Sobre a Velhice
Os que estão firmados no Senhor florescerão, ainda na velhice seus frutos serão viçosos e vigorosos. Mantenhamos a fé. Deus é fiel!
A velhice revela o último desencontro da jornada humana: é o inverno do corpo diante do verão da alma.
O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares. —Salmo 71:9
Eu estava tomando o café da manhã com um amigo, que recentemente celebrou seus 60 anos. Discutimos o “trauma” do número seis, por ser o primeiro dígito na sua nova idade e de todas as implicações que se seguem (aposentadoria, previdência social, etc). Também refletimos sobre o fato dele sentir-se bem mais jovem do que indicava aquele número tão “avançado”.
Então a conversa girou para as lições, alegrias e bênçãos que encontrara ao viver estes 60 anos e acrescentou: “Você sabe, na verdade nem é tão ruim assim. Aliás, é muito emocionante”. As lições do passado trouxeram mudanças às suas percepções do presente.
Assim é o processo de envelhecimento. Aprendemos em nosso passado para viver nosso presente; uma lição que o salmista deixou transparecer: “Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus, a minha confiança desde a minha mocidade” (Salmo 71:5). E ele continuou: “Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente” (v.6). Quando o salmista olhou para trás, viu claramente a fidelidade de Deus. Confiando nessa fidelidade podia enfrentar o futuro e suas incertezas, e nós também o podemos.
Que possamos dizer com o salmista: “Eu te louvarei… por tua fidelidade, ó meu Deus” (v.22 – NVI). —WEC
À medida que os anos se somam, a fidelidade de Deus se multiplica. Bill Crowder
Um dia na velhice, veremos como foi fácil lidar com as coisas. Mas, só lá na velhice, porque hoje só nos preocupamos em reclamar.
A velhice nos transforma muitas vezes, em velhos chatos divertidos, como também, em divertidos muito chatos e alguns velhos verbalmente
agressivos.
“Tem muita história pela frente, o que o tempo apagou, a sujeira borrou, a velhice rasgou são apenas marcas de sobrevivência. Nunca é tarde para descobrir que podemos deixar uma boa impressão nesse mundo. Cuide de alguém, plante uma árvore, escreva um livro e se possível olhe para Jesus como homem, quem sabe você descubra nele Deus.”
Um presente bem vivido é tudo que podemos ter....Tem gente que vive em função de uma velhice, qual nem sabemos se chegaremos ou assim, pelo fato da mesquinha avareza em juntar na vida um absurdo de dinheiro que somente carrega a sua triste saga de pensar na morte que não chegou, mas um dia para todos é o findar do direito subtraído em carregar os bens que ficarão com os vivos, cujos bem longe de ti não estarão tristes ou nem te darão passagem à paraíso algum.
Gremlins Feios
Eles ainda darão frutos na velhice; eles serão frescos e florescentes. - Salmo 92:14
Em seu livro Less Stress, More Peace (publicado por Fleming H. Revell), Verna Birkey refere-se a uma mulher de 72 anos chamada Jo que se preocupava em envelhecer. Jo chamou esses medos de “feios gremlins”. Para obter a vitória sobre eles, ela escreveu uma “Declaração de Compromisso e Fé”, que cito em parte:
“Meu querido Pai celestial, como posso expressar quão grato sou por Seu grande cuidado em relação a mim através dos anos? Você tem sido tão bom. Por que, então, Senhor, esses feios gremlins entram no meu pensamento? Eu me preocupo em perder este marido maravilhoso que você me deu. Terei que sofrer uma doença longa antes de me levar para casa? E se eu acabar em uma casa de repouso? E se eu ficar senil?
“Agora eu os verbalizei! Aqueles gremlins feios! Senhor, agora eu cometo todas essas preocupações sobre a velhice para você. Eu reivindicarei a promessa que Você me deu no Salmo 92, que eu ainda produzirei frutos na minha velhice. Cada vez que um desses medos surge, vou voltar e rever este compromisso até que eu tenha paz. Eu posso confiar em você com minha velhice. Eu te louvo, Senhor!
Por que não escrever sua própria “Declaração de Compromisso e Fé” a respeito de seus “feios gremlins”?
Apesar de passos vacilantes e força decrescente
Revelar a vida como uma página desbotada,
No entanto , envelhecer com fé em Cristo
Dá esperança e sabedoria à velhice. —DJD
A preocupação é fútil; a fé é frutuosa.
r Joanie Yoder
A cada dia que passa, os indícios de velhice aumentam
A barba aumenta e enrijece; os olhos fecham e a visão enfraquece
Os aspectos físicos deterioram, mas os espirituais melhoram:
Mais experiente, mais confiante; menos curioso, mais racional e mais sábio.
A vida ganha sentido diferente,
Nos importamos menos com as coisas e mais com as pessoas.
Percebe-se que a egocentricidade é um traço de infantilidade,
A empatia é um traço de maturidade.
Perde-se e ganha-se,
O que importa é o que se ganha da perda e do ganho: experiência.
Essa experiência faz-nos transcender para a
Idade da Razão
Jovem velhice
Aqueles que são plantados na casa do Senhor. . . ainda deve dar frutos na velhice. - Salmo 92: 13-14
Muitas culturas parecem valorizar mais os jovens do que os idosos. No local de trabalho, por exemplo, as políticas de aposentadoria obrigatória restringem o número de anos que um empregado é considerado útil.
Os crentes, no entanto, não precisam se sentir fracos ou improdutivos à medida que envelhecem. À medida que envelhecemos, mais eficazes e fortes devemos nos tornar na fé. Assim como o outono do ano é o tempo da abundante fecundidade, assim devemos ser capazes de dizer: “Ainda que o nosso homem exterior esteja perecendo, o homem interior está sendo renovado dia a dia” (2 Coríntios 4:16). ).
Isso foi verdade do apóstolo Paulo. Durante seus anos de serviço para o Senhor, ele enfrentou muitas dificuldades. Ele reconheceu sua fragilidade humana e que "a morte está operando em nós" (2Co 4:12). Mas mesmo quando seu corpo ficou mais fraco, seu espírito se tornou mais forte. Conforme ele crescia fisicamente, ele ficou mais vibrante espiritualmente.
Você está crescendo “na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”? (2 Ped. 3:18) O salmista escreveu: “Aqueles que são plantados na casa do Senhor. . . ainda dará frutos na velhice; eles serão frescos e florescentes ”(Sl 92: 13-14).
Envelhecendo, mas não se aposentando,
Pois a batalha ainda continua;
Continuando sem desistir
Até a vitória final ser vencida. —Anon.
À medida que Deus adiciona anos à sua vida, peça a Ele que acrescente vida aos seus anos. MR DeHaan