Situações
Depois que li alguns sonetos
de Camões, Shakespeare, Vinícius de Morais,
descobri que minha poesia
não anda distante de considerável qualidade.
Nem Shakespeare seria capaz de criar contos mais ardentes que uma simples recordação de uma noite nossa.
“Ser ou não ser, eis a questão?”
Errado Shakespeare!
O problema é o que fazer
Quando descubro a resposta!
POETAS ESCRITOS...
Poderia me contentar com todos os escritos de Shakespeare,
poderia só recitar Pessoa,
Drummond,
Quintana,
Neruda,
Coralina,
Lispecto,
Castelo Branco...
Mas se ainda encontro,
tanto papel em branco...
E ainda existem ignorantes...
Então por mim haverão poemas...
Missão que tenho.
Se Caetano,
Renato Russo,
Almir Sater e
Mano Brown não pensassem assim,
Não teríamos ouvido o amor sussurrar mais próximo do ouvido e não do coração.
Quanto poema tem a razão...
Nem ouviriamos
as pessoas valorizando as relações, conpreendendo que na vida essa é a missão...
Muito mais poema tem a emoção...
E ouviriamos?...
Que a vida é quase que na verdade um vagar poraí que não precisa de pressa é só ir...
Não.
E menos ainda que:
" Malandragem de verdade é viver..."
Essa vai pro coração...
E olha que triste iria ser,
se quem só se influência por uma verdade cantada não pudesse disso tudo saber,
e quem não quer saber de nada além de ler?...
Como seria se aqueles corajosos não se pusessem a escrever?...
Loucura essa também do meu viver....
Repalavriando tudo oque alguém na vida ainda vai te dizer,
bobagem pro poeta é uma rima controvérsia,
o que encanta aos outros,
pro sábio é a chepa da festa,
mais fulgar e desnecessário que a blasfêmia do profeta.
Mas sábio não é poeta,
tanto saber tira a permissão do rever,
que é necessário pra versos relevantes nascer...
Poeta não é sábio,
na verdade é louco alucinado, sorrindo pro sol dourado,
sem notar seu próprio corpo escaldado.
Tem ainda aquele que escreve por birra,
pra disser que tem a mestria,
há como queria!....
Mas sem o saber e sem a técnica,
eu poeta;
só escrevo as letras sentidas...
Ão ainda de ser corrigidas...
Essas linhas...
Que já foram um dia escritas,
mas que ainda não são vividas, homens não querem viver poemas, coisa de louco é isso,
morte de poeta é alegria,
menos um poema de fantasia, assinado por um alguém que muito sofria e de ilusões vivia...
Na verdade ser poeta exige alguma maestria...
Um verso sem sentimento causa muita euforia, quase tanta quanto a cafeína na cabeça de quem escreve de noite e de dia...
Poetas escritos,
sem vocês eu não vivo,
Hó poeta bonito,
seus poemas não fazem sentido,
mas leio pois sei são todos sentidos.
Enquanto Shakespeare escrevia com toda soberania e certeza sobre os homens e suas paixões o Brasil estava sendo descoberto.
''Crise, triste, sobre a mira dos rifle, perfeitos pra protagoniza a quinta tragédia de Shakespeare.''
Em tempos idos, Machado de Assis dizia: não se comenta Shakespeare, admira-se. Hoje, faço o mesmo com suas palavras: não se comenta Machado de Assis, admira-se.
São os olhos a mais bela manifestação de beleza e também de verdade. E o grande Shakespeare que se indagou a cerca de onde está a verdade da beleza. Teria a encontrado facilmente; era só se olhar no espelho.
"1. SORRIR. Como Shakespeare já disse "o sorriso é a maneira mais barata de melhor a aparência" e Madre Teresa de Calcutá aconselhou que cada pessoa deve sair da nossa presença sempre melhor e mais feliz, tenho certeza que um sorriso ajuda muito nisso.
2. TER FÉ. Porque acreditar e ter a certeza que há algo superior que nos guie e proteja serve de consolo naqueles momentos de dor que ninguém entende e nos dá força para acreditar que o dia seguinte há de ser melhor.
3. FAZER O BEM. Aquela história de "sem olhar a quem" mesmo. Fazer o que se pode fazer de melhor naquele momento seja para quem for, mesmo que esse alguém já tenha decepcionado. Depois uma consciência limpa vem como recompensa e e acho esse o melhor "remédio pra dormir".
4. SABER QUE "TUDO PASSA". Acredito que isso sirva tanto para os momentos de êxtase como para aqueles de profundo sofrimento, pois pensando assim não nos deixamos levar pela empolgação de um sucesso nem pelo desespero de uma fracasso. É mais fácil se manter equilibrado sabendo disso. Pense em qualquer situação: "Isso também passa".
5. AMAR. Nem falo apenas do amor homem-mulher, mas amor pelos familiares, pelas crianças, pelos animais, pelo ser humano em geral (não confio em pessoas que não gostem de crianças e animais). Acredito que o amor no coração cura as feridas mais rápido do que o "tempo senhor da razão".
6. SER HUMILDE. Não confundir humildade com aparência nem com se deixar humilhar. Muitas pessoas simplórias acabam se diminuindo por ingenuidade e simplicidade o seu prórpio valor. Adoro me vestir bem e geralmente reajo a um desaforo desmedido. A humildade julgo ser necessária é aquela que vem de dentro; que me faz falar com o frentista do posto com o mesmo carinho e ouví-lo com o mesmo interesse com quem falaria com o Governador do Estado.
7. RECONHECER ERROS E DEFEITOS. Porque todos temos. A diferença é que alguns buscam melhorar, aprender e quando erram voltam atrás, pedem desculpas. Estar disposto a ser uma pessoa melhor a cada dia não é fácil; muitos acham que estão na vida a passeio.
8. SER BOM, MAS NÃO SER BOBO. Essa vem da pouca experiência dos meus 26 anos. As vezes precisamos dar uma pitada de egoísmo, pensar mais na gente mesmo, agir com pá atrás, para tentar evitar decepções. Quando nos entregamos muito, baixamos a guarda, ficamos desarmados; e quando aliamos nosso bom coração a má intenção de muitas pessoas, podemos sofrer muito.
9. SER SELETIVO SEMPRE. Eleger poucos e bons amigos, em quem confiar. Falar com todo mundo é muito fácil, eu então tiro de letra, mas sei que nem todo mundo vai ficar feliz com o meu sucesso nem chorar minha dor, pelo contrário, posso estar criando inimigos íntimos.
10. NÃO JULGAR. As vezes aquela pessoa fez o trabalho errado por não ter o seu conhecimento pra executar; Seu filho pode ter magoado você com a melhor das intenções e sua esposa pode parecer fria, mas isso não significa que você não seja o amor da vIda dela nem que ela não te ame de todo coração. Cada um só dá aquilo que tem e nem sempre quem age diferente de mim está agindo da pior forma. Sempre podemos aprender, afinal (dessa frase não me lembro o autor), "até mesmo um relógio quebrado está certo duas vezes ao dia"."
Sabe realmente por que Romeu e Julieta são eternizados até hoje?
Não é porque Shakespeare mudou aqui e ali fatos da história original, e a dramatizou. Não é porque a história se passava na Itália, nem porque há boatos de que esse romance é verdadeiro.
É, porque mesmo com a pirigueti da Gioconda, Romeu não trocaria sua Julieta. É, porque mesmo que seus amigos o levasse para bailes com prosecco e fizessem ele acreditar que qualquer camponesa seria melhor do que se declarar para uma ralé da família inimiga, ele não esqueceria sua amada. É, porque mesmo que Romeu tivesse medo de se entregar ele não mentiria para Julieta. É, porque mesmo que ela fosse destinada a outro homem ele não desistiria dela. É, porque mesmo com tantos problemas ele a amava de verdade. É, realmente porque Romeu queria provar que o verdadeiro amor existia e que se ele chegasse a enfrentar a falta de sentimento nos casamentos arranjados, seu amor por Julieta seria eternizado, assim provando para as próximas gerações, que nada é tão impossível assim… que os problemas de hoje não chegam nem a ser metade dos que eram antigamente.
Tempo bom era o de Shakespeare em que o ser ou não era questão, hoje em dia a questão é ter ou não ter.
Shakespeare já dizia:
"cuidado com o ciúme;
é um monstro de olhos
verdes que zomba da carne
com que se alimenta".Em
autras palavras:o ciumento
envenena seu prório banquete,
comendo-o depois.
UM ABRA DE ARTE
Um artista que eu admiro muito William Shakespeare ele fez varias obras de arte,mais nunca nem um escritor vai termina a sua obra por completo muito vão continuar a obra pelo outro,um poeta jamis escreve o que não senti o seus pensamentos e como se force uma imersa biblioteca.
Uma obra de arte aparece de coisas simples,do anoitecer o poeta olha as estrelas e elas falam e ele escrevi,ao amanhecer ele olha pela janela e ver o jardim as rosas abrem
e os beija-flor fazem festa bebendo o doce néctar.
Uma obra de arte tem que ter base solidas.
Um artista usa os pensamentos como tijolo e as palavras como cimento e vai construindo seu castelo de sonhos.
Um dia quem sabe este vai ser um começo,um poeta só e compreendido por outro poeta.
Uma obra de arte vem de dentro do coração.
Uma coisa simples para um poeta e tudo que ele precisa para fazer a diferença.
William Shakespeare tinha razão temos que aprende,tento olhar para um flor e tira além do néctar a sua simplicidade e trazer para uma folha de papel,o suave bater das asas de um pássaro e fecha os olhos e sentir voar.
Uma obra de arte vem de um olhar observador.
Uma obra de arte surge de um sorriso.
Uma obra de arte não esta longe mais sim dentro da sua alma.
EM CONSTRUÇÃO
Shakespeare disse certa vez, "Deus é um ótimo escritor mais escolhe muito mal seus enredos", porém eu penso diferente, "Deus é um ótimo escritor mas esqueceu de ensinar as pessoas a interpreta textos.
Por-Tiago Maia
William Shakespeare disse: “Não é que você seja diferente, mas é que ninguém consegue ser igual a você."
E Shakespeare disse isso se referindo logicamente as pessoas de modo geral.
Todos somos diferentes e nesse particular, todos nós já tivemos a oportunidade, é claro, de conhecer pessoas bem diferentes. Nós somos a rigor diferentes.
E, dentro desse contesto, conheci tempos trás um rapaz que era casado e em dada ocasião, numa conversa amistosa e despretensiosa que tive com ele me disse: “não ouso ir ao encontro da minha mulher sem antes avisá-la”.
Perguntei-lhe então porque haveria de comunicar antes a sua mulher e ele me respondeu: “Vivo com ela bem e não quero correr o risco de ver algo que não me agrade. Não sei se algo existe ou acontece, mas, prefiro não me arriscar e valorizar a vida que vivemos.”
Anos após eles se separaram ela ditou as normas dessa separação.
Ele tudo aceitou sem contraponto e me dizia: “Não quero atrito com a minha ex-mulher. Tenho dois filhos e sem atritos não terei problemas de relacionamento com eles e com ela, mesmo estando separado.”
Um estilo de ver a vida.
E o tempo passou, passou, quando surpreendentemente o rapaz passou a namorar a sua própria ex-mulher.
Nunca mais viveram como casados. Eram namorados e assim levaram a vida até que um dia ele faleceu e tudo acabou.
Conheci outro casal que vivia maravilhosamente bem. Ela evangélica e ele não.
Um dia a mulher tomou a iniciativa de propor de forma peremptória o rompimento do casamento. Um baque para ele. Para ela não que já tinha outro amor para por em seu lugar.
Ele, com um amor imensurável que tinha pela mulher abriu mão da sua participação nos bens do casal (três carros e quatro apartamentos), numa tentativa de reverter a sua situação, porque tinha certeza numa reconciliação posterior.
Ficou na mão, sem nada e, ela casada com o outro e com os bens que ambos construíram.
Outro estilo de vida.
Vi casais em que um deles resolveu investigar a vida do outro.
Contratou investigador particular e descobriu que estava sendo traído.
Com a certeza da traição resolveu partir para o confronto e se separou sem querer se separar. Fez o jogo da outra.
Mas vi também casais em que um sabendo que estava sendo traído pelo outro resolveu ignorar o fato levando a vida como se nada estivesse acontecendo, com sofrimento ou não.
Deixa a vida me levar, vida leva eu, como diz a canção.
Mais um estilo de vida.
Como disse William Shakespeare: “Não é que você seja diferente, mas é que ninguém consegue ser igual a você."
Foda-se mundo. Foda-se escola. Foda-se vida. Foda-se universo. Foda-se Shakespeare. Foda-se mãe. FODA-SE TODO MUNDO.
Ainda que eu utilize das vozes de 1.000 autores. Que cite de Shakespeare á Mario Quintana. Que fale de verdades, simplicidades e esperança. Que lamente minhas dores e angustias dentre as entrelinhas da minha solida e triste historia. Ainda assim, eu seria singelo em utilizar das palavras, das doces palavras, que vossa vã filosofia tem me afogado a ideia, e trazendo a sutil reflexão em sua maravilhosa existencia. Faça-te de mim, não apenas o condutor da verdade, mas que tão só esta verdade, possa lhe ser a metáfora da vida, da semente de esperança, do acordar das manhãs ao por do sol de seus dias.