Sorte poema
O ser humano, via de regra, vive em busca de encontrar sentido para tudo, como se tudo na vida decorresse de uma lógica racional, aí deixa de acreditar naquilo em que não pode sentir ou enxergar, mas pede sorte, mesmo sem saber de onde ela vem.
É assim, um pouco disso e um pouco daquilo e voltamos para o eixo. É bom lembrar que as vezes o mundo precisa parar de girar, e mesmo que naquele momento breve e vertiginoso nos sintamos perdidos, é aquele momento e apenas ele que pode por vezes nos devolver a paz. E nos tirar do tédio e da agonia de horas insípidas, de memórias de gosto amargo. Todo mundo uma hora ou outra precisa ser resgatado, a sorte é de quem tem alguém que o resgate e a quem resgatar.
Há certa uniformidade monótona nos destinos dos homens. Nossa existência se desenvolve segundo leis antigas e imutáveis, segundo uma cadência própria, uniforme e antiga. Os sonhos nunca se realizam, e assim que os vemos em frangalhos compreendemos subitamente que as alegrias maiores de nossa vida estão fora da realidade. Assim que os vemos em pedaços, nos consumimos de saudade pelo tempo em que ferviam em nós. Nossa sorte transcorre nessa alternância de esperanças e nostalgias.
Me esforço como poucas pessoas que conheço, mas não posso ignorar que tive muitas oportunidades que outros não tiveram, também por ser branca. Nunca caí nesse mito de “quem quer consegue”. Tenho consciência da desigualdade, sei que tenho sorte, sou privilegiada. E, quando falo da minha realidade e da vontade de mudá-la, as pessoas acreditam em mim e na minha proposta.
“Pois claro... A vida assim continua com suas peculiaridades a me surpreender, aqui e ali. A se julgar pela sorte de acontecimentos que, diga-se, simplesmente, se rastejam em minha direção, não há porque reclamar de nada tampouco almejar qualquer futuro que não seja alvissareiro a não mais poder.”
A fé é algo que nos move, nos toca e nos reiventa. Se você não há tem meu amigo... Dificilmente chegará em algum lugar.
A concentração nas forças positivas de nossas ações no presente pode determinar o quanto nos dirão que temos de sorte no futuro.
Se o poder está na fé, a pessoa que reza e a que carrega um trevo de quatro folhas na bolsa para lhe dar sorte estão igualmente certas.
Confesso, que tenho muito mais dividas com o acaso do que com minhas propositais e artificiais projeções.
Se eu conseguir arrancar sorrisos, já me darei por satisfeito, considerando-me ser a pessoa mais sortuda do mundo.
“Não troco os meus princípios; não me sujeito aos seus meios e, indelevelmente, não lhes destino aos meus fins.”
É assim que nos sabemos vivos: estamos equivocados. Talvez o melhor a fazer seja ignorar se estamos certos ou errados quanto às pessoas e simplesmente deixar as coisas seguirem seu curso. Mas se você consegue fazer isso... bem, sorte a sua.
“Continuo na caminhada ao sabor das possibilidades e do ineditismo aleatório dos acontecimentos maravilhosos da vida”
“Que o espirito elevado do tempo lhe possa demonstrar indelevelmente a imensidão fulgente de tal sentimento; tente suportar, como se hoje ontem não fosse, todo esse frenesi indomável cujos incautos, desabridamente, lhe chamam de amor. Isso me parece bastar”.
Azar são consequências de "n" fatores (im)previstos. Mas também é algo relativo, pois azar em espanhol é sorte em português!
Errar sem saber que está errando faz parte da trajetória da aprendizagem. Errar consciente do erro é entregar-se ao azar imaginado estar junto da sorte.