Senhor
Três chaves para a paz
Felizes são as pessoas cujo Deus é o Senhor. - Salmo 144: 15
Quando WB Davidson era menino, ele caminhou com o pai a 5 km da casa rural até a casa da avó. Enquanto eles estavam visitando, o sol se pôs. Davidson escreve: “Entre nossa casa e a casa da avó havia um pântano. Naquela noite, o barulho dos sapos, o chilrear dos grilos e as sombras das árvores me assustaram. Perguntei ao meu pai se havia perigo de algo nos pegar, mas ele me garantiu que não havia nada a temer. E, assim, me segurando pela mão, ele disse: 'Não permitirei que nada o prejudique'. Imediatamente meus medos passaram e eu estava pronto para enfrentar o mundo. ”
Alguém disse que as três chaves para a paz real são: não se preocupe , nem desmaie , não tenha medo .
1. Não se preocupe - porque Deus ama você (1 João 4:16).
2. Não desmaie, porque Deus te prende (Sl 139: 10).
3. Não temas - porque Deus te guarda (Sl 121: 5).
Ao descansarmos no amor de Cristo e reconhecermos que Deus segura nossa mão, também estaremos em paz e sem medo. As “três chaves para a paz real” - não se preocupe, desmaie, não tema - podem abrir nossa prisão de preocupações e desânimo. Vamos sair para a plena alegria e liberdade dos filhos de Deus!
O antídoto perfeito para o medo é a confiança em Deus. Henry G. Bosch
Dando a sua vida
Deus proíba que eu me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo. - Gálatas 6:14
Uma mulher correu para o violinista Fritz Kreisler depois de um concerto e disse: "Oh, eu daria minha vida para tocar como você!" Ele respondeu com seriedade: "Foi exatamente isso que eu fiz".
Kreisler fizera um grande sacrifício de tempo, esforço e desejos pessoais para atingir as alturas de tais realizações humanas. Da mesma forma, no reino espiritual, se nos tornarmos seguidores maduros de Cristo, devemos estar dispostos a morrer para si mesmo.
Três crucificações estão à vista em Gálatas 6:14. Primeiro é a crucificação de Cristo. Sua morte sacrificial na cruz forneceu nossa salvação. O segundo é a crucificação do mundo. Seus prazeres, honras, tesouros e qualquer coisa que nos impeça de receber bênçãos completas devem ser rejeitados. Terceiro, nós, como crentes, somos crucificados, não respondendo mais às tentações do mundo. A primeira cruz fala da base de nossa salvação, a segunda lida com o resultado de nossa salvação, e a terceira aponta para o viver dessa salvação dia após dia.
Você pode dizer com sinceridade e entusiasmo com Paulo: “Deus não permita que eu me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo”? Quando você pode dizer isso, está fazendo um sacrifício que colherá recompensas eternas. - Henry G. Bosch (editor do ODB 1956-1981)
Pegue o mundo, mas me dê Jesus,
todas as suas alegrias são apenas um nome;
Mas o seu amor permanece para sempre,
através dos anos eternos o mesmo. - Crosby
Jesus pagou o preço pela minha salvação; como estou mostrando minha gratidão? Henry G. Bosch
Seremos como ele!
O Senhor Jesus Cristo. . . transformará nosso corpo humilde, para que possa ser conformado ao Seu corpo glorioso. - Filipenses 3: 20-21
Em uma queda, meus netos reuniram casulos que encontraram em um pântano. Os meninos penduraram os objetos secos, sem atrativos e imóveis em um lugar fresco para o inverno. Na primavera seguinte, eles mudaram os casulos para um lugar ao sol quente. Logo emergiu da tumba de um casulo uma criatura deslumbrante - uma mariposa-luna, desdobrando graciosamente suas asas secas em prontidão para voar em direção ao céu. Suas cores eram indescritíveis, e era indescritivelmente graciosa em seu alongamento sem pressa e dobra de suas delicadas asas.
Sim, a primavera é o tempo da ressurreição. O surgimento da mariposa, no entanto, não é uma verdadeira ressurreição da morte, mas uma metamorfose da vida. É uma mudança de forma por causa de sua vida interior. A ressurreição de Jesus Cristo, no entanto, foi a vida dos mortos. Mas também foi uma metamorfose. Como Jesus foi transformado em uma forma infinitamente mais bela, assim será nossa ressurreição. A palavra grega traduzida como "formado" ou "conformado" em Filipenses 3:21 é summorphon, que significa "mudar de forma" ou "metamorfose". Como Jesus ressuscitou da sepultura, podemos ter certeza de que nosso corpo será mudado e modelado para seja como Seu corpo glorioso.
Sim, um dia seremos como Ele!
Iremos refletir a glória de Cristo quando O virmos face a face. MR DeHaan
Você se virou?
Não se desvie de seguir o Senhor, mas sirva ao Senhor com todo o seu coração. - 1 Samuel 12:20
Em maio de 1998, a falha de um processador de controle a bordo do satélite de comunicações Galaxy IV fez com que ele girasse fora de posição e se afastasse da Terra. Em um instante, 40 milhões de pagers se tornaram pedaços inúteis de plástico. Centenas de lojas de varejo e dezenas de estações de rádio e TV também foram afetadas - tudo porque um satélite virou na direção errada.
Quantas pessoas seriam afetadas se você ou eu nos afastássemos de Deus? Poucos de nós percebem a extensão de nossa influência, mas nossa obediência a Deus é vital por causa de nosso papel na igreja (1 Cor. 12: 12-17) e no mundo (1 Pedro 2: 9-12).
Deus ordenou que o povo do Antigo Testamento fosse fiel à sua aliança “para que não haja entre vós homem, mulher, família ou tribo, cujo coração hoje hoje se afaste do Senhor, nosso Deus. . . e para que não haja entre vós uma raiz que dê amargura ou absinto ”(Dt. 29:18). Um escritor do Novo Testamento lembrou disso quando disse que devemos ter cuidado “para que ninguém fique aquém da graça de Deus; para que nenhuma raiz de amargura brotando cause problemas, e com isso muitos se contaminem ”(Hb 12:15).
Você está fora de posição hoje? Volte para Deus. Fique em contato com ele. Você nunca sabe quantas vidas serão influenciadas por sua decisão.
PENSANDO O QUE EXISTE O
que pode me levar a me afastar de Deus?
Existe alguma "raiz de amargura" na minha vida?
Há algo que eu precise confessar a Deus agora?
O verdadeiro arrependimento vira do errado e retorna para o certo. David C. McCasland
Os ricos e os pobres
Bendito seja o Senhor, que diariamente nos carrega com benefícios, o Deus da nossa salvação. - Salmo 68:19
Minha esposa e eu pensamos em nós mesmos nem ricos nem pobres. Quando consideramos as pessoas que vivem na pobreza, lutando apenas para sobreviver, podemos nos sentir culpados por causa do nosso estilo de vida confortável. Mas quando vemos outras pessoas que vivem em casas luxuosas, dirigem carros caros e tiram férias exóticas, nosso estilo de vida parece despretensioso e monótono.
Na verdade, quanto possuímos não é tão importante quanto nossa atitude em relação a nossos bens. Paulo escreveu que "a piedade com contentamento é um grande ganho" (1 Tim. 6: 6). Independentemente do nosso status, devemos nos contentar, nem cobiçar mais nem ressentir aqueles que têm mais do que nós.
Embora nós, como cristãos, desfrutemos das bênçãos de Deus sem nos sentirmos culpados, também devemos prestar atenção à advertência de Paulo de não ser altivo, mas confiar em Deus (v.17). Devemos reconhecê-Lo humildemente como a fonte de tudo o que temos e compartilhar voluntariamente e generosamente com os outros (vv.17-18). Essa generosidade tem valor eterno (v.19). Visto que Deus mede nossa doação pelo grau de nosso sacrifício (Mc 12: 42-44), muitos que têm pouco a dar nesta vida serão imensamente recompensados na vida futura.
Se somos ricos ou pobres, não deixe de investir na eternidade.
Se fomos abençoados com riquezas,
devemos ser ricos em ações;
Deus quer que sejamos generosos ao
atender às necessidades dos outros. —Sper
Nosso valor é determinado não pelo que temos, mas pelo que fazemos com o que temos. Herbert Vander Lugt
Continuando Confiando
Conosco está o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e lutar nossas batalhas. - 2 Crônicas 32: 8
Sob a liderança dinâmica do rei Ezequias, a terra de Judá experimentou um reavivamento espiritual. Ídolos foram esmagados, o templo foi restaurado e as pessoas mais uma vez adoraram o Senhor (2 Cr 29-31). Ezequias “fez o que era bom, certo e verdadeiro diante do Senhor seu Deus” (31:20). Mas então, na esteira de sua obediência, ele foi repentinamente sitiado por Senaqueribe, o cruel rei guerreiro da Assíria (32: 1).
Ezequias poderia ter ficado irritado com essa reviravolta desencorajadora de eventos. Em vez disso, ele continuou a confiar em Deus. Ele reuniu o povo, dizendo: “Conosco está o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e combater nossas batalhas” (32: 8). Que demonstração notável de fé!
Eu poderia usar uma porção saudável do espírito de Ezequias. Há algo dentro de mim que deseja que Deus sempre recompense minha fidelidade com prosperidade e proteção. Mas Deus está trabalhando muito além do que posso ver e está cumprindo Seus propósitos. Minhas dificuldades atuais nunca são a medida final de Suas bênçãos e amor.
Ezequias modelou a verdadeira fidelidade. Ele decidiu obedecer ao Senhor sem exigir garantias de uma vida sem problemas. Assim como ele, podemos confiar na presença e no poder de Deus e confiar nele mesmo nas horas mais sombrias.
Nenhuma sombra pode subir, nem uma nuvem nos céus,
mas Seu sorriso rapidamente a afasta;
Sem dúvida nem medo, nem suspiro nem lágrima,
Podem permanecer enquanto confiamos e obedecemos. Sammis
Os obstáculos parecem grandes quando você tira os olhos do Senhor. David C. McCasland
Verifique suas fontes
Para sempre, ó Senhor, sua Palavra está assentada no céu. - Salmo 119: 89
Alguém escreveu um poema que fala sobre o problema de usar um programa de verificação ortográfica em um computador. A primeira estrofe diz:
Eu tenho um verificador ortográfico
Eu disco coberto quatro meu PC.
É avião Lee marca quatro minha revista
Senhorita bifes sim pode ver.
As palavras estão escritas corretamente, mas não são as palavras certas para transmitir a mensagem do escritor. É uma prova positiva de que, se você está procurando a fonte errada, não está certo.
É assim com questões de fé. É possível confiar na fonte errada de informação sobre coisas espirituais. Por exemplo, há pessoas que ensinam que a salvação depende de manter rituais, realizar boas obras, ingressar em uma igreja ou ser batizado. Mas eles estão errados. Então, onde podemos ir para a verdade? Precisamos de uma fonte perfeita e à prova de idiotas. Essa fonte é a Bíblia. A Palavra de Deus diz que a salvação é pela graça através da fé. “É dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef. 2: 8-9).
Hoje existem tantas fontes de informação que é fácil escolher a errada. Certifique-se de verificar cuidadosamente o que ouve e lê sobre Deus e a vida eterna. A Bíblia é a única fonte do que é verdadeiro e correto.
A Bíblia é um presente de Deus,
uma lâmpada de verdade e luz;
Ele procura coração, alma e mente,
e nos diz o que é certo. - Bosch
Como uma bússola, a Bíblia sempre aponta você na direção certa. Dave Branon
Paz real
Tendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo. - Romanos 5: 1
O guitarrista do rock, Jimi Hendrix, levou uma vida promíscua, se entregando às drogas e se comportando escandalosamente dentro e fora do palco.
No final de um show em 1970, Jimi quebrou seu violão. Segundo Robert McGee e Donald Sapaugh em Search for Peace, a platéia gritou e aplaudiu, mas de repente os aplausos frenéticos pararam. Jimi caiu de joelhos e ficou nessa posição imóvel. Ele quebrou a quietude perguntando: "Se você conhece a verdadeira paz, quero visitar você nos bastidores." Mas, aparentemente, ninguém respondeu ao seu surpreendente convite. Vários dias depois, ele morreu de overdose de drogas. Paz, paz real, iludiu Jimi Hendrix.
Você conhece a verdadeira paz? Você descobriu, como o astro do rock, que fama, dinheiro e auto-indulgência não trazem serenidade interior? Em espírito de oração, então, você precisa fazer outra descoberta. Somente através de um compromisso confiante com Cristo você pode experimentar a paz com Deus (Rom. 5: 1). Abra seu coração com fé ao Príncipe da Paz, convidando-o a entrar em sua vida e assumir o controle dela. Então, por baixo de toda a agitação da vida, você pode conhecer a paz de Deus - a própria tranquilidade do céu nas profundezas da sua alma (Filipenses 4: 6-7).
Nosso coração está sempre procurando -
desejamos conhecer a verdadeira paz;
Mas se confiarmos em Jesus,
nossa inquietação cessará. —DJD
A paz inunda a alma quando Cristo governa o coração. Vernon Grounds
Testando Deus?
O Senhor está perto de todos os que O invocam. - Salmo 145: 18
Margaret viu a mãe rezar pela ajuda que sua pobre família precisava desesperadamente. Apesar dessas orações, a pobreza da família permaneceu. Margaret concluiu que a oração não é boa.
Agora, décadas depois, Margaret é ateu. “Pareceu-me que se a oração realmente funcionasse”, ela disse, “teria muito mais efeito.” Margaret interpretou mal as orações de sua mãe como um teste para Deus.
A oração não é um balão de prova que enviamos para ver se Deus está lá. É uma oportunidade que Ele nos deu para nos comunicarmos com Ele. Usá-lo como um teste para a existência de Deus é um insulto àquele que nos criou.
Veja o Salmo 145: 18. Lá lemos: “O Senhor está perto de todos os que O invocam.” Para os que estão com problemas, essa promessa tem mais valor do que qualquer ajuda física temporária. A passagem também aponta que Deus espera algo de nós. Quando oramos, Ele espera que “invoquemos a Ele em verdade” (v.18) e “temam” (v.19).
A existência de Deus não está sendo posta à prova quando oramos. Não pedimos a Ele para ver se Ele é real. Quando oramos, estamos mostrando a Deus que temos fé nEle e que estamos dispostos a fazer o que Ele diz.
A oração não é uma prova. É um ato de adoração.
Ore para conhecer a Deus, não apenas para obter coisas de Deus. Dave Branon
Medalha de Honra
[Oramos] para que você ande digno do Senhor, agradando-o plenamente, sendo frutífero em toda boa obra. - Colossenses 1:10
Eles se reúnem todos os anos, um grupo de veteranos comuns e despretensiosos que têm uma coisa em comum - o maior prêmio militar do país por bravura.
Quase todos concordam que a Medalha de Honra do Congresso transformou e redefiniu suas vidas. Para muitos, isso os levou aos olhos do público. Um destinatário, avaliando seu efeito em seu pensamento e comportamento, disse: "Você representa todos e tudo o que a medalha representa".
Como cristãos, compartilhamos uma marca distintiva mais definidora do que qualquer medalha - o nome de Cristo. Nós professamos ser seguidores de Jesus, servos do Senhor. Por esse motivo, o apóstolo Paulo orou para que seus irmãos na fé "andassem dignos do Senhor, agradando-O plenamente" (Colossenses 1:10). Ele instou os cristãos a serem "frutíferos" em boas obras e a serem caracterizados por qualidades como paciência, alegria e gratidão (vv.11-12).
Nossa conduta não deve ser guiada por expectativas provenientes de nós mesmos ou das pessoas ao nosso redor. Eles devem vir do Senhor, que nos redimiu, nos chamou e nos deu o Seu nome. Em vez de nos sentirmos presos a um conjunto de padrões externos, podemos celebrar a honra de levar o nome de Cristo e a liberdade de agradar somente a Ele.
Senhor, que eu viva para que todos vejam
O amor de Cristo revelado em mim;
E me ajude a fugir de todo pecado e vergonha, para
que outros não zombem de Seu querido nome. - DJD
Você honra o nome de Deus quando o chama de Pai e vive como Seu Filho. David C. McCasland
Deus não tem figurões
O medo do Senhor é odiar o mal; orgulho e arrogância. . . Eu odeio. - Provérbios 08:13
Eu fui um dos oradores em um acampamento de família no Canadá. Uma tarde, quando minha esposa e eu estávamos visitando um casal que dirigia o ministério das crianças, o filho adolescente entrou e sentou-se. Durante uma pausa na conversa, ele me perguntou: "Quem é você, um dos figurões aqui?"
Momentaneamente, fiquei sem palavras. Os jovens têm uma maneira de evitar fingimentos e ir direto ao ponto. "Bem", respondi, "algumas pessoas por aqui podem pensar assim, mas você e eu sabemos a verdade."
Deus não tem figurões, mas o "mundo cristão" criou celebridades, e muitas pessoas se curvam no santuário de grandes oradores e músicos. Alguns no ministério público começam a acreditar nas descrições superlativas de si mesmos e pensam que são superiores. Mas quando o orgulho assume, a vergonha e a desgraça certamente se seguirão (Pv 11: 2). Em contraste, a busca pela humildade traz honra (29:23). Homens e mulheres que realmente entendem a grandeza de Deus detestam qualquer sinal de orgulho dentro de si (8:13).
É apropriado mostrar honra e respeito aos servos de Deus, mas nos falta sabedoria se pensarmos em nós mesmos ou nos outros como "figurões de Deus".
Senhor, ajude-nos a odiar o orgulho pecaminoso como você!
Usa-nos, Senhor, e faz-nos humildes,
Livra-nos do orgulho tolo;
E quando começarmos a tropeçar,
Dirija nossos pensamentos a Cristo que morreu. - Sper
Quando estamos cheios de orgulho, não deixamos espaço para a sabedoria. Dennis J. DeHaan
O melhor argumento
Vá para casa com seus amigos e diga a eles que grandes coisas o Senhor fez por você. - Marcos 5:19
Enquanto conversava com um cético sobre os padrões morais da Bíblia, pude dizer que ele não estava convencido. Então perguntei-lhe se ele conhecia pessoas cruéis e gananciosas que se tornaram gentis e altruístas quando se tornaram crentes em Cristo. Seu comportamento mudou abruptamente quando ele admitiu que conhecia essas pessoas. Eu poderia dizer que eles estavam tendo um impacto maior sobre ele do que ele queria reconhecer.
Muitos anos atrás, o chefe de uma missão de resgate em Londres aceitou o desafio de debater um cético conhecido, mas com esta condição: ele traria consigo cem pessoas que contariam como a crença em Jesus havia mudado suas vidas. Ele convidou seu oponente a combater com testemunhas os benefícios da descrença. No dia marcado, o crente veio com seus 100, mas o cético nunca apareceu.
Embora devamos estar preparados para dar uma resposta razoável a uma pessoa que pergunta sobre a esperança que temos em Cristo (1 Pedro 3:15), nosso caráter e conduta semelhantes a Cristo continuam sendo o argumento mais forte da nossa fé. Em Marcos 5, Jesus disse ao ex-possuído pelo demônio que voltasse para casa para seus amigos, para que pudessem ver o que Ele havia feito por ele (v.19).
Você está dizendo aos outros o que Cristo fez por você?
Você pode ser tentado a debater
Para mudar a visão de outra pessoa,
Mas nada fala mais poderosamente do
que o que Cristo fez em você. —Sper
Quando você conhece Cristo, você quer que os outros o conheçam também. Herbert Vander Lugt
Senhor, você não se importa?
Ele se levantou e repreendeu o vento, e disse ao mar: "Paz, fique quieto!" - Marcos 4:39
Duas das perguntas mais reveladoras do Novo Testamento foram feitas por Jesus por pessoas que O amavam profundamente. Quando uma tempestade feroz ameaçou afundar o barco no mar da Galiléia, seus discípulos perguntaram: “Mestre, você não se importa que estamos perecendo?” (Marcos 4:38). Em outra ocasião, enquanto Maria relaxada ouvia Jesus, uma tensa Marta veio da cozinha e disse: “Senhor, você não se importa que minha irmã me tenha deixado para servir sozinho?” (Lc 10:40).
Ambas as perguntas foram feitas por pessoas que viram o poder de Jesus e esperavam que Ele intervisse e aliviasse sua ansiedade. Quando parecia que o Senhor estava ignorando a situação deles, um elemento de exasperação foi acrescentado: “Você não se importa?”
As Escrituras não nos dão o tom da voz de Jesus, mas suspeito que Suas respostas foram gentis e carinhosas. “Por que você está com tanto medo?” (Marcos 4:40). “Marta, Marta, você está preocupada e preocupada com muitas coisas” (Lc 10:41).
Quando nos sentimos sozinhos ou sobrecarregados por nossas circunstâncias, muitas vezes clamamos: “Senhor, você não se importa?” Mas quando Jesus acalma nossa tempestade e fala nosso nome, percebemos que temos muito mais a aprender sobre Sua compaixão. para nós, e desejamos confiar nEle com todos os nossos cuidados.
Gosto de me debruçar sobre o pensamento de
que Jesus se importa comigo;
Não importa o que a vida possa trazer - Ele me ama com ternura. —Adams
Jesus se importa! David C. McCasland
Ola pai!
As crianças são uma herança do Senhor. - Salmo 127: 3
Às vezes, quando estou em um lugar lotado, como em um shopping ou em um jogo de bola, ouço alguém gritar: "Ei, pai!" Instintivamente, olho em volta para ver quem está ligando. Embora na maioria das vezes não seja um dos meus filhos, sou sempre lembrado da natureza universal do nome pai. É uma etiqueta de tamanho único.
Também me lembro da incrível responsabilidade que nossos pais têm - e do grande privilégio. Todos nós que respondemos a “Ei, pai!”, Temos pelo menos um filho que nos procura proteção, amor, orientação, amizade, treinamento, disciplina e muito mais.
Devo dizer que não consigo pensar em um trabalho mais gratificante. Ser pai significa que Deus me confiou a tarefa de treinar meus filhos no caminho que eles deveriam seguir (Pv 22: 6). Ele me deu o dever de ensinar-lhes o temor do Senhor (Sl 128). Ele me pediu para criá-los na criação e admoestação do Senhor sem exasperá-los (Ef. 6: 4). Ele me permitiu compartilhar a herança da fé. E, pelos meus esforços, recebo muitos abraços e beijos, cartões de dia dos pais muito legais e a chance de ouvir: "Ei, pai!"
Deus conhece as responsabilidades e alegrias da paternidade porque Ele é nosso Pai celestial. E como nosso Pai, Ele nos dará o que precisamos para cuidar de nossos filhos.
Nossos filhos são um presente de Deus
Emprestado do céu,
para treinar e nutrir no Senhor
e mostrar a eles Seu amor. - Sper
Um pai piedoso reflete o amor do pai celestial. Dave Branon
Mudpies e Motivos
Do Senhor você receberá a recompensa da herança; para você servir ao Senhor Cristo. - Colossenses 3:24
Deus quer que aproveitemos ao máximo os talentos que Ele nos deu. Essa é a vontade Dele para um aluno escrevendo um trabalho ou para um arquiteto projetando um arranha-céu alto. Mas, à medida que a história avança, também sabemos que o maior trabalho humano se tornará poeira e cinzas.
Até nossas maiores conquistas são como castelos de areia que as crianças constroem à beira-mar, que rapidamente desaparecem. JM Thornburn escreveu: “Todo o genuíno e profundo prazer da vida é mostrar às pessoas os enlameados que você criou; e a vida está no seu melhor quando recomendamos confidencialmente nossos enlameados à consideração solidária um do outro. ”
Embora isso possa parecer cínico, é uma visão realista de nossas vidas - se não acreditarmos no mundo vindouro. Mas nossa visão da vida muda drasticamente se colocarmos Deus em cena e levarmos em conta a eternidade que se estende além do tempo. Se formos motivados pelo amor a Deus, obediência à Sua Palavra e um desejo ardente de glorificar o Pai celestial (Colossenses 3: 22-23), nossas obras terão um valor imperecível e receberemos a aprovação de Deus (1 Cor. 3:14; 9: 24-25).
O trabalho realizado para glorificar o Senhor dá-Lhe prazer e nos traz bênção. Lembre-se, é o nosso motivo que conta.
Todo serviço prestado ao Senhor
certamente ganhará Sua rica recompensa,
E se trabalharmos com motivos puros,
nossos esforços mais fracos permanecerão. - DJD
O motivo mais alto para obedecer a Deus é o desejo de agradar a Deus. Vernon Grounds
Ele está no controle
O lote é lançado no colo, mas todas as decisões são do Senhor. - Provérbios 16:33
Arremessar uma moeda, tirar canudos ou tirar um número do chapéu tem sido uma maneira de resolver disputas. Certa vez, li uma eleição em uma cidade de Oklahoma, onde os dois principais candidatos receberam 140 votos. Em vez de passar pelas despesas de outra eleição, as autoridades da cidade usaram um método de chance para decidir o vencedor, e todos aceitaram o resultado. O que o escritor de Provérbios disse provou ser verdade: “Lançar sorte faz cessar as contendas e mantém os poderosos à parte” (Pv 18:18).
Muitas pessoas vêem tudo isso como nada além de uma questão de sorte. Mas a coisa mais surpreendente sobre o que a Palavra de Deus chama de “sorteio” é que o Senhor é quem finalmente controla o resultado. Isso era verdade na história de Jonas, onde Deus se mostrou Senhor mesmo através das ações de marinheiros supersticiosos e incrédulos.
Então, o que tudo isso nos diz como crentes? Da perspectiva do cristão, não existe o acaso. Deus está direta ou indiretamente envolvido em tudo o que acontece conosco. Portanto, ele pode ser confiável e obedecido em qualquer circunstância, porque até os menores detalhes estão sob Seu controle.
As coisas não acontecem apenas àqueles que amam a Deus,
são planejadas por Sua própria mão, e
então moldadas e modeladas, e cronometradas por Seu relógio;
As coisas simplesmente não acontecem - elas são planejadas. - Campos
Deus está nos bastidores e controla as cenas que ele está nos bastidores. Mart DeHaan
Quando o bem fica ruim
Ele fez o que era certo aos olhos do Senhor. . . e quebrou em pedaços a serpente de bronze. - 2 Reis 18: 3-4
As pessoas costumam encontrar maneiras de transformar algo bom em algo ruim. Até acontece nas igrejas. Talvez uma pessoa a princípio viva pelos ensinamentos de Deus, mas depois permita que o poder ou o medo a transformem em uma fonte de problemas. Ou talvez um programa da igreja que tenha começado com as intenções corretas seja desviado pelo ciúme, raiva ou falta de sabedoria das pessoas que dirigem o programa. Quando essas coisas acontecem, é preciso alguém com coração para Deus, coragem de convicções e sabedoria do Espírito Santo para enfrentar o problema.
O povo de Judá descobriu como isso era verdade. No caso deles, a coisa boa que virou má era a serpente de bronze que Moisés havia formado anos antes para ajudar as pessoas durante o êxodo. Naquela época, a serpente representava o poder curador de Deus, que era dado àqueles que a contemplavam (Nm 21: 5-9).
Mas na época de Ezequias, a figura de bronze havia se tornado um objeto de adoração. Foi preciso coragem, sabedoria e um entendimento claro do poder de Deus para ele ordenar a destruição da serpente e restaurar a adoração adequada (2 Reis 18: 4).
Quando algo de bom fica ruim, é preciso uma pessoa espiritualmente forte para resolver o problema. Com a ajuda de Deus, você está disposto a ser essa pessoa?
PENSANDO NÓS
Como devemos lidar com o pecado na vida de outros cristãos? (Mt. 18: 15-17). Qual deve ser a nossa atitude quando confrontamos pessoas que precisam se arrepender? (Gálatas 6: 1).
Se não expomos o pecado, nós o encorajamos. Dave Branon
Solte!
Em ti, Senhor, eu confio. . . . Tende piedade de mim, ó Senhor, pois estou com problemas. - Salmo 31: 1,9
Em um artigo para a revista Campus Life , Susan Smart descreve seu terceiro - e quase último - voo solo. Ela estava praticando uma manobra a 5.000 pés quando perdeu o controle e seu Cessna 150 começou a girar loucamente em direção à terra. Após vários segundos de pânico, ela lembrou as palavras de seu instrutor: “Se você rodar em um Cessna 150, apenas solte os controles. Foi construído para voar por conta própria. ”
Susan gritou para si mesma várias vezes: "Solte!" Finalmente, ela arrancou as mãos dos controles e cobriu o rosto. Após alguns guinadas e arremessos, o avião voltou ao vôo nivelado. Ela havia caído mais de 800 metros, mas sobreviveu porque tinha fé para deixar ir.
Sua experiência ilustra vividamente o que significa confiar em Deus em tempos de crise. Eu sei que isso é difícil de fazer quando parece que tudo em nossas vidas está girando descontroladamente. Nossos sentimentos clamam por entrar em pânico, duvidar de Suas promessas, ignorar ou desobedecer Suas instruções e tentar resolver as coisas sem ele. Mas essas respostas são fúteis.
No Salmo 31, Davi clamou ao Senhor em seu tempo de angústia. Ele sabia que sua única esperança era colocar sua situação nas mãos de Deus e confiar nEle.
Sua vida está girando? Solte os controles!
Embora, para a sua visão míope,
Nenhuma maneira de escapar possa aparecer,
confie, pois, quando menos esperar,
a ajuda do Pai está próxima. - Anon.
A melhor maneira de lidar com um problema é entregá-lo a Deus. David C. Egner
Uma mudança de atitude
Você já foi trevas, mas agora você é luz no Senhor. Ande como filhos da luz. - Efésios 5: 8
O pastor e autor AW Tozer escreveu: “A natureza humana não é fixa, e por isso devemos agradecer a Deus dia e noite! Ainda somos capazes de mudar. Podemos nos tornar algo diferente do que somos. ”
A prioridade de nossas vidas deve ser deixar que Deus nos mude. Mas qual deve ser nossa atitude em relação aos crentes que mostraram pouca ou nenhuma mudança ao longo dos anos? Muitas vezes desenvolvemos um espírito crítico, que apenas reforça os problemas deles e pode atrapalhar a obra de Deus em mudá-los. Aqui estão três atitudes acusadoras:
1. “Eles nunca fazem nada certo.” (Ninguém faz tudo errado!)
2. “Eles sempre foram do jeito que são.” (Talvez, mas Deus é poderoso e capaz de mudá-los.)
3. "Eles nunca mudarão." (Não podemos saber disso. Só podemos confiar em Deus, que conhece seus corações.)
Às vezes, temos até atitudes sobre nós mesmos: “Não posso fazer nada direito. Eu sempre fui assim. Eu nunca vou mudar.
Podemos não ser capazes de mudar as atitudes e ações dos outros, mas com a ajuda de Deus podemos cuidar de nós mesmos - se quisermos. Podemos escolher "andar como filhos da luz" (Ef. 5: 8).
É a vontade de nosso Pai,
e preciosa aos Seus olhos,
que os cristãos aprendam a andar
em sabedoria, amor e luz. - Hess
Um coração mudado resultará em uma vida mudada. Joanie Yoder
Segure sua língua
Guarda, Senhor, sobre a minha boca; vigie a porta dos meus lábios. - Salmo 141: 3
Quando Bernard Baruch era um jovem empresário ambicioso, ele pediu ao rico JP Morgan que fizesse parceria com ele em um empreendimento de mineração de enxofre no Texas. Os geólogos deram ao projeto um relatório favorável, mas ainda havia algum risco. Morgan ficou interessado até Baruch dizer: "Você apostou mais que isso".
Morgan olhou para ele e respondeu em um tom gelado: "Eu nunca jogo". A palavra jogos havia acabado com o acordo. Morgan achou que investir era respeitável, mas que jogar era um pecado.
Se uma palavra, inocentemente falada, pode custar milhões, pense em quanto dano as palavras maliciosas podem causar. Eles podem arruinar a reputação de uma pessoa e destruir os relacionamentos mais próximos.
James triturou nenhuma palavra em advertência sobre o poder da língua. Ele disse que é mais fácil controlar um cavalo, guiar um navio poderoso e domesticar todos os tipos de animais, pássaros, répteis e criaturas marinhas do que controlar a língua (3: 3-8). Ele chamou de “fogo” aceso pelo próprio inferno (v.6), e “um mal indisciplinado, cheio de veneno mortal” (v.8).
Todos seríamos sábios em orar diariamente: “Guarda, ó Senhor, sobre a minha boca; vigia a porta dos meus lábios ”(Sal. 141: 3).
Senhor, vigia meus lábios,
minha língua controla hoje;
Ajude-me a avaliar cada pensamento
E guarde cada palavra que digo. —Hess
Falar sem pensar é como atirar sem mirar. Haddon W. Robinson