Sermão do Casamento
Ele chegou,e diferente dos que já passaram
não se importou com a bagunça do coração,
Nem com as incertezas do amanhã.
Veio e me ensinou o outro lado do amor,
me mostrou que amar é muito mais que chegar,
é permanecer.
O matrimônio é indissolúvel, como dom de Deus, portanto a indissolubilidade não pode ser vista somente e simplesmente como uma lei. A Fé não busca o conflito, mas sim o domínio da liberdade e da tolerância mútua. Mas não pode deixar-se formatar nas etiquetas estereotipadas da modernidade. Não seria o caso de antes de questionarmos a falência da indissolubilidade do casamento rever os valores e princípios que hoje norteiam esta união?
A honestidade do casal neste caso é fundamental. A separação não é o ideal de Deus. Mas entre o ideal e o real é fundamental que o Cristo real se faça presente na vida daqueles que não conseguiram viver o ideal. A crucificação do seu filho na cruz não era o ideal de Deus, mas diante da real situação da humanidade, Jesus se fez ideal, num sacrifício proposital e consensual. Usar de misericórdia para com todos é viver, a exemplo de Cristo, o ideal de Deus.
Precisamos aprender a construir um sonho duradouro com quem amamos! Precisamos aprender a perdoar e respeitar o outro! Precisamos rir e chorar, amar e perdoar com facilidade! Precisamos ser responsáveis e educarmos nossas crianças em um berço familiar sadio onde a fidelidade, honestidade e respeito mútuo estejam presentes.
No matrimônio o ar que respiramos é o amor, o alimento é a compreensão, a sobrevivência é o perdão, a segurança é a confiança pela fidelidade e a motivação maior é fazer o outro feliz.
Ninguém casa por amor. As pessoas se casam por três motivos:
1º Conveniência - aquela união contempla o conforto mútuo;
2º Interesse - o famoso "golpe", ou a troca de beleza por segurança; e
3º Paixão - que costuma ser confundida com amor e é de fato o mais comum dos motivos....
As vezes fico me perguntando o tamanho da imensidão do céu, fico imaginando as coisas que ainda viram nas nossas vidas, os problemas que ainda temos que passar para finalmente sermos felizes, diante de todas as dificuldades que vivemos no dia a dia a minha maior felicidade e poder parar e pensar que você está presente em minha vida, posso não ser a pessoa mais perfeita do mundo mais posso ser a que vai te fazer feliz e te mostrar que a vida e muito mais que você sempre sonhou...
Não é o estado que avaliza a Família, é a Família que avaliza o estado. O embrião do estado nasceu a partir das famílias numerosas, que construíam cidades para viverem entre si. Termos de nos subjugar ao que burocratas estatais decidem ser família demonstra a que ponto chegaram os tentáculos do estatismo que nos sufoca.
marido
se você agora puxar do bolso de dentro do paletó
um livrinho com poemas de Bandeira
ou um lenço, fios de linho, bordado com uma letra só
se você me olhar bem fundo e mentir de brincadeira
que sou eu aquela de quem não teme eterno nó...
ou se me pintar, sem rascunho, com cores de nanquim
se bem agora você passear por meus ouvidos
com sussurros, gemidos e declarações sem fim
eu te juro, bem agora, troco teu apelido, te faço marido
e digo sim.
troco cárcere privado por gafieira de sábado
Ah! se eu te dissesse sim, tudo estaria resolvido:
sem romance,
frango assado aos domingos,
escuridão à noite,
clima familiar,
nada de relance.
Se eu colocasse o anel, tudo seria encaminhado:
mudaríamos o recenseamento,
humores às últimas conseqüências,
contas a pagar,
televisão e sofá,
novo financiamento.
Se eu caísse na sua, o problema seria outro:
abertura de falência,
horário não respeitado,
visita da família,
disputa pelo controle,
falhas na jurisprudência.
Ah! se eu vestisse o véu, a vida mudaria:
férias em dezembro,
prisão domiciliar,
rotina ordinária,
chá das cinco,
sem primavera em setembro.
Esteja com alguém que te faça se sentir livre; alguém que não se importe se você sair do alcance de suas vistas, mas que seja um porto seguro para onde você sempre voltará;
Esteja com alguém que entenda o significado de "reciprocidade" e que lute pela felicidade mútua;
Namore com alguém que, mesmo não gostando das mesmas coisas que você, ame o fato de você amá-las;
Namore com alguém cuja personalidade se baseie nos dois maiores mandamentos de Cristo;
Case-se com alguém que entenda que seus amigos e sua família são a extensão de você e que, por mais complementares que vocês se pareçam, nunca poderão viver longe desses dois grupos;
Case-se com alguém que te ame por quem és, mas que te faça querer melhorar através do bom exemplo;
Entregue-se a alguém que te ame e valorize;
Entregue-se àquele(a) com quem os sorrisos sejam constantes e as lágrimas irrelevantes;
Viva ao lado de alguém com quem você consegue manter um diálogo por horas, mesmo não tendo mais novidades pra contar;
Viva ao lado de alguém que entenda que você tem sonhos e que se disponha em ajudar a alcançá-los;
Envelheça ao lado de alguém que, acima de tudo, seja seu melhor amigo; alguém para quem você não tenha medo de compartilhar os seus mais profundos segredos; alguém que te faça se sentir jovem, mesmo quando as rugas e os anos se equivalerem.
Certos casamentos podem ser descritos como uma TPM, seguida pela menstruação, seguida pela TPM, e assim por diante.
"Amor, ele percebeu, era como os punhais que ele fez em sua forja: Quando você concluia um, ele era brilhante e novo e a lâmina reluzia na luz. Segurando-o contra a palma da mão, você estava cheio de otimismo para como ele seria no campo, e você mal podia esperar para experimentá-lo. Exceto naqueles primeiros pares de noites, era geralmente estranho como você se acostumava a ele e ele se acostumava a você.
Ao longo do tempo, o aço perdeu o seu brilho novo, e o cabo ficou manchado, e talvez você tenha perdido a droga da coisa um par de vezes. O que você teve em troca, no entanto, salvou sua vida: Uma vez que vocês dois estavam bem familiarizados, ele tornou-se uma grande parte de você, como se fosse uma extensão de seu próprio braço. Protegeu-o e deu-lhe um modo para proteger seus irmãos; ele deu a você a confiança e o poder para enfrentar qualquer coisa no meio da noite; e onde quer que fosse, ele ficou com você, à direita do seu coração, sempre lá quando você precisava.
Você tinha que manter a lâmina para cima, no entanto. E trocar o cabo ao longo do tempo. E verificar o peso.
Engraçado … tudo isso estava bem quando se tratava de armas. Por que não tinha ficado claro para ele que com casamentos é o mesmo?
(A partir dos pensamentos de Vishous) "
- JR Ward, Amante à solta -
O padre pode ate estar certo quando diz: "E o que Deus uniu, o homem não separa", mas como saber quem Deus realmente uniu?
É... que pena que esse dia chegou, jamais desejei isso. Lembra do juramento? (Até a Eternidade),lembra de como éramos tão apaixonados, de como eu apostava em nós dois? E dizia:
-Jamais irá acontecer com nós dois.
Como chegamos a esse ponto?
Como uma fonte de Amor se tornou num sentimento de raiva, incertezas, insegurancas, ? Vamos ser claros: nós dois erramos, nós dois fomos o culpado disso tudo. Mas eu fiz tudo que podia para dar certo, diferente de você.
Amem-se, vivam intensamente, respeitem as suas diferenças, seus desejos, suas vontade, por que ninguém no amor vive para si, mas para o prazer e a felicidade do outro. Dialoguem, discutam, compartilhem, não vivam para si, mas para fazer o outro o ser mais feliz do universo e do seu mundo.