Sincero
Atraídos pelo imã
potente do amor sincero,
perfumado como cedro
e mais forte do que ferro:
selamos o pacto perpétuo.
29/02
Não permita de que a opinião
alheia seja filtro da sua opinião,
Seja sempre sincero
e coloque humildade no seu coração.
23/06
Um elogio sincero
ou uma palavra de estímulo
têm a capacidade de mudar
todo o curso da História
e são capazes de blindar
que o mal se aproxime
onde alguns não buscam cultivar
o hábito de ter limite.
Um Chimarrão do prego
consagrado a Santo Antônio,
Quero o seu amor sincero
e ser para você o seu sonho.
Quero você comigo
Unido ao mais alto
Ébano do Universo,
Desejar-te sincero
Amando todos os dias
Teu anseio é tudo o quê
Eu realmente mais quero.
Peça um alguém bom, que seja sincero, que seja amável, que seja respeitoso, que seja capaz de parar um jantar de vocês para mandar servir uma pessoa que esteja passando fome ou um animalzinho de rua, que tenha causas boas para lutar para fazer um mundo melhor, que cuide de você e que te deixe sempre tranquila.
Amo, aprecio e quero estar próximo de quem é inocente e sincero, com gratidão pela dependência, expressada em felicidade mútua: meus cachorros e meus filhos!
O diálogo sincero constrói a ponte necessária entre as palavras e o entendimento, trazendo a harmonia e a paz.
Amor é cumplicidade e afeto sincero,
que não se desfaz quando a paixão acaba,
que não se extingue na dificuldade,
nem envelhece ao longo do tempo,
é a expressão do olhar e do sorriso
de quem tem um sonho comum.
Aprecio mais o fingimento sincero de quem quer me ver feliz do que a sinceridade fingida e cruel de quem só quer me desmoronar.
AUTOPRESERVAÇÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Se o seu elogio, sincero e respeitoso, ao talento de uma pessoa do gênero oposto é recebido com azedume, frieza ou desconfiança, não se constranja. Simplesmente não o repita, e siga o conselho daqueles caminhões que proliferam no asfalto, aos carros de passeio: mantenha distância. Simplesmente passeie. Não corra mais nenhum risco.
Algumas pessoas são assim mesmo: valorizam tanto a própria lataria, que não são capazes de reconhecer no próprio íntimo, as virtudes ou os talentos que possuem. Até ostentam esses talentos ou virtudes, mas não se levam a sério. Fingem ser, de fato, o que de fato são, mas não sabem. Quando alguém as vê mais profundo, elas não acreditam: habituadas às velhas observações superficiais, temem que os elogios sinceros sejam apenas deboches ou cantadas mais estratégicas de quem só quer arranhar as suas tintas.
Mesmo que um dia essa pessoa lhe pareça mudar de postura, continue a se preservar. Pode ser que o seu segundo elogio chegue de novo em hora errada... exatamente quando ela voltar à postura original. Também aceite a hipótese de que a virtude ou talento da pessoa em questão pode não ser suficiente para superar as questões de fachada.
FOME & FOME
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Comerei sem parar,
porque comer
(para ser sincero),
é aquela metáfora
da poesia
sobre o que mais quero...
RAZÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Reconhecer ou não a razão de alguém seja um ato sincero e imparcial, e não se resuma em nenhum caso, ambiente, contexto ou grupo, àquela injusta e nojenta questão de conveniência, interesse ou hierarquia.
PAPEL DE PRESENTE
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Apostei no que fomos, o meu afeto mais sincero e profundo. Fiz isso, até já não sermos. Foram anos e anos de sonhos que eu poderia julgar em vão, mas não o faço, porque mesmo assim fui feliz... porque tive a miragem que gerou raiz em meu coração, cresceu e deu frutos.
Sou quem viveu de verdade; quem se doou de fato, porque fiz da quimera um enredo perfeitamente palpável... meu aqui, meu agora, o presente futuro num papel de presente que a saudade sempre afagará, das mais doces formas de nostalgia. Terei sempre o que reviver, para ser feliz de novo, junto ao ser feliz como sou neste momento, pelo meu poder de acreditar.
Hoje, além de viver do presente, usufruo dos juros daquelas juras de afeto, que saíram falsas de seus lábios e chegaram reais ao meu íntimo. Preservei o que fomos, e o faço quando já não és. Tenho asas para voltar ao passado somente meu e suprir a esperança de um novo dia, cada vez que os meus olhos se fecham para uma nova noite no céu das minhas expectativas.
Enquanto perdias tempo enganando a ti mesma, ganhei tempo construindo história. Renovei meu império sentimental, enriqueci ainda mais meu mundo, e fui ao centro de tudo para me reaver; me recriar. Pesquei para mim, todos os tesouros do tempo que perdeste.
SINCERO AMOR PROFANO
Demétrio Sena - Magé
Perdem tempo, aqueles que tentam me converter ao evangelho, com velhas promessas de bençãos divinas ou livramentos do mal, por eu ser um bom filho e adorador. Ainda que acreditasse em Deus como Criador e Pai, eu não acreditaria nessa troca.
Para mim um criador e pai, mesmo sem as iniciais maiúsculas, abençoaria de graça, os filhos ou criaturas. Faria tudo pelos seus, até às últimas instâncias do seu amor, e neste caso, falamos de Um Suposto Amor Infinito; Maior que tudo... Maior que todos os amores. Caso acreditasse nessa troca, eu não a quereria. Converter-me-ia de graça. Amaria de graça e pela graça.
E se porventura o meu amor, por ser livre ou libertário, fosse rejeitado por Ele, mesmo assim eu jamais O amaldiçoaria... e ainda seria capaz de perdoá-Lo pelo Terrível Criador e Pai que Ele foi, no Velho Testamento daquele livro que O atesta.
... ... ...
#respeiteautorias É lei
COMO EU QUISERA
Meus versos são sussurros do coração
Traçados com sentimento tão sincero
Na medida da emoção e sem exagero
De quem, sem um afeto, tudo é vão
Em cada estrofe a ventura é tempero
De sonhos, de sensações e de paixão
Que no meu peito apraz, acalora quão
Desenhado a satisfação, como espero!
Se fosse só flores de uma primavera
Ornados de atenção, e de quimera
Na encantada prosa teria singelezas
Se existe... pouco sei, e pouco gera
Essa inspiração, se tem mais incertezas...
Que fosse só de amor, como eu quisera!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
09 janeiro, 2022, 17’00” – Araguari, MG
paráfrase Amilton Maciel Monteiro
SONETO DO AMOR AMANTE
Sou um amante do amor sincero
Daqueles que ama como amador
Sou o que de um afeto mais quero
E, minha paixão: sensação e ardor!
Meu jeito quer feito, efeito certo
Do qual, que, com o olhar faz crer
Dar e receber. Estar sempre perto
No erro ou acerto, deixo acontecer
Se há amor, meu amor é fidelidade
Um conto, uma história, comunhão
Que envolve e palpita de felicidade
Sou agrado no amor a todo instante
Amo tanto que do amor sou coração
Sempre um amador do amor amante!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
25 agosto, 2022, 19’23” – Araguari, MG