Subir
"Se te quebram
pegue os cacos
orne com mosaicos
a escada
que te faz subir
mesmo quebrada
viver é não desistir... "
''As montanhas são como a vida. Quanto maiores elas são, mais difíceis elas se tornam para subir. Você decide se as enfrenta ou não''
"Papai, qual vai ser a cor do balão que vai subir mais alto?"
Ele respondeu: "Anne, a cor do balão não importa, é o que está dentro que faz toda diferença!"
Liderança não é o quanto você é capaz de subir, mas sim, o quanto você é capaz de contribuir para que outros possam evoluir.
Não há como subir uma escada sem degraus, da mesma forma como não há como vencer na vida sem sonhos e força de vontade
“Vou recitar trechos de Camões quando viajarmos pelo mundo. Vou subir no batente da calçada, lá na Inglaterra, na Stratford-upon-Avon, terra do nosso querido Shakespeare, e olhar pra você, falando dos romances teatrais de Shakespeare. E mesmo que você me ignore, vou dizer-te falas da obra “Romeu e Julieta”. Vamos à Portugal, terra de Fernando Pessoa, e lá em lisboa, terra onde nasceu, vou dizer-te palavras dele: ” Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”. Voltaremos a nossa terra, Brasil. Iremos ao Rio de Janeiro. Terra do nosso querido Vinícius de Morais. E recitarei pra você, em uma bela noite de luar, como o nosso amado diria: “Assim como o oceano só é belo com luar. Assim como a canção só tem razão se se cantar. Assim como uma nuvem só acontece se chover. Assim como o poeta só é grande se sofrer. Assim como viver. Sem ter amor não é viver. Não há você sem mim. Eu não existo sem você” Viveremos de poesia. Poetizando nossos minutos e milésimos de segundos, juntinhos, eu e você.”
Hoje eu vou subir no mais alto do Monte Negro só para dizer a Oswaldo que é possível ser feliz agora.
Olhe para o alto
Certa vez um jovem marinheiro teve que subir ao mastro do navio, durante uma tempestade.
As ondas levantavam o barco para alturas estonteantes e logo em seguida jogavam-no em direção às profundezas.
O jovem começou a sentir vertigem enquanto subia e estava quase caindo, quando o Capitão gritou: - “Olha para cima moço! Não olha para baixo senão cairá!”
O jovem desviou o olhar das ondas ameaçadoras e do abismo do mar, chegou ao alto com segurança e executou sua tarefa, até que cessasse a tempestade e o mar voltasse à calma.
Algumas vezes sentimo-nos iguais ao jovem marujo, quando as tempestades da vida nos cercam. As tribulações confundem nossos sentidos e nos fazem perder o equilíbrio, subtraindo-nos o raciocínio e a serenidade para enfrentá-las, e ameaçam arrastar-nos para o abismo.
Nenhuma palavra amiga, ninguém a quem recorrer. Tudo concorre para a nossa queda. E tudo porque insistimos em olhar para baixo, buscando os “amigos” que sempre desaparecem nessas horas, ou dando atenção às censuras e críticas, que por vezes se quer estão acontecendo, são frutos de nossa imaginação abalada pela vertigem dos acontecimentos.
Entretanto se olharmos para o alto, desviando nosso olhar dos “perigos”, veremos a luz que se derrama sobre nós e sentiremos a mão estendida em nossa direção. E encontraremos o conforto em nosso coração e a segurança do caminho a seguir.
A luz é o Espírito Santo de Deus renovando nossas forças, iluminando nossos passos, dando-nos vida nova. A mão estendida é a de Jesus, o supremo cirineu, ajudando-nos a carregar o peso da cruz de nossas aflições, aliviando nosso sofrimento e conduzindo-nos à ressurreição da nova pessoa que renascerá de nós, após as tribulações.
Então, quando a tempestade chegar em sua vida, olhe sempre para o alto e busque a força que necessita, na sincera oração ao Pai, na certeza de que o socorro nunca lhe faltará. E a paz estará em seu coração e a serenidade em sua mente, pela certeza de que nunca estará sozinho.
E quando menos esperar a tempestade já passou e o barco da sua vida singrará os mares, serenamente, levando a bordo um coração cheio de esperanças e de certezas que só tem quem confia em Jesus.
Que o Divino Mestre ilumine o seu dia e dissipe, com a Luz do Espírito Santo, todas as trevas.
Muita paz no coração!
Orgulho para mim é trabalhar e honrar suas próprias contas.
É subir na vida com o próprio esforço sem usar pessoas como degraus.
É limpar o chão sem precisar puxar o tapete de ninguém.
É admitir os próprios erros sem apontar o erro dos outros.
É saber que a liberdade tem um preço que não se paga com a dignidade.
É reconhecer que a perfeição é impossível para a natureza humana.
É não permitir que os maus prosperem na sua presença.
É colher aquilo que plantou sem cobiçar a horta do vizinho.
É ter a maturidade para esperar sem atropelar quem está na frente.
É cobrar a si mesmo sobre suas fraquezas mais íntimas.
É engolir o soluço, e chutar a gol. Mesmo que a bola bata na trave.
Orgulho para mim é enxugar o próprio suor enquanto planta mais uma árvore.
Se você conseguiu passar, nao feche a porta; se conseguiu subir, nao tire a escada; se chegou lá, ensine o caminho; dê aos outros as oportunidades que um dia te deram.
Não é preciso subir a montanha para com Ele falar...
Basta fechar os olhos, e concentrar-se com Fé...
Ele sempre te ouvirá...
Precisamos saber ouvi-Lo...
Osculos e amplexos
Marcial
Texto publicado em 20/10/2010, mas sempre existem
ocasiões em que necessitamos ter esse contato
com nosso Amigão...
VAMOS SEMPRE CONVERSAR COM DEUS
Marcial Salaverry
Algo que com certeza sempre será de grande importância em nossa vida, é saber como e quando conversar com Deus, e que me desculpem os agnósticos, os ateus, os incréus, aqueles que não crêem em Deus, mas considero muito importante para nosso bem estar interior, bater um papo com o Amigão (que é como o trato na intimidade de nossa velha amizade). Cada qual dentro de sua crença, de sua Fé, sempre se deve dirigir a Alguém, principalmente nas horas de aperto, que é quando mais nos lembramos de bater nosso papinho.
Particularmente, sempre estou mantendo meu diálogo, que me é de grande valia.
Existe uma frase recém criada, que acabei de ouvir: "A fé remove montanhas."
Penso que o caminho é esse, e assim, sempre devemos buscar aquele papo com o Amigão, e apenas há que saber interpretá-lo...
Não procure explicações, pois normalmente Ele não explica nada, e sua resposta vem através das idéias que aparecem na cabeça, e precisamos saber apreender o que nos foi passado, e aprender com isso.
Quando estamos com problemas, ou vivendo algum drama, devemos procurar o lenitivo, que é a solução que podemos adotar, se a interpretarmos de maneira correta.
Não procure entender o que houve. Não vale a pena indagar-se o porque de certas situações, de certas dores que nos afligiram, pois devemos apenas aceitar o que aconteceu, e procurar achar o lenitivo, a solução. De que adiantará ficar questionando o fato já acontecido? O que adiantará ficar lamentando ter feito, ou não ter feito algo? O mais coerente, será ver o que se pode fazer para superar o problema, ou pelo menos minimizar seus efeitos, ao invés de se fazer a tradicional pergunta: "Por que comigo?" A única resposta possível, é exatamente esta: Porque foi contigo...
Não procure saber o porquê, porque realmente não vale a pena. Vamos tentar acertar as coisas, ou aceitá-las pura e simplesmente. Afinal, o fato já aconteceu. Se a causa for conhecida, poderemos evitar sua repetição, e não evitar o que já houve. Portanto...
Apenas devemos procurar a paz dentro de nosso coração, e isso sim é importante, devemos saber aceitar a irreversabilidade de certos fatos, sem nos revoltarmos com o que houve, pois tal atitude só nos vai toldar o raciocínio, impedindo-nos de ver muitas coisas boas a nosso redor, o que com certeza, deveremos saber encontrar.
Talvez demore 1 dia, 1 mês, 1 ano, dependendo de nossa capacidade de absorção, ou de sabermos encarar os fatos e a vida em si.
Aceitando os fatos e encontrando a paz no coração, logo restarão apenas lembranças, e deveremos nos apegar àquela doce lembrança de bons momentos vividos, seja ao lado de pessoas queridas que se foram, seja em determinados locais onde passamos nossa vida, seja aceitando eventuais limitações que a vida nos impôs...
É esse o caminho, pois quando aquela nuvem de tristeza principiar a nos toldar as idéias, devemos procurar afastá-la, lembrando sempre daquilo de bom que ficou em nossa lembrança.
A doce saudade do que de bom tivemos na vida. Prá que recordar tristezas? Se alegrias existiram, deveremos revivê-las, ao menos nas lembranças. Maus momentos, sempre deverão ser esquecidos.
Não é fácil, mas se fosse, nada teria graça. Temos que fazer nossa parte para melhorar nossa passagem por este mundo.
Nunca nos esquecendo de que sempre espalhamos o que sentimos. Se estivermos amargurados, transmitiremos amargura. Se alegres, será alegria. Portanto...
Fé, crianças. Muita fé. No Amigão, e em nossos amigos, que estarão sempre pedindo por nós em suas orações, como nós pedimos por eles. Em momentos de dor, nunca deveremos nos esquecer de que sempre alguém se lembrará de pedir por nós.
E nos momentos de alegria, agradecer tudo isso, e essa benção, que é a felicidade que estivermos sentindo dentro de nós.
Assim, com muita alegria interior, desejo a todos, com um sorriso nos lábios, que tenham UM LINDO DIA.
"Subir na vida", não é fazer das pessoas seus degraus, e sim, prostrar-se diante de DEUS e demonstrar humildade e integridade de CARÁTER.