desproporcionado, o absurdo e o ilícito.
INVASOR AMOR
Tão surpreendente é o amor,
Aparece sempre sem avisar,
Muito insinuante e sedutor,
Depressa começa a enfeitiçar.
Encantador e também invasor,
Nem pede licença para entrar,
Começa a penetrar sem pudor,
Deseja o coração arrebatar.
E quando domina o interior,
Não é mais possível disfarçar,
O brilho do olhar é revelador,
O melhor agora é se entregar.
A vida é tão amorosamente surpreendente que, às vezes, no auge da nossa tristeza, ela aparece com um presente que faz diminuir o tamanhão todo da nossa dor.
Ele não cura, mas a gente lembra que a oportunidade de viver é algo bem maior, bem mais precioso, bem mais bonito, enquanto o desembrulha.
O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “O animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais profundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece.
Por isso, quando alguém diz “Fiquei muito satisfeito com você” ou “Estou muito satisfeita com seu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é alguém dizer “seu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música, etc) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas”.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, nos deixa insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, permanece um pouco apoiado no colo e nos deixa absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, emagrecer, etc), ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: Por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais se é refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo. Eu, no ano 2013, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado, não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…
Eu me sinto muito confortável quando estou com você. É surpreendente porque geralmente eu não me sinto confortável perto de... Bom, ninguém.
Surpreendente como a vida nos mostra situações das quais jamais imaginamos vivenciar. Talvez vivenciamos, mais não lembramos de tudo exatamente ao certo. Temos opiniões bem formadas a respeito de tudo. Temos mente aberta, ao menos a minha é, Querendo sempre quebrar tabus impostos pela sociedade. Na vida lidamos com tudo. A vida nos lida , nos ensina e aprendemos cada dia um pouco de tudo. Uma vida é muito pouco para viver tudo que desejamos e sonhamos. Mas temos somente essa chance pra fazer dessa vida, uma , duas, três ou até mais vidas. O mais incrível disso tudo é que temos que fazer tudo em uma. Não teria graça voltar e fazer tudo denovo. A graça está em lembrar do que foi feito, de como foi feito e quem ajudou pra que seja feito. Somos um espelho, nele retrata defeitos, qualidades e impressões que causam admiração e espanto. Mas não podemos deixar que o espanto tome conta da gente. A vida é boa demais pra se preocupar com coisas fúteis. Liberdade? É muito pouco perto do que quero. Medo de viver? Jamais. Apenas sede e ansiedade pra que cada dia seja melhor do que daquele que terminou. Apenas ser livre. E há algo errado nisso? Ser livre consiste em ter felicidade, mesmo que momentânena, mas se tem. E poder desfrutar dela é ótimo. Mesmo com minhas idéias e ideais as vezes condenados por poucos e admirados por muitos, vou seguindo a vida da maneira que for. Estou certo de que nessa estrada que sigo, a rodovia está certa. No caminho se encontram amigos, inimigos, lugares. Tudo se guarda na bagagem da vida. Pra que quando aberta, eu possa dizer: Valeu a pena ter carregado isso. A vida é algo que nunca será descoberto. Ainda sim, temos que fazer dela uma verdadeira incógnita, para que nunca seja descoberto o verdadeiro segredo de como viver. Pensando bem, o segredo está dentro da gente. Basta querer enchergar. E segredo a gente conta só pra quem confia. Apenas contamos pra aquelas pessoas dos quais sabemos que estão na bagagem da vida. As pessoas de confiança e fé. Quando enfim, fomos embora dessa vida, dela não levaremos nada. Mas mesmo que pouco notado ou lembrado, levaremos o coração, junto dele os sentimentos, que até o último instante irá existir. Não seremos mais do que fotos lembradas e admiradas por alguns que realmente nos amam. Logo após décadas, não seremos mais nada. Nem fotos, nem lembranças. Mas enquanto estamos aqui, devemos fazer com que amanhã seja lembrado ontem. E que seja muito bem lembrado. Devemos viver sem medo. A vida é boa demais e nós somos melhores ainda. Viva aqui, faça o que tem que ser feito. Pois um dia irá ser lembrado e depois esquecido. Mesmo assim foi inesquecível. Uma boa vida pra você.!
As memórias, até mesmo as mais preciosas, desvanecem-se com uma rapidez surpreendente. Mas eu não quero deixar isso acontecer. Não quero ver as memórias que eu mais valorizo desaparecerem.
A realidade é, não raro, mais surpreendente do que a ficção... Embora vivendo num mundo de matéria densa, detidos em escafandros de carne, somos tutelados por poderes espirituais que nos conduzem, promovendo situações que ensejam valioso aprendizado... ESTÁ TUDO CERTO... NÃO EXISTE ACASO...
A dor é lição !
Enfermidade é reajuste.
Problemas são exercícios de discernimento.
Dificuldades fortalecem a vontade. Emoções, renovam-se, aprimorando o sentimento.
Situações aflitivas convocam ao cultivo da fé.
Crendices e superstições desequilibram e estacionam a caminhada evolutiva...
Desperte...Você vai evoluir! Pelo amor ou pela dor!
A vida nunca é como queremos
Ela é simplesmente imprevisivel
TÃO MISTERIOSA E surpreendente
As vezes nos entrelaça
Com laços de sentimentos enlouquecedores
Sentimentos surreais
Sentimenos que dizem sim e que dizem não
Pessoas sem sentido aparecem
Em nossas vidas ,pessoas que nos dão algo
Algo muito mais do que imaginamos
Pessoas que repentinamente saem das nossas vidas
Sem sentido vão embora abrindo crateras em nós
Pessoas que voltam sem saber se realmente voltaram
Pessoas que nos marcaram para a eternidade
Pessoas das quais não esperavamos nada
Pessoas que simplesmente dizem XAU
Preste mais atenção na vida!!!
O destino muitas vezes é surpreendente, e trás oportunidades que você nem imaginava serem possíveis!!!
Será que havia algo mais surpreendente ou mais assustador para um homem (...) do que uma mulher forte coberta de lágrimas?
- Relacionados
- Frases de Surpresa Surpreendente
- Frases Surpreendente
- Pessoa Surpreendente
- A Vida é Surpreendente
- Maneiras de dizer eu te amo sem dizer eu te amo
- 28 mensagens de Dia das Crianças para os sobrinhos com muito amor
- 50 mensagens de boa semana para espalhar energia positiva
- 43 mensagens de mesversário de 6 meses que celebram a vida do seu bebê