Sou uma Filha da Natureza
Se você não está disposto a responder com paciência, o que seu filho ou filha perguntam com insistência, então saiba que o mundo vai se encarregar de ensiná-los, mas não quer dizer que será com diligência, sabedoria e decência.
Sou filha da noite; danço na mata; o vento é meu canto. Bebo água da fonte que jorra no monte. Percorro o infinito em meio ao cheio e ao vazio; busca constante, crescente, itinerante. Constata a sorte . Agita a chama, que o meu nome proclama.
Como definir mulher em uma única palavra se mulher é mãe, é amiga, é esposa, é filha, é querida, mulher… Nem todas as palavras do ...
Ser Mulher é ser
MINHA FILHA THALITA
Tem o cheirinho que o papai mais gosta
Tem os beijinhos que eu quero sentir
Tão pequeninA que cabe em meus braços
Por mais que cresça sempre caberá
Tha, Thatazinha
Minha pequenina
És bênção pra mim
Minha Thalita
Você é o presente que Deus me deu
Você é a filha que trouxe alegria
Só Deus sabe o bem que você faz pra mim
Tão pequenina que cabe em meus braços
Por mais que cresça sempre caberá
Minha Thalita és a felicidade
Que coloriu os meus dias
Ao acompanhar minha filha no parto do meu neto, cliquei a melhor foto da minha vida, o momento que ela recebeu nos braços ao ser a quem dará a luz, momento único, momento que até hoje marca nossas almas com o mais profundo sentimento de amor.
Sou filha do vento
Nasci com asas voltadas para o firmamento
Ainda que sobrevivendo a tantos contratempos
Minha alma navega sempre:
forte
firme
sobrevivendo a intempéries
do tempo.
A justiça brasileira classifica o bandido que matou sua filha como a vítima da sociedade, sua filha como a opressora, e você vingando-a, como bandido.
Eu não sei o meu nome, nem o meu telefone, eu só quero fugir.
Eu sou filha do destino, ele é meu amigo, eu posso sentir.
Eu vivo sempre correndo, mas me remoendo, eu não vou permitir.
Eu canto todas a noites, numa chuva de açoite, as gotas a me aplaudir.
Eu não sigo suas regras, eu te prego peça, eu sou assim.
Vivo no meu próprio mundo, mesmo que bem imundo, uma hora eu mudo.
Eu tenho meus pensamentos, mesmo que pequenos, eles vão agir.
Eu sempre penso em tudo, nos nossos segundos, momentos sem mentir.
Eu tenho meus pesadelos, mas não vivo com medo, eu não irei partir.
Eu subo em os meus galhos, pulo que nem macaco, sempre a me divertir.
O livro Ereny Fonseca Araújo - O centenário em paginas de amor e de saudade organizado pela filha Rosa Maria Fonseca Araújo e pelo escritor Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, foi um presente do ex namorado da minha meia irmã paterna. Ele trabalha como jornalista no jornal O Comunitário em Palmeiras de Goiás e em uma de suas visitas trouxeram para mim de presente esse livro.
Ao receber questionei se havia algum parentesco entre nós, já que nós assinamos Araújo como o nosso pai.
Não souberam responder, mas acreditamos que sim e ficamos de pesquisar a respeito, o que nunca aconteceu.
De fato eu tive muita curiosidade de ler e entender sobre a vida da saudosa Ereny Fonseca, porém a falta de tempo e esquecimento, julgo falta de interesse também, nunca me deixou sentar e mergulhar nas recordações ali deixadas.
O livro nada mais é do que lembranças e recordações escrita por seus filhos, netos, bisnetos, do esposo, sobrinhos e amigos. Cada um conta um momento ao lado de Ereny, falam de suas qualidades e seu jeito brincalhão até mesmo diante de situações difíceis como sua morte e aqui ressaltarei por ter me indentificado.
Larissa Araújo, a neta que cuidou de Ereny em seus últimos dias, conta que a avó com seu bom humor em uma manhã, disse que aquela seria uma viagem sem volta, " Dessa viagem eu não volto. Não sei se vou de bonde, de jegue, ou de trem, mas que eu vou, eu vou". Larissa ficou sem reação diante do sorriso brincalhão da avó, até imaginou algumas palavras, mas não teve coragem de dizer.
Outro hábito de Ereny citado pela filha Maria Sophia que me chamou atenção e que inclusive quero trazer pra minha realidade e praticar com frequência é o de rimar as conversas entre as duas, "Uma brincadeira boa para a mente, por exigir criatividade e rapidez de raciocínio. E como ela era danada, sempre superava!".
Ereny Fonseca lutou contra tabus e preconceitos para romper barreiras de uma sociedade machista dominadora no campo literário, onde as primeiras mulheres foram massacradas pela tentativa de expressão.
Filha de Benedito Garibaldi e de Delmira de Faria, Ereny Fonseca Araújo nascida em 1913 em Itaberaí Go, trabalhou como telegrafista ao lado do pai que levou o serviço de telégrafo para várias cidades.
Garibaldi faleceu em Trindade, cidade que Ereny trabalhou até 1942.
Após casar-se com Almir Turisco de Araújo, mudaram-se para Anicuns Go onde Almir foi nomeado à prefeito.
Aos 83 anos de idade escreveu o livro Histórias de Uma Vida, dois anos antes de sua morte.
Musicista, cantora, compositora, escritora, religiosa, tinha uma enorme facilidade em lidar com pessoas, sempre muito caridosa e amiga soube fazer um belo trabalho social ao lado do marido político e ajudou várias famílias carentes.
Sobre termos ou não algum parentesco, ainda não descobri. Se tivermos é bem distante, mas temos o talento para artes em comum e graças ao pedido da professora de telejornalismo Kamyla Faria Maia, para que fizéssemos um trabalho sobre qualquer livro lido recentemente eu finalmente tirei tempo para conhecer a vida e obra de Ereny Fonseca Araújo através da leitura.
Ou como diz o marido Almir, "Uma verdadeira dama".
andava vagaroso e sonolento
ao passar viu me e apertou os passos
com a filha que mal sabia andar
sendo arrastada,
procurava não me olhar nos olhos
mas não os tirava de mim
eu o estereótipo do mal que assola a terra
ela o arquétipo da princesa em apuros
entrava no carro tal qual um demônio corre da cruz
e eu já morto por dentro aceitei a última facada
que a vida tinha para me dar.
Seria de causar estranheza que me olhasse e desse um sorriso
baseado nas premissas as quais me julgou receio que nunca lerá nada
quanto mais um autor negro
porém antes analise e pense
o perigo que a minha pele representa
não é nada comparado ao que meu intelecto pode fazer com você
Minha filha Lívia San, você está de parabéns por vários motivos, não só pelo Diploma de Mestra em Artes suado e dedicadamente conseguido, mas também, pelo seu desempenho e luta por todos os seus objetivos alcançados até o presente momento, demonstrando que, além de ser uma moça muito guerreira e determinada, você também é um exemplo de vida para muitos jovens que almejam e buscam um futuro melhor. Deus te abençoe e proteja sempre. Te amamos loucamente. Beijos.
Sou filha da LUA
Presa das estrelas
Nasci na madrugada .
A LUA sempre será
minha asa
de inspiração
Fonte de calmaria
Cais de poesia .
O que você é
De: Humberto Batista de oliveira Junior.
Leia com atenção.
Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis.
Ela não sabia mais o que fazer e queria desistir, estava cansada de lutar e combater, sem nenhum resultado. Parecia que assim que um problema estava resolvido outro aparecia
Seu pai um chefe de cozinha, levou-a ao seu local de trabalho. Ali encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto.
Em uma colocou cenouras, em outra ovos e na ultima pó de café, deixou que tudo fervesse sem dizer uma palavra, só olhava e sorria para sua filha enquanto esperava. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.
Cerca de vinte minutos depois, ele apagou o fogo tirou os ovos, a cenoura e o café e colocou em um recipiente, virou-se para a filha e perguntou:
Querida o que vê?
Ovos, cenouras e café – foi a resposta.
Ele a trouxe mais perto e pediu para experimentá-los.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias, o ovo endurecera e o café tinha um gosto delicioso. Surpreendida e intrigada ela perguntou:
O que isso significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia passado pela mesma adversidade: água fervendo, só que reagido de maneiras diferente.
A cenoura entrara na água forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida a fervura ela amolecera e se tornara frágil
Os ovos haviam entrado na água, frágeis, sua casca fina havia protegido seu liquido interior, mas depois da fervura, seu interior se tornou mais endurecido
O pó de café, contudo, era incomparável, depois da fervura ele havia mudado a água.
Oi tudo bem espero que tenha gostado do texto, bem as vezes pensamos em desistir ou deixar a luta de lado, já passei por isto, agora eu faço uma pergunto a vocês.
QUAL DOS TRÊS ELEMENTOS VOCÊ É?
Como você se comporta quando uma adversidade bate na sua porta, voce é a cenoura, ovo ou pó de cafe. Sabe que nas adversidades sempre terá uma luz que ilumina o seu caminho e de todos as pessoas que te cercam, e só nos somos responsáveis pelas nossa decisões, e cabe a nos , decidir se esta adversidade vai afetar as nossas vidas. Coisas ruins vão sempre acontecer e isso não podemos evitar, mas podemos evitar como este acontecimento vai afetar a nossas vidas.
Tenha Fé
Valeu que Deus Ilumine seus caminhos!
A maioria das mentiras é filha do amor próprio. Geralmente, mente-se para se promover ou para se preservar. A verdade nos liberta de tal sentimento, na medida em que nos remove dos ombros o fardo de ter que provar algo a alguém.
Você é a Minha Dádiva, Minha Filha
Filha: a pessoa mais importante na vida de uma mãe. E você é a melhor filha que eu poderia ter, é um presente que Deus colocou em minhas mãos para eu cuidar, educar e fazer feliz.
Quando Ele te colocou no mundo, pensou muito em mim, pois você é uma pessoa que me faz cada dia mais feliz. Que entende meus motivos de querer te proteger e cuidar de você.
Você é uma filha que erra, que compreende, que me aconselha, que me ajuda o máximo que pode, que faz de tudo para me agradar, enfim, obrigada por tudo meu bebê. Eu te amo muito e, sou muito feliz por ter você como filha.
Espero que você nunca esqueça que é a pessoa mais importante para mim. Você é insubstituível!
Prosa de mãe e filha,
É tão pequenino,
Ainda não sou capaz de sentir,
Mas algo pulsa dentro de mim,
Cresce, mexe,
Mexe e cresce,
Descobri!
Afagos na barriga sem fim,
Quarto rosa?
Amarelo? Lilás?
Eu não sou tradicional,
Talvez erva-doce,
Ou leve tom chá,
Tudo deve estar pronto
Para o seu nascer,
O novo despertar.
Arcos? Lacinhos?
A hora do banho,
Quem irá me ajudar?
A vovó, atenta,
Aos primeiros passos
À mamãe de primeira viagem
Aconselhar.
Vem o embrulhinho
Como um pacotinho
Trazido pelos braços do pai,
Chora criancinha, faminta,
Já sabendo aonde poderá se alimentar.
Mamãe, os meus pequenos olhos estão abertos,
Nada dispersos
E mesmo sem muito enxergar
Conheço o seu cheirinho,
Em seu colo eu quero me ninar.
Eu estava acostumada
Com a água morna,
Lugar em que me carregava
Antes de eu chegar.
Portanto, não se desespere se eu estranhar.
Deixe-me assim, embaladinha,
Toda rosada,
Ainda em posição fetal,
Há nove meses
O seu corpo era a minha casa,
Já vou crescer,
Cresci!
Faço pirraça, subo nos móveis,
_Filha, desça daí!
Perdeu os primeiros dentes,
Farei um cordão,
Nossa, como está comprida, menina!
Mãe,
Quero mochila nova,
Compra um caderno?
Um quarto de princesa?
Um livro encantado!
Quero uma festa.
O dever será em casa,
Vêm as amigas!
Filha,
Você se lembra daquele dia?
Boa noite, mamãe,
Não tranque o portão,
Volto tarde!
Cuidado filha,
Não se demore demais,
_ Esse é o meu namorado!
Mas já?
O nome dele é João,
E o que faz?
Ah, mãe, ele surfa.
Tudo acabou...
A fase da desilusão.
Filha, isso passa.
_ Ele partiu o meu coração.
Mamãe está aqui.
Mãe, ligue para os salgados,
Por favor!
A festa de colação.
_ Que orgulho, querida!
Marcha nupcial,
Papai me leva no altar.
Estou aqui, minha filha,
Para o que precisar,
A casa vazia,
Álbuns para recordar,
E mais tarde mesa
Cheia de bolos, doces e gostosuras,
O primeira neto está por chegar.
Qual será o nome?
O que iremos aproveitar?
Boa noite, vovó,
Até mais, mamãe!
Eu ligo pra senhora
Pra marcamos o jantar!
Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor , o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor , o seu Deus.
Deuteronômio 18:10-13 NVI