Soneto da Separação
Que os casais não pensem que a separação seja a única saída para serem felizes e que o amor vença qualquer problema.
Na terra, tudo é separação, não se foge do destino. Ao chegar o tempo, todos seguirão. Temos que entender aquilo que Deus escreveu.
"Perdoar, seja para sempre, ou numa separação, é difícil e doloroso. É a presença dos detalhes do cotidiano que nos aprisiona numa teia de saudades."
O casamento tira a liberdade mas é melhor preso do que o pânico da separação que desmorona tudo no final.
Separação é uma coisa tão dolorosa... Você fica com a sensação de que é um quebra-cabeça e que lhe falta alguma peça. Você percebe aquele vazio, mas não pode preencher, e à essa altura você já sabe que perdeu a única peça que poderia. E isso incomoda tanto... não suporto quebra-cabeças incompletos!
Na estrada de ferro da vida não existe separação entre passado e futuro. O futuro viaja sobre os trilhos e dormentes do passado. Sem as estações criadas no passado não existe viagem.
No Brasil, a esquerda e a direita são como fossas nasais que aparentam distinção e separação bem definidas, mas logo no início do trajeto convergem ao centro e seguem para o mesmo rumo.
Com o vosso apoio ou sem o vosso apoio ele fará a sua separação. O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece.
Toda dor é um convite à intimidade. A dor da separação convida ao encontro, a dor da enfermidade convida à cura, a dor do medo convida à fé. A dor da morte convida ao consolo. Mas nenhuma dor se compara a não ter intimidade com aquele que pode sarar todas. A dor é também um aviso de que algo não está bem e você precisa corrigir. Aceite o convite. Aproveite. Vai passar. E quando passar, terá valido à pena. Afinal, todo machucado quer colo. E o de Deus está sempre disponível.
"Sabíamos então que a nossa separação estava destinada a durar e que devíamos tentar entender-nos com o tempo"
Considero um dos maiores referenciais de tolice humana a separação por orgulho entre duas pessoas que se amam.
Havia o cais. Havia dor na separação. Muita dor. Havia o desconhecido à minha frente. Tive que partir. Não havia mais lugar pra mim...