Sujeito
A transformação interna tem suas raízes na disposição do sujeito em explorar sua subjetividade. Iniciar essa jornada implica em reconhecer que a mudança interior começa quando o sujeito se propõe ao autoconhecimento dos seus pensamentos, emoções e experiências.
Ao permitir questionar os pensamentos estabelecidos e desvendar os sentimentos que emergem do inconsciente, o sujeito abre caminho para compreender a complexidade de sua subjetividade. Esse é um processo que exige coragem e autoaceitação, pois enfrentar as próprias sombras é fundamental no equilíbrio da saúde física e mental.
Na psicoterapia, os aspectos inconscientes e os mecanismos de defesa que moldam o comportamento são explorados, trazendo à tona percepções antes obscuras, contudo, uma mudança interior vai depender do investimento de cada sujeito. É um processo contínuo de autorreflexão e autoconhecimento, no qual o sujeito aprende a lidar com suas vulnerabilidades e desenvolve recursos internos para enfrentar os desafios da vida.
A mudança interior começa quando o sujeito se propõe ao autoconhecimento dos seus pensamentos, emoções e experiências.
Sujeito aos delírios
E aos desejos físicos,
Também faço parte
Da grande maioria;
Daqueles que anseiam por liberdade.
O dezembro é um mês
De confraternização
O sujeito enche a barriga
Come tudo o que lhe dão
Mas quando o ano virar
O cara vai se matar
De fazer musculação
Turismo em Tóquio,
sujeito se hospeda no hotel,
raramente sai, uma voltinha de táxi,
um lanche na barraca, e volta contando
vantagem do que não viu.
(Renata Guimarães Lima)
Proletário
Sujeito explorado financeiramente pelos patrões e literariamente pelos poetas engajados.
A ideologia ju-tche, de que o ser humano ser tornou o sujeito, jamais conseguirá a unificação de Norte e Sul. A pátria unificada só poderá ser construída com base no Deusismo.
esse amor menino
dorme, suspira
entre o meu peito
esse sujeito, de
palavra bruta e
toque leve
rapaz que se atreve
em falar de amor
com quem escreve
calma, que entre
falar e escrever
há quem sinta:
isso não é breve
Cáh Morandi
Amizade é o conceito de ter algum tipo de ligação com um sujeito, estabelecendo uma relação onde ambos se ajudam em todas as situações difíceis e favoráveis da vida. É o tipo de relação onde ambos os indivíduos podem confiar um ao outro sem temer alguma consequência negativa que prejudicará sua vida.
As interpretações do olhar
Decifram a força de um sujeito
Que vive e agradece
Te deixa naturalmente radiante
E ao mesmo tempo incomoda
Para outro sujeito que reclama.
"A prova do crime consiste na contradição do sujeito em seu depoimento. Havendo o indivíduo do crime prestado esclarecimento sobre ele, ainda que falso neste vaso; provas podem contestar a sua fala, utilizando da teoria e visão do crime; que utiliza de fatos e detalhes."
Não há Messias neste mundo que liberte o sujeito das correntes que o prendem, senão ele próprio com a chave amarrada envolta de seu próprio pescoço.
A excelência da educação, e com ela, a escola, está na capacidade de permitir que o sujeito descubra a si mesmo; reconhecendo-se, no sentido ontológico, enquanto ser inacabado.
A criança é um sujeito ativo que deve ser escutado. Temos que tentar a todo custo assegurar essa escuta.
A criança deve ser vista como única e singular, e como um sujeito ativo que tem possibilidade de ir mais além, nas mais diferentes linguagens. É justamente aí que está a beleza da vida.
A maturidade não é gratuita. Não me sujeito a modas ou cânones que considero inapropriados. Sou dona de mim e da minha vida.
Há que desvencilhar-se dos ditames externos ao nosso ser.
Não seria justo ultrapassar o tempo a nós destinado sem alguma, ainda que mínima, contribuição para nosso próprio aperfeiçoamento e, com alguma sorte e total desapego, estendê-la ao próximo.
Um líder precisa ser mais do que um líder, não um sujeito que se reúne nas esquinas com um discípulo para buscar informações que visam desassociar o colectivo. Furucuto, 2024.
- Relacionados
- Sujeito Homem