Textos sobre relacionamento para refletir

Aprendemos desde cedo em nossas brincadeiras de bonecas que a Barbie precisa de um namorado pra ser completa, que as princesas são resgatadas pelos corajosos príncipes e que só assim podemos ser felizes.

Inserida por alicemoreiraf

O abuso é romantizado a todo momento pela TV, pela nossa família, pelas nossas amigas, no trabalho. Ou você nunca teve aquela amiga/parente/ que pede pra você entender o lado dele? Tadinho, ele deve estar sofrendo demais, deve estar em conflito...

Inserida por alicemoreiraf

A realidade é que se o cara não quis estar do seu lado, a culpa não é sua. Pessoas são assim, mudam, pra melhor ou pra pior, mas mudam. Fazem escolhas, trocam de parceiros. Isso é natural, não é o fim do mundo.

Inserida por alicemoreiraf

Se ele mentiu pra você, te traiu, te trocou, que tal você focar no fato de que ele não era tão honesto quanto você pensou e que foi melhor assim? Que ele deu as caras e mostrou quem ele realmente era?

Inserida por alicemoreiraf

Desistir é bom, porque desistir te traz mudanças e mudanças te trazem oportunidade de novas escolhas e novas escolhas podem te fazer bem.

Inserida por alicemoreiraf

"Seja uma esponja, que desde os começos dos tempos sempre absorveu, até criar uma crosta verde para se defender"

Inserida por AurelinoNetoOPequeno

Todas as nossas decisões tem que ser fundamentadas em propósitos e sentimentos. Se não, elas não passam de atitudes vazias.

Inserida por beckerema

Continuar em um relacionamento desgastado, sem confiança é o mesmo que construir um castelo em um base podre, cedo ou tarde, tudo desmorona.

Inserida por manoel_carlos

Teoricamente é fácil manter um relacionamento sempre em harmonia.
Mas... nem sempre o é. Existem pequenos detalhes...
Osculos e amplexos,
Marcial

É POSSÍVEL MANTER RELACIONAMENTOS DURADOUROS
Marcial Salaverry

Realmente é possível manter um relacionamento, fazendo com que ele seja mantido em bom clima durante muito tempo, mas na verdade, essa façanha pode-se considerar como algo mágico, porque na verdade são tão raros, que normalmente causa espanto saber que um casal resiste bravamente às intempéries do destino e permanece unido durante muitos anos, chegando às bodas de prata, de ouro, de jade, e de diamante...

A propósito, li uma frase de autoria de Maria Tereza Maldonado, que dá uma boa idéia do assunto. Vejam só:
"Uma fina trama de alegrias, tristezas, dores e ganhos compõe o tecido dos casamentos duradouros."

É exatamente esse o segredo. Dividir alegrias e ganhos, é fácil para todos. Quando as coisas andam bem, o entendimento é fácil. Mas nem sempre ocorre isso, pois muitas vezes nos bons momentos costuma haver desentendimentos, para decidir a quem cabe os maiores méritos nessa fase boa, e parece incrível falar-se nisso, mas é algo que realmente ocorre, ou seja discutir-se quem trabalha mais, quem ganha mais, a quem cabem os maiores louros pelos êxitos alcançados.

Ora, se os dois estão juntos, os méritos são de ambos, cada qual fazendo sua parte com um objetivo comum, ou seja o bem estar do casal. Não há que se discutir quem faz mais, quem faz menos, quem gasta mais, quem gasta menos, o que tem que haver é um entendimento, diálogo e muito respeito.

Assim sendo, se na fase boa podem surgir desavenças, que dizer então das tristezas e dores. Se o casamento não estiver assentado em bases sólidas, basta surgirem os primeiros problemas para ele ir para o espaço. E é justamente nessas horas que precisa haver um entendimento, que ambos precisam saber escorar-se.

Dificuldades financeiras causam muitos problemas entre o casal, com discussões sobre a quem cabe a culpa pela situação, mas há que se entender que tanto no sucesso como na perda, ambos podem ser considerados como responsáveis...

Porém, algo que afeta mais, é o desgaste que o tempo de união normalmente provoca nas relações afetivas, com o esfriamento do clima romântico dos primeiros tempos.

Na realidade, não há porque haver esse esfriamento, pois o casal deve sempre procurar manter o clima de romance, uma vez que os anos juntos não impede que se leve flores à esposa, não impede que haja um convite para um jantar fora, para um encontro romântico em um motel, para um presentinho de surpresa, para um carinho diferente, para oferecer uma poesia, que são pequenas atenções que sempre emocionam.

Assim como os anos juntos não impedem que a esposa também faça pequenas surpresas, seja estando sorridente sempre que possível, recebendo-o em casa como o fazia nos tempos de namoro, que esteja disposta para as idéias românticas, enfim, fazendo sua parte para quebrar uma rotina desgastante, algo como um jantarzinho diferente, à luz de velas, enfim, pequenas surpresas que fugindo do trivial, ajudam a manter o clima, o interesse, algo que lembre o tempo de namoro.

As receitas são variadas, porque cada caso é um caso, e o casal precisa se conhecer bem, para que ambos possam saber o que poderá melhor agradar ao parceiro. E essas pequenas atenções, pequenas surpresas, ajudam muito a manter um clima saudável num relacionamento longo.

Enfim, crianças, o segredo é basicamente mantido pelo trinomio diálogo, compreensão, respeito. Havendo isso, de ambas as partes, mais um acordo tácito entre ambos, eis aí o grande segredo. Sejam felizes.

Boas rotinas não devem ser quebradas, então, desejo a todos UM LINDO DIA, mantendo a rotina de sempre...

Inserida por Marcial1Salaverry

Se você não receber amor daqueles que deveriam amá-lo, nunca irá parar de procurar por ele.

Inserida por pensador

Desapegue de tudo aquilo que te causa dor e seja feliz.

Inserida por alexpadavani

Queremos o tempo por inteiro, utilizado ao limite, e nos tornamos ansiosos. Passamos a incentivar a cultura do “fast”. O fast food das refeições, o fast track das decisões, o fast love dos relacionamentos.

Inserida por TomCoelho

"Família sentimental"

Com o passar dos anos, vamos aprendendo a lidar com cada tipo de pessoa. Aprendemos também o tipo de relacionamento que devemos ter com as pessoas a partir do que elas indiretamente nos ensinam através de seus gestos e atitudes. Aprendemos também que não há motivos para ficar ressentido quando dão preferência à presença ou companhia de outra pessoa em detrimento da nossa haja vista haver nisto a revelação do modo delas de verem e conceberem as coisas.

Aprendemos, ainda, além desta questão de relacionamentos, algo interessante com relação especificamente aos laços de família. O que é família? Aprendemos que “família” é aquele grupo formado por pais e irmãos, às vezes até avós, ou alguém que compartilhe conosco do mesmo lar sob o mesmo teto. Quando crescemos, a tendência natural é nos casarmos e formarmos novas famílias. Contudo, naquela anterior aprendemos sentimentos familiares por aqueles membros que a compunham, e esses sentimentos nos acompanharão a vida inteira e nunca se apagarão. Assim, aquela primeira família deixou de existir, mas deixou a sua herança registrada no convívio entre aqueles membros específicos, de modo que nasce um sentimento “familiar”, não mais família, mas “sentimento familiar”, o que nos leva a entender que o nosso irmão e a nossa irmã permanecem como “família” no coração.

Então, chegamos ao entendimento de que há dois tipos de família: a “família original” e a “família sentimental”. Portanto, nossos pais e avós nos deixam um legado de fraternidade eterna que se caracteriza por “sentimento de família” entre irmãos. Isto não inclui os demais parentes como tios, sobrinhos, primos, etc., mas tão somente os irmãos que foram criados juntos naquela família. Eles se casam, formando uma nova família – composta pelo casal, com filhos ou não. A nossa “família sentimental” está atrelada ao irmão ou irmã, e não à família que eles constituíram, pois esta pertence a eles, não sendo nossos familiares, mas parentes.

Quando entendemos isto, tornamo-nos prontos para conviver em paz com todos, sem quaisquer sentimentos de rejeição ou exclusão, mas com a abençoada compreensão de que a tendência natural de cada família é dar prioridade a seus próprios familiares, assim com eles quanto conosco. Nisto há paz, harmonia, amor.

Eu tenho três “sentimentos familiares”; somos quatro compondo uma “família sentimental”. Eles serão sempre e eternamente a minha família, a família que Deus me deu. Obrigada, Senhor.

www.monicacampello.com.br

Inserida por MonicaCampelloAutora

Conquistar alguém é relativamente fácil, mas merecer esse alguém é infinitamente mais difícil...

Inserida por jean_pereira

As pessoas são estranhas. Quem dizia eu te amo, não diz mais oi.

Inserida por PequenasLembrancas

Deixe ir, só fica quem gosta de verdade.

Engraçado como algumas pessoas reagem quando são deixadas. Choram, descabelam-se, revoltam-se; tem gente até que entra em depressão profunda.
Não param para refletir que se o outro foi embora é evidente que não quer nossa companhia, isso vale para relacionamentos amorosos e amizades.
Precisamos aprender a não nos importar com quem não nos quer, com quem desistiu de permanecer ao nosso lado e tocar nossa vida em frente.
O fato de ir embora por si só já é uma declaração de rejeição, precisa mais explicar o que essa para que possamos compreender? Tudo é tão óbvio, só não entende quem não quer enxergar as coisas como na realidade são.
Então, por que derramar lágrimas, torturar-se, sofrer por quem não nos quer por perto?
A resposta só pode ser esta: muita gente, por carência; outras por orgulho ferido e outras por falta de amor-próprio mesmo, recusam-se a acreditar quando algo assim acontece.
Necessitamos enxergar mais além e ver quantas pessoas boas gostam da gente e fazem questão de permanecer ao nosso lado nos ajudando com sua amizade, caminhando junto conosco, permanecendo ao nosso lado nos momentos bons e nos difíceis também.


Que bom que essas pessoas existem e ficam conosco, independentemente de qualquer coisa. Que bom que nos ensinam a enxergar que só fica perto quem de verdade nos quer bem, e são essas criaturas que fazem a diferença em nossa vida.
Por isso, gostar-se, cultivar o amor-próprio, valorizar-se e só fazer questão de quem gosta da gente é de fundamental importância em nossa vida.
Quando não reconhecemos o nosso valor, damos um poder ao outro que ele não tem e nos colocamos em posição de inferioridade, lamentando a ausência de quem não gosta nem um pouco da gente e, com isso, nossa dignidade cai por terra. Tem gente que não vale uma lágrima sequer nossa, quanto mais que percamos um bem tão precioso: “nossa dignidade.”
Se algo semelhante algum dia acontecer conosco, ergamos a cabeça e continuemos nossa jornada, convictos que o tempo passa veloz e não fica esperando por nós. Estejamos sempre conscientes na bondade divina que só permite que ocorra o melhor para cada um de nós.
Ser feliz deixa de ser apenas um sonho, uma utopia, passa a ser a realidade que buscamos a cada dia, e breve encontraremos a felicidade, bem ali numa curva do caminho.

Inserida por Yarauchoabarreto1505

Adoecer me cura do seu amor.

Inserida por joel_borella

Sabe, decidi com muita raiva. Mas, o que eu queria mesmo era esquecer tudo e deitar em seu peito, enquanto olhamos para qualquer imagem na TV.

Inserida por joel_borella

Eu era pássaro em formato de gente. Aí eu descobri que todo céu precisa de um pouco de chão. Você é meu galho favorito!

Inserida por joel_borella

O tempo as vezes nos adoece. A vida não é uma sala de espera ou a possibilidade de um assento em um trem.

Inserida por joel_borella