Ser Humano
O ser humano trás em si três medos que não conseguem esconder mesmo tentando, o primeiro, é o medo de cair, a prova disso que estamos sempre criando normas e procurando fazer o que acreditamos que é o certo. O segundo medo, é o da solidão, por isso procuramos boas amizades, recorremos a outros, nem que sabem imaginários. E o ultimo, é o medo da morte, pois vimos nela o fim da vida, o cancelar de uma história e o sofrimento.
Talvez o erro do ser humano seja esse; amar as pessoas, esperando a mesma quantidade de amor em troca. Especificamente, devemos amar sem esperar nada em troca, para evitarmos sofrimentos alheios. Sei que é difícil, mas pode ser possível, na medida que você ame a se mesmo. É como darmos um presente, ficamos na espera que o presenteado goste, ai ele não gosta, e ficamos nos perguntando, onde que erramos, ou pq achamos que ele iria gostar. Não é bem assim, dê o presente (ou o amor), ele aceite se quiser, goste ou não, o problema é dele, a escolha é dele, se aceita ou não, e vira um problema (sofrimento) seu também, porque espera demais dos outros, espere mais de você, se capacite a amar, e não ser amado, você é amado pelo teu pai, o Deus poderoso, isto basta! Tenha calma, tenha fé, a paz nos traz a leveza e a felicidade, não crie ódio, porque quem você amou não te quis, pelo contrário, não desperdice o poder de amar!
Há sempre, uma crença que habita, no próprio âmago. A qual motiva o ser humano, a seguir adiante, na sua jornada quotidiana. E a qual, enfim, o conduza rumo, ao seu próprio progresso, íntimo e pessoal.
O ser humano anda entre a liberdade e a segurança. Caso ele penda para um lado perderá o outro, por isso deve achar o equilíbrio entre os dois.
O medo do escuro é uma reminiscência do medo que o ser humano primitivo tinha dos predadores e inimigos que se escondiam na escuridão do ambiente.
Todo ser humano nasce ateu, portanto não é a ideia de religião que é algo natural no ser humano, mas sim a descrença em seres metafísicos.
São os que estão no poder que definem quem deve ser chamado de ser humano e quem não passará de gado para o matadouro.
Se o ser humano não tivesse comido do fruto do conhecimento, a humanidade continuaria no estágio primitivo e não passaria de um mero animal como os outros.
Quando um átomo se une a outro surge um novo elemento e assim deve-se operar o mesmo no ser humano que para se tornar completo deve unir o bem e o mal que traz dentro de si.
É preciso ter consciência do não-ser para ser o que não é. O ser humano não sabe se existe, porque não há quem dê testemunho de sua existência.
A escola prepara o ser humano para competir com os outros, porém deveria também preparar para vencer a si mesmo.