Sobre Responsabilidade
“O maior problema do fraco é não querer reconhecer sua incompetência e com isso transferir sua responsabilidade.”
Bom vamos lá, quero deixar a minha opinião sobre as atitudes das pessoas, e não sobre as pessoas.
Você e eu somos diferentes de todos, claro.
Mas acredito que educação, caráter, empatia, e outras qualidades todos deveriam ter consigo, aquela velha frase, não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.
Então quer dizer que cada um faz da sua vida o que quiser e ninguém tem nada que ver com isso, certo? Acredito que depende muito, se estiver fazendo algo que só prejudique a você, vai lá boa sorte, agora se está colocando outras vidas em risco tá certo?
Esse ano mostrou a todos nós que não devemos ser egoístas. Querer fazer todas as suas vontades, e que se exploda o resto. E na maioria das vezes essas vontades são fúteis, desejos sem responsabilidade.
Por exemplo, os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate dessa pandemia, quantos médicos e enfermeiros se foram por falta de responsabilidade de outros?
Todos os dias os números de casos e mortes só vem crescendo, os hospitais sem leitos, esse é o novo normal que todos falavam?
Acredito que essa situação que estamos vivendo ou sobrevivendo, é por conta de muitas pessoas irresponsáveis, que acham que têm sempre razão, que têm super poderes e que é só uma gripezinha.
É triste saber que já perdemos mais de 182.000 irmãos e ninguém tá nem aí pra isso, imagine se você fosse uma das vítimas dessa doença e vendo toda essa gente agindo normalmente.
Existem pessoas que não tem alternativa, precisam se expor pra garantir o pão de cada dia.
Agora existem pessoas com uma situação mais confortável, que se tivessem empatia com as pessoas que já se foram, pensariam duas vezes antes de sair pra tomar uma, ou chamar amigos pra ir em casa.
Bom enfim, cada um colhe o que planta.
Procuro plantar o respeito, a empatia e tudo o que for possível pra não me colocar em risco e nem as pessoas que amo tanto.
O mais importante na vida é ter a consciência de fazer o bem, não só pra si e sim com todos aqueles que estão em sua vida.
Espero que com esse texto eu possa aflorar a empatia e respeito ao próximo que existe dentro de você.
Deixo bem claro que isso não é uma discussão.
Só ler e entender.
Nós nos tornamos eternamente responsáveis pelo legado que deixamos no mundo. Devemos ter consciência e responsabilidade para tentar deixá-lo melhor para as próximas gerações.
Onde o orgulho preenche muito espaço, a humildade e a gentileza são sufocadas, as pessoas se afastam umas das outras e, mesmo com os holofotes reluzindo o orgulhoso, seu sucesso concreto ou imaginário se desfaz discreta, contínua e solitariamente rumo ao nada.
Empresários de sucesso são figuras públicas que geram oportunidades de trabalho, movimentam a economia e recolhem os seus impostos (ao menos em tese). Via de consequência, tornam-se formadores de opinião – invejados e ao mesmo tempo admirados – transfigurando-se em exemplos do que deve ser tomado por conduta ética, profissional e individual. Isso dobra a responsabilidade sobre os mais jovens, que carecem de inspiração e um norte.
Quando o nosso comodismo vira aliado da nossa teimosia nos deixamos escravizar por quase nada. Involuntariamente permitimos que nossa independência, motivação e inteligência sejam inutilizadas, consequentemente, a miséria e tristeza passam a ser atributos habituais até sermos destruídos.
Cuidado com suas palavras, elas podem estragar um relacionamento e ferir muitas pessoas. Pense antes e tenha responsabilidade no falar.
Você não pode impedir que algumas pessoas não gostem de você. Mas, é seu dever gostar delas. O que as pessoas fazem são elas que respondem, o que você faz é de sua responsabilidade.
Quando você faz uma escolha, torna-se responsável pela escolha que fez. Quando não faz e deveria ter sido feita por você, também, é você o responsável por essa escolha.
Você se torna livre quando renuncia a algo que não convêm na vida, e ao se tornar livre a sua responsabilidade aumenta.
Aceitar a situação é entender que temos o controle sobre as ações internas, elas são de nossa responsabilidade. Quanto às externas, não temos o controle e estão sobre a nossa responsabilidade.
Não seja oportunista sobre aqueles que são fracos. E vós que estais fracos e com medo da vida e das responsabilidades que elas aspiram; anima-te!
Dois tipos de atitude:
a) Ficar sentado reclamando dos outros e das coisas que não funcionam
b) Se incomodar com o que está errado no mundo e se esforçar para transformar a realidade
A mudança é sempre interna. A escolha é sempre sua.