Soberba

Cerca de 1062 frases e pensamentos: Soberba

"A história nos ensina a jamais subestimar, seja um indivíduo, um exército, um povo, uma nação ou civilização. Seja em tempos de paz ou conflito a soberba, na maioria das vezes, faz com que todos aqueles que subestimem, sejam derrotados, subjugados ou mesmo aniquilados pelos acontecimentos."

Inserida por Infinitum1959

Quem é soberbo não sabe o valor da humildade.

Inserida por HelgirGirodo

Não exageremos na nossa autovalorização, cuidando para não nos tornarmos soberbos, mas reconhecendo que, diante de Deus, da nossa família e da igreja, temos muito mais para oferecer a sociedade.

Inserida por HelgirGirodo

⁠Quem procura honras para si mesmo pode chegar nele e fazer-lhe três perguntas relacionadas à sua soberba, ao seu egoísmo e ao seu conhecimento: as respostas serão falsas ou duvidosas.

Inserida por HelgirGirodo

Aquilo que não te amadurece por certo te ensoberbece

Inserida por RandersonFigueiredo

A vaidade sempre nutriu um amor platônico pela realidade, mas esta foi arrebatada pela humildade, enquanto aquela preferiu ser ludibriada pela soberba⁠

Inserida por RandersonFigueiredo

O grande mal do ser humano é procurar lançar a flecha da moral no outro em arco carcomido pela soberba⁠

Inserida por RandersonFigueiredo

Antes de o soberbo cair do lado de fora, ele primeiro caiu do lado de dentro.⁠

Inserida por wellington_cleiton

O incapaz se cobre; o rico se enfeita; o presunçoso se disfarça; o elegante se veste.

Qual é a primeira coisa que deve fazer quem começa a filosofar? Rejeitar a presunção de saber. De fato, não é possível começar a aprender aquilo que se presume saber.

Somos tão presunçosos que desejaríamos ser conhecidos em todo o mundo... E tão vaidosos que a estima de cinco ou seis pessoas que nos rodeiam nos alegra e nos satisfaz.

Ideias genéricas e uma grande presunção estão sempre em via de causar uma terrível desgraça.

Na vida só vale o amor e a amizade. O resto é tudo pinóia, é tudo presunção, não paga a pena...

Jorge Amado
Dona Flor e seus dois maridos

Falta de amigos - A falta de amigos faz pensar em inveja ou presunção. Há pessoas que devem seus amigos à feliz circunstância de não ter motivo para a inveja

A juventude é presunçosa, a velhice tímida, porque a primeira quer viver e a segunda já viveu.

RECORDAÇÕES

Há momentos que precisamos contar com um apoio que chega sem a presunção do pedido, que seja sincero, amável, seja eterno.
E esta eternidade seja repleta de lembranças, de olhares e pensamentos que recordem sentimentos, gestos, abraços. Que seja completa e perfeita como o vento, que nunca cessa seu sopro, levando esperança aos que esperam.
Estes olhos sejam lembrados por tantas vezes brilharem a ver que a vida reinicia no amanhecer, por ter transmitido felicidade através de uma profundidade que poucos compreendem. Este olhar que eu dia observou toda uma vida, agora possa voltar a si mesmo, e contemplar um coração que muito viveu, muito suportou. Um coração que não cansa de bater, jamais cansou. Um coração que já se amargurou, já fez derramar lágrimas, bateu forte demais, já fez sorrisos serem transmitidos, e que já sonhou.
Estes sonhos sejam lembrados como utopias que se tornaram realidade, outras não. Sonhos almejados na simplicidade, outros até modificados, mas jamais esquecidos. Pois quem sonha não envelhece, contabiliza dias, que ao final, podem encerrar a conta com uma fortuna que não pode ser avaliada, somente relembrada.
Estes lábios sejam lembrados por suas palavras ditas para espalhar o amor, pelos sorrisos que surgiram de sorrisos alheios e, da mesma forma que apareceu em minha face, moldei em outras.
Estas mãos sejam lembradas pelas vezes que ajudaram a erguer outras mãos, pelas vezes que abraçaram firmemente aqueles que não queríamos que partissem. Estas mãos sejam valorizadas por serem tão calejadas.
E a saudade que sinto me faz lembrar que o amor ainda existe, que um dia pude chamar alguém para escutar minhas histórias, tantos causos! Seja para lembrar que os dias passam, mas podem ter continuação em outros. Esta saudade gostosa de lembrar tantas coisas, seja um auxílio para poder, um dia, reviver todas elas.
E os passos deixados para traz sejam para mostrar que um ideal foi seguido, que curvas foram feitas no meio do caminho, mas que ao final, tantas pegadas irão se encontrar. Estas pegadas, no meio do percurso, cruzou outras, até modificou direções. Algumas vezes já se perderam, mas souberam reencontrar o caminho.
Estes ombros possam ser lembrados pelas vezes que serviram de encosto. Pelas vezes que enxugaram algumas lágrimas.
E as vezes que pedi perdão sejam lembradas para mostrar que já errei, mas reconheci minhas falhas. Não tive razão em todas às vezes, mas procurei compreender. E assim eu não me esqueça o tanto que já vivi, e que minha vida significa muito para alguém, e jamais eu possa cansar de arriscar.
E que a vida seja lembrada por sua intensidade, pois cada momento já é o suficiente para lembrar que ser forte é continuar onde tantos param.

Não há riqueza mais perigosa do que uma pobreza presunçosa.

A presunção é uma escada que quebra o pescoço de quem sobe, se você ama sua alma não tente fazer isso.

⁠Cem coelhos nunca fizeram um cavalo, como cem presunções não fazem uma prova.

Fiódor Dostoiévski
Crime e Castigo. São Paulo: Jardim dos Livros, 2020.

O líder Nato aprende a ouvir para auxiliar, sem a presunção de resolver.