Sociedade poesia
O homem é o único animal da terra consciente da própria morte. Talvez por isso que seja o mais triste.
Não importa que o patriotismo seja muitas vezes o refúgio de canalhas. A dissidência, a rebelião e a destruição generalizada continuam sendo o verdadeiro dever dos patriotas.
Você está vulnerável, mas não por causa da competição. Você está vulnerável porque se alguém apontar alguma coisa que pareça uma direção, é para lá que você irá.
Os humanos são incapazes de funcionar e viver juntos sem uma boa história que os una e mantenha um certo conjunto de valores intactos.
As vezes se calar é a melhor coisa a fazer para que os tolos sejam reconhecidos. Calar não é sinal de medo e nem de covardia, mas sim de estratégia.
Coragem culmina no sacrifício do indivíduo pela comunidade, assumindo um risco sem motivação egoísta.
Caridade é uma forma de gratidão desprentenciosa, sem interesse, mas genunamente interessada no outro.
Não acreditamos que as experiências das outras pessoas possam nos dizer muito sobre as nossas. Acho que isso é uma ilusão de exclusividade.
Eu não sabia que uma mulher podia ser morta só por ser mulher, mas tinha ouvido histórias que, com o tempo, fui juntando. Piadas que não terminavam com a morte da mulher, mas que a tornavam objeto de misoginia, abuso e desprezo.
A gente pode chamar de memória seletiva quando a pessoa não tem a razoabilidade de assumir que mudou de opinião.
O primeiro respeito que merecemos começa aqui. Se não nos respeitamos os de fora muito dificilmente vão nos respeitar.
Falando francamente, muitos de nós passamos anos, até décadas, correndo atrás do plano que outra pessoa fez para a nossa vida preciosa.
Acho que a antipatia é um sentimento caprichoso e superficial que no fundo não existe nem tem razão de ser. Na realidade, quase ninguém é hostil. Se você olhar as pessoas bem de perto e penetrar a essência de sua psicologia com gentileza, acabamos admirando suas qualidades e tolerando seus defeitos.
Toda a religião com compromisso espiritual sincero não adoece as pessoas, o quê adoece as pessoas é o radicalismo político em prol da luta pelo poder. Menos política e mais vida, porque nós merecemos.
A espiritualidade não é uma escolha humana, e sim uma de suas dimensões por ser ela mesma, nossa “condição do ser”.
A parasitagem é o elemento básico de toda espécie, ação e desejo. Tudo existe para destruir e obter as ruínas. para matar e se alimentar da carne. para manipular e obter a submissão. A criação se alimenta de si mesma. A morte alimenta próprio ventre com as próprias entranhas.
Gentileza, reciprocidade e zelo mantém a chama do amor e da humanidade num mundo onde todos que se auto-exilam em pedestais do orgulho.
"Estime encontrar um ofício em que você possa ser um instrumento à serviço de propósitos maiores que si, então ali também estará uma generosa fonte inesgotável de felicidade e prazer pelo que se faz."
A incivilidade, a brutalidade, o egoísmo e o desrespeito pleno as naturais emoções me assustam em muito hoje, perante todas as humanas relações.