Sobre Debate
O debate político fica mais pobre, quando contaminado pela passionalidade das discussões futebolísticas.
Combate ao debate
Até para pedir intervenção militar
É preciso liberdade de expressão
E há quem queira nova ditadura
O que escancara falta de noção
Um saudosista do que não viveu
Prega justiça nas mídias sociais
Vai insultando a torto e a direito
Espalhando o ódio sempre mais
Não existe debate, mas combate
Os "cidadãos de bem" são maus
Implacáveis com seus opositores
Seja em Porto Alegre ou Manaus
Desconhecem a discussão sadia
Desrespeitam outro ponto de vista
Fuzilam sem arma (por enquanto)
Mesmo quem está na zona mista
Tem pássaros voando pra gaiola
E o pior: não sou um comediante
Mas deixo escritos alguns versos
Afinal poderão me proibir adiante.
Debate eleitoral - Rede Globo - 22,00 h - 24.10.2014
"Eleitor indeciso" : "Sou economista, qualificada, quero trabalhar, mas não consigo emprego por ter 54 anos".
Dilma Rousseff : "Nosso governo oferece muitas oportunidades de qualificação profissional. Sugiro que a senhora faça um dos cursos do SENAI com quem temos parceria".
O EU é limitado pelo intelecto, ao conversar com com alguém, você está fazendo apenas um debate entre egos. O Eu não tem vínculos ou se expressa, por isso um iluminado, que tenha um intelecto mal desenvolvido, não é útil a ninguém, pois não saberia transmitir essa experiência transcendental a nenhuma pessoa.
"Quanto mais você falar sobre isso, refazê-lo, repensá-lo, cruzar análises sobre isso, debatê-lo, respondê-lo, ficar paranóico com isso, competir com isso, reclamar, imortalizá-lo, chorar sobre isso, retrocedê-lo, maldizê-lo , persegui-lo, bisbilhotar sobre isso, orar sobre isso, colocá-lo para baixo ou tentar dissecar os motivos e porquês, isso continua a apodrecer em seu cérebro. Isso está morto. Acabou. Isso se foi. Está feito. É hora de enterrá-lo porque isso está cheirando mal em sua vida e ninguém quer estar perto do seu cadáver podre de memórias e atitudes decadentes. Seja o seu próprio diretor funeral em sua vida e enterre essa coisa! "
Se só tu queres falar, não aceitas o debate e nem o contraditório, poupe o tempo alheio e mande uma carta.
Nos primeiros momentos o filhote é deixado em pleno ar. Ele se debate muito, em meio ao desespero de uma queda livre. Quando repentinamente é raptado em pleno ar pela mãe-águia.
"Se, num debate sério e anti tendencioso, formado por líderes religiosos cristãos famosos, ricos, donos de redes de comunicação... Fosse lido por alguém, uma criança até, o início do livro Atos dos Apóstolos, não poderiam responder a gritante diferença entre o Cristianismo da Igreja primitiva e o Cristianismo Capitalista Pós-moderno!"
Nem todo mundo a gente tem encantamento, sente afeição, será único. Nem todo assunto vira debate, fluirá, virará discussão. Nem toda conversa interessa, nos eleva, inspira, prende, lembraremos depois. Nem tudo que chega se tornará permanente, criará raízes, irá além na superfície, passará do chão. Nem toda chuva é fértil a ponto de florescer um deserto, nem tudo que chega será mais que um instante, nem toda aproximação conquista, se torna afeição, cairá na mão feito uma luva. Nem qualquer uma será musa.
No Brasil, vencer um debate por saber mais é desonestidade. Honesta, mesmo, só a democratização da ignorância.
Perguntaram-me uma vez, num debate, como definia a honestidade intelectual. Sem pestanejar, respondi: é você não fingir que sabe aquilo que não sabe, nem que não sabe aquilo que sabe perfeitamente bem. Se sei, sei que sei. Se não sei, sei que não sei. Isto é tudo. Saber que sabe é saber; saber que não sabe é também saber. A inteligência não é, no fundo, senão o comprometimento da pessoa inteira no exercício do conhecer, mediante uma livre decisão da responsabilidade moral.
Muito do debate de ideias é substituído pela agressão pessoal. Basta diabolizar quem pensa de modo diverso. Existe uma variedade de demônios à disposição: uma cor política, uma cor de alma, uma cor de pele, uma origem social ou religiosa diversa”.
(no ensaio "Os sete sapatos sujos" (Intervenção no ISCTEM, Maputo). em "E se Obama fosse africano? e outras interinvenções Ensaios". Lisboa: Editorial Caminho, 2009.)
Tenho voz aqui dentro
E não sai,
Não grita essa voz,
Que se debate
Arranha a minha garganta
Essa voz que fala
E nada diz.
Não tem caráter,
Influenciável e preza...
Uma voz amedrontada,
Que se enche de dizeres
E se entala,
E tosse o resto de letras,
Uma voz muda em meio a crise
Uma voz que vive sem nada a ser dito,
E morre engasgada pelas palavras que nunca disse.
Qualquer decisão política no Brasil ou é oriunda de um desgastante debate político ou é advinda de decisões confabuladas pelo estamento burocrático, em ambas as situações o resultado final é uma vitória de Pirro para a nação.
O grande debate filosófico é a busca pela razão da existência...
E nesse pressuposto, deixamos de viver em busca da resposta.
Quando o debate está perdido, a calúnia é a arma do perdedor.
Estamos na era do debate. Todo mundo dá opinião sobre tudo. Mesmo sobre assunto que não entende nada. Ninguém tem convicção sobre coisa nenhuma. Todo mundo acha. Eu não acho nada. Eu sei ou não sei.
A noite o vazio aumenta.
A noite o coração aperta.
A noite o passado feliz debate com o presente ninguém é feliz sozinho.
Merecidamente repousa
no sótão a mariposa
que tanto se debate em rebeldia
na luta pelo fim da hipocrisia
Assim... ao simples apagar da luz...
Fecha os olhos e lembra-se da graça que sobre ela reluz.