Senso Comum
Sempre que corro o risco de me perder na mesmice e no senso comum, olho ao lado e percebo a genialidade daqueles que estão ao meu redor. A genialidade mora na diferença de crenças, perspectivas e abordagens, mas não só nisso. A genialidade está naquele pequeno espaço de intersecção entre o rotineiro e o novo- podendo ser o que nos causa riso, estranheza ou até repulsa. Ela é a embriaguez da rotina que permite a criação daquilo que ainda não existia para mim, mesmo que já existisse para o outro. Genial é aquilo que abre as portas para a recriação interna e que revela a beleza do avesso
As mentes fracas são hipnotizadas pelo senso comum, enquanto para as melhores ele é um tédio. Já dizia Oscar Wilde: “As pessoas morrem de senso comum, um momento de cada vez.” Logo, se liberte desse domínio, seja diferente sendo você. Falamos tanto em amor próprio, então vamos ter amor por a nossa individualidade, e tenhamos respeito pelas nossas opiniões também. Porém que elas sejam nossas porque nós queremos e não porque é o senso comum. Seja livre. Seja Você.
A maioria das nossas ações são comandadas não apenas pelo senso comum, mas também pela convenção social...
Ideologias são ideias voltadas para alimentar o próprio ego e o senso comum, daqueles que tanto usam, mas não a nada de teoria e regras.
NEM TÃO INCOMUM
meu senso não é comum
pois o comum destoa
deste incomum que sou
dos incertos pensamentos
tal qual dos sentimentos
todavia
nem tão incomum eu sou
se assim eu fosse
seria o que queria
e escreveria
o mais belo soneto
a mais linda poesia
“a folha branca
pede-lhe a inspiração:
mas, frouxa e manca,
a pena não acode ao gesto seu”
assim bem disse, e quis
um espanto de Assis
não o santo, mas o poeta
O senso comum por muitos séculos foi tido como o poder especificamente humano de traduzir a experiência de um sentido isolado para todos os demais sentidos de modo a apresentar à mente uma imagem continuamente unificada da experiência.Mas hoje sabemos que isso não é verdade."
Todo senso comum de algum grupo social, que seja digno; tem que se ter bom senso, senão entra em contra-senso.
Eu não tenho tempo pra meias verdades. Pra pessoas covas rasas. Pra assuntos “senso comum”. Sem tempo algum pra mentiras. Eu realmente não tenho tempo pra culpas. Pra atrasos. Pra raivas desmedidas. Pra enganos. Pra contorcionismo da mente em busca do prazer efêmero que substituem a dor latente. Não tenho tempo pra apatia. Pra sorrisos forçados. Pra agrados. Pra “améns”, sem o meu consentimento sincero. Eu não tenho tempo pra amar quem não me ama, nem me satisfazer com pouco. Eu sinceramente não tempo pra nada que não me faça sentir verdadeiramente. Nada que negue minha integridade e minha identidade, de ser sempre eu.
Fiquei olhando por alguns segundos até essa maldiçao dessa superficialidade gerada pelo senso comum, essa desgraçada dessa compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ser dissipada por esse doce sorriso e puro olhar.
palavras baixas
falta de criatividade
sem expressões
quem ?
somos o alem,
falta de senso comum,
critica moral,
quem?
percepção da ideologia,
senso de beleza,
moralismo,
a que?
verbal mistico,
logica real
mistica de ideológica,
quem?
idealismo físico e ideológico,
transição democrática,
ditadores políticos.
a quem?
consumismo,
capitalismo
ditadura.
Seguir o senso comum é muito fácil. "Pensar", por outro lado, como diria Henry Ford, "dá trabalho." Logo, o senso crítico leva pessoas inteligentes a investigar, se informar, aprender sobre o assunto e só depois, fundamentar seu posicionamento contra ou a favor.
"Porque remar contra a maré e o senso comum é diferente; e ser diferente - naquilo que é bom - proporciona as mais inusitadas experiências e sensações."
(FBN, 07.11.2024)
Pense na depressão como uma doença do cérebro e da alma, acho que o senso comum vê o medo como o medo de experimentar a dor existencial, como uma fantasia em seu mundo que impede você de continuar desafiando, superando, se sentindo feliz, encontrando coragem para suportar Dificuldades da vida. E alcance seu potencial com confiança para conquistar seu lugar ao sol.