Serviço Público
Se a gente quer construir um serviço público melhor, um país melhor, a palavra que não pode nos abandonar, seja o servidor de que nível for, de que poder for, é responsabilidade.
Pensando aqui com meus botões:
Já vivi bastante.
Sou aposentada(entrei no serviço público através de concurso).
Tenho um bom plano de saúde (que eu pago), tenho casa própria , tenho carro ,tenho boa cama, tenho roupa para me aquecer no inverno, tenho comida para matar a minha fome, tenho filhos e uma neta(sem eles eu não sou nada), tenha uma grande família, tenho amigos, tenho livros, tenho flores, tenho músicas( sem elas eu tb não vivo) e tenho eu.
Então, se eu tenho o suficiente para ter uma vida tranquila, porque eu fico tão aflita com o jeito que o nosso país caminha??
O sonho de ver um mundo melhor para nossos jovens e nossas crianças, fala mais alto aqui dentro de mim.
E eu vou estar lá e vou saber porque estou lá e se eu puder, vou dizer porque estou lá.
Eu estarei lá pelo meu país e como disse Luiz Gonzaga,
Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz....
Eu quero descansar feliz.
Um fator de corrupção no serviço público é a imobilidade do funcionário dentro da empresa ou instituição pública. O funcionário toma posse no cargo e é-lhe determinado um departamento onde executará seu trabalho. Ali ele passa anos sem ser removido para outro, mesmo dentro da própria empresa ou instituição pública onde trabalha. Com isso desenvolve entre ele e seus colegas a chamada "panelinha". Os participantes da panelinha são geralmente bem aceitos pelo Diretor e deles recebe toda lisonja e todo apoio para o que quiser fazer. Todos se conhecem e todos são amigos. E um clima de confiança paira entre eles Um ambiente propício para um plano de corrupção.
Já que o funcionário público é estável, o administrador deveria remanejá-lo para outro departamento ou outra dependência da mesma empresa ou instituição onde ele ainda não tenha criado vínculos de amizade. Em todas as esferas administrativas do Governo deveria haver remanejamento de funcionários desde o menor ao maior da hierarquia funcional. Isso ajudaria no combate à corrupção.
DESABAFO
Completei 21 anos no Serviço Público.
(Concurso de 1994 - 2º colocado na classificação para a função).
Conheci muita gente apaixonada por seu trabalho. Pessoas que se doam por inteiro e fazem jus a serem chamadas de SERVIDORES PÚBLICOS. Mas, infelizmente, também vi triunfar as nulidades. Personalismo em lugar de profissionalismo, puxa-saquismo em vez de competência...
Daí ter me lembrado de Rui Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
(Rui Barbosa)
Chega a ser nojento ver como certas pessoas exercem o poder (e as que lhes "puxam o saco" por conta de migalhas).
Afff!!!
Os sistemas de serviço público devem dispor de mecanismos para assegurar o controle da presença e de instrumentos para a redução das faltas e o cumprimento das obrigações dos servidores públicos com eficiência
Em meio a tantos servidores no serviço público, sempre haverá alguém dando o melhor como se fosse um CEO em uma grande multinacional.
Não é sobre serviço público, mas sobre servir pessoas, o estado, município ou o seu País.
Quando o serviço público for visto como um sistema de conexão de ideias, sonhos, pensamentos, sentimentos e anseios, então ele será um serviço de alta performance governamental.
O serviço público precisa ser visto como uma oportunidade de contribuição de valores, entrega extraordinária para obtenção de resultados coletivos extraordinário.
Quando me perguntam sobre os que usam de indicação política para entrar no serviço público sem ter formação e competência para o cargo:
"A capacidade, inteligência, cultura e vivência de mundo vão muito além, quem sabe fazer, faz sem precisar da indicação de padrinho.
A gente se mexe, trabalha e realizamos coisas enormes as vezes com muito pouco... chegamos longe com talento, pesquisa e conhecimento. Subimos alto no balão azul da criatividade. Eles, apadrinhados, no máximo vão subir no meio fio. No Brasil é assim."
A prestação de serviço público exige a satisfação cumulativa de alguns requisitos importantes, dentre os quais, a sua regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia e modicidade. Assim, o amadorismo não se coaduna com o serviço público.
Todo serviço público pode ser mascarado se à frente estiver pessoas que não estejam compromissadas em desenvolver o seu trabalho
Quando se precisou do Estado-Justiça, um encantado semideus e estrela do serviço público virou as costas para o justo. Irresponsavelmente, deixou tudo por conta do estagiário. E hoje, esse sanguessuga do sistema vive no vazio do tempo, no ostracismo, enquanto isso, a sociedade suporta salários astronômicos, e o transgressor da norma vive sob as bazófias enganosas nos bares da vida em busca de glória na vetusta atividade de conduzir pobres de espírito rumo às trincheiras sociais.
Cometi erros, mas, em todos os meus anos de vida pública, nunca lucrei com o serviço público. Eu ganhei cada centavo. E em todos os meus anos de vida pública, nunca obstruí a justiça. E acho que posso dizer que saúdo este tipo de escrutínio, porque as pessoas têm de saber se o seu presidente é ou não um bandido. Bem, eu não sou um bandido. Eu mereço tudo o que tenho.
A omissão no serviço público é um reflexo da covardia, fraqueza e interesse envolvidos por aqueles que assim agem embaraçando a honestidade e a preservação do patrimônio público.
Serviço público está cada vez pior, não só pela precariedade, mas também pelas pessoas que trabalham nele. Que cada vez mais tratam a população com DESDÉM, literalmente, ao pé da letra e com todos os significados. Na saúde, transporte, educação, segurança, etc.
A pessoa humilde chega lá, na única porta, ou melhor seria dizer, na brecha que lhe é aberta e é tratada com tanta estupidez, e ainda tem que engolir a seco, pois qualquer cara feia lhe rende uma retaliação, sendo jogada sempre no último lugar da fila...
Mas, fazer o quê? A gente só tem isso...
Eu queria que o Serviço Público servisse a sociedade da mesma forma como ele serve determinados servidores, sem deixar nada a desejar.
Infelizmente, há pessoas que, para camuflar sua incompetência e despreparo, apontam erros para pessoas que não os cometem.
- Relacionados
- Mensagem para o Dia do Servidor Público
- Frase Servidor Público
- Mensagem Funcionário Público
- Frases Funcionário Público
- Frases Serviço Social
- Frases de Motivação no Serviço
- Homem Público
- 50 frases de Paulo Freire: o patrono da educação brasileira
- 55 mensagens tocantes de agradecimento profissional
- 22 frases de Buda e da filosofia budista que vão inspirar a sua vida
- 48 mensagens de aniversário emocionantes para amiga