Sou Servo de Deus
“Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:23) Para buscar a face de Deus devemos levantar, agir e ampliar nossa visão, abrir mão dos sentimentos que envenenam a alma e tocar o céu com a nossa adoração. 💙🙏
The Salt Lick
Seja engrandecido o Senhor, que tem prazer na prosperidade de Seu servo. -
Salmos 35:27
Escritura de hoje : Salmo 35: 22-28
Certa primavera, coloquei um bloco de sal nos arbustos alguns metros atrás da minha casa na montanha. Eu esperava atrair uma pequena manada de veados que pastavam à distância. Todas as manhãs eu abria lentamente as cortinas das janelas, esperando ver veados reunidos ao redor da lambida; todas as manhãs fiquei desapontado. Não achei que o rebanho encontraria sal.
Então, certa manhã, enquanto desenhava as persianas, para minha alegria absoluta, vi uma quantia jovem e magnífica. Ele estava lambendo o quarteirão, alheio à minha presença. Fiquei ali por um longo tempo observando-o e saboreando minha alegria.
Minha esposa Carolyn me lembrou mais tarde que Deus tem uma alegria semelhante em mim. O salmista disse que o Senhor “tem prazer na prosperidade de Seu servo” (Salmo 35:27). Ele se deleita em me trazer bem e em me ver desfrutar de Suas bênçãos.
O pregador inglês John Owen (1616-1683) disse: “As almas dos santos são o jardim de Jesus Cristo,. . . um jardim para deleite; Ele se alegra com eles.
Podemos encontrar pessoas que querem nos machucar e se gabar de nossa angústia, mas não de nosso Senhor (vv.25-27). Ele deseja ser bom conosco, satisfazer nossos desejos mais profundos com Seu amor. Somos o deleite de Seu coração.
Refletir e orar
Sempre posso contar com Deus, meu Pai celestial,
pois Ele não muda, sempre é o mesmo;
Ontem, hoje, para sempre Ele é fiel,
e eu sei que Ele me ama, louve o Seu santo nome. —Felten
Deus se deleita em nós - como podemos ajudar, mas nos deleitamos! David H. Roper
Falando a verdade no amor
Um servo do Senhor não deve brigar, mas deve ser gentil com todos. - 2 Timóteo 2:24
Escritura de hoje : 2 Timóteo 2: 19-26
Há momentos em que devemos “lutar sinceramente pela fé” (Judas 3). Mas, ao fazer isso, nunca devemos ser ingratos ou antagônicos. Os puritanos ingleses do século XVII estavam certos quando disseram que a fé nunca pode ser impingida a outra pessoa. O consentimento deve ser obtido pela persuasão e pela razão.
A leitura da Bíblia de hoje ressalta esse princípio. Paulo disse a Timóteo que "um servo do Senhor não deve brigar, mas deve ser gentil com todos" (2 Timóteo 2:24). Ele queria que Timothy fosse atencioso e relevante ao proclamar a verdade, não na defensiva. Quando as pessoas se opunham à verdade, ele deveria corrigi-las gentilmente, na esperança de que Deus “lhes concedesse arrependimento, para que pudessem conhecer a verdade, e que pudessem voltar ao juízo e escapar da armadilha do diabo” (vv. 25-26).
O que era verdade para um jovem líder como Timóteo se aplica a todos os crentes. Aqueles que se opõem a nós não são o inimigo, mas vítimas do inimigo. Eles podem ser entregues, insistiu Paul, mas devemos falar a verdade em amor.
A verdade sem amor é um dogma que não toca o coração. Amor sem verdade é sentimentalismo que não desafia a vontade. Quando a verdade é dita com amor, o Espírito de Deus pode usá-la para mudar a mente de outras pessoas.
Refletir e orar
Falar do Salvador em termos brilhantes,
Contar como Ele morreu em nosso lugar,
não será convincente para aqueles que ouvem
Se deixarmos de demonstrar Sua graça. -D. De Haan
A verdade falada no amor é difícil de recusar. David H. Roper
Por que as pessoas boas sofrem
O Senhor disse a Satanás: "Você considerou meu servo Jó ?. - Jó 1: 8
Escritura de hoje : Jó 1: 6-22
Minha turma da escola dominical estuda um livro da Bíblia a cada semana. A partir de Gênesis, analisamos o tema, a estrutura e a exclusividade de cada livro. Mal sabia eu que duas mulheres da minha classe estavam ansiosas para chegar ao livro de Jó. São enfermeiros que diariamente enfrentam o problema do sofrimento humano, e muitas vezes são feitas perguntas difíceis sobre o papel de Deus nele.
Com demasiada frequência, a explicação para o sofrimento é semelhante à expressa pelos três amigos de Jó que vieram sentar com ele. Um após o outro, Elifaz, Bildade e Zofar disseram a Jó que ele merecia o sofrimento por causa de seu pecado. O jovem observador Elihu apareceu e disse a Jó a mesma coisa.
A verdadeira razão pela qual Jó estava sofrendo era que Satanás, o líder dos anjos caídos, estava tentando fazê-lo se afastar de Deus. Porque Satanás não pode destronar o Senhor, ele se opõe a Ele atacando Seus seguidores (1 Pedro 5: 8). Ele ataca Deus tentando-nos a pecar.
Uma razão para o sofrimento, portanto, é que faz parte de uma luta cósmica maior. Durante os tempos difíceis, enfrentamos a escolha de confiar em Deus ou se afastar dele. Se suportarmos o sofrimento com nossa confiança inabalável no Senhor, frustraremos os esforços de Satanás e glorificaremos nosso Deus.
Refletir e orar
Quantas vezes no conflito, quando pressionado pelo inimigo,
fugi para o meu refúgio e expirei minha angústia;
Quantas vezes, quando provas como ondas do mar rolam,
eu te escondi, ó rocha da minha alma? —Cushing
Quando seu mundo está tremendo, corra para o Rock. David C. Egner
Esgotado
Você lidou bem com o seu servo, ó Senhor, de acordo com a Sua Palavra. - Salmos 119: 65
Escritura de hoje : Salmo 119: 65-72
Eu sempre me lembrarei do professor da Bíblia que levantou sua Bíblia desgastada e disse: “Todo crente deve destruir uma cópia da Bíblia a cada 10 anos.” Em outras palavras, devemos usar tanto nossas Bíblias que gradualmente se desgastam. . Seu desafio também me lembra o ditado: “Uma Bíblia que está desmoronando geralmente pertence a alguém que não está!” Isso certamente se tornou verdade para mim.
Não tenho orgulho dos anos em que minha Bíblia foi consideravelmente subutilizada. Durante esse tempo, eu estava desmoronando em vez da minha Bíblia. Surpreendentemente, Deus usou minha condição como um meio de aguçar meu apetite por Sua Palavra.
Um dia senti que Deus estava me lembrando que Sua Palavra é cheia de verdade que funciona. A partir daí, desejei colocar essas verdades em ação em minha vida. Para mim, a Bíblia não era mais apenas um produtor de culpa e um coletor de pó. Pouco a pouco, ao lê-lo, digeri-o e sublinhado frases-chave, minha Bíblia começou a desmoronar em vez de mim!
Na margem de muitas páginas da Bíblia de DL Moody's, ele escreveu as letras T e P, significando “Experimentado e provado”. Ele havia colocado em prática passagens da Palavra de Deus, provando que elas funcionam. Você também pode tentar provar a Palavra maravilhosa de Deus.
Refletir e orar
Minha Bíblia - desgastada por anos de uso dos dedos,
margens com lápis, versos sublinhados,
com bordas desgastadas e muitas páginas soltas -
mostra onde Deus impressionou meu coração e mente. -F. Hess
A Bíblia deve ser pão para uso diário, não bolo para ocasiões especiais. Joanie Yoder
Uma Testemunha Gentil
Um servo do Senhor não deve brigar, mas deve ser gentil com todos, capaz de ensinar, paciente. - 2 Timóteo 2:24
Escritura de hoje : Atos 17: 16-34
Em nossa leitura da Bíblia hoje, vemos como os seguidores de Cristo podem ser tolerantes com pessoas de diversas crenças religiosas sem comprometer suas convicções cristãs.
Quando o apóstolo Paulo chegou a Atenas, ele ficou angustiado com a idolatria que viu. No entanto, ele falou respeitosamente ao seu público pagão, mesmo afirmando as palavras de alguns de seus poetas (Atos 17:28). Ele não denunciou seus ouvintes, nem criticou suas crenças, mas começou declarando verdades que não considerariam ofensivas. Ele falou da grandeza de Deus como nosso Criador (vv.24-25). Ele disse que Deus está ativamente envolvido com a humanidade, para que as pessoas o busquem e o encontrem (vv.26-28).
Paulo não comprometeu a verdade. Ele mostrou a loucura de adorar ídolos e ousadamente declarou que Deus ordenou que as pessoas em todos os lugares se arrependessem. Ele afirmou ainda que Deus havia designado um homem para julgar o mundo e provou isso levantando-o dentre os mortos (vv.29-31).
Numa sociedade global, entraremos em contato com mais e mais pessoas de diferentes crenças e práticas religiosas. Nosso testemunho será mais eficaz quando evitarmos discussões e discussões, e compartilharmos nossa fé com respeito, bondade e gentileza. O Espírito Santo trará convicção e iluminação à medida que as pessoas vêem a verdade vivida em nós.
Refletir e orar
Ó Senhor, transforme meu coração obstinado
E me ajude sempre a ver
Que gentil, gentil e cortês
É o que eu deveria ser. - Anon.
Uma testemunha amável é o tipo certo de testemunha. Herbert Vander Lugt
Há Pastores e há pastores...
Disse o Senhor Jesus: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado, aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim”. Mt. 24. 45, 46.
O genuíno Pastor só abandona o rebanho para buscar uma ovelha perdida.
Caso contrário, o Pastor permanece cuidando seu rebanho; para conduzi-lo aos pastos verdejantes e às águas cristalinas. E, com sua necessária presença, protege o seu rebanho dos inimigos externos. Este Pastor com certeza, ama e zela pelo rebanho confiado por Deus aos seus cuidados.
Mas, há pastor que não ama o rebanho confiado por Deus aos seus cuidados.Esse pastor, abandona o rebanho por qualquer motivo. Sua responsabilidade esbarra no seu ego. Seu nome e fama deve percorrer as igrejas no país e o exterior. Todavia, todo pastor que tem projetos inseridos no projeto de Deus: a igreja, não a ama. Usa a igreja para atingir seus objetivos pessoais e ministeriais.
Agora preste atenção!
O correto é Deus usar Pastores para promoverem à igreja; e, não pastores, usarem a igreja para promoverem seus nomes. Entenda! Pastor promove o nome do Senhor Jesus; mas, pastores se promovem usando o nome sacrossanto do Senhor.
Você percebe a sutil diferença entre Pastores e pastores? A diferença gráfica é quase imperceptível; mas, a diferença espiritual e ministerial, é oceânica.
Pense nisso...
Valdemar Fontoura
O embaixador de Cristo
Ó Senhor, porque estende sobre seu servo o julgo de tantas coisas, porque me faz ver tão dolorosa verdade ?
Fazendo me sentir em minha propria carne o sofrimento que em oculto avança sobre o coração deste mundo.
O que poderia eu como servo fazer contra tamanha afliação?
Quando ensinando, nada aprende., quando falando. nada ouve., quando mostrando nada veem.
Geração incredula e perversa são miseraveis em suas proprias glorias, amargas em seus proprios ventres e crueis em suas proprias mão.
Vendem seus filhos a prostituição, destroção os pequeninos em ventres maternos.
Comprar para morte, vivendo para destruição e torturam-se em mentiras.
Porque me faz Senhor ver tamanha perversidade ?
Poderia eu ser ouvido em terra de surdos ? Ou visto em terra de cegos ?
Porque me impõe tamanha responsabilidade sobre seu Reino ?
Se eu sou quem sou e quem o Senhor disse que sou, então faça de mim a lamina afida da sua vontade, mas não me deixe no da de minha fragilidade, nem permita que os meus inimigos me vejam no dia da dor.
Pois se houver alguma gloria em mim, está Gloria não é minha, mas o proprio Senhor refletindo-se sobre mim.
Por favor Senhor, interceda por mim diante do Pai, no dia da atribulação, para que me assente ao seus pés no dia de sua Gloria, pois tenho sido fiel mesmo nos dias da minha queda!
Portanto se antes era eu escravo e agora sou livre, escravisando a mim mesmo a Serviço voluntario, me agrada servir o seu Reino, não para que homens se glorie, mas para que o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis se manifeste em sua plenitude atráves destas obras.
Porque aquele que está vivendo pela carne está morto, mas os que vivendo pelo Espirito viveram pela eternidade.
Pois está chegando a hora em que o filho de Deus, sera posto entre lobos devoradores, como chacais alimenta-se das viuvas e dos probres.
Neste dia filho se levantara contra seu pai, a mulher contra seu marido e o servo contra seu senhor, os que se prostituem na carne com ela se contaminaram.
Mas quando a eles perguntar onde está o senhor que o serve ? Não o encontrará, não o achara.
Quem podera ouvir o diz os Senhor?
Quem tentara contra os seus Eleitos ?
Se Ungidos fomos para seu Reino, onde está nossa gloria se não em ser fiel para serviço do Rei ?
Poderia então o Rei encontrar entre a multidão um unico servo justo e fiel ?
Longe de mim, longe do coração de teu servo, Senhor, que a ti se confessa, a ideia de encontrar a felicidade não importa em que alegria! A felicidade é uma alegriaque não é concedida aos ímpios, mas àqueles que te servem por puro amor: tu ésessa alegria! Alegrar-se de ti, em ti e por ti: isso é felicidade. E não há outra. Osque imaginam outra felicidade, apegam-se a uma alegria que não é a verdadeira.Contudo, sempre há uma imagem da alegria da qual sua vontade não se afasta.
Ore - e planeje!
Ó Senhor, eu oro, por favor, preste atenção ao seu ouvido na oração do seu servo. - Neemias 1:11
Uma mulher recentemente viúva quer permanecer na casa onde ela e o marido criaram os filhos. Como ela mora sozinha, ela comprou um sistema de alarme residencial. Agora ela se sente hipócrita quando ora por proteção. Mas ela não precisa se sentir culpada. Na Bíblia, o planejamento sábio e a humilde dependência de Deus andam de mãos dadas.
Neemias nos fornece uma ilustração bíblica de como combinar planejamento com oração. Ele era um judeu longe de casa, trabalhando como copeiro do rei da Pérsia. Depois que a nação de Israel esteve em cativeiro por 70 anos, Ciro, o primeiro rei persa, permitiu que vários judeus voltassem para casa. Mais tarde, Esdras levou mais judeus de volta a Jerusalém e reconstruiu o templo. No primeiro capítulo de Neemias, porém, lemos que os cativos retornados estavam passando por um período terrível, e os muros da outrora grande cidade de Jerusalém estavam em ruínas (v.3).
Neemias chorou, jejuou e orou quando soube da angústia dos judeus que haviam retornado a Jerusalém do exílio. Mas ele também agiu, fazendo planos cuidadosos e assumindo um grande risco ao pedir permissão ao rei para ajudar os judeus.
Da mesma forma, se mantivermos uma humilde dependência de Deus, é prudente fazer o que pudermos. Então ore - e planeje!
A fé não descarta o senso comum
Ao enfrentar a vida todos os dias,
mas a pega pela mão e diz:
"Confiaremos, planejaremos, oraremos!" —DJD
Os melhores planos começam e terminam com Deus. Herbert Vander Lugt
Através dos olhos da fé
Senhor, agora você está deixando Seu servo partir em paz. . . porque meus olhos viram a tua salvação. - Lucas 2: 29-30
Que cena comovente - um homem idoso segurando o menino Jesus nos braços e louvando a Deus! (Lucas 2: 27-32). Simeon tinha sido assegurado pelo Espírito Santo que ele não morreria até ter visto o Messias prometido e entrou no templo no exato momento em que José e Maria entraram com o menino Jesus.
Certa vez, senti que Simeão era mais abençoado do que eu porque ele tinha o privilégio de realmente tocar em Jesus, mas devo acreditar sem vê-lo ou tocá-lo. Agora percebo que ele também teve que exercer fé. Afinal, ele estava segurando nos braços um bebê nascido de um casal que ele nunca havia conhecido antes. Sua certeza veio através do testemunho do Espírito Santo em seu coração, e devemos depender dessa mesma testemunha hoje.
Perto do fim do tempo de nosso Senhor na Terra, quando Ele apareceu aos Seus discípulos após Sua ressurreição, ele disse a Tomé: “Porque você me viu, você acreditou. Bem-aventurados os que não viram e ainda creram ”(João 20:29). Nós também, através dos olhos da fé, podemos conhecer a Cristo de maneira pessoal e próxima.
Ao celebrarmos o Natal, paremos para olhar para o Senhor através dos olhos da fé. Quando o fizermos, seremos capazes de elevar nossa voz em louvor a Deus.
Venha a Belém e veja
Aquele cujo nascimento os anjos cantam;
Venha, adore com os joelhos dobrados,
Cristo, o Senhor, o rei recém-nascido. - Anon.
O homem diz que ver é crer, mas Deus diz que crer é ver. Herbert Vander Lugt
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Romanos 14:4
Aquele que tem jugo desigual no Senhor é servo declarado do diabo para açoitar a sua vida, sua família e suas realizações.
Todo cristão, obreiro ou servo do Senhor, deve praticar a bondade para com o próximo, visto que a Sua misericórdia o acompanha todos os dias.
Amo as correções do Senhor, mesmo vindas dos homens: isto me torna um servo disciplinado, apto para suas aprovações.