57 frases de Sexta-feira Santa para reflexão e renovação em 2025

⁠Maria Madalena
Estive presente na crucificação. Tudo o que aconteceu foi terrivelmente forte e difícil de ver, mas eu não podia virar as costas para Àquele que um dia me livrou da escuridão, precisava estar ali. O dia da crucificação foi um dia escuro, contudo, a promessa d’Ele estava viva em mim, e foi esta que alimentou a esperança de ver a luz brilhar novamente em nosso meio. Eu e Maria, mãe do Senhor, vimos onde Cristo havia sido sepultado, então na manhã de domingo, ao raiar do dia, fomos ungir Seu corpo, entretanto, ao chegar lá, o sepulcro estava aberto e Cristo não estava mais lá, confesso que fiquei preocupada. Vimos um homem de túnicas brancas, ele nos disse que Jesus, nosso Messias e Salvador havia ressuscitado, então saímos correndo para avisar os demais. Chamei Pedro e outro discípulo e fomos até a sepultura, os dois viram tudo, então estes voltaram para suas casas. No entanto, eu permaneci do lado de fora do sepulcro, chorando, pois ansiava saber onde estava meu Senhor, e então Ele apareceu. No primeiro instante não O reconheci, mas no momento que Ele me chamou pelo nome, vi que era Ele, foi como a voz do Pastor que chama pela sua ovelha, e esta O reconhece imediatamente.

Inserida por Valter00

Na Crucificação Jesus demonstrou seu imenso amor pela humanidade, transformando-a extraordinariamente a partir de então.

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade


Do sopro divino, a vida;
da água, o vinho;
da crucificação, a ressurreição;
do sepultamento, o perdão.
Não há tribulação que impeça a nossa renovação.

Inserida por marianabertoof

Na última ceia de Jesus com seus discípulos, poucas horas antes da crucificação, ele nos ensinou de forma prática que: Nunca alguém tão grande, se fez pequeno, por AMOR A NÓS. Seus discípulos devem seguir seu exemplo, porque no Reino de Deus, o maior é o que serve!

Inserida por EvelineMenezes

⁠Sábado de Aleluia

O sábado santo é o primeiro dia após a crucificação e morte de Jesus. Nesse dia celebra-se o repouso de Jesus no sepulcro, bem como sua descida ao mundo da morte, onde ele anuncia a libertação dos grilhões da morte a todos que esperavam pelo momento em que as portas do céu deviam se abrir, como ensina o apóstolo Pedro (1Pd 3,19-20; 4,6).
O segundo dia do tríduo pascal é marcado pela Vigília Pascal - uma preparação para a ressurreição de Jesus Cristo. Nessa ocasião os fiéis cristãos se reúnem em constantes orações durante toda a madrugada que antecede o Domingo de Páscoa. No Sábado Santo ou de Aleluia também é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo.
Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.
Outra tradição desse dia é a Malhação de Judas (ou Queima de Judas), representando a morte de Judas Iscariotes, discípulo que teria traído Jesus Cristo.
Que seja um dia de silêncio, de oração, de continuação do jejum, de recolhimento na paz e na espera pela ressurreição do nosso Salvador Jesus Cristo. Louvado seja esse dia que nos uniu no amor de Cristo!

Inserida por ednafrigato

⁠Deus é perfeito em tudo. Foi na dor da crucificação, que silencioso o milagre da ressurreição foi cuidadosamente preparado por Ele. Vitorioso Jesus Cristo renasce na manhã de Páscoa provando ao mundo que a fé é a nossa maior fonte de força nos momentos difíceis da nossa vida.

Inserida por ednafrigato

Renúncia dói, mas a crucificação foi bem pior.

Inserida por lucas_mesquita

⁠Na crucificação, Jesus nos libertou do império da escravidão da lei. A ressurreição nos leva à graça. A cruz nos separou da escravidão da lei dando-nos a liberdade tão desejada.

Livro: Servir, o maior dos desafios

Inserida por jacksondamata

Difícil discernir a virtude na religiosidade. A crucificação de um filho é o êxtase do egoísmo, paixão condicionada para as causas impossíveis, simbologia para todas as alienações do bem por causas da maldade. Alguém morre alguém mata e isso é bom. Deus é bom.

Inserida por amaurivalim

"Amém Crucifica-o.
A crucificação é uma desgraça dada a um homem, o fanatismo imprudente desperta a necessidade de se reproduzir constantemente essa desgraça atribuindo a um conceito de bondade, como uma prova do mal praticado sem limites e sem regras. Os humanos cristianistas acham a crucificação uma graça de deus, mas não percebem a desgraça causada a um homem em nome de um deus. Quanta negligência de um deus todo salvador que permite a morte de um filho "bom" na maior crueldade já atribuída a um ser humano, apenas em benefício de uma nação fanática pecadora e condenada. Justa é a causa porque ele o todo poderoso chefão assiste de camarote com toda sua onipotência. Alguém morre por alguns é isso e bom, como prova comemoram a mais de 2 mil anos. Jesus, pobre Jesus! É o fruto do egoísmo de deus e do ser humano, porque a sua bondade não salvou a si mesmo nem a humanidade. Portanto Jesus não doou a vida a ninguém, mas foi assassinado pela tirania do prefeito Pôncio Pilatos. Por ter mandado matar a Jesus de Nazaré. "padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado...".

Inserida por amaurivalim

⁠Antes, achava a crucificação de Jesus no lugar de Barrabás um exagero. Até que compreendi que eu era o Barrabás.

Inserida por kamorra

⁠Historicamente e cientificamente, pouco se sabe sobre a crucificação romana, como instrumento de sofrimento, tortura e morte. Não existem até hoje crônicas detalhadas nem entre os romanos e nem nos textos canônicos. A cruz cristã como se conhece foi concebida e imposta como alegoria e símbolo por Constantino durante seu reinado e persiste.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Jesus Cristo
1.2 – Jesus Cristo:
Discípulos e crucificação.
“Nessa época havia um homem sábio chamado Jesus. Seu comportamento era bom, e sabe-se que era uma pessoa de virtudes. Muitos dentre os judeus e de outras nações tornaram-se seus discípulos. Pilatos condenou-o á morte E aqueles que haviam sido seus discípulos não deixaram de segui-lo...”.
O testemunho de Flávio Josefo – História dos Hebreus, capítulo 4, parágrafo 772.
Não há como negar a existência histórica de Cristo, nem mesmo agnósticos como Bart Herman faz uma bobagem dessas. Já os naturalistas e ateus modernos, usam a estratégia da relativização da figura de Cristo, dizendo que na época que o suposto Jesus teria aparecido era um momento de revoluções e que apareceram vários Cristos (o que está certo em partes). Ou seja, até mesmo para negar a figura do Cristo Divino eles precisam assumir a existência de outros Cristos.
E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. (Marcos 8.27-29).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

O diabo usa as pessoas fazendo-as imitarem a crucificação de Cristo de mil maneiras, uns com música de rock, outros com artefatos modernos, mas nenhuma traduz o amor de Deus em suas mensagens deturpadas.

Inserida por HelgirGirodo

As quatro narrativas da crucificação de Jesus mostram claramente a mesma concordância das profecias das Escrituras Sagradas, onde Deus fará a maior obra de reconciliação do homem por meio do Seu sangue derramado na cruz.

Inserida por HelgirGirodo

Na manjedoura nasceu a fonte de toda a humildade e na cruz, a fonte de toda a misericórdia.

Solidarizar-se com os que continuam sendo crucificados injustamente é se estar reconhecendo a atitude de amor de Cristo por todos nós.

Inserida por patricia_maria_camara

E ele levou consigo Pedro, e os dois filhos de Zebedeu, e começou a refletir muito, e ficou muito apreensivo, porque estava amedrontado e em grande angústia por causa daquilo que lhe ameaçava acontecer. E ele falou à eles: "Vede, com certeza eu sou sábio, e possuo grande conhecimento mas, ainda assim, eu tenho medo dos eventos diante de mim, os conhecidos e os desconhecidos, pois isso é da natureza dos seres humanos, mesmo quando são instruídos e sábios. A minha mente está tão mortalmente afligida, portanto, ficai aqui próximos a mim, e vigiai comigo para que eu não me sinta tão sozinho."

Inserida por JGSRRR

⁠⁠Pedro, aconselhando Jesus a não morrer, queria fazer da sexta-feira da paixão a sexta-feira da autocompaixão.

Inserida por WilmarLeitte

Vejo cristãos muito preocupados, abalados, atemorizados (alguns até cheios de ira) com declarações ou opiniões clichês, infantis - e por vezes desrespeitosas - de certos ateus.
Quem realmente tem fé não deveria se preocupar ou se deixar abater, pois nada do que esses ateus dizem tem o poder de mudar a essência de Deus, e portanto, não deveria ter o poder de nos irar e enfraquecer. Pois Deus é maior do que isso e querer defendê-Lo é minimizá-Lo, diminuí-Lo, rebaixá-Lo a nossa essência.
O maior insulto que houve a Deus, foi através de Adão e Eva no Éden, e isso já foi superado, reparado. Nem a crucificação pode ser considerada desrespeitosa, porque ela, desde o Éden, fazia parte do plano de Deus para a redenção, a salvação. Foi a reparação ao que foi corrompido no Éden.
Então, parem de bancar Pedro, querendo "cortar a orelha" de quem insulta a Deus. Jesus o repreendeu por essa atitude. Deixem o julgamento, a repreensão ou a reparação para Deus. E se não puderem orar por eles, apenas sacudam a poeira dos pés e sigam em frente!
Quanto mais ibope damos a essa intriga mundana, mais eles alcançam o maior objetivo deles, que é fazer os cristãos perderem a razão partindo para a ignorância, pra depois afirmarem que a nossa fé é vã. E com total razão.

Inserida por ketantonio