Sentimento de Culpa
Não tenha sentimentos de culpa se não sabe muito bem o que quer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma idéia do que fariam da vida. Algumas das pessoas interessantes de 40 anos que conheço ainda não sabem"
Não podemos nos culpar pelo que sentimos,
já que o sentimento é a livre expressão do coração,
e é no coração que nasce um milagre
que se chama amor.
Falta de amor não é frieza. Frieza é a ausência de sentimentos de afeto, compaixão, culpa, solidariedade, etc.
Falta de amor é apenas a ausência de sentimentos não cultivados durante a vida. É aquela história do "não faço questão". E a culpa é de quem? Ninguém nunca sabe olhar pra o próprio umbigo. Faz parecer que as pessoas se relacionam sozinhas e não entre si.
Culpar sempre os outros pelo seu estado atual, é a defesa do covarde pelo prazer de se sentir melhor
Sinto na minha fraqueza não apenas o peso da culpa, mas a pior das sensações: o distanciamento de Deus.
Você não deve se sentir culpado por ser uma pessoa boa, você deveria se orgulhar disso, o mundo precisa de pessoas assim, como você.
Para se conseguir dizer não para alguém basta gostar mais de você, sentir menos culpaS e ter mais coragem para agir a favor de si mesmo.
Sentíamo-nos culpadas se não nos sentíssemos culpadas o suficiente, tanto que começamos a nos orgulhar dessa capacidade de funcionar sob conflito moral.
Me senti mais feliz depois que parei de culpar-me pelas coisas que não deram certo, concentrando-me nas que estavam adiante de mim e poderiam ser conquistadas.
“...Existe um sentimento que tem o poder de matar uma pessoa sem que ela morra, sentimento de culpa...”
Sentir-se culpado por infantilidade alheia? Nunca na vida... "Morram" infantis! Pois eu vou continuar crescendo...
Na sabedoria se previne, na inteligência se sobrevive e com sentimentos de culpa são homenageadas as pessoas quê remediam os danos. Sinceramente, ainda quero encontrar vantagens nessas homenagens!
Régis L. Meireles
Muitas vezes, sentir-se culpado é uma desculpa para não fazer o que se deve.
Reconhecer a culpa por algo, é válido; contudo, corrigir o erro, é mais importante.
A mentira pensada inicialmente resulta num sentimento de culpa e vergonha. Mas mentir de maneira constante se torna "normal" na vida de uma pessoa, fazendo disso só mais uma característica do seu caráter.
Nós nos agarramos ao nosso papel de vítimas para que os outros se sintam culpados. Esse sentimento de culpa é o penhor que deve garantir nossas reivindicações.