Si Mesmo
Ser sábio na vida não é fazer tudo pra si mesmo, pois quem é sábio faz pra toda comunidade também...
Você não merece alguém sem tempo para você, que só pensa em si mesmo. Você merece alguém que te ocupe por inteiro e não te preocupe pela falta de presença. Você não merece alguém que nunca chega, que se sente bem com a distância e que só sabe te enviar mensagens te dizendo que está com saudade. Você merece alguém que chega de surpresa, que te invade, que bate em tua porta para matar a vontade de te ver. Você não merece alguém que só diz que sente sua falta mas não tem capacidade de correr atrás ou demonstrar que realmente sente.
Você não merece alguém sem entrega, alguém que se limita e se poupa no amor. Você merece alguém que se entregue por completo sem medo do que isso seja amanhã. O amor é para ser sentido, não poupado. Se alguém poupa sentir por você, melhor deixar ir. Você merece alguém que te compreenda, e não alguém que só te julga. Você não merece alguém que te diz mais do que faz. Para ser bem sincera, ninguém merece alguém que promete mais do que cumpre. Você não merece alguém que só te procura quando precisa, mas sim, alguém que esteja do teu lado sempre, até quando você menos precisar, porque quem não sabe cuidar não merece ter.
Você não merece alguém que te faz pedir para aparecer, que te faz implorar pra que fique. Você não precisa mendigar nada, você merece alguém que chegue, que fique, que só vá embora com uma parte de você dentro do peito que é para, mesmo distante, se manter próximo.
Você não merece alguém que finge não ouvir as suas ligações, que não responde as suas perguntas ou que deixa sempre as suas mensagens para depois. Você merece alguém que te trate com importância e sem orgulho, que se preocupe com você e te procure, que te dê respostas e certezas e não dúvidas. Você merece alguém que te atenda, te entenda, mesmo quando seja difícil de entender, porque algumas vezes nem você mesmo consegue se entender. Você precisa de alguém que ouça os seus medos com atenção, que se envolva com os seus problemas e que tente diminuir a intensidade das suas preocupações só em ficar do teu lado. Você não merece alguém que seja um problema para você porque você já tem muitos. Você merece alguém que esteja disposto a te fazer bem, a te querer bem. Não corra atrás de ninguém, principalmente alguém que demonstra viver muito bem sem você. Se alguém quer ficar com você, você não precisa correr atrás dessa pessoa porque ela fará de tudo para caminhar ao teu lado. Você não merece alguém que só foge de você. Se for para correr atrás de alguém, que seja atrás do motorista do último ônibus pra não se atrasar pro trabalho ou pra aula, mas não corra atrás de alguém que sabe muito bem onde te encontrar. Se alguém não te merece, deixe ir. E se por acaso alguém que você acreditou merecer, te decepcionar. Lembra que você merece muito mais que erros ou pessoas iguais. Olhe para o espelho ao acordar e admire o sorriso que você carrega no rosto. Sorri e caminha. A estrada é longa e você não merece perder tempo com alguém errado no momento certo. É bem melhor estar sozinho curtindo seu momento que escolher dividi-lo com uma pessoa errada, vai por mim.
Nas experiências vivenciadas em nosso dia-a-dia, o perdão a si mesmo tem se destacado ao mesmo tempo tão necessário quanto difícil de ser conquistado em sua plenitude. Por vezes somos ricamente generosos para com os outros, e pobremente intransigentes para conosco mesmo.
Ao mesmo tempo que ouvir a si mesmo pode provocar lembranças desagradáveis, elas também surgem como um raio de esperança, sinalizando que o perdão pode ser a solução.
O pior de tudo é o medo a covardia, a vergonha de si mesmo por não tentar. Medo que paralisa,vergonha por ter falado bobagem e sinto que o tempo passa e percebo que o pior também é perceber que ele provavelmente nem lembra de mim ou talvez nunca tenha percebido que eu o olhava com tanto amor. O pior é a mente querer manter algo que no fundo sabemos que não somos correspondidos. O pior é saber que não senti algo tão forte por alguém assim antes e que provavelmente não sentirei por ninguém. Pior é saber que quando eu o via era como se fosse uma droga que me energizava, me alegrava, entusiasmava e agora tento tudo isso sem vê-lo e é muito dificil, mas eu tento. Pior é tentar viver normalmente como se nada tivesse acontecido, como se eu nao tivesse o conhecido, tenho que respirar fundo e tentar seguir deixando para trás a unica sensaçao que me fez sentir feliz, completa de alma e Espírito. Uma completude nunca antes sentida por mim.
O eu torna-se consciente do EU, encontra o desprendimento necessário em si mesmo, fora de todo condicionamento, apenas é o que é. Porém se existe um ego falso, apenas resta a perdição total. Ambos são necessários. Até o momento que é percebido, ai a transformação.
Examine a si mesmo antes do julgamento e, no momento da sentença, você encontrará perdão.
Livro do Eclesiástico 18,20
Nunca, nunca, nunca fale mal dos outros; mas, principalmente, não fale mal de si mesmo, não fique contando suas misérias, problemas e tristezas para encontrar conforto na ‘pena’ alheia. Atrair os olhos da piedade é desejar e invocar sobre si condições dignas de piedade.
Ninguém é capaz de mudar o mundo, mas qualquer um pode fazê-lo um lugar melhor, mudando a si mesmo. Essa não é apenas a melhor forma de fazê-lo, mas, de fato é a única
- Nem tudo que você constrói e é bem sucedido para muitos é agradável pra si mesmo. Porém o seu sucesso faz com que o seu ego fale mais alto, mesmo sabendo que não esta nada bem. Mas a dor da consciência vem logo após o sucesso e você volta a demonstrar o que realmente você esta sentido no momento de angustia após uma grande farsa do seu ego.