Sociedade Alienação

Cerca de 11501 frases e pensamentos: Sociedade Alienação

"Quanto mais violenta a sociedade mais violenta a sociedade."

Inserida por AtilaGuimaraes

DEUTERONÔMIO

(Sinopse)

PROJETO DE UMA NOVA SOCIEDADE

A palavra grega deuteronômio significa segunda Lei. Trata-se de uma reapresentação e adaptação da Lei em vista da vida de Israel na Terra Prometida. Este livro nasceu muito tempo depois da situação histórica que nele encontramos (discurso de Moisés antes da entrada na Terra), e passou por um longo período de formação. Para o autor, porém, o povo de Deus está sempre na posição de quem deve se converter a Deus e viver em aliança com ele, para ter a vida (Terra = Vida).

A idéia central de todo o livro é que Israel viverá feliz e próspero na Terra se for fiel à aliança com Deus; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a Terra. O livro, porém, não se contenta com idéias gerais. Após relembrar o Decálogo (5,1-22), ele mostra que o comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o ser (6,4-9). A seguir apresenta uma longa catequese, explicando o que significa viver esse amor em todas as circunstâncias da vida pessoal, social, política e religiosa. Essa catequese é apresentada sobretudo através das leis do Deuteronômio (capítulos 12-26), onde se procura ensinar ao homem como viver em sua relação com Deus, com as autoridades, com o outro homem, e até mesmo com os seres da natureza.

Mais do que nos determos nessa ou naquela parte do livro, encafifados talvez com uma ou outra lei, o importante é perceber o que o conjunto procura transmitir: um projeto de sociedade nova, baseado na fraternidade entre os homens e na partilha de tudo o que Deus concedeu a todos. Notar sobretudo que Deus é chamado Pai (1,31), e os membros do povo são chamados entre si irmãos. A vocação do povo de Deus é a fraternidade e a partilha.

O livro do Deuteronômio é, sobretudo, um modelo de ação pastoral e social. Sua parte central (Dt 12-26) nasceu em meados do séc. VIII a.C., numa época de grande desenvolvimento econômico, que acabou por acelerar a injustiça e a desigualdade social: uma minoria privilegiada detinha a riqueza e o poder, enquanto a maioria do povo ficava reduzida à miséria. Diante disso os levitas itinerantes (não ligados diretamente a um santuário) desenvolveram uma catequese que mostrava o caminho para a superação dos conflitos. Essa catequese diante de situações concretas se cristalizou nas leis do Deuteronômio. Tais leis não devem ser entendidas no nosso sentido moderno de lei, mas muito mais como orientação, ensino, educação para produzir relações justas e fraternas dentro da sociedade. A intenção básica dos levitas era provocar coerência entre a Aliança que se celebra e a vida que se vive. O esforço deles é um modelo para que também nós saibamos tirar as conseqüências econômicas, políticas e sociais da fé que professamos, a fim de que o fermento evangélico gere de fato uma sociedade nova.

Inserida por pensandogrande

Só há uma razão possível para atacar o lobo: ele nega domesticar a sociedade em forma de cão. Os lobos não nascem podres de corpo e alma. São puros como neve. Os cães suprimiram todo o ódio da humanidade. Suprimiram a necessidade do crime, a leve inclinação para à loucura insana, o desespero, o cretinismo congênito, os olhos amendoados derivando instintos.
Se o cão pratica uma virtude, virtude nenhuma será. A virtude como prática é de um tempo morto, tão morto como coisa que pouco importa. Virtude só é virtude quando é impensada, irrefletida, maquinal: instintiva. O lobo é virtuoso pela seu modo de ver as coisas. É espontâneo. É natural. É um espasmo súbito, involuntário. Lobos se sentem mal em formaturas e reuniões semanais nas quais as pessoas narram como a incapacidade de controlar sua raiva lhes causou problemas de sociabilidade.

Inserida por Gazineu

Sou aquela bolha que estoura e desaparece neste recipiente chamado mundo, nesta sociedade chamada massa.

Inserida por FagnerPaulino

Não dá para ser normal em uma sociedade religiosamente correta.

Inserida por amaurivalim

" Leis e regras auxiliam a organização da convivência em sociedade.
Porém a ética, caráter e empatia são essenciais para que a relação social seja justa."

Inserida por MagaliGnewuchStolf

A sociedade hoje em dia banaliza-se a si própria, a sociedade é algo fraco, oprimido, é o ser do planeta terra com a maior capacidade cerebral, mas nunca a vai conseguir usar da melhor maneira. Hoje em dia o ser humano é o maior criminoso do planeta, o mundo sem ele, era fantástico, todos os outros seres estavam muito melhor, e nós fomos quem chegou por ultimo, apenas viemos estragar algo bom, e algo que estava a tomar um bom caminho. Hoje em dia para conseguir a atenção de uma rapariga apenas basta que tenhas um corpo bem definido, e mente não interessa, a primeira coisa olhada em ti é se tens ou não um "bom corpo" bem capaz de a agarrar. Uma minoria não pensa assim, mas é uma minoria tão grande que para despercebida.
É triste ver ao que chegamos, hoje em dia muito mais difícil do que encontrar um grão de areia especifico numa praia é encontrar um Homem sem maldade e com um bom carácter; alguém com os seus ideais bem definidos e com as suas ideias claras. Encontrares alguém que se encaixe em ti na perfeição é algo extremamente improvável, não impossível, mas improvável. Hoje em dia as palavras ganância, a inveja e deslealdade são as rainhas de uma selva em que apenas os fortes sobrevivem. O forte não é aquele que não deixou que o atacassem mas sim aquele que esperou pela primeira investida do seu pior inimigo para se conseguir preparar com as suas melhores armas e ripostar com o rigor necessário para o sobrepor, isto é a inteligência, algo quase apagado do Homem.
O ser humano vai aos poucos aniquilando a sua própria raça, são sei ao certo quantos anos mais irá durar mas como sou novo temo ainda ver grande parte deste suicídio.

Inserida por Sandro1904

O intelecto faz parte da nossa sociedade, algumas pessoas nivelam o seu para socializar outras enfatizam ele para ser apenas o melhor

Inserida por Conteporaneo

Não subestime o Fraco de sua Sociedade, pois um dia ele pode ser seu líder. Ame e ajude o fraco.

Inserida por HelioBulaimo

Pensamento do dia 03/08/2016

Se você não consegue viver em sociedade e harmonia com você mesmo e outro ser humano, como sobreviveria se tivesse só em uma floresta e tivesse que matar um leão por dia?

Inserida por Alevillela

Pessoas "certinhas" são loucos politicamente corretos aceitos pela sociedade que não enxerga além do estereótipo.

Inserida por ValterLemes

A sociedade anda com tanto medo do que os outros vão achar de suas atitudes, que elas acabam assumindo uma identidade desconhecida por elas mesmas.

Inserida por ACSACARVALHO

Temos nossa essência baseada nas consequências da sociedade onde vivemos, tornando-se assim cúmplice da fragilidade democrática, onde integridade é algo raro, onde pão e vinho conquista uma sociedade carente, desviando o foco da falta de escrúpulo do nosso regimento, sinto a necessidade da mudança, mas vejo a realidade do povo, muitos sem opiniões formadas, simplesmente aceitam o regresso administrativo do nosso Brasil, simplesmente nos resta pedir a Deus que nos guarde, ilumine e nos guie por esse caminho...

Inserida por PauloLucasAS

Não acredito que o ladrão é vitima da sociedade, apenas é um produto dela. Enquanto tivermos sociedades baseadas em competições de certo teremos pessoas agindo assim.

Inserida por Ashi

Eu duvido que a sociedade se unisse para acabar com a fome, preconceitos, julgamentos sem sentido mas são tão Hipócritas que as crianças já são ensinadas a serem machistas, racistas e preconceituosas desde de pequenos.

Inserida por Herbete

“Não adianta pedir aumento da fé, nessa sociedade entre Deus e o homem, a parte de Deus já foi feita quando Ele repartiu a cada um uma medida de fé, aumentar a fé é a nossa parte” Rm 12.3

Inserida por ERNANDESFERNANDES

Os inúmeros males que afligem a pessoa e a sociedade desafiam qualquer explicação. Podem até fazer com que as pessoas cheguem a afirmar que, em última análise, «foi Deus quem fez as coisas assim». No entanto, ele criou a humanidade livre, e isso comprova a grandeza, tanto de Deus como do ser humano. De fato, ser livre significa tomar decisões pessoais e coletivas para encaminhar a sociedade e a história. Os erros e acertos, em primeiro lugar, são mérito e responsabilidade do próprio homem, sempre convidado a rever seus projetos à luz do projeto de Deus, que só quer liberdade e vida para todos.

(nota de rodapé)

Inserida por pensandogrande

Enquanto há adultos imaturos
Querendo ser criança
Há crianças totalmente maduras
Cuja sociedade
Roubou-lhe sua infância

Inserida por Adalbernardes

Quem muito muda seu jeito para pior, acaba sem nada! Mas os que não muda, e mal visto pela sociedade, não importando se o seu jeito e bom ou ruim.

Inserida por MasterThinker

O racismo é uma mancha negra na sociedade.

Inserida por SabioContemporaneo