Some da minha Vida
Matematicamente existe vida fora deste planeta.
Queiramos acreditar que existe vida na matemática.
Para haver alguma lógica na vida fora dela.
Da alma mais aguerrida
Passada por muita guerra sofrida
De antemão a vida querida
Como um sopro desaparece
No melhor canto da sua ala
Aladas tais quais satélites
Na órbita de seu próprio espírito
Sempre pensando e agindo
No âmbito de sua ciência
De se conhecer melhor
Para escolher o canto
Por onde vive a passagem
Para outro mundo espiritual
Que a alma se materializa
Sem ser apenas uma imagem
Virtual
Sendo mais que penas do passado
Sendo, aí, o atual.
Não se turbe, o tempo cura tudo, trazendo consigo novas reflexões para construção de novos horizontes em nossas vidas.
Tudo seria talvez o que eu pensaria que fosse, mas mesmo diante de tanta certeza eu me limitaria seguir em frente.
você não deve sofre pelo que já fez de errado na vida, mas trabalhar acima de tudo por aquilo que ainda está por superar.
Eu aprendir a descolorir o mundo vivido por nós de tal maneira, que dele não tenho mais lembranças.
Sabe aqueles dias que você derramou a ultima gota do caldo de sapos que você engoliu na vida?
Sabe quando vem a tona todas as lembranças de fracasso,de coisas deixadas de fazer,de escolhas erradas.
E você não quer nenhum coach hipócrita tentando lacrar em cima da sua fragilidade?
Ou o coach resiliente tentando enfiar goela abaixo que a vida é assim mesmo e você não é a única,mas você sabe disso mas não é questão em si?
é só um grande cansaço,é só um grande basta, era só pedindo um momento para respirar.era só um desabafo sem julgamentos.
Como não é fácil ser Alice.
Como não é fácil! Não é fácil! Não é fácil ser Alice!Não é fácil ser Alice...
Porque tudo tem que ser tão difícil?Porque a vida não pode ser simplesmente justa para todos os que habitam nela? Porque você não consegue praticar o que você prega? Porque, não é fácil ser Alice... Não é fácil oscilar entre um senso de justiça enorme e um maior ainda sentimento de incapacidade! Não é fácil sentir que não foi querida, sentir que não foi amada, dar tudo de si e não ser o suficiente, continuar tentando na esperança de receber o que só você, só você Alice, sabe dar. Só você Alice, sabe o sentimento enorme que você carrega no peito. Só você, Alice, sabe quantas vezes tentou, só você, Alice, sabe o quanto foi vítima, o quanto sofreu, o quanto tentaram te re moldar e te transformar em outra Alice que você não é! Você não é! E mesmo que você queira ser diferente, mesmo que você tente, você não consegue ser diferente porque algo dentro de você sempre fala mais alto! Você sempre se cansa de lutar, mas você nunca, jamais, desistiu da luta! Só você sabe o que você é! Só você sabe o que tem dentro do seu coração, o que te move, que te transborda! Porque ignorar tudo que você é? Porque acreditar em falácias? Porque...
"Um timoneiro que se preze continua a navegar mesmo com a vela despedaçada."
Sêneca
O TIMONEIRO, A NAVEGAÇÃO, A VELA DESPEDAÇADA são apenas ilustrações para dizer que na vida, mesmo diante das percas, da dor, da tristeza, da desilusão e do coração despedaçado, sempre haverá forças para aqueles que se dispõem a continuar seguindo em frente, e assim não se deixar afundar em meio às turbulências que as vezes a vida nos impõe.
A deriva muitos provavelmente se encontram, mas não poderão continuar assim por muito tempo. As vezes a vida nos ajuda colocando em nossos caminhos os ventos da boa amizade, da boa base familiar, das aparentes coincidências e do restabelecimento da lucidez, nos levando a um porto seguro para a restauração de nossas energias, para reformulação de novas idéias para que posteriormente possamos seguir novamente rumo ao nosso próprio destino.
FELICIDADE
A felicidade, pelo menos do ponto de vista que a maioria enxerga é efêmera. "São como fogos que brilham intensamente no céu, mas que logo em seguida se apagam."
Existe sem dúvidas momentos felizes, com os amigos, com a família, no emprego e na vida.
Mas por diversos motivos, situações são geradas dentro desse mesmo contexto quebrando o ciclo de energia que envolve os momentos felizes, gerando uma explosão de porquês.
Essa é a pior desgraça e ao mesmo tempo um dos maiores desafios do homem, manter a lucidez e o equilíbrio nessas duas circunstâncias, buscando respostas dentro de si.
Assim como a felicidade, os sentimentos que são gerados devido a falta dela, deveram ser acolhidos como instrumentos que levam o ser ao aprendizado.
Conhecer é semelhante a explorar um terreno onde encontrarás bastante obstáculos: pedras, lixos, animais de diversas formas, mas se você continuar a escavar, és que encontrarás a pedra preciosa.
Depois dessa experiência, poderá usar o crivo da razão para escolha dos conhecimentos que servirão para construção do seu saber.
Tudo é aprendizagem no mundo, agora como você irá distinguir o que é bom ou não para você dependerá de sua perspicácia.
O Ensinamento e a Educação sobre um outro ponto de vista.
Olhando sobre outro prisma, no que diz respeito a construção da personalidade humana, ENSINAR é conduzir o ser para que ele possa desenvolver em si as habilidades nele já existentes.
As diversas matérias, didaticamente falando, são meios de acionar as engrenagens dentro do ambiente cognitivo do homem para que ele possa fruir dentro de suas próprias capacidades.
Algumas instituições de ensino já trabalham com esse formato, buscando no aluno as habilidades que já trazem consigo, mesmo que ainda não tenham consciência disso.
Existem no mercado de trabalho e também na vida várias pessoas insatisfeitas com que escolheram para suas vidas profissionais, é certo que algumas dessas escolham lhes tragam as benesses de um bom retorno financeiro, mas não em equanimidade a felicidade tão esperada.
Já a educação é um desafio, envolve o desenvolvimento dos mecanismo de compreensão, sensibilidade, percepção, empatia, resiliência, direitos e deveres para que tudo possa manter-se em equilíbrio em uma multidão de diversidades de seres humanos de pensamentos e comportamentos diferentes.
São responsáveis por colocar essas sementes no ser que acaba de chegar ao mundo os diversos grupos sociais que ele entrará em contato durante suas caminhadas pela vida, o primeiro deles e também o mais importante seria a familiar, a terra fértil em que todos deveriam ter a oportunidade colocar suas primeiras sementes para que possa começar eclodir o seu comportamento diante da vida e do viver.
Esse é só um ponto de vista, visto sobre uma outra perspectiva, fora do contexto educacional convencional em pauta.
.
certamente que sim, todo conhecimento é contribuição para lançar-nos nos caminhos que conduzem o desenvolvimento da verdade. Digo desenvolvimento, porque a verdade já se encontra em nós só esperando que a mente ávida por querer saber a descubra. Eu? Ainda estou a caminho, tentando superar os diversos obstáculos que me impedem de fluir calmamente em direção a esse que UM estre nós. Os obstáculos não fora, mas dentro desse meu própria essência rebelde.
Eu sou o meu caminho e também os obstáculos, mas ter a consciência disso é para me um grande passo.
A Dúvida
A verdade que todos procuram vão além do padrões que usamos para garimpar-las. Os instrumentos usados para encontrar a verdade são ainda grosseiros, mas adequado ao nosso atual estágio de evolução, onde tudo tem que ser visto, tem que ter um formato, tem que ser tocado, comprovado, submetido a um controle, a uma medida, a um espaço, Quando se lança uma dúvida sobre um objeto, que já foi definido por outros pensamentos, isso não que dizer que as definições estabelecidas estejam erradas, mas que foi visto algo a mais, além das teorias preconizada.
Você não percebem colegas escritores que até chegar a uma definição do que sabemos hoje, quantos pensamentos foram sobrepostos um sobre o outro até descobrir a real significância de algo que fora questionado por milhares de anos? E vai ser assim até que o homem encontre aquilo que é um em todos nós.
As vezes nesse embate onde pensas ser vitimado, que sabe não foste tu a dar o primeiro golpe?
Nada acontece por acaso, o universo só retribuí aquilo que damos a ele.
Um momento que as vezes é interpretado como infeliz, talvez seja a oportunidade de mudar algumas posturas diante da vida .
Ninguém é vilão, nem tão pouco vítima, todos são colocados na vida para tentar ajustar algo que ficou em debita.
INTELIGÊNCIA, SABEDORIA E CONHECIMENTO.
Digamos que a inteligência possa ser comparada a uma lente de aumento.
Quanto maior é o seu poder de ampliação maior capacidade terá de interpretar um objeto.
O conhecimento é proporcional ao grau de inteligência do indivíduo.
Cada um enxergar o mundo através das lentes que possuí. Daí se origina as diversas interpretações sobre um mesmo assunto:
A vida e morte, o amor e ódio, os sentimentos e emoções, enfim, o mundo que nos cerca.
Ninguém está errado e nem totalmente certo, tudo é uma questão de perspectiva.
Já a sabedoria, transcende a inteligência e o conhecimento, não é algo que vem de fora para o homem, mas da " força que o espírito faz para se apoderar da verdade."
Universalmente a vida tem um objetivo grandioso para cada um de nós, um caminho, uma estrada cheias de oportunidades, de aprendizagem, conhecimentos e auto perfeição, mas as distrações em meio a percurso faz com que nos percamos do real objetivo, ignorando assim a importância da vida.
Mergulhados na auto ilusão, a dor e o sofrimento e a primeira fagulha de lucidez de que tudo está errado.
Distantes do verdadeiros propósitos da vida, nos debatemos em vãs tentativas de reencontrar o caminho perdido.
Cegos e sem ter para onde ir, criamos mil teorias acerca da vida e do viver, nos entrelaçando cada vez mais em propósitos vazios de significados.
Um dia cansados de sofre, retomaremos a consciência fazendo o caminho de volta em direção a uma realidade simples, verdadeira e natural em nós mesmos.