Soberba
Hoje ao acordar tive a sensação de que a vida se resumia naquela flor desabrochando, soberba, risonha, escultural, divinamente bela perante meu olhar tão lírico.
Acho mais fácil aceitar a soberba de quem não gosta de mim do que a pequenez de quem não respeita a si mesmo.
Quando se faz o bem conscientemente,quando se faz com naturalidade, sem soberba, sem arrogância, por uma necessidade espitirual, a vida, logicamente, se amplia.
Recordar o bem recebido é fazer-se merecedor de tudo quanto amanhã possa nos ser oferecido
Não é possível alguém inspirar confiança a outros quando nele mesmo essa confiança não existe.
Da amizade nasce a confiança mútua, e é esta a que cimenta e dá vida aos grandes vínculos afetivos.
Conhecendo-se a si mesmo, isto é, explorando seu mundo interno e descobrindo as maravilhas que nele existem, o homem conhecerá seu Criador.
Não se pode ensinar o que se sabe, se ao fazê-lo não vai refletida, como garantia do saber, a segurança que cada um deve dar com seu próprio exemplo.
Conseguir que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa será o prêmio maior a que possamos aspirar.
Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar: mas nunca haverá de exceder-se nessa generosidade, pretendendo ensinar antes de haver aprendido
“Tolice”
Pode ser: aquela briga inacabável, a raiva desprendida, soberba como última palavra, desadorar teu sentimento, celebrar um embate, um dormir bravio, a jura acabada, noite iniciada terminada, teu castelo arrasado.
Deve ser: chorar ao vento, brigar consigo; sofrer em seu poetizar, não ter ninguém para agradar, felicidade em desassossego, um silencioso conflito errante, aquela brilhante estrela distante, a fadiga dançante.
Pode ser: cantar sem nenhum ardor, tentar falar e não ter seus braços, inglório pedido de misericórdia, cândido erro sem nenhum propósito, angariar lamentos, obsessão de maneira pálida, suplício abandonado.
Deve ser: viver esperando uma palavra; delonga em caso de desculpas, empunhar uma arma inofensiva, saudar de maneira solene a solidão, tentar ouvir o pedido, um chamado execrado, exímia distração.
Pode ser: tachar de inocente quem comete o pecado, regar a terra morta pelos seus passos, uma carta desprovida de interesses, escapar de um destino premeditado, agradar um vicioso segredo.
Errar gratuitamente contra o próximo muitas vezes é uma atitude de soberba, mas reconhecer que errou feio e pedir perdão é uma virtude de nobreza.
Se comer sardinha e arrotar caviar é sinal de soberba, comer caviar e arrotar sardinha é falsa humildade. Ambas são filhas siamesas da hipocrisia.
Vivo o hoje como se fosse eterno porque penso que o amanhã pode não acontecer. Orgulho e soberba só nos leva ao arrependimento. Meu coração é meu guia.
Não é questão de ser: má, egoísta, soberba e nariz empinado. É só uma questão de dar atenção a quem a merece e fazer do mesmo jeito com quem não a merece. Simples assim!
"Não obtêm sentimentos de inveja gerados pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos. Procure possuir os atributos ou qualidades suas. Só se você for incapaz, seja pela incompetência ou limitação fisica de alcançar os teus desejos..."
A nossa intolerância para com os que erram mostra quanto pode ser soberba, hipócrita e egoísta a natureza humana...
A glória, quando não compartilhada, inspira poder, que inspira controle, que inspira soberba, que precede a queda. Só a humildade quebra esse ciclo.
Auto-estima, para não ser confundida com soberba, deve se traduzir na disposição do homem de aprender tudo para ser capaz. Soberba é não querer aprender nada porque pelo que sabe se acha capaz em tudo.