Sobreviver
NOSSOS SENTIMENTOS SÃO UM MERGULHO AO DESCONHECIDO.
SÃO AS ENTRELINHAS ENTRE MORRER E SOBREVIVER [...]
"Lutar para viver, lutar para sobreviver e lutar para não morrer, são três coisas extremamente distintas."
O AMOR PODE SOBREVIVER AO TEMPO
Marcial Salaverry
Para aqueles que se amam verdadeiramente, e que conseguem superar o tempo vivendo um amor completo, mantendo um relacionamento com base sólida, cimentada em muito amor e carinho, sempre preocupa a possibilidade de uma separação causada pela passagem do tempo, ou pela partida de um deles.
Como o remanescente sobreviverá ao trauma dessa separação inevitável, é algo que somente o fato em si poderá determinar.
É preciso muita força de vontade para não se entregar ao desespero. É preciso muita vontade de viver para superar esse trauma. Nem todos têm essa força. Nem todos conseguem superar essa dor, pois o tempo em que viveram o amor foi lindo demais, e jamais será considerado tempo perdido, mas sim um tempo que não será jamais esquecido, permanecendo vivo para sempre...
Para quem está de fora, é muito simples falar na vontade de Deus, e que o destino quis assim, mas quem irá apagar o tempo desse amor? E assim, sua cabeça dá um nó. Seu coração parece querer pular fora do peito. Sua alma chora noites seguidas.
Mas a vida continua, e é preciso começar a imaginar que quem partiu não gostaria de ver seu parceiro entregar-se à dor. É preciso pensar que o amor não morreu, e que em algum lugar poderá estar observando, e se entristecendo com sua incapacidade de reagir.
Há que ir até o fundo da alma, para retirar aquele restinho de vida que lá está, e faze-la aflorar.
Para vencer a dor da saudade, é preciso aprender a driblar a tristeza que sempre invade a alma, procurando recordar aqueles momentos de muita felicidade vividos juntos. As doces recordações sempre amenizam a tristeza da saudade, mudando uma saudade doída, para uma saudade doida, que inclusive poderá fazer sorrir ao invés de chorar.
Há que se entender que a morte pode nos levar o ente querido, mas jamais levará o amor que foi vivido. Este permanece latente em nosso interior, passe quanto tempo passar...
Algo que dá vontade de fazer é uma espécie de pacto, para que ambos possam embarcar juntos para a derradeira viagem. Infelizmente quase nunca isso é possível, e o remanescente deverá continuar vivendo, com a certeza de que esse é o desejo de quem partiu, pois o amor quando é verdadeiro, sobrevive ao tempo, sobrevive à morte. As boas recordações fazem-no viver dentro do coração, que pode parar se não soubermos vencer a dor que insidiosa se infiltra em nossa alma.
E nunca podemos nos esquecer de que sempre será tempo de viver, enquanto vida houver...
Conquistar...
Avançar...
Realizar...
Semear...
Colher...
Viver...
Sobreviver...
Amar...
São verbos que só tem sentido havendo o complemento: com você!
Pedro Marcos
Vou-te dizer que somos manipulados por um sistema
onde para nós sobreviver sempre foi um problema.
Tropa isto é realidade a coisa é séria
olha à tua volta e repara na miséria.
So-bre-vi-ver
Tem dias que paro pra pensar tudo que passamos ao longo de nossas vidas. Vivemos ou sobrevivemos? Tudo começa quando disputamos um lugar microscópico com milhões de organismos, todos com o mesmo objetivo, fecundar o óvulo, logo após nascemos e somos desafiados dia a pós dia. Estamos expostos a doenças diariamente, acidentes e violência. Quando observo um idoso bem velhinho imagino todo esse trajeto, todas as batalhas enfrentadas e as vitórias alcançadas, logo penso, o que faz valer a pena encarar todas essas missões que a vida nos reserva? Será que vale a pena desperdiçar nosso precioso tempo com orgulho, intrigas, brigas, arrogância, desonestidade, e outras coisas ruins?
Por que não investir mais em honestidade, respeito e amor ao próximo? Resumindo, a vida passa como um sopro, aproveite cada dia, "comece o dia arrumando a própria cama, se seu dia for ruim, pelo menos terá o prazer de dormir em uma cama bem feita quando Chegar" vamos viver e não sobreviver.
Quando você luta para sobreviver em determinadas condições, na prática você as aceita e as reproduz.
Á flor
Foi como uma flor murcha tentando sobreviver á seca
Depois de tanto tempo sem água
Vem uma nuvem e te cobre com o sereno
Avisando que algo pode mudar.
Quem sabe florescer, e no campo reviver, ou então morrer?
Pobre flor, não sabe ela que a água
não revive metade das tuas raízes
Tão poucas eram as gotas que se atreviam a toca-la
Sua sede era tão intensa, acabou economizando as gotas
Mas os dias de poucas chuvas passaram, a seca voltou
e a flor novamente sem sua água ficou.
Pobre flor está morrendo aos poucos, tão desconsolada
e caída ela está, que nem o outono resolveu esperar
para suas pétalas secar e o vento levar
Quem sabe para o encontro do mar.
Upêndica Poesia
Fazemos tantos malabarismos para sobreviver...
Temos grande pavor de a felicidade perder...
Achamos que vamos eternamente viver...
Esquecemos que esse mundo está a enlouquecer...
E se algum maluco a bomba de hidrogênio acender?
Pedro Marcos