Soneto da Separação
Ainda imaginei ter você por cinquenta, sessenta anos. Eu pensei que poderia estar preparado nessa altura para deixar você ir. Mas é você e percebi que não estarei mais pronto para perder você do que estou agora.
Eu estava recém-separada e com aquele discurso cafona de de não morar junto nunca mais. Mas aí você começou a jogar sujo, e fez coisas terríveis e imperdoáveis, como brincar com o meu filho e saber o número do meu pé. E eu fui estudando desesperadamente para descobrir os seus defeitos, porque não era possível alguém acordar bem-humorado e ainda por cima fazer cappuccino com aquela espuma profissional. E assim eu fui ficando… uma semana, um mês, sete anos. E assim estou, sem planos de ir embora.
A única obsessão que todos querem: "amor". As pessoas acham que, ao se apaixonarem, se tornam inteiras? A união platônica das almas? Eu acho diferente. Eu acho que você está inteiro antes de começar. E o amor te quebra. Você está inteiro e depois está rachado.
Não se entristeça se as pessoas te abandonarem um dia, o importante é você não se prender a isso. Deixa voar, deixa livre. Todo sentimento verdadeiro ficará em seu coração sem você precisar pedir, ele simplesmente vai te transbordar. Tem vezes que é necessário voar sozinho, fazer ninho em si mesmo, desapegar dos que já voaram, criar raízes de amor próprio e asas de recomeço.
Alguma vez você já perdeu alguém que ama e queria mais uma conversa, mais uma chance para compensar o tempo em que você pensava que ele estaria aqui para sempre? Se sim, então você sabe que pode passar toda a sua vida colecionando dias, e nenhum vai superar o que você gostaria de ter de volta.
O que fazemos quando estamos prestes a perder o que mais amamos, quando vão arrancar um pedaço do nosso coração? Quando estamos dispostos a perder tudo, não nos importamos com a altura da queda. Mas se não estivermos, mesmo a queda mais curta parecerá interminável.
Os corações podem quebrar. Sim, os corações podem quebrar. Às vezes eu acho que seria melhor se nós morressemos quando eles quebram, mas nós não morremos.
A ansiedade é o grande assassino do amor. Ela provoca a mesma sensação que quando um homem está se afogando e se segura em você. Você quer salvá-lo, mas sabe que ele pode estrangulá-la com o pânico.
Eu não acho que você possa deixar de amar alguém. Eu acho que quando você se apaixona, quando é amor verdadeiro, é para a vida inteira. Todo o resto são experiências e desilusões.
O prazer de lembrar tinha sido tirado de mim, porque não havia mais ninguém com quem compartilhar as lembranças. Parecia que perder a pessoa que lembra connosco significava perder a própria memória, como se as coisas que fizemos fossem menos reais e importantes do que elas eram horas antes.
Ainda bem que não pode acontecer duas vezes, a febre do primeiro amor. Pois é uma febre, e também um fardo, independentemente do que os poetas digam.
Filho, em um dia, tu choras, pois não queres ficar comigo. Em outro, não queres ir embora, pois és meu melhor amigo. Como me sinto? Coração partido, pequeno príncipe, porque te amo incondicionalmente. Que Deus te abençoe sempre!
Eu estou bem, juro que estou. Só que ainda dói bem lá no fundo. Dói quando lembro que me chamava de meu amor, quando eu era o teu refugio e teu consolo, quando os dias eram curtos ao teu lado e pareciam durar séculos longe de ti. Agora não te vejo mais, não te sinto, nem te ouço sussurrando ao pé do ouvido. Não te toco, não te beijo, e descobri que nem te amo. Mas então, porque ainda choro ouvindo aquela musica que me lembra você? Porque continua a doer-me o peito ao lembrar do teu cheiro? Por quê?
Não vou mais insistir em te querer. Quando o amor não é correspondido, ele vai se desgastando com o tempo e se transforma só numa lembrança distante.
É tão lindo ver alguém se tornar um anjo para nós. O problema é a dor de ver ela virar seu demônio pessoal...