Sociedade poesia
A distância que separa muitas pessoas da ‘Coluna Social’ e o ‘Noticiário Policial’ é de apenas algumas páginas da vida.
Nossos primos chimpanzés vivem em pequenos bandos em dezenas, e têm sido assim por mais de 800 mil anos. Eles formam laços de amizade, cooperam em caçadas, traçam planos contra babuínos e chimpanzés petistas. Dinheiro, status social, coupés envenenados, cirurgia plástica, casas bonitas decoradas com Silestone, posições poderosas em uma estrutura social subdesenvolvida. Por que não há uma civilização Homininae almejando palermices? Porque nossos primos não dominam a ficção. Não constroem concepções filosóficas embutidas mistificado pelo mal em seu dualismo. Vassalos tributários humanos se ajoelhando diante de um rei monoteísta que bebe de irrealidade.
Imagine um servo feudal, legalmente ligado à terra onde nasceu e à posição social em que nasceu, trabalhando desde o amanhecer até ao anoitecer, com ferramentas primitivas, para uma subsistência que ele deve compartilhar com o seu senhor, seus processos mentais enredados de medos e superstições. Imagine tentar explicar a este servo como é a estrutura social dos EUA do século XX. Você provavelmente terá dificuldades de o convencer de que tal estrutura social poderia existir, porque ele iria ver tudo que você descreveu a partir do contexto de seu próprio conhecimento da sociedade. Ele iria, sem dúvida, informá-lo, com um traço de superioridade presunçosa, que a menos que cada indivíduo que nasça na comunidade tenha um lugar específico e uma posição social permanentemente fixa, a sociedade iria rapidamente se deteriorar, se transformando num caos. De forma semelhante, dizer a um homem do século XX que o governo é mau e, portanto, desnecessário, e que teríamos uma sociedade muito melhor se não tivéssemos governo, é provável que isso provocasse um ceticismo educado... especialmente se nós não estivermos acostumados a pensar de forma independente. É sempre difícil imaginar o funcionamento de uma sociedade diferente da nossa e, particularmente, uma sociedade mais avançada. Isto acontece porque nós estamos tão acostumados à nossa própria estrutura social, que temos a tendência de considerar automaticamente cada faceta da sociedade mais avançada, no contexto de nossa própria, o que distorce o sentido da ideia.
Considerando a superioridade dos valores morais sobre os ambientais, vejo muita hipocrisia, frouxidão e coloio na sociedade atual quando declara “lutar” tanto pelas questões ambientais e pouco ou nada faz em favor das questões morais. Alías, temos testemunhado algo pior: os diversos poderes constituídos envidando esforços contra a boa moral. Que futuro teremos?
"As formas desenhadas e coloridas remetem nossos pensamentos a verdadeiros arrancadores de véus, criados por nossa educação cultural."
Deve haver discriminação rigorosa caso se pretenda atingir a meta de uma anarquia de propriedade privada (ou uma pura e genuína sociedade de leis privadas). Sem discriminação constante e implacável, uma sociedade libertária rapidamente erodiria e degeneraria no socialismo assistencialista estatal.
Nossos sentimentos se machucam mais por razões triviais do que nossos corações pelo sofrimento a nossa volta. Somos uma sociedade sentimental, mas sem coração.
Humildade para mostrar o quão ínfimos somos perante a existência, humildade para saber que perante a existência, não somos praticamente nada...
Nunca seremos nós mesmos, sempre terá uma lacuna, onde ficaram guardadas as nossas mazelas e misérias...
Anarcocapitalismo nunca vai acontecer porque ele é uma teoria ético-jurídica e não um modelo social. O nosso ideal de sociedade são outros 500, rs.
“Se convivêssemos nas savanas com milhares de animais, talvez nunca nos decepcionássemos; mas, se convivermos com um ser humano, por mais fascinante que seja a relação, haverá inevitavelmente decepções.”
A juventude está vendendo sua alma para os vestibulares, e muitas vezes o troco disso ébum futuro insatifatório
Eu lembro quando eu era uma criança, temendo pesadelos, ansiando por crescer e ficar adulto logo para poder enfrenta-los. Se quando criança eu soubesse como é ser adulto na sociedade atual, eu desejaria ficar eternamente em um pesadelo.
Quem apostou nas estratégias da "velha política" se lenhou... a política mudou... as pessoas já sabem o significado de "interesse espúrio" (Que se opõe à ética) e o que pode ser entendido como "cara nova" (antenado com os discursos da sociedade atual), mesmo acudido pelo marketing e por interesses de monopólio. É a tradição dando lugar a renovação, ainda que esta seja fragmentada pelas representações da classe dominante. Por outros lado, temos que diferenciar, a parte do partido. O partido é o fim, a parte, o início, e talvez o meio de todo esse processo de parição.
Olá garota, tudo bem? Vamos fingir que sua vida é perfeita e que você vive em uma casa de bonecas. Lembra da mamãe? Que se matou? E o papai entrou em depressão. Da irmã que se corta? E da irmã má? Que te mata aos poucos com suas palavras. Lembra da amiga? Que te traiu? essa sim te odeia. E do garoto? Que te machucou? E que te fez sofrer sem nada em troca. Lembra da festa? Que ninguém foi? Ainda bem que você tem os amigos imaginários. Não se preocupe menina, um dia você se liberta-rá, só não sei se será de um jeito bom...
Por mais sensata que a questão seja, é aceitável a razão das ideias consideradas ignorantes no sistema atual que se dispõe, pois sem elas e somente com elas, se faz reflexões lógicas sobre a guerra invisível que paira sobre a sociedade do Século XXI.
Não sou eu que devo julgar a vida de outro homem. Devo julgar, devo escolher, devo desprezar, puramente para mim. Para mim, apenas.
A cultura é como a poluição atmosférica. Para viver nela, você tem que respirar uma parte e, inevitavelmente, ser contaminado.
"Alguns são loucos por seguir pensamentos e propósitos de algumas pessoas, não suas próprias vontades, propósitos,..., ou seja ,uma pessoa sem caráter, vontades próprias... ,siga o que acha que deve seguir!..., não siga o que uma sociedade aparentemente suja sem moral te impõe..."
O sentimento de amor permanece até nos esquecermos do outro. Você sabia disso? Porque também podemos nos apaixonar sozinhos.