Sol
"Mas... levantar-se? A lembrança daquele sol queimando as folhas e os caminhos, a mesma terra em que o seu corpo nu pousara, dava-lhe uma incrível lassidão. Um calor delicioso adormecia as suas veias - era bom conservar-se assim, os olhos f
echados, sem nenhum movimento. E insensivelmente, ela foi levada a pensar na sua infância, como quem cede a um desejo há muito oculto na sua alma. Sorria quase: há tanto tempo... então? Como veria ela as coisas por essa época, a natureza, os homens? Decerto não era do mesmo modo que agora... Uma vez, quando quebrara no jardim um ramo carregado de rosas encarnadas, sentira de repente o gesto de infância – era assim, quase sem sentido direto, como quem vive num sonho ou numa fantasia que não se acaba. Não existia nenhuma separação com os outros objetos – era ela mesma árvore ou rosa aproveitando o sol ardente como aproveitam as árvores, as rosas – e nunca poderia imaginar a fonte calma sem o seu riso, nem o seu riso sem o sussurro da água humilde entre as folhas escuras. Não havia a distância nem o isolamento. Era o campo, com o seu céu azul e as suas tardes limpas, onde os risos das crianças soavam sempre e as andorinhas passavam cada vez mais ligeiras, cada vez mais distantes.. Tudo tinha uma misteriosa correspondência com a sua vida, não eram simples andorinhas que passavam, mas seres conhecidos a quem ela amava e a quem era preciso dizer adeus a cada estio morto ou esperar, na curva do barranco, a cada inverno que findava.... Ela recebia as suas mensagens de terras longínquas – e quando se banhava, era com os olhos fitos no céu, para saber se alguma chegava atrasada, ruflando na grande calma as asas cansadas e solitárias. Eis que de repente tudo passava... Caminhos, caminhos que a sombra ia engolindo aos poucos, gestos que iam perdendo toda a beleza e rompiam as suas misteriosas comunicações, para se tornarem insuportavelmente hostis e individuais... Ah! para as almas morbidamente sensíveis como a sua, aquele rompimento forçado pelo tempo era alguma coisa profundamente dolorosa, que arrastaria sempre pelos dias tristes, com os olhos cegos voltados para os lugares que deixara... A vida não seria apenas a ameaça do tempo e o desejo de voltar? Ah! caminhos! caminhos por onde passara e por onde não poderia mais passar... E a sua dor foi tão súbita e tão intensa que abriu os olhos de novo, inundados de lágrimas.”
TUDO OU NADA.
Ao ver o nascer do sol e,logo em seguida,à mesa com minha família,entre brioches, sucos e frios,constatei:tudo é amor, tudo é felicidade.
No aconchego do lar lendo meu jornal,começei a me deparar com o outro lado.
Vi fome alcançando milhões, vi crianças sem escola, sem saúde, sem pão,alimentando a violência em um verdadeiro tudo ou nada, com arma na mão.
Ser tudo ou nada, eis a questão.
Se tudo é isso, nada é tão bom, nada é tão ruim, nada é tão certo, nada é tão errado, nada é tão perfeito.
Se tudo não pode ser nada, será que nada é tudo que nos resta?
Confuso parei de ler e comecei a rezar.
Ao fim, pedi a Deus uma resposta, e agradeci.
Obrigado por tudo meu pai.
e, em sussuro, ouvi uma voz:
QUEM TUDO TEM, POUCO OU NADA FAZ;QUEM POUCO, OU NADA TEM, SE CONFORMA COM TUDO.
DAR MAIS E SE RESIGNAR MENOS, ISSO É TUDO.
Obrigado Pai, agradeci à voz.
POR NADA FILHO, POR NADA.
Fim de tarde em Cacupé...
O mar
O pôr-do-sol
A areia
A gente...
Um mar de gente
gente diferente
igual à gente
indiferente
à gente diferente
ou indiferente...
Tanto faz... somos gotas
iguais mas completamente diferentes...
um mar de gente.
Hoje quero subir... as escada da mais completa felicidade...vou deixar que... os raios do sol penetrem em todo o meu ser...quero ser transformada na mais pura verdade de DEUS...são os meus atos...que faz de mim o que eu sou... hoje e sempre.
Eres bela como a flor do amanhecer
O por do sol se poe so para você
Paralisado fico quando perto de você
Pois estou com medo das reações que possa ter
Amei na vida
E não fui amado
Mais agora
Quero estar do seu lado
O amor é como o sol. Às vezes, somente após vivermos dias nublados é que notamos quão grande é a sua importância.
O amor é como a luz do sol que nos da energia para viver, crescer, nos mover...
Porém, o excesso de luz cega à vista.
Seja girassol....
volte-se sempre para o sol
para o lado iluminado
escolha o lado melhor.
É só focalizar
o lado bom
o sucesso
o positivo...
afinal você está vivo.
Há o lado ruim,
o fracasso,
o negativo,
afinal você está vivo...
Então... lute, frustre-se,
torture-se, sofra
quando o sol estiver escondido atrás das nuvens...
mas, lembre-se de que
são só nuvens...
passageiras
e que na vida há o positivo e o negativo
e você está vivo...
ah! as nuvens são passageiras.... vão passar
e a você cabe apenas aceitar...
e ser sábio e tanto um como o outro aceitar
- Versos de balcão.
Eu quero que a vida seja assim, tão simples. Brilho do sol, terra céu e mar sem me preocupar a que horas vou voltar, se é que vou voltar.
Que todos os versos sejam a tradução de teus olhos, que nenhuma verdade seja feita de barro, e que os pilares dessa casa "o amor" sejam feitos com verdade, verdade essa que palavras não alcançam.
De palavras que o mundo nada espera, tudo pode um coração esperar.
O sol é uma coisa é verão
que alegra meu coração
chego em uma praia
e solto uma raia
Na praia tem futebol
e tem frescobol
o sol brilha no mar
e se sente uma sensação boa no ar
A onda bate
e é como uma arte
é tempo de calor
e também de amor
Quando dizem ´´bom dia``
já sinto uma energia
e quando tem uma piscina
já me fascina
Ilusão
Olhando para o céu em um dia com neblina,
Eu nunca pude alcançar o brilho do sol com um olhar.
O infinito parecia se ocultar com a esperança
De que algum dia isso iria mudar.
Os céus se abrem para uma nova luz,
Um caminho de esperança para me guiar.
Posso não ser mais um sonhador,
Mas mesmo um desiludido pode sonhar
SER FELIZ...
Ser feliz é abrir a janela a cada manhã
e poder ver o nascer do sol,
É acreditar que em meio à escuridão
Há uma luz que brilha,
Uma luz que está dentro de você,
no seu coração,
Que vai te ajudar a escolher qual o caminho certo a seguir.
Ser feliz é ter a esperança de um futuro melhor,
Onde guerras, violência e maldade não existem.
É observar o sorriso de uma criança
E o brilho das estrelas...
É perceber que mesmo além das diferenças
Somos todos irmãos,
E temos que tratar os outros do mesmo modo que gostaríamos que os outros nos tratassem...
É, isso é ser Feliz!
Hoje...
Deitei-me ao sol,
senti um calor muito parecido com o calor do sol.
Bebi água,
senti um gosto muito parecido com o da água.
Ofereci meu rosto à brisa do vento,
senti uma sensação muito parecida com a de outro verão.
Tudo muito parecido...
nada igual.
Agora me veio um pensamento:
a vida que tô vivendo é real
ou é muito parecida com a real?
Não gosto de ter dúvidas...
isso é real!
Quando o sol brilhante, o ceu azul, o mar calmo e a suave frescura do vento nao sao capazes de nos fazer sorrir, talvez seja hora para nos libertarmos, porque nunca seremos felizes exterieurmente enquanto nao foremos livres interieumente.
Aproveitando o Sol da manhã, deitei na grama verde, observando as nuvens no céu azul, pude fazer desenhos e lhes dei vida, borboletas circulavam em minha volta e o vento levantava meus cabelos me chamando para dançar, no céu as nuvens viraram notas musicais e o Universo virou pura magia, os Elementos conspiravam para minha felicidade. E toda amargura virou pó e foi para o além.
“Amanhã o sol nascerá
E secará as lágrimas derramadas
Ficará no meu rosto
Apenas os rastros
Por elas desenhado
Rastros lavados
Com água límpida
Limpando minh´alma
E saciando a minha sede
A sede de você.”