Sobre Educar uma Criança
O trabalho infantil é crime, mas a ociosidade sem as políticas públicas ocupacionais efetivas para a educação é a mais dura perversidade cometida pela sociedade amoral diante do falso argumento e justificativas do social e da legalidade.
O que geram grandes crimes na vida adulta é a impunidade velada de graves delitos infantis. Perdoem sem fim de maneira errada as crianças por que são crianças e não conseguiremos jamais ressocializarmos os adultos irresponsáveis.
Em um país tão desigual como o nosso, onde a grande maioria dos adultos é analfabeta funcional, não podemos esperar que as famílias sejam responsáveis por ampliar o horizonte das nossas crianças. Se a escola não apresentar os mundos que existem para além dos muros das periferias, se não apresentar as diferentes profissões que existem, se não motivar o aluno, com exemplos e encorajamento, a acreditar no poder do estudo e a sonhar, é muito pouco provável que isso aconteça.
O que move a minha vida não são as minhas certezas — mas a disposição de revê-las sempre que preciso.
Jovens conectados às redes sociais
esquecem que podem se conectar ao mundo.
E você, pai, qual a última vez que saiu com seu filho para fazer uma atividade juntos?
Acompanhe seu filho, dialogue e ouça, principalmente, ouça!
Troque os sermões por orientações.
Menina, mulher, mãe.
Inocência, amor, louvor.
Sem violência,
Sem agressão.
Não devemos nem tocar,
Sem sua autorização.
Acreditar na infância e na adolescência, é como uma transição do despertar consciente interno... Que habita dentro de todos os adultos, que foram um dia crianças e adolescentes e que guarda em seu interior a pureza de uma criança!
Ouvir a construção do pensamento de um aluno diante de um "erro", é uma das atitudes mais generosas que um professor pode ter.
Compreender os estágios de desenvolvimento da inteligência, como se dá a evolução do pensamento e interessar-se sobretudo em compreender os erros da criança, são atitudes de um verdadeiro educador interessado na formação psíquica saudável do sujeito.
Planejar é um passo muito importante para o professor e para a escola, mas a essência são as crianças, que nos mostram as veredas de sua Aprendizagem e as alternativas do Ensino.
Nossos heróis estão criminalizados, professores são o exemplos e os exemplos estão criminalzados e neste quesito os criminosos ostentam. Para os jovens e para muitos aldutos, em fúria hormonal e seus seguidores (crianças) não existe melhor opção em um país de criminalização e pobreza.
Raphael Fehlauer.
Amor não se pede. Ganha-se ou se conquista.
Respeito também não se pede. Exige-se e se impõe, mas, preferencialmente, conquista-se.
Direito nunca se pede ou se ganha. Reivindica-se, batalha-se, conquista-se.
Os pais e as escolas deviam dedicar uma atenção maior a ensinar às crianças o valor dessa simples palavra: conquista.
Feliz Dia dos Professores
Aos nossos heróis que, independentemente de nossas idades, sempre estão dispostos a nos ensinar que a educação sempre será a arma mais poderosa que podemos carregar.
Não doutrine seu filho para te dar respostas tranquilizadoras…
Mas eduque-o, para te fazer perguntas desconcertantes…
Em termos gerais, o caráter se forma em resultado do conflito entre a natureza e a cultura, entre as necessidades instintivas da criança e as exigências da cultura, agindo através dos pais. (...) Este processo de adaptação de uma criança ao sistema viola seu espírito. Ela desenvolve um caráter neurótico e torna-se temerosa da vida.