Sonho

Cerca de 18910 frases e pensamentos: Sonho

É preciso acreditar em nossos sonhos
mesmo quando tudo parece
conspirar ao contrário.
Não desanime. Não desista de lutar.
Não dê ouvidos aos pessimistas.
Lute com fé, tenha esperança,
porque a última palavra
é do Senhor nosso Deus!...

Inserida por antoniocostta

Sonhar, conteúdo dos sonhos e a sua interpretação sempre foram objetos do meu interesse de modo que, desde garota sempre li sobre este tema e tentei interpretar os meus sonhos. Acertei em algumas vezes; errei noutras. A princípio, ficava curiosa com o(s) significado(s) do sonho a partir da(s) imagem(ns) que o marcavam, e recorria a “manuais” que trazem exemplos como:
- sonhar com arco íris é sinal de sorte e êxito em tudo que desejamos realizar porque entramos em contato com energias superiores, que nos permitem tirar o máximo de proveito de nossas capacidades e habilidades pessoais;
- sonhar com animais ferozes: vê-los - deveremos guardar-nos da inveja dos demais; se nos ameaçam - nossa vida está em perigo. Em geral, os animais ferozes nos anunciam dificuldades profissionais.
Nesta linha, há muitos livros mas citarei dois deles: “O grande livro dos sonhos”, de Emílio Salas; “Os segredos dos sonhos”, de Roman Cano.
Este tipo de leitura não foi suficiente e passei a ler sobre a história dos sonhos, quando me deparei com algumas obras, inclusive o “Livro dos sonhos” de Jorge Luis Borges (1899-1986).
Nesta obra pode-se “viajar” até os primórdios das civilizações e se aproximar um pouco das interpretações dos sonhos sob diferentes óticas: místicas, filosóficas, religiosas etc. Ela é, assim, apresentada: “Este livro de sonhos que os leitores tornarão a sonhar abarca os sonhos da noite – os que eu assino, por exemplo – sonhos do dia, que são um exercício voluntário da nossa mente, e outros de raízes perdidas: digamos, o Sonho (anglo-saxão) da Cruz.”
Daí, tentei me aproximar um pouco da teoria dos sonhos de Sigmund Freud (1856-1939), aquele que, no dealbar do século XX, revigorou a antiga concepção de que:
“Os sonhos são, simultaneamente, significativos e importantes: não sonhamos nada que não seja uma expressão relevante de nossa vida interior e todos os sonhos podem ser entendidos se dispusermos da chave; a interpretação é a ´via regia´, o principal caminho para a compreensão do inconsciente e, por conseguinte, a mais poderosa força motivadora tanto do comportamento patológico quanto do normal. [...] o sonho é a consumação das paixões irracionais, reprimidas quando estamos acordados.”
A interpretação freudiana dos sonhos baseia-se no mesmo princípio subjacente a toda a sua teoria psicológica: o conceito de que podemos ter anelos (inconscientes), sentimentos e desejos motivadores de nossas ações dos quais, todavia, não tomamos conhecimento por razões diversas, incluindo o medo de perdermos a aprovação de pais, amigos; a necessidade de não nos sentirmos culpados; entre outros.
Coloquei a mão mais acima e alcancei um jovem contemporâneo de Freud, Carl Gustav Jung (1875-1961) que o encontrou pessoalmente em 1907, quando o visitou, em Viena e, logo, Freud reconheceu o valor de Jung vendo neste um filho mais velho.
Mas, em 1912, o Livro de Jung “Metamorfose e símbolos da libido” marcou as diferenças doutrinárias profundas que o separaram de Freud porque, enquanto para Freud, a única interpretação possível de um sonho está na teoria da realização de um desejo, Jung foi dispensando a livre associação e, de forma igualmente dogmática, tendeu a interpretar o sonho como a manifestação da sabedoria do inconsciente e a afirmar que a voz em nossos sonhos não é nossa, mas provém de uma fonte que nos transcende.
Um parêntese:
São inúmeros os livros de Jung. Gosto muito de “Memórias, sonhos e reflexões” e, também, de “Vida e obra”, escrito por Nise da Silveira.
Neste caminhar, conheci Erich Fromm (1900-1980) e me detive mais em “A linguagem esquecida”, obra que consegui no Sebo, em Salvador, que faz um paralelo entre as teorias do sonho de Freud e de Jung.
Ao retomar essas teorias, Erich Fromm demonstra maior aproximação com a Teoria de Jung, embora ressalte:
“A diferença entre a interpretação de Jung e a minha pode ser resumida nesta afirmação: Concordamos que muitas vezes somos mais sábios e dignos dormindo do que acordados. Jung explica o fenômeno com a hipótese de uma fonte de revelação que nos transcende, ao passo que eu creio ser nosso o que pensamos durante o sono e haver boas razões para o fato das influências a que estamos sujeitos em nossa vida de vigília terem um efeito sob muitos aspectos estupidificador sobre nossas realizações morais e intelectuais.”

Inserida por DelvaBrito

Todos os sonhos do mundo estão dentro de mim. Já que só guardei de minha infância as marcas de catapora, o resto, minha alma agradece minha mente por esquecer todos que me fizeram mal.

Inserida por StefaniCastro

Se você é responsável pelos seus sonhos, tudo muda!
Com fé e esforço podemos chegar onde quisermos.
O impossível, torna-se apenas uma pequenina pedra.
Quando você cria asas, nada pode te impedir de voar.

Inserida por anasoares_

Opções

"...As pessoas começam de um jeito, na medida que a vida passa, podem acabar de outro jeito..."

Mas, acredito que não mudamos, não somos diferentes. Só pessoas com perspectivas diferentes, mas com a mesma essência.

Já disseram que o tempo muda nossas prioridades. Para mim, é uma verdade.

Aprendi que tudo que queremos realizar tem seu tempo de maturação.

Quando descubro que não há mais tempo para viver um sonho, realizar e aproveitar, viver a realização, não há mais razão para continuar neste objetivo.

Então, devemos ter vários sonhos e "mudar" para o possível.

Não é uma derrota, só coerência.

Sou feliz com meus sonhos e os desafios que eles me trouxeram. Tudo foi válido. Foi maravilhoso.

Rever a perspectiva é um desafio instigante. Sempre foi. Me faz vivo. Vivo, na essência.

Incrível buscar todos os dias realizar um sonho. Ir ao encontro de um objetivo e trabalhar nele, enquanto é factível.

Ivan Madeira

Inserida por marciacristtiane

Onde existirá um lugar seguro para ficar?
Numa rede em um dia tranquilo eu quero repousar.
A cada olhar ,
um pensar.
Há algo novo sempre para observar.
Há uma lembrança sempre para recordar.
A vontade de conhecer o mundo,
talvez seja um querer profundo.
E a vontade de viver sem guerras?
Porventura, é um pouco de esperança que ainda me resta.

Inserida por SenhoritaSonhadoraJ

Que inconstância é essa, menina? Que coisa é essa que você quer e após dois minutos enjoa?
Você com esses vinte e tantos anos e ainda não sabe o que quer da vida. Suas amigas estão casando, tendo filhos e conquistando grandes empregos, e você nessa de não saber se é boa em algo.
Você costumava ser boa em amar até ter seu coração quebrado, hoje descobriu que também é boa em recomeços, sabe se reinventar como ninguém.
Você que tem tantos sonhos, que mais se parece com uma menina de 15 anos, você que está aprendendo aos poucos como realizar cada um deles, sem pressa, como uma mulher madura de trinta e tantos anos.
Pra que tanto medo, moça? O mundo pode ser seu se você quiser. Onde você passa, brilha, mas não percebe pois está com a cabeça sempre baixa não se permitindo olhar a sua volta.
Ergue essa cabeça e vai com medo mesmo, pois se tem algo que você é boa é em se levantar, sacudir a poeira, se amar e saber que você pode ser quem você quiser, deixa de lado o receio de ser julgada.
Menina, ninguém pode julgar o outro por ele estar feliz sendo ele mesmo.

Inserida por renatasilvahs

Com o crescente resgate e revalorização das tradições milenares, a Terapia Holística se dá conta de que a abordagem puramente somática e reducionista lhe é insuficiente. Assim sendo, a conversação, a análise de sonhos, a interpretação das sincronicidades entre sintomas, acontecimentos da vida, os anseios transpessoais de evolução dos Clientes, enfim, um enfoque bem mais SUBJETIVO foi reintegrado ao atendimento.

Inserida por henriquevieirafilho

" Barco do Amor "

Ela me abandonou,
Sem mais nem menos
Deu-me as costas e se mandou.
Hoje eu sonho acordado,
Tenho esperança
Que um dia volte a dormir do meu lado.
Naquele dia que você se foi,
Meu coração de tão triste chorou
Lembrando da coisas que você dizia,
Em frase de amor.
Então volta pra mim,
Deixa-me ser o seu mar,
E no barco do amor,
Vamos juntos navegar.

Inserida por marciords2016

Sonhe lúcido, sozinho
Sonha baixinho, tranquilo
Sonha com aquilo, contigo
Sonhe conosco, comigo
Sonhe com outro , com um novo
Sonha comigo, de novo
Sonhe sem norte
Sonha, Sonha,
Com som de acordes
descansa a alma
depois, acorde.

Inserida por FelipeCosta4

sonhar é viver se o homem não sonha, ele é um homem morto

Inserida por jonatasadr

"A idealização
é uma
armadilha
de ilusão...
eu
prefiro sonhar..."

Inserida por AleDeschampsMendes

Ando sem saber que rumo tomar, ando a procura de um amor encontrar, amor que me ame com extrema loucura, que me ame de verdade e jamais suma...
Que não seja como os outros que foram apenas aventuras, mas que floresça esse amor, com total esplendor e eterno seja esse tão sonhado AMOR!

Inserida por jhessikajhully

Linda menina
Tu não pertence a esse lugar,
Teu desejo eu sei, vai mais além,
Queres voar, vai voar.

Em busca da liberdade,
da felicidade,
de te encontrar.

Ainda que teu destino seja
igual ao de Ícaro,
Saí desse labirinto de medos e
incertezas no qual agora estás.

Voa ,
voa alto,
voa longe
e não olha para atrás,
Nunca mais.

Inserida por DalilaMirza

Vem voar comigo que a noite está calma
Quero ver a tua alma ao luar
Sozinhos distantes numa ilha deserta
Juntos vamos ver estrelas brilhar
Há muito tempo que procurava por ti
Já sentia que existias mas antes nunca te vi
Agora vale a pena viver
Fazes parte no meu sonho
Que todos os dias sonho sem adormecer
Gosto de estar bem com quem se sente
Vem, voa comigo que a noite está calma
Quero ver a tua alma ao luar
Sozinhos distantes numa ilha deserta
Tu e eu, o azul do céu e do mar

Inserida por basssousa

Como uma amazona cavalgava...
Com vestes gregas...
Sentia-me confiante...
Empunhando meu arco e flecha dourados.
Estava em curso uma guerra!

Senti uma dor!
Atravessando-me as costas até o estômago.

Fui atingida!
Por uma flecha da inveja e traição.

Com tanta dor acordei do sonho.
Mas a dor continua até hoje.

Inserida por SylBarros75

Um certo dia, o cérebro para de funcionar, o coração para de bater... É assim deixando livre sua alma que eternamente viverá, entao, sonhe e acredite, viva e conquiste, assim fazendo sua vida fazer apena ser vivida.

Inserida por Saints

Senti-me leve...
Sem peso algum...
Voando por entre as casas...
Pousando em seus telhados...
Sentia que queria observar mais... Então ousei ir mais longe...
Já me encontrava em umas falésias...
Onde tocava uma banda de pífano...
Com mulheres de saias coloridas e rodadas...
Que dançavam suando em risos...
Sobrevoei a praia com tanta velocidade que quase cai...
A sensação de liberdade e de convicção de poder ir onde quisesse tomou conta de mim...
Maravilha que foi interrompida... Pois outros como eu, mas não tão amistosos me descobriram...
Tive que esvaziar de todos os pensamentos... Pois o medo ou ansiedade me pesavam...
De tão leve subi tão alto que não me alcançaram... Somente assim consegui escapar do sonho.

Inserida por SylBarros75

distraí-me com o vôo do último pássaro... segui a trajectória da última esperança, plantei a raiz onde ainda há sonho...

Inserida por nataliarosafogo1943

As vezes olhar intensamente para o que você não quer ser, te dará mais forças para ir na direção do que queira.

Inserida por heuryf