Soberba
Desfrutando de uma vida fastuosa como bem queria, Grande Figura era envolto em uma presunção incontida. Tinha por si um amor-próprio medíocre, refletido em um andar altivo de quem vive nas alturas. Os delírios de sua imodéstia dominavam o seu olhar, a sua fala, o seu ouvir e os seus modos no geral.
Pelo visto, o homem cuidava mais das aparências que do seu conteúdo.
É presunção acreditar que Deus criador de tudo de bom irá simplesmente perdoar tudo de ruim que nos seres humanos somos capazes de fazer, quer dizer que uma mãe que afoga um filho ou joga fora após nascer vai para o céu se! Ela simplesmente se arrepender, ou um assassino depois de ter tirado a vida de inocentes, que se arrepende e pronto tá salvo. Sério! me poupe. E à quem acredite nisso! . Hipocrisia e hipócritas. Não se engane pois o mal é cobrado como tal. Não tem essa de se arrepender e pronto tô salvo, blá blá blá isso sim. Faça o mal ao próximo e será cobrado como tal deve ser...
O bem se paga com o bem o mal com o mal ponto.
O soberbo em sua presunção lhe aconselha em seu próprio interesse.
Pega lhe pelas mãos e o arrasta para o mesmo buraco em que habita.
Um dos sinais mais visíveis da imaturidade presunçosa é exigir constância no julgamento que fazemos de pessoas, como se reconhecer mudanças, incoerências e ambiguidades fosse um pecado intelectual mortal.
Todos nós vivemos um passo da autopiedade disfarçada de desejos ambiciosos e presunçosos. Sim, nos vitimizamos para apoiar nossas vontades mimadas e egoístas. Só fiz isso por causa disso e daquilo, se não fosse isso tudo seria diferente, a culpa é dele que me fez fazer isso, são algumas das palavras-chave que desencadeiam esses sentimentos em nós. Queridos maninhos e maninhas, não sejamos mimados. Esses são demônios internos, pontos defeituosos dos eus que estão dentro dos nossos egos, no entanto, não peço para lutarem contra essas manifestações do nosso eu, peço que controlem-nas com o poder da vossa essência... Eis aí seu verdadeiro aliado para as doenças da alma e da mente. Vossa essência.
Semana de Arte Moderna de 1922: Mário de Andrade era um idiota presunçoso, Oswald um picareta esperto. Do movimento, só sobrou quem não estava lá: Manuel Bandeira, Drummond, Jorge de Lima.
Visão do mundo
Não importa quem eu sou
(quem eu realmente sou)
Tua presunção lhe permite
a mim definir
Por fim serei o que pensar de mim
07/06/2019
A presunção da igualdade exagerada na sociedade de consumo capitalista é um tipo grave de ignorância. Chegar a pensar que um vendedor de abacaxis em uma barraquinha na praia tropical pode sugerir as autoridades competentes a não mais comercialização do produto do maior líder dos fabricantes de refrigerante do mundo inteiro só por que tem muito gás.Chega a ser a doentia ingenuidade e uma grave insanidade.
O verdadeiro adorador não se comporta com pavonice, ou seja, não precisa ser presunçoso ou ostentar-se para provar o que não é ou não tem.
Pensamento do dia
Não seja presunçoso, e fique tirando conclusões em indícios dicas ou aparência. A presunção também pode ser o nome dado a vangloriamento excessivo do ego prepotência soberba e da arrogância.
Em toda manifestação não é a quantidade de pessoas, mas a qualidade do discernimento, ou da presunção dos envolvidos que será efetivamente levada em conta pelos grandes lideres.
O Presunçoso vive de Ilusões
e chega a lugar Nenhum .
Já o Sábio caminha leve e
chega a Eternidade .
Se entre os presunçosos você encontrar alguém que julga agradar ate mesmo a Deus - é certo que se trata do mais arrogante de todos! Não nos surpreende então que a resposta divina a arrogância humana seja declararmos todos dependentes! Essa dependência não está ligada às nossas boas obras 'mas a boa obra de Seu Filho no Calvário!' Isto não nos deixa qualquer base para a vaidade!
Além de nos tornar dependentes de seu Filho para a Salvação, Ele também nos reduziu à dependência de nosso semelhante para receber as notícias dessa Salvação [...] No plano de Deus, entretanto, as coisas tendem a funcionar de modo a não dar margem para o orgulho humano!"
Você tem a presunção de crer que vive em dois mundos, mas isso é apenas vaidade. Só existe um único mundo para nós. Somos homens, e temos de seguir o mundo dos homens satisfeitos.
Tenho medo de sair de perto dos pobres, e, após, me tornar um arrogante presunçoso com o firme propósito de acompanhar a nova turma recheada de pessoas vazias.