Senhor
A mensagem do rei
De você a palavra do Senhor soou. - 1 Tessalonicenses 1: 8
Em 21 de janeiro de 1930, o nome de Harold Vidian tornou-se sinônimo de heroísmo. Naquele dia, o rei George V da Inglaterra estava programado para fazer o discurso de abertura na London Arms Conference. A mensagem do rei deveria ser enviada por rádio ao redor do mundo.
Donald McCullough, em seu livro A Trivialização de Deus (NavPress, 1995), nos diz que alguns minutos antes do rei falar, um membro da equipe da CBS tropeçou em um fio elétrico e o quebrou, cortando toda a audiência americana . Sem hesitar, o principal operador de controle Harold Vidian agarrou uma extremidade do fio quebrado na mão direita e a outra na esquerda, restaurando o circuito. A eletricidade surgiu em seu corpo. Ignorando a dor, Vidian aguentou até o rei terminar seu discurso.
Eu vejo nisso um desafio para os cristãos. A mensagem do rei dos reis deve ir para o mundo inteiro. Mas somente ao permitir que o poder de Deus passe por nós, o evangelho salvador do Senhor pode ser transmitido. Paulo escreveu: “Como crerão naquele de quem não ouviram falar?” (Rom. 10:14). Se estivermos dispostos a servir como canal, independentemente do custo para nós, as boas novas serão proclamadas em todo o mundo.
Você será um canal para a mensagem do rei?
Quando entreguei minha vida a Jesus,
Ele se tornou meu Senhor e Amigo;
Agora Seu poder está fluindo através de mim,
como Sua mensagem eu estendo. —Hess
As boas novas de Cristo são as melhores do mundo. Vernon Grounds
Ele quis dizer o que disse
Não tema, pequeno rebanho. - Lucas 12:32
Uma e outra vez, o Senhor disse ternamente essas palavras tranquilizadoras ao Seu povo: “Não tema.” Contudo, como estamos propensos a viver nossos dias, como cordeiros assustados, com medo e ansiedade.
Por que estamos com medo? Será que vemos Deus como um doador relutante?
Jesus corrigiu ternamente essa distorção quando disse: “Não tema, pequeno rebanho, pois é um prazer de seu Pai dar-lhe o reino” (Lc 12:32). Quando Jesus disse: "Não tema", ele sugeriu que o medo é desnecessário porque podemos confiar nos cuidados de nosso Pai.
Não faz muito tempo, eu estava discutindo várias preocupações pessoais enquanto dirigia meu carro. De repente, as palavras "Não temam!" Invadiram minha mente perturbada. Enquanto meu carro percorria as milhas, a repreensão amorosa de Deus atendeu minhas dúvidas e eu orei: “Senhor, quando você disse: 'Não tema', você realmente quis dizer isso! Você quer que eu o leve a sério, e isso significa confiar na ânsia do Pai em cuidar de mim e de minhas necessidades.
Jesus disse que nosso Pai celestial sabe do que precisamos, e se buscarmos Seu reino primeiro, Suas provisões serão nossas (vs. 30-31). Nós podemos confiar nEle. Ele quis dizer o que disse.
Às vezes, nossos medos podem parecer tão grandes
. Ansiamos por provas de que Deus está próximo;
É então que nosso Pai nos diz:
"Tenha fé, meu filho, e não tenha medo". —DJD
A cura perfeita para o medo é confiar em Deus. Joanie Yoder
Última árvore do lote
O homem olha para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração. - 1 Samuel 16: 7
Você já se perguntou como seria a última árvore do lote na véspera de Natal? As pessoas passaram por você porque você tinha o tamanho errado ou tinha galhos retorcidos ou uma forma ruim ou suas agulhas estavam caindo.
Talvez você se sinta uma árvore de Natal rejeitada. Você não está de acordo com as expectativas das pessoas. Você acha que ninguém te quer.
Há boas notícias. Deus não olha para você como as pessoas. Ele olha para o seu coração.
Quando o profeta Samuel procurava uma pessoa qualificada para ser o próximo rei de Israel, Jessé desfilou com seus sete filhos mais velhos à sua frente. Mas o Senhor não havia escolhido nenhum deles. Samuel disse a Jessé: “O homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração” (v.7).
O filho mais novo de Jesse estava cuidando das ovelhas. Ele nem estava sendo considerado. No entanto, quando Samuel encontrou o jovem Davi, ele o ungiu como aquele que sucedeu a Saul como rei de Israel. O Senhor viu em Davi “um homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13:22).
Hoje, como nos tempos de Davi, o Senhor está procurando um coração que esteja disposto a servi-Lo. O que Ele vê quando olha para você?
Que eu possa amá-lo é a ambição da minha alma -
ame-o com toda a minha mente, força e coração;
busque a vontade de Deus e escolha-a, em submissão,
e com a alegria que só ele pode transmitir. - Anon.
Para ter um coração para Deus, dê a Deus seu coração. Haddon W. Robinson
Comemore o bebê
Hoje nasceu em você na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo, o Senhor. - Lucas 2:11
Por que comemoramos o aniversário de Jesus de maneira tão diferente dos outros aniversários? Quando é hora de homenagear figuras históricas que têm um dia reservado para elas, não pensamos nelas como bebês. Não temos fotos do bonitinho Abe Lincoln em sua cabana no Kentucky. Não, lembramos dele por suas contribuições como adulto.
Para Jesus, porém, é apropriado que hoje o celebremos quando criança. Pense nisso. Quando Ele nasceu, os pastores vieram honrá-Lo (Lc. 2: 15-16). Mais tarde, os sábios trouxeram presentes para Ele (Mt. 2: 8-12). Essas pessoas não tinham idéia do que Cristo acabaria por realizar. Mas eles estavam certos ao fazer o que fizeram, porque o nascimento de Jesus foi o evento mais marcante da história da humanidade.
Jesus quando bebê era notável porque Ele era Deus em forma humana. Ele foi o Criador do universo visitando este planeta. Nunca deixe de comemorar esse bebê no Natal. Maravilhe-se com Sua encarnação e admire um bebê perverso que havia criado Seus adoradores. Então, volte para a maravilha, pois a história fica ainda melhor. Esse bebê divino se transformou em um homem perfeito que morreu de bom grado por seus pecados e pelos meus.
Celebre o bebê, mas confie no Salvador. É assim que faz o Natal completo.
Que maravilha que nós, na manhã de Natal,
Embora séculos se passaram desde que Cristo nasceu,
Que ainda possamos adorar o Senhor Vivo dos homens,
Nosso Salvador, Jesus, Bebê de Belém. —Hutchings
Hoje, um homem sábio se curvará não apenas na manjedoura, mas também na cruz. Dave Branon
Ele sabe o seu nome
Ó Senhor, você me procurou e me conheceu. - Salmo 139: 1
Como eles chamavam Zaqueu em sua cidade natal, Jericó? A maioria das pessoas o reconhecia como o principal cobrador de impostos. Os romanos podem tê-lo identificado com um número. Ele era apenas uma engrenagem na enorme máquina que trouxe receitas para Roma. Os zelotes em Israel falavam dele como traidor, porque ele se esgotara para o inimigo. Outros na comunidade podem tê-lo chamado pelas costas.
No entanto, Jesus, quando passou pela vila, chamou Zaqueu por seu nome. Olhando para a frondosa árvore onde estava o homenzinho, Jesus disse: “Zaqueu, apresse-se e desça, pois hoje devo ficar em sua casa” (Lc 19: 5). Embora os dois homens nunca tivessem se conhecido, Jesus o chamou pelo nome.
Ouvir nosso próprio nome falado significa que somos conhecidos. Quando Zaqueu ouviu Jesus falar seu nome, isso teve um impacto dramático sobre ele. Isso levou a uma transformação tão notável que ele prometeu dar metade de seus bens aos pobres e restituir aqueles que havia enganado (v.8).
Deus conhece você intimamente. Ele está profundamente interessado em sua vida. Como você responde a Ele determinará o que você vive nesta terra. Também determinará onde você passará a eternidade. A decisão é sua.
Não é que eu te escolhi,
pois, Senhor, isso não poderia ser;
Esse coração ainda se recusaria a ti -
mas tu me escolheste. - Pondere
O Criador conhece você bem; você o conhece mesmo? Haddon W. Robinson
Uma Nova Canção
Cante ao Senhor, abençoe Seu nome; proclamar as boas novas de Sua salvação dia após dia. - Salmo 96: 2
A maioria das pessoas está interessada em notícias, mas apenas se for nova. Lemos o jornal de hoje, não o de ontem. As classificações dos programas de notícias desapareceriam de vista se cobrissem apenas os eventos do ano passado ou do mês passado.
Essa mesma necessidade de manter-se atualizada e atualizada se aplica ao nosso reconhecimento das coisas boas que Deus faz por nós. Ele quer que reconheçamos que Sua misericórdia e compaixão são “novas todas as manhãs” (Lam. 3: 22-23). O autor do Salmo 33 percebeu o quão importante é isso, então ele pediu um novo cântico (v.3) - uma nova expressão do que o Senhor fez por nós no passado, bem como do que Ele está fazendo por nós no presente.
O salmista disse que Deus criou as estrelas acima e controla os mares abaixo (vv.6-7). Ele está profundamente envolvido nas relações internacionais (v.10) e em todas as dimensões da experiência pessoal (vv.14-15). Deus está vigiando e mostra um tipo especial de cuidado com aqueles que O amam (vv.18-22).
O Senhor ainda está fazendo grandes coisas hoje. Olhe ao seu redor para a obra de Deus. Veja como Seu poder e sabedoria são revelados na natureza e no homem. Então cante uma nova canção de louvor a Deus por trás de tudo. Não trate as boas novas de Seu poder como se tivessem parado há muito tempo.
Andar em comunhão com Deus
E sentir Seu amor e carinho
Pode colocar uma canção em nosso coração
Que não podemos deixar de compartilhar. —DJD
Cada novo dia nos dá novas razões para cantar o louvor de Deus. Mart DeHaan
Você tem uma oração
Derrame seu coração como a água diante da face do Senhor. - Lamentações 2:19
Desesperança. Eu o encontrei em um homem amargo que me disse: “Não tente me converter e não ore por mim. Quando eu morrer, o único lugar que irei é 6 pés abaixo. ”
Aquele homem precisava de esperança. Pessoas como ele, que estão prontas para desistir, podem encontrá-lo. É apenas uma oração de distância.
Um pastor conheceu uma mãe de três filhos pequenos enquanto visitava um hospital. Seu marido estava morrendo de ferimentos sofridos em um acidente de carro e ela não tinha ninguém a quem pedir ajuda. Ao explicar o plano de salvação de Deus, o pastor ouviu atentamente. Então ela se juntou a ele em oração e confiou em Jesus. Ela ainda não sabia como as coisas iriam dar certo, mas sua oração de fé lhe dera esperança. Agora, através de novos amigos cristãos, Deus está cuidando dela.
Em Lamentações 2, a situação parecia desesperadora. As ruas de Jerusalém estavam cheias de corpos de vítimas mortas pelos babilônios invasores. Não havia comida disponível para as pessoas que permaneceram. Mas os poucos sobreviventes acataram o chamado do profeta ao arrependimento e oração (v.19). Sabemos pela história que as condições melhoraram e o exílio chegou ao fim.
Suas circunstâncias parecem desesperadoras? Animem-se! Contanto que você faça uma oração, você tem uma verdadeira esperança.
Além das perdas desta vida
Que nos fazem desesperar,
Nova esperança nasce em nossos corações
Porque nosso Deus está lá. —DJD
Mesmo quando você sente que não tem mais nada, ainda tem oração - e isso é suficiente. Herbert Vander Lugt
Nenhuma necessidade é muito trivial
Como um pai tem pena de seus filhos, o Senhor tem pena daqueles que O temem. - Salmo 103: 13
Várias mães de crianças pequenas estavam compartilhando respostas encorajadoras à oração. Uma mulher admitiu que se sentia egoísta quando incomodava a Deus com suas necessidades pessoais. "Comparada com as enormes necessidades globais que Deus enfrenta", explicou ela, "minhas circunstâncias devem parecer triviais para Ele".
Momentos depois, o filho pequeno apertou os dedos na porta e correu gritando para a mãe. Ela não disse: “Que egoísta da sua parte me incomodar com seus dedos latejantes quando estou ocupado!” Não, ela mostrou grande compaixão e ternura.
Como o Salmo 103: 13 nos lembra, esta é a resposta do amor, humano e divino. Em Isaías 49, Deus disse que, embora uma mãe se esqueça de ter compaixão de seu filho, o Senhor nunca esquece! (v.15). Em linguagem pitoresca, Deus assegurou ao Seu povo que Ele os havia inscrito nas palmas das Suas mãos (v.16).
Essa intimidade com Deus pertence àqueles que o temem e confiam nele, e não em si mesmos. Como aquela criança com dedos latejantes correu livremente para sua mãe, também podemos correr para Deus com nossos problemas diários.
O Deus Todo-Poderoso nunca tem que negligenciar os outros para responder às suas preocupações. Ele tem tempo e amor ilimitados para cada um de Seus filhos. Nenhuma necessidade é trivial demais para ele.
Sem coração pequeno demais, sem mundo amplo demais
Para sentir o toque do Mestre;
Querido Senhor de todos, nós te damos graças
por teres enviado tanto. -Michael
Deus carrega o peso do mundo em Seu ombro, mas segura Seus filhos na palma da Sua mão. Joanie Yoder
Deixe o cão em casa
Coloque o Senhor Jesus Cristo e não faça provisões para a carne. - Romanos 13:14
Certa vez, um caçador comprou um cachorro para ajudá-lo a caçar faisões. Mas ele descobriu que o cachorro estava interessado apenas em perseguir coelhos. Então, em vez de caçar faisões, ele passava o tempo fazendo o que seu cachorro preferia. Finalmente, o caçador decidiu que era melhor deixar o cachorro em casa.
Isso me lembra as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 7. Ele escreveu: “Pelo que vou fazer, que não pratico; mas o que odeio, o que faço ”(v.15). Paulo estava falando do conflito entre suas antigas tendências pecaminosas e a nova natureza que ele recebeu quando nasceu de novo. Se não levarmos a sério a tentação, seremos como o homem da história de hoje. Nós nos encontraremos fazendo o que não queremos e deixando de fazer o que sabemos que deveríamos.
O caçador resolveu seu problema tomando uma ação decisiva. Ele se preparou para caçar faisões e saiu sem o cão que o distraía. É isso que devemos fazer em nossa vida espiritual. Enquanto nos preparamos para cada dia, vamos optar por obedecer à liminar: “Ponha o Senhor Jesus Cristo e não faça provisões para a carne, a fim de cumprir suas concupiscências” (Romanos 13:14).
Quando cedemos a Cristo, confiamos em Sua força e o colocamos em primeiro lugar, seremos capazes de rejeitar os impulsos malignos que surgem dentro de nós. É assim que "deixamos o cachorro em casa".
Para um estudo mais aprofundado
Por que é tão difícil fazer o que é certo?
De acordo com Romanos 8: 1-17, onde obtemos
a ajuda necessária para viver de uma maneira que agrade a Cristo?
Se sua vida cristã é uma chatice, os pesos mundanos podem mantê-lo baixo.
Richard DeHaan
Testemunha de Trabalho
Faça o que fizer, faça com sinceridade, quanto ao Senhor. - Colossenses 3.23
Quando eu trabalhava no ramo de desenho depois do ensino médio, aprendi muito com o velho Sr. Frantz. Ele projetou salas de aula de ciências e desenhou projetos para a instalação de mesas e móveis de laboratório.
A maioria das pessoas não consideraria desenhar como obra cristã, mas quanto mais tempo eu estava nesse trabalho, mais via o impacto que o Sr. Frantz tinha nas pessoas com quem trabalhava. Homem de profunda fé em Cristo e profundo conhecimento da Palavra de Deus, ele testemunhou por seus hábitos de trabalho, espírito alegre, diligência e integridade.
As salas de desenho podem ser centros de conversa suja, desenhos obscenos e irreverência. Mas nunca veio do Sr. Frantz. E se um recém-chegado imitava seu forte sotaque alemão ou zombava de sua fé, seus colegas de trabalho pararam imediatamente.
Por quê? Porque eles respeitavam a fé, a moralidade e a compaixão deste homem de Deus entre eles. Sempre que um deles enfrentava uma grande decisão ou crise pessoal, contava com a sabedoria e o apoio do Sr. Frantz.
Aprendi com esse homem piedoso que se fizermos nosso trabalho como para o Senhor, será uma testemunha para nossos colegas de trabalho. Isso pode tornar nosso trabalho verdadeiramente o trabalho do Senhor.
Nosso trabalho diário é usado por Deus
Para nos ajudar a cuidar das necessidades diárias;
E o trabalho que é feito como o Senhor
dá testemunho de nossas palavras e ações. —DJD
Faça seu trabalho para Cristo e seu trabalho será testemunha de Cristo. David C. Egner
Você é um queixoso?
Quando o povo reclamou, desagradou ao Senhor. - Números 11: 1
Há uma história sobre um fazendeiro conhecido por sua atitude negativa. Um dia, um vizinho apareceu e comentou a maravilhosa colheita do agricultor. "Você deve estar extremamente feliz com a colheita deste ano", disse ele. O fazendeiro respondeu de má vontade: "Bem, sim, parece muito bom, mas uma colheita abundante é muito dura no solo".
O povo de Israel tinha o mesmo tipo de atitude de queixa. Deus cuidara deles milagrosamente durante suas andanças pelo deserto, mas eles sempre reclamavam. Por exemplo, eles se apegaram ao maná que Deus havia fornecido tão graciosamente. Lembrando-se dos peixes, pepinos, melões, alho-poró, cebola e alho do Egito, eles se queixaram: “Não há nada além deste maná diante de nossos olhos!” (Nm 11: 6). Que ingratidão!
Nós também às vezes tendemos a nos concentrar nos negativos, e não nos aspectos positivos da vida. Nós murmuramos contra o Senhor quando deveríamos louvá-Lo por nossas incontáveis bênçãos. Nós nos deixamos distrair pelas decepções e privações que Deus permite ao nosso bem espiritual.
Sempre que somos tentados a resmungar, lembremo-nos de Números 11: 1: “Quando o povo reclamou, desagradou ao Senhor”.
Toda vez que você quiser reclamar,
pense nos outros que têm menos;
Peça ao Senhor para mantê-lo humilde,
grato por cada felicidade. - Marye
Algumas pessoas passam a vida em pé no balcão de reclamações. Richard DeHaan
Como eles vão ouvir?
De você a palavra do Senhor soou. . . em todo lugar. - 1 Tessalonicenses 1: 8
Quando eu estava andando de ônibus por Londres, fiquei impressionado com a visão de pessoas de tantas raças e culturas que vivem naquela grande cidade. Comecei a focar em todas as nacionalidades representadas e me perguntei como o mundo inteiro ouviria o evangelho de Jesus Cristo.
Enquanto eu estava pensando profundamente, uma mulher parou no corredor ao lado do meu assento. Com um sorriso lindo, ela estendeu uma folha de papel e perguntou: “Gostaria de ler sobre nascer de novo?” Agradeci e disse que conhecia o Senhor Jesus Cristo. "Louvado seja Deus", disse ela calmamente, e passou para a próxima pessoa.
Eu pensei, é assim que eles vão ouvir! Um de cada vez, eles ouvirão o evangelho de crentes fiéis que alcançam os outros onde quer que estejam. A mulher no ônibus me fez pensar no elogio de Paulo aos cristãos em Tessalônica: “De vós a palavra do Senhor soou, não apenas na Macedônia e na Acaia, mas também em todo lugar” (1 Ts 1: 8) . Em vez de ficar paralisada pelo pensamento que milhões não ouviram, ela estava compartilhando Cristo com alguns, exatamente onde ela morava. E se todos nós fizemos isso - a partir de hoje?
Como eles vão ouvir? Somente quando procuramos uma pessoa de cada vez e compartilhamos o evangelho salvador de Jesus Cristo.
Sabemos que milhões não ouviram falar
sobre o único filho de Deus;
portanto, devemos testemunhar onde estamos
e contar um a um. —Sper
Chegue a um mundo carente com a palavra de que precisa. David C. McCasland
Sim, senhor!
Quem tem os meus mandamentos e os guarda, é ele quem me ama. - João 14:21
O proprietário de uma empresa perto de minha casa no Texas costuma colocar um versículo da Bíblia ou um ditado instigante em uma placa do lado de fora de seu prédio. Aprecio essa palavra pública de testemunho de Cristo e agradeci ao proprietário por ela. No outro dia, enquanto eu dirigia, o sinal continha apenas duas palavras: "Sim, Senhor".
Enquanto eu fazia recados naquela manhã, as palavras ficaram em minha mente. Houve alguma situação em que eles não tivessem a chave? Eu não conseguia pensar em um. Que grande alegria traria a Jesus se eu começasse todos os dias com essas duas palavras!
"Sim, senhor. Ficarei contente onde estou, em vez de desejar estar em outro lugar. - Sim, Senhor. Confiarei em Ti pelo resultado da incerteza que me atormenta. - Sim, Senhor. Vou abrir meu coração e mão com a generosa alegria que você ama.
Jesus disse: “Quem tem os meus mandamentos e os guarda, é quem me ama. E quem me ama será amado por meu pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele ”(João 14:21). Não há ônus de obrigação nisso; apenas a resposta ansiosa do amor.
A resolução de todos os problemas que enfrentamos hoje começa com esta resposta confiante ao nosso Salvador: "Sim, Senhor!"
Mestre, fala e me prepara,
quando a tua voz é verdadeiramente ouvida,
com a obediência alegre e firme,
ainda seguindo cada palavra. —Havergal
Você nunca pode dar errado quando escolhe obedecer a Cristo. David C. McCasland
Pepinos pequenos
Pais,. . . educá-los no treinamento e admoestação do Senhor. - Efésios 6: 4
Quando eu era garoto, fiquei intrigado com um pepino grande. Não era diferente de nenhum outro pepino, mas estava no lugar mais estranho. Meu tio guardou em uma garrafa em uma prateleira. Esse pepino em particular era muitas vezes grande demais para passar pelo gargalo da garrafa. Eu me perguntei como chegou lá em primeiro lugar.
Fiquei impressionado com meu tio, que poderia realizar tal feito. Ele brincou sobre isso e nunca me disse como ele fez isso. Minha mãe finalmente explicou que, quando o pepino era muito pequeno, ele passava pelo pescoço estreito e deixava crescer enquanto ainda estava preso à videira.
Minha mãe praticou um princípio semelhante com seus filhos. Desde minha lembrança mais antiga, ela me cercou de oração, instrução e evangelho. Como resultado, fui levado a Cristo e agora estou seguro na garrafa de Sua salvação.
Que lição para os pais que têm "pepinos pequenos" em casa. Não deixe que nada interfira no seu primeiro dever para com eles. A pessoa que disse “Me dê um filho até os 7 anos e não me importo com quem o pega depois disso” sabia o valor do treinamento precoce.
Não negligencie seus pequenos pepinos. Em breve eles serão grandes.
Nossos filhos são um presente de Deus
para nutrir e amar;
Eles precisam da nossa ajuda para guiá-los
. —Sper
A vida dos pais é um guia de criança. MR DeHaan
Cristãos em meio período?
Tudo o que você fizer em palavras ou ações, faça tudo em nome do Senhor Jesus. - Colossenses 3.17
O apresentador de um programa de rádio contou sobre um homem que descreveu suas opiniões religiosas dizendo: "Sou cristão no Natal e na Páscoa". Ele parecia pensar que o cristianismo era uma proposta de meio período.
Mesmo se não relegamos nossa fé deliberadamente a apenas 2 dias por ano, muitos de nós se envolvem em uma forma de cristianismo em meio período. Fazemos isso quando escolhemos o tempo e o lugar para praticar nossa fé, em vez de sermos consistentes a cada momento do dia.
Quando escolhemos pecar ou negligenciar nosso relacionamento com Cristo ou deixar o mundo nos apertar em seu molde, nos tornamos cristãos em tempo parcial. Jesus nos disse para tomar nossa cruz diariamente e segui-Lo (Lc. 9:23). Ele não sofreu uma morte insuportavelmente cruel na cruz, para que pudéssemos escolher quando queremos segui-Lo.
Por que às vezes damos as costas ao Salvador e, de fato, dizemos a Ele para sair enquanto assumimos o comando? Geralmente é porque desobedecemos a um claro ensino bíblico. Por exemplo, se negligenciarmos “orar sem cessar” (1 Ts. 5:17), nos tornaremos auto-suficientes. Se pararmos de fazer tudo “com entusiasmo, quanto ao Senhor” (Colossenses 3:23), começaremos a viver por nós mesmos.
Seguir Jesus é um compromisso de tempo integral. Não caia na armadilha de pensar que pode ser um cristão em meio período.
Em todas as pequenas coisas da vida,
vossa vontade, Senhor, posso ver;
Tanto em pequenos como em grandes,
ajuda-me a ser fiel! - Anon.
A vida cristã não tem intervalos. Dave Branon
Ore: Deus escuta!
Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e Seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. - Salmo 34:15
Quando eu era menino, me perguntei como Deus poderia ouvir tantas orações ao mesmo tempo. Como ele poderia ouvir cada um e ainda manter o murmúrio de vozes separado? E como Ele pôde responder a essas orações quando uma pessoa pede chuva e outra, sol - ambas no mesmo dia?
Esses problemas não me incomodam mais, embora eu ainda não possa explicar como Deus pode responder às nossas orações. Eu sei, no entanto, que Ele é onisciente e presente em todos os lugares, e que Sua sabedoria e poder estão além da nossa compreensão.
Não precisamos nos revezar na busca de Ele, nem devemos esperar pela oportunidade certa. A qualquer momento e em qualquer lugar, podemos elevar nossas vozes ao Senhor com plena certeza de que Ele nos ouvirá. E Ele faz mais do que apenas receber nossos pedidos - Ele compreende, entende e percebe exatamente o que seus filhos pedem com fé.
Deus já ouviu você hoje? Ele convida você a apresentar seus pedidos a Ele. Que tragédia é que tantos de Seus filhos passam o dia sem proferir uma única oração àquele que gosta de ouvir suas vozes! Provérbios 15: 8 diz: “A oração dos retos é o deleite dele”. Portanto, ore. Deus ouve!
Nunca há noite ou dia em que
Deus não nos ouça enquanto oramos;
Não há tempo, não há lugar,
quando Ele reter seu amor e graça. —DJD
Você nunca receberá um sinal de ocupado na fila de oração para o céu. Richard DeHaan
Dia da vitória
O Senhor sairá e lutará contra essas nações. - Zacarias 14: 3
Passei as duas primeiras semanas de maio de 1997 em Magadan, na Sibéria, ensinando em uma faculdade bíblica. O dia 9 de maio foi o V-Day, um feriado nacional na antiga União Soviética. As escolas foram fechadas, assim como a maioria das empresas. Na praça da cidade, líderes militares e oficiais da cidade fizeram discursos. Uma banda tocou canções patrióticas, e houve um desfile e fogos de artifício.
Quando penso em tudo o que o povo russo sofreu durante a Segunda Guerra Mundial - dos milhões de soldados e civis que sofreram mortes horríveis -, entendo a razão pela qual o V-Day é tão comemorado lá. Os russos têm motivos para se alegrar, porque um período trágico e heróico de sua história chegou a um fim triunfante.
Como crentes em Cristo, sabemos que outro Dia da Vitória está chegando. As forças de Satanás causaram sofrimento incomensurável em sua guerra contra Deus. Vai piorar no final dos tempos. Mas um dia o Senhor Jesus liderará os exércitos do céu para batalhar com as hordas do diabo. A batalha será curta e decisiva. Jesus Cristo será vitorioso.
Não sabemos quando isso vai acontecer. Mas podemos ter certeza de que Deus algum dia trará justiça suprema e Cristo reinará sobre todo o mundo. Nosso dia da vitória está chegando!
Um glorioso dia de vitória está se aproximando,
quando Cristo, o capitão do exército, aparece!
Ele disse que um dia voltaria -
Nossa grande expectativa ao longo dos anos! —Hess
Um dia a balança da justiça estará perfeitamente equilibrada. David C. Egner
Parece bom
O homem olha para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração. - 1 Samuel 16: 7
Em maior ou menor grau, todos nós temos algo em nossa aparência que não gostamos. Quando nos preocupamos com isso, no entanto, existe um nome sofisticado para ele: Transtorno Dismórfico Corporal. Aflige as pessoas que estão tão insatisfeitas com a aparência que têm dificuldade em funcionar normalmente.
Embora possamos encontrar algo sobre nós mesmos que gostaríamos de mudar, aqui estão algumas verdades bíblicas que nos ajudam a ficar satisfeitos com a maneira como somos reunidos.
Primeiro, temos esta garantia reconfortante: “O Senhor não vê como o homem vê; pois o homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração ”(1 Sam. 16: 7). Deus está muito mais preocupado com a aparência do nosso coração do que com o espelho.
Segundo, o Salmo 139 nos lembra que Deus nos formou (vv.15-16) e que somos “medrosos e maravilhosamente feitos” (v.14). Deus nos criou como somos por uma razão, e isso deve nos dar motivos para agradecê-Lo.
O mais importante é o nosso relacionamento com o Senhor. Se nosso coração foi purificado do pecado pela fé em Jesus e estamos nos tornando mais semelhantes a Cristo, aos olhos de Deus, estamos parecendo bem!
Deus não olha para a forma externa,
mas o que está no coração;
A beleza que Ele tem prazer em ver,
Seu Espírito pode transmitir. —Hess
A justiça no coração pode tornar qualquer vida bonita. Dave Branon
Ó Deus, por que?
Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apóie no seu próprio entendimento. - Provérbios 3: 5
Vários anos atrás, a estação de crescimento fora extraordinariamente boa no leste de Michigan. Os agricultores ficaram entusiasmados com o pensamento de seus lucros potenciais. Então, pouco antes da colheita, as chuvas chegaram - e ficaram.
Batatas apodreceram no chão; feijões moldados em suas vagens. Toda a safra permaneceu úmida. A antecipação de um rendimento recorde desapareceu rapidamente. Um agricultor desanimado foi citado dizendo: “Você se pergunta: 'Por que? O que fizemos de errado? '”
As pessoas sempre perguntaram o porquê quando confrontadas com reversão e dificuldades. A pergunta deles é significativa porque reflete o fato de que nada acontece por acaso. Deus está no controle. Nem Satanás nem o homem podem ir além do que é permitido pelo Todo-Poderoso.
A história de Jó, no entanto, deixa claro que não devemos nos preocupar demais com a pergunta por que. As razões de Deus são muitas vezes guardadas para Si mesmo. Ele pode mantê-los bem acima do nosso entendimento e muito além do nosso campo natural de visão, a fim de desenvolver nossa fé. Nossa resposta ao problema deve ser como a de Jó no começo e no fim de seus problemas (Jó 2:10; 42: 1-6).
Obedientemente confie em Deus em suas circunstâncias - mesmo quando você não consegue entender o que Ele está fazendo.
Quando através do labirinto escuro da vida eu vou
E os problemas tomam conta da minha alma,
ó concede-me, Senhor, Sua graça de saber
Que Você está certamente no controle. —DJD
Quando Deus oculta Seus propósitos, Ele consola com Suas promessas. Mart DeHaan
Uma boa consciência
Santifique o Senhor Deus em seus corações. . . tendo uma boa consciência. - 1 Pedro 3: 15-16
O que é preciso para ter uma boa consciência? Bem, se pudéssemos passar a vida sem nunca violar nenhuma das leis de Deus, não teríamos nada para nos sentir culpados. Mas não conheço ninguém com esse tipo de registro. Somente Jesus Cristo poderia perguntar com confiança: “Qual de vocês me convence de pecar?” E não tem medo de ser acusado (João 8:46).
No entanto, o apóstolo Pedro disse a seus leitores que entregassem seus corações ao Senhor Deus, "tendo uma boa consciência" (1 Pedro 3: 15-16). E Paulo incentivou Timóteo a travar uma boa guerra, "tendo fé e boa consciência" (1 Tim. 1:19). Em uma ocasião, quando foi apresentado a alguns líderes religiosos que não gostaram do que ele estava dizendo, Paulo chegou a afirmar: "Eu vivi em boa consciência diante de Deus até hoje" (Atos 23: 1).
Como é possível ter uma boa consciência? O livro de Hebreus do Novo Testamento apresenta Jesus Cristo e Sua morte sacrificial como sua única esperança de alcançá-la. Pela fé nEle, seu coração pode ser "borrifado de uma má consciência" (Hb 10:22). E o sangue dele pode "purificar sua consciência de obras mortas para servir ao Deus vivo" (9:14).
Você conhece a alegria de uma boa consciência?
Há um tesouro que você pode possuir.
É maior que uma coroa ou trono;
Este tesouro é uma consciência clara
Que traz a mais doce paz e alegria. —Isenhour
Uma boa consciência é um dos melhores amigos que você já terá. Dennis J. DeHaan