Sobre a Velhice
Mas, a marcha inexorável do tempo foi nos tornando velhos, e o meu amigo, de tanto fazer o bem, cansou. Seu coração parou.
Tempo!
Como o tempo passa;
Nem mesmo a pressa muda o tempo;
Eram bons os velhos tempos, como é bom o tempo;
No mundo tudo tem seu tempo, então curta cada minuto enquanto á tempo...
"Já sei que cabelos grisalhos são sinal de sabedoria", pensei arrancando-os pela raiz com uma pinça, "mas não quero que os outros saibam que sou assim tão sábio. É uma mera questão de modéstia."
O tempo passou como passa todas as coisas. Um dia percebi que havia muita gente velha próximas a mim.
Inventei que precisava comprar filtros e saí pela rua como um embriagado a buscar os filhos num abrigo, mas a barriga tremulava café e a boca necessitava mais um trago. Passei pelo beco, esperando encontrar uma caçamba de entulhos, mas a rua estava limpa, vazia. A casa velha da rua de trás, intacta. Me ofendendo por estar tão viva, também acolhera em seu quintal de mato alto uma ninhada de gatos de olhos verdes acusadores e ferinos, olhos que me encararam. O silêncio deles, eu de chinelos e meia, a rua toda parada e a velha lá em cima, vigiada por um homem de chifres e cara de boi. Tudo funcionava como a suspensão do respirar de um mundo. Estava no ar e crescia em mim, percebi, quando os gatos fecharam os olhos e se ajuntaram para descansar – e uma mariposa passou voando sobre eles e sumiu no mato – percebi: de nós todos, eu era – eu era –, eu era; eu era a mais irrefletida das criaturas.
A medida que envelhecemos e ficamos doentes, somos tratados pela maioria como mercadoria, com prazo de validade vencida, ou perto de vencer,
as vezes somos descartados, como uma peça já sem utilidade, ai então nos colocam num canto qualquer até virarmos comida de traça.
Fico sentado no meu banquinho,,
Lembrando-me de quando tinha 17,,
Tudo passava rápido,,
Hoje tudo passa lentamente,,
Ainda continuo a espera dela,,
Aqui no meu banquinho,,
Só vejo arvores e corpos velhos,,
Eu pedia tanto essa calmaria,,
Hoje peço tanto aquela rebeldia,,
Ainda continuo á espera dela,,
Aqui no meu banquinho,,
A eternidade da espera.
assopre a vela, corte o bolo, faça um pedido. Posteriormente se sinta mais velho, mais experiente, se sinta um filosofo pensando no tempo que ainda resta, no que vale a pena apostar suas fichas. Nessa hora abrace seus amigos, seus familiares, olhe seu cachorro, gato ou periquito como se soubesse que tudo e todos englobam o dom da vida, o dom de viver. Que tudo faz parte... Nessa hora, que a vela é apagada, depois do com quem será, é que vem a hora psicodelica, para quen sabe o que é se sentir mais velho, para quem sabe o que significa ficar mais velho e suas consequencias.... É aí que você lembra que tem brigadeiro para comer...
O teu trabalho jamais te abandona. Ele é a base do teu corpo e a massa do teu caráter. Mesmo no teu descanso, no júbilo da tua velhice, ele será o conforto do teu ócio, consciente e realizado.
Guarânia da minha vida
Saudades de um bem querer
A vida é pra ser vivida
Ama-se para viver.
Juventude é um tesouro
Que o tempo leva e não traz
Ninguém espera ela chega
Ninguém despede ela vai.
O problema de envelhecer é a intolerância, quando deveríamos é ser mais. Entanto, a intolerância é valida quando ela implica em não deixarmos mais qualquer pessoa ou tipos de pessoas entrarem em nossa vida, que então graças à velhice já conhecemos. (Trata-se de centralizar, ter foco no olhar). (12/01/2018)
Nostalgia
Hoje bateu saudades...
Veio em um pensamento, de maldade,
Me agonizar.
Como se o féu dessas lembranças,
tornasse a verdade de criança,
tempo que não pudesse resgatar.
E se, nos sonhos de meus filhos,
porventura reencontrar
Sonhar-los-ei mais intensos
Para a lembrança, féu, não criar
Se alguém critica o que está exposto é porque nunca soube o que é amar, se alguém só ama o que pode ver com certeza não sabe o que o tempo fará com o corpo!
Às vezes fechamos a porta não por falta de sentimentos, mas porque percebemos que preconceitos e interesses são mais fortes
Roguei a Deus que matasse os meus inimigos, praga desnecessária, e então rapidamente o tempo os levou, nem percebi minha velhice chegando. O Feitiço contra o feiticeiro.