Soneto da Separação

Cerca de 1350 frases e pensamentos: Soneto da Separação

Descobri que o ódio é uma espécie de devoção. Muitas vezes gastamos mais tempo com quem odiamos do que com as pessoas que dizemos amar.

Se você causou algum prejuízo a alguém, não se preocupe: o destino vai te alcançar...

Quando alguém rejeitar o que tem de melhor, não se esqueça: você ainda o tem para dar a outrem.

É muito mais fácil superar alguém se você se iludir, pensando que nunca se importou muito.

Não dê corda para as pessoas erradas. Geralmente você acaba sendo amarrado em um nó da vida delas.

Cansei de "nós", hoje eu prefiro laços!

Eu nunca seria a pessoa que me tornei se você não tivesse ido embora.

Recém-separados que logo se envolvem em novos relacionamentos alegando que ainda tem muito amor para dar, deveriam começar dando a si mesmos.

Era realmente estranho. Há alguns meses atrás, eu achava que não poderia viver sem ele. Aparentemente posso.

Gabrielle Zevin
Memoirs of a Teenage Amnesiac (2007).

Quando ele acabar, você saberá que o amor foi um presente.

Estou com medo de nunca conseguir afastá-lo da minha mente. Eu não o amo, mas tenho medo de que ele não me permita amar mais ninguém.

Falou de perda e exílio, de letras desterradas e do cordão umbilical da memória; esse que, apesar das montanhas e oceanos que acabam separando as almas dos sóis da infância, jamais se rompe.

Aquele que pede um tempo, deixou de amar há muito e muito tempo

Muitas pessoas se sentem infelizes em uma relação que consideram ser falida, não querem mais, chegam a odiar o par, mas não tomam a iniciativa de sair do relacionamento porque o orgulho é muito grande para serem apontados pela família como os ‘responsáveis pelo fim da relacao’. Incomoda-lhes ‘o que vão dizer de mim’. Há casos que a isso se soma o medo do futuro financeiro, ou a indisposição para se pagar o preço da libertação com algum tempo de dificuldade e adaptação. Esse é um fragmento da manifestação do ‘quero que tudo seja do meu jeito’, quando na verdade, nada está sendo há muito tempo.

É primeiro de janeiro e lembro disso por causa do passeio que fizemos de manhã. Dormi na tua casa. Nesse dia ainda chamo tua casa de tua casa embora saiba que vá virar nossa casa logo depois. Essa, a que vai, não hoje, eu aqui escrevendo, mas a qualquer momento, virar tua casa outra vez.

As nossas análises são dirigidas por uma estrutura formal: a ideia do Infinito em nós. Para se ter a ideia do Infinito, é preciso existir como separado. Essa separação não pode produzir-se como fazendo eco apenas à transcendência do Infinito. Senão, a separação manter-se-ia numa correlação que restauraria a totalidade e tornaria ilusória a transcendência. Ora, a ideia do Infinito é a transcendência, o transbordamento de uma ideia adequada.

Corpos separados, espíritos casados.

Há tantas coisas que exigem ser ditas. Onde você foi? Você alguma vez pensa em mim? Você me destruiu. Você está bem? Mas é claro que não posso dizer nada disso.

⁠Nunca se arrependa de ter transbordado amor por alguém, mesmo que essa pessoa não reconheça. Lembre-se que ela terá que conviver com a culpa de não ter sido capaz de te amar. Seja você !

⁠A vida é sobre quem você se torna e não sobre quem você já foi.