Socialismo
Algumas pessoas nunca deixam de acreditar em fantasia, às vezes o papai Noel e o coelhinho da Páscoa são substituídos pelo comunismo e socialismo.
A internet é a maior prova de que a descentralização do conhecimento e ensino, pode gerar profissionais mais úteis ao desenvolvimento da tecnologia, do que as Universidades e seus diplomas defasados à cada quatro anos! De tudo se pode saber fazer e estudar na WEB sem restrições ou concorrências!
De um país para outro, de uma província para outra e até mesmo de um lugar para outro, sempre existirá certa desigualdade de condições de vida, que poderá ser reduzida a um mínimo, mas nunca completamente eliminada. Os habitantes dos Alpes terão sempre condições de vida diferentes das dos povos das planícies. A representação da sociedade socialista como o reino da igualdade é uma representação unilateral francesa, baseada na velha "liberdade, igualdade, fraternidade", uma representação que teve sua razão de ser como fase de desenvolvimento, em seu tempo e em seu lugar, mas que agora, como todas as unilateralidades das primeiras escolas socialistas, deveria ser superada, uma vez que serve apenas para provocar confusão nos cérebros e porque, além disso, descobriram-se formas mais precisas de tratar a questão.
Por que algumas pessoas deveriam andar descalças para que outras pudessem viajar em automóveis luxuosos? Por que alguns deveriam viver 35 anos para que outros possam viver 70? Por que alguns deveriam ser miseravelmente pobres para que outros pudessem ser excessivamente ricos?
Em lugar da antiga sociedade burguesa, com suas classes e antagonismos de classes, surge uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos.
Os comunistas apoiam em toda parte qualquer movimento revolucionário contra a ordem social e política existente.
Os comunistas trabalham pela união e pelo entendimento dos partidos democráticos de todos os países.
Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Nela os proletários nada têm a perder a não ser os seus grilhões. Têm um mundo a ganhar.
Proletários de todos os países, uni-vos!
No capitalismo, o democratismo é limitado, comprimido, truncado, mutilado por todo o ambiente de escravatura assalariada, de necessidade e miséria das massas.
O Estado é o produto e a manifestação do caráter inconciliável das contradições de classe.
O “poder repressor específico” da burguesia contra o proletariado, de um punhado de ricos contra milhões de trabalhadores, deve ser substituído por um “poder repressor específico” do proletariado contra a burguesia (a ditadura do proletariado).
A liberdade na sociedade capitalista continua sempre a ser, mais ou menos, o que foi nas repúblicas da Grécia antiga: uma liberdade de senhores de escravos.
A revolução socialista na Rússia significou uma revolução também na situação da mulher. Pela primeira vez um país tomava medidas concretas para alcançar a igualdade entre homens e mulheres.
Urgente é a necessidade do forte apelo ao comunismo, a explicação clara da vida comunista: seu serviço mútuo saudável; sua grande e abrangente fraternidade; sua fuga deste pesadelo de pobreza e poder.
O ensino nas escolas, está ultrapassado, formam-se os iguais para fazer mais do mesmo: Servir ao Estado e aos donos do Capital.
O Intervencionismo da esquerda é como uma pessoa que recebe seu salário , gasta e parcela o seu dinheiro em coisas que não precisa mas depois de um tempo fica no prejuízo devendo para todo mundo e passando necessidades .
O Liberalismo da direita é como uma pessoa que recebe seu salário , gasta só com o necessário , faz cursos e coloca tudo na prática investindo e reinvestindo prosperando assustadoramente
Parece que nunca ocorreu a Lênin que a raiz destes problemas residia no fato de todo o sistema se basear, como ele enfatizava constantemente, na força e não na lei. Ele exigiu que as pessoas fossem presas a torto e a direito por ineficiência, e depois perguntou-se por que tinham medo de tomar decisões e encaminhou-as para altos cargos sempre que podiam. Ele exigiu supervisão vigilante e registros exaustivos, mas ficou surpreso com a quantidade de "empurrões de caneta". A sua afirmação de que “socialismo é igual ao poder soviético mais eletrificação” é frequentemente citada; menos frequentemente a sua afirmação, logo após a Revolução, de que "o que o socialismo implica acima de tudo é manter contas de tudo" (Reunião do Comitê Executivo Central, 17 de Novembro de 1917; Works, vol. 26, p. 288). Ele criou um sistema no qual, dependendo do capricho de um partido local ou de uma autoridade policial, qualquer crítica poderia ser considerada contra-revolucionária e expor o seu autor à prisão ou à morte, e ao mesmo tempo exortou os trabalhadores a serem destemidos. em suas críticas ao aparato estatal.