Senhor
Pão Mofado
Eles não pediram conselho ao Senhor. Então Josué fez as pazes com eles. - Josué 9: 14-15
Josué havia acabado de ganhar duas vitórias impressionantes, destruindo Jericó e Ai pelo poder do Senhor. Os gibeonitas sabiam que seriam os próximos, então, com medo, recorreram a truques para salvar suas vidas. Vestiram roupas velhas, levaram pão mofado e dirigiram-se ao acampamento de Israel.
Josué e os anciãos foram completamente enganados pelo ardil. Sem consultar o Senhor, eles fizeram um pacto com os inimigos de Israel a quem Deus lhes dissera para destruir.
Eu vejo várias lições espirituais nesta conta. Se colocarmos o raciocínio humano diante da orientação divina, caminhando pela visão e não pela fé, certamente erraremos! Devemos temer muito mais o “pão mofado” das estratégias enganosas de Satanás do que o “rugido do leão” de seus ataques frontais. Mesmo que tenhamos encontrado os ataques mais óbvios do inimigo com vitórias como as de Jericó e Ai, o excesso de confiança pode nos levar a uma armadilha. Se formos governados pela autoridade da Palavra e colocarmos nossa total dependência no poder do Espírito, não seremos facilmente apanhados na teia de Satanás.
Lembre-se de “vestir toda a armadura de Deus, para que você seja capaz de enfrentar as ciladas do diabo” (Ef 6:11). E cuidado com o pão mofado!
Não deixe nenhum lugar desprotegido,
Nenhuma fraqueza da alma,
Tome toda virtude, toda graça,
E fortifique o todo. - Wesley
Para evitar a tragédia do pecado, aprenda a estratégia de Satanás. Henry G. Bosch
Jovem velhice
Aqueles que são plantados na casa do Senhor. . . ainda deve dar frutos na velhice. - Salmo 92: 13-14
Muitas culturas parecem valorizar mais os jovens do que os idosos. No local de trabalho, por exemplo, as políticas de aposentadoria obrigatória restringem o número de anos que um empregado é considerado útil.
Os crentes, no entanto, não precisam se sentir fracos ou improdutivos à medida que envelhecem. À medida que envelhecemos, mais eficazes e fortes devemos nos tornar na fé. Assim como o outono do ano é o tempo da abundante fecundidade, assim devemos ser capazes de dizer: “Ainda que o nosso homem exterior esteja perecendo, o homem interior está sendo renovado dia a dia” (2 Coríntios 4:16). ).
Isso foi verdade do apóstolo Paulo. Durante seus anos de serviço para o Senhor, ele enfrentou muitas dificuldades. Ele reconheceu sua fragilidade humana e que "a morte está operando em nós" (2Co 4:12). Mas mesmo quando seu corpo ficou mais fraco, seu espírito se tornou mais forte. Conforme ele crescia fisicamente, ele ficou mais vibrante espiritualmente.
Você está crescendo “na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”? (2 Ped. 3:18) O salmista escreveu: “Aqueles que são plantados na casa do Senhor. . . ainda dará frutos na velhice; eles serão frescos e florescentes ”(Sl 92: 13-14).
Envelhecendo, mas não se aposentando,
Pois a batalha ainda continua;
Continuando sem desistir
Até a vitória final ser vencida. —Anon.
À medida que Deus adiciona anos à sua vida, peça a Ele que acrescente vida aos seus anos. MR DeHaan
Lugares incomuns
Jonas orou ao Senhor seu Deus da barriga do peixe. - Jonas 2: 1
Passando pelo meu celeiro um dia, ouvi um frenético chilrear lá dentro. Quando investiguei, encontrei um pobre gaio azul batendo as asas contra a janela. Se não tivesse chorado e gorjejado, eu não teria ouvido, mas seu grito de socorro me levou a vir, abrir a porta e permitir que ela voasse para a liberdade.
Os filhos de Deus se colocam em lugares incomuns e em circunstâncias infelizes. Considere os seguintes incidentes:
• Jonas na barriga de um peixe, fugindo de Deus (Jon. 2: 1).
• Davi em território inimigo, agindo de forma insana (1 Sam. 21: 10-15).
• Abrão no Egito, mentindo sobre sua esposa (Gn 12: 10-13).
• Ló em Sodoma, vivendo com os ímpios (Gn 13: 12-13).
• Elias no deserto, chafurdando em autopiedade (1 Reis 19: 4).
• Pedro em um pátio, negando seu Senhor (Lc 22: 55-62).
Os filhos de Deus não devem ser encontrados em tais circunstâncias, mas muitas vezes são.
Você está em um lugar que você não deveria estar hoje? Você está longe de Deus, sentindo-se derrotado, preso e infeliz? Então clame ao Senhor, confesse seu pecado e seja restaurado por Sua abundante misericórdia (1 João 1: 9). Ele está esperando para ouvir seu grito de arrependimento.
Há apenas um que sabe
todas as respostas para minhas aflições;
Ele suprirá todas as minhas necessidades
Quando em fé a Ele eu choro. —Morgan
Nenhum lugar está além do alcance da graça de Deus. MR DeHaan
O senhor está olhando
Não há nada coberto que não seja revelado, nem oculto que não seja conhecido. - Lucas 12: 2
Olhando pelo telescópio, um astrônomo fazia observações do sol poente. Enquanto ele ajustava a lente, notou o topo de uma colina a vários quilômetros de distância.
Na colina havia dois garotos roubando maçãs de um pomar. Um estava sacudindo a fruta e o outro estava de vigia. Eles pensaram que ninguém os estava observando, mas o astrônomo viu cada movimento deles.
Quanto mais o olho que tudo vê de Deus vê tudo o que fazemos - seja no aberto ou no privado. Este é um pensamento perturbador que pode nos levar ao desespero. Mas Deus não apenas vê e lembra, Ele também perdoa e esquece se nós vamos a Ele em arrependimento e confissão. O Senhor promete fazer essas coisas com nossos pecados:
• Perdoe a todos eles (1 João 1: 9).
• Jogue-os no mar (Mic 7:19).
• Leve-os embora (Is 6: 7).
• Cubra-os (Sl 32: 1).
• Apague-os (Atos 3:19).
• Coloque-os longe (Hebreus 9:26).
• Não se lembre mais deles (Hb 8:12).
Não podemos esconder nossos pecados de Deus. Então, vamos confessá-los e aceitar o Seu perdão gracioso.
Ó Deus, eu tenho sido culpado, confesso que o
Teu Espírito finalmente tem meus pecados revelados ;
Perdoe-me, Senhor, e sempre
me dedicarei a Ti e somente a ti. - Smith
Deus tem um olho que tudo vê e um coração que perdoa. MR DeHaan
Muita conversa, nenhum trabalho
Por que você me chama de "Senhor, Senhor" e não faz as coisas que eu digo? - Lucas 6:46
Um homem idoso visitou uma igreja durante uma reunião de negócios. Depois que vários relatos foram apresentados, o presidente do comitê de evangelismo ficou de pé e solenemente declarou que havia 200 lares em seu condado sem uma Bíblia.
Houve um momento de silêncio, e então o visitante idoso levantou-se e perguntou: “Como você obteve as informações sobre essas 200 famílias?” O presidente informou orgulhosamente que o comitê examinou a área, preencheu formulários e compilou todos os dados. .
O velho então respondeu: “Há pelo menos 200 pessoas nesta reunião. Cada um poderia levar uma Bíblia para uma família em menos tempo do que você está gastando aqui ouvindo estatísticas e relatórios. Você está apenas jogando na religião. É tudo conversa, só conversa!
Muitas igrejas tornaram-se apenas clubes religiosos com comitês, conselhos e programas, mas não estão produzindo nada. Se metade da energia gasta em falar sobre o programa da igreja pudesse ser canalizada para espalhar o evangelho, incontáveis milhares poderiam ser ganhos para Cristo. A conversa piedosa e as longas resoluções não podem substituir a mensagem preciosa da graça de Deus.
Vamos ter menos conversa e mais trabalho!
Para o trabalho! Para o trabalho! Somos servos de Deus,
sigamos o caminho que nosso Mestre pisou;
Com o bálsamo de Seu conselho, nossa força para renovar,
façamos com nosso poder o que nossas mãos acham que fazer. —Crosby
Depois de tudo dito e feito, há muito mais dito do que feito. MR DeHaan
Perguntei para Deus
Por que o Senhor não quer me ouvir?
Me frustrei, eu chorei
Pensei até em desistir
Mas quando eu calo, Ele me fala pra eu prosseguir
Se desanimo, Ele me diz: Filho, estou aqui!
Vai chegar a sua vez, não te esqueci
Pode confiar em mim
O cuidado constante de Deus
Assim diz o Senhor: . . "Eu não vou esquecer você." - Isaías 49: 8,15
Alguns dias nos encontramos intensamente absorvidos pela ocupação. Nossa atenção deve estar voltada para os detalhes do nosso trabalho, se quisermos fazê-lo bem.
Às vezes as horas podem passar sem sequer um pensamento momentâneo de Deus. Quando isso acontece, é reconfortante saber que nosso Pai celestial não esteve ocupado demais para pensar em nós.
Provavelmente, podemos nos identificar com a oração oferecida por Sir Jacob Astley antes da batalha de Edgehill, em 23 de outubro de 1642: “Ó Senhor, Tu sabes o quão ocupado devo estar neste dia. Se eu te esquecer, não me esqueças de mim.
Sem usar essas palavras como desculpa para a indiferença espiritual, podemos dizer com sinceridade o que Astley disse. E enquanto nos deitamos a noite para descansar nossos corpos cansados, podemos descansar nossas almas na certeza de que Deus, que nem dorme nem dorme, cuida amorosamente de nós em vigilância incessante.
Ao mesmo tempo, porém, vamos conscientemente incluir Deus em tudo o que fazemos e dizemos - buscando Sua sabedoria, confiando em Sua força e louvando Sua bondade. Nós não devemos levá-lo para concedido, mas podemos ser gratos que Ele não vai nos esquecer (Is 49:15; Hb 13: 5).
Nunca uma mágoa e nunca um gemido,
Nunca uma lágrima e nunca um gemido;
Nunca um perigo, mas lá no trono,
Momento a momento, Ele pensa em si mesmo. - pouco
No Jardim do Amor de Deus, você é seu não-me-esqueça. Vernon Grounds
Como uma árvore cresce
Cresça na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. - 2 Pedro 3:18
Um estudante universitário impaciente dirigiu-se ao presidente da escola e perguntou se ele poderia fazer um curso acelerado que lhe permitisse se formar mais cedo. "Sim", respondeu o presidente, "mas depende do que você quer ser. Quando Deus quer fazer um carvalho, ele leva cem anos. Mas quando ele quer fazer uma abóbora, ele leva 6 meses.
Como aquele estudante, às vezes ficamos frustrados com a taxa de crescimento espiritual. Nós gostaríamos de nos ver muito mais próximos da maturidade do que nós. Estamos desapontados por voltarmos ao comportamento infantil que pensávamos ter superado. Queremos que a "escola" acabe.
Mas o crescimento leva tempo, e muitas vezes vem em surtos. As árvores crescem rapidamente durante um período de 4 a 6 semanas no início do verão, quando as fibras lenhosas aparecem entre a casca e o tronco. Durante o restante do ano, essas fibras se solidificam na madeira resistente da qual o mobiliário é construído, que durará várias vidas.
Não crescendo tão rápido em sua vida cristã quanto você gostaria? Talvez você esteja “solidificando”. É uma parte vital do processo que Aquele que iniciou um bom trabalho em você terminará (Filipenses 1: 6). Seja paciente. Deus ainda não terminou com você.
Que eu nunca corra à frente do Teu plano,
nem tarry, um retardatário, atrás.
O ordene meus passos, precioso Senhor, para que cada um dos
Teus passos seja perfeitamente cronometrado. —Bowser
Sobre a única coisa que você pode ter pressa é um problema. David C. Egner
Quem está moldando você?
Nós todos, . . . contemplando. . . a glória do Senhor está sendo transformada na mesma imagem de glória em glória. - 2 Coríntios 3:18
Entre soluços, a jovem ao telefone me disse que o marido acabara de espancá-la. Eu sabia que o homem tinha crescido com um pai abusivo, por isso não foi surpresa que ele seguisse esse mau exemplo.
Fatores sobre os quais não temos controle podem nos moldar profundamente. Mas isso não significa que somos peões indefesos do nosso passado. Temos a capacidade de moldar nossas atitudes e ações, escolhendo sabiamente os amigos que fazemos, o material que lemos, o entretenimento que assistimos. Muitas crianças com antecedentes terríveis se tornaram homens e mulheres altamente respeitados.
Como cristãos, devemos aprender a fazer escolhas que reflitam nosso relacionamento com nosso novo Pai no céu, e não com nosso antigo mestre, Satanás. Deus quer que refletamos a imagem de nosso Salvador. Isso é algo que não podemos fazer por nós mesmos apenas fazendo boas escolhas. Requer a obra transformadora do Espírito Santo.
Em 2 Coríntios 3:18, Paulo disse que essa transformação ocorre quando praticamos contemplando “a glória do Senhor”. Isso significa fazer de Jesus o ponto focal de nossas vidas e nos submeter totalmente a Ele como nosso Senhor.
Não importa o que tenha acontecido em seu passado, você está deixando Deus moldar seu presente e seu futuro?
Como meus olhos estavam fixos em Jesus,
perdi tudo de vista ao meu lado;
Então acorrentado a visão do meu espírito,
Olhando para o Crucificado. -James
Para remodelar sua vida, adapte sua vida a Cristo. Herbert Vander Lugt
Livros velhos
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está estabelecida no céu. - Salmo 119: 89
Dois escritores cujos livros foram escritos em uma era muito diferente da nossa tecno-sociedade do final do século 20 fizeram retornos recentemente. As mulheres pequenas de Louisa May Alcott e Sensibilidade e sensibilidade de Jane Austen voltaram a ser populares quando os produtores colocaram suas histórias na tela.
Como poderia ser? Nossa sociedade não avançou tanto que os livros de antigamente não poderiam ter qualquer relevância para as situações de hoje?
O melhor da literatura clássica é que exatamente o oposto é verdadeiro. Escrever bem tem um valor duradouro quando fala com os problemas do coração que as pessoas sempre compartilharam - questões como relacionamentos, amor e sobrevivência neste mundo.
Mas há um livro antigo que encabeça todos eles. Está acima do resto não só porque fala clara e precisamente sobre a condição humana, mas também porque foi inspirada por Aquele que nos criou.
É a Bíblia, a Palavra de Deus para nós. Quando fala sobre casamento, está certo no alvo. Quando fala sobre como tratar os outros, é mais útil do que a coluna de conselhos de hoje. Mas o mais importante, quando fala sobre o propósito da vida, é a única fonte da verdade.
A Bíblia é um livro antigo, mas ainda é o melhor.
Para permanecer no curso, confie na bússola infalível da Palavra de Deus. Dave Branon
Generosidade
Olha, Senhor, dou metade dos meus bens aos pobres; e se eu tiver tomado qualquer coisa de alguém por falsa acusação, eu restauro quatro vezes. - Lucas 19: 8
Zaqueu era um homem de impostos que pisou em um sicômoro para dar uma boa olhada em Jesus. O professor o viu empoleirado em um dos galhos, disse-lhe para descer e depois convidou-se para uma refeição.
Durante o jantar aconteceu algo que revolucionou a vida do cobrador de impostos. O registro de Lucas não nos diz nada sobre a conversa, mas quando Zaqueu saiu da casa naquela tarde, fez um anúncio dramático. Ele prometeu doar metade de sua riqueza para as pessoas pobres e devolver quatro vezes a quantia de dinheiro que ele havia tomado desonestamente.
Achamos que somos generosos se dermos a Deus 10% de nossa renda. A maioria dos pastores e diáconos ficaria encantada se todos na congregação contribuíssem com 5%.
A marca da transformação de Zaqueu foi sua incrível generosidade. É por isso que Jesus declarou: “Hoje a salvação chegou a esta casa” (Lucas 19: 9). Obviamente, a salvação não é comprada com dinheiro, mas uma evidência de se as pessoas confiaram em Cristo é como elas confiam completamente nEle com tudo o que possuem.
Nós exibimos um amor e generosidade que é compatível com a graça infinita de Deus para nós?
Cristo pagou a dívida do nosso pecado;
Ele morreu para nos libertar;
Então, vamos agora retribuir a Ele
com generosidade. —Sesper
Quando você pensa em dar aos outros, pense em tudo o que Deus lhe deu. Haddon W. Robinson
Pessoas comuns
Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória. - Salmo 115: 1
Você já esteve na presença da grandeza? Talvez você tenha apertado a mão de um líder mundial. Talvez você tenha se aproximado de um atleta famoso. Ou você pode ter um livro assinado por um autor de best-seller.
Estar perto de tais ícones de popularidade e prestígio pode quase lhe tirar o fôlego. Você os viu na televisão ou leu sobre eles no jornal, mas agora você está na presença deles! Pode fazer sua pele formigar.
Na realidade, porém, não deveria. Nenhuma ofensa aos políticos mais poderosos. Nada de leve para os melhores atletas do mundo ou autores de maior prestígio, mas todos eles são pessoas comuns. Eles podem ter feito algo grandioso, mas no centro de tudo eles são como você e eu. Aos olhos de Deus, eles são pecadores que precisam da graça do único que verdadeiramente pode ser chamado de grande: Nosso Deus Todo Poderoso.
Isaías disse melhor: “Ai de mim, porque estou desfeito!” (6: 5). Ele tinha visto uma visão de Deus e ficou arrasado pelo contraste entre ele e o Senhor. Até que Deus resgatasse Isaías, o profeta estava impotente.
Somos todos igualmente comuns. Mas podemos ser elevados a alturas incríveis através da salvação que Deus provê. Somente um Deus extraordinário poderia fazer isso por pessoas comuns!
Filhos frágeis de poeira e fracos como fracos
Em Ti confiamos, nem te encontramos a falhar.
Tuas misericórdias, quão tenras! Quão firme até o fim!
Nosso Criador, Defensor, Redentor e Amigo. -Conceder
Deus usa pessoas comuns para realizar Seu plano extraordinário. Dave Branon
Nunca se sabe . . .
Muitos daqueles que ouviram a Palavra creram. - Atos 4: 4
O Senhor usa as situações mais inesperadas e maneiras improváveis de trazer pessoas para si. Nossa responsabilidade como cristãos é simples e clara: compartilhe o evangelho onde um mundo perdido pode ouvi-lo.
Francisco Ramos, missionário na Espanha, é um exemplo de alguém que foi levado a Cristo por circunstâncias incomuns. Natural de Portugal, ele viajou para a Inglaterra para procurar trabalho. Como um aneurisma perigoso fora descoberto no cérebro de seu pai, Francisco começara a fazer perguntas difíceis sobre a vida.
Ramos tomou um atalho pelo Hyde Park um dia, seu coração doendo e sua mente cheia de perguntas. Um jovem estava pregando sobre Jesus e Ramos parou para ouvir. Em termos claros e inconfundíveis, ele ouviu o plano de salvação. Mais tarde naquele dia ele encontrou outro crente vendendo livros cristãos. Ele comprou uma cópia de Peace With God, de Billy Graham, sem saber o que era. Ele leu o livro naquela noite e confiou em Cristo como seu Salvador. Agora ele e sua esposa, Stephanie, estão servindo ao Senhor como missionários.
Vamos encontrar maneiras de contar aos outros sobre Jesus e Seu amor e poder para salvar todos os que O invocam. Nós nunca sabemos o que Deus está fazendo no coração de alguém.
Assim como o jardineiro se cultiva
antes de plantar a semente,
Deus prepara o coração de uma pessoa
para sentir sua necessidade desesperada. —Sesper
A próxima pessoa que você encontrar pode precisar encontrar-se com Cristo. David C. Egner
Como eu te amo?
Eu te amarei, ó Senhor, minha força. - Salmo 18: 1
Quando alguém ama o outro, existe um desejo irresistível de expressá-lo. Daí essas palavras atemporais: “Como eu te amo? Deixe-me contar os caminhos!"
Eu me pergunto, quando nos sentimos compelidos a expressar amor sincero e transbordante ao nosso Senhor? É preciso coisas diferentes para pessoas diferentes, mas as relações pessoais de Deus em nossas vidas são projetadas para gerar um amor renovado por ele.
Um exemplo da obra de Deus em minha vida se destaca em minha memória. Devido a pressões crescentes em minha vida, minhas energias foram lentamente diminuindo e o amor por Deus estava longe da minha mente. Embora eu não estivesse pensando no Salmo 18 na época, fiz o que Davi fez no versículo 6: “Eu invoquei o Senhor e clamei ao meu Deus”. Aplicado à minha situação tempestuosa, o versículo 16 poderia ser redigido assim: : “O Senhor enviou-me força do alto e impediu-me de afundar sob as ondas da fraqueza humana.” Oh, como eu o amava então, não apenas porque Ele me dera força, mas porque Deus era a minha força.
Pense no trabalho especial do Senhor em sua vida. Ou ligue para ele para as necessidades de hoje. Em seguida, componha seu próprio salmo de amor: “Eu te amarei, ó Senhor, meu. . .
Oh, ajude-me, Senhor, a tomar pela graça divina
Ainda mais e mais daquele grande amor Tua;
Que dia a dia meu coração pode dar a Ti
um amor mais profundo, e crescer mais constantemente. -Montanha
Para renovar seu amor por Cristo, revise o amor de Cristo por você. Joanie Yoder
Ele conhece-me
O Senhor conhece aqueles que são Seus. - 2 Timóteo 2:19
O guillemot é uma pequena ave marinha do Ártico que vive nas falésias rochosas das regiões costeiras do norte. Esses pássaros se reúnem aos milhares em áreas comparativamente pequenas.
Por causa das condições de lotação, centenas de fêmeas colocam seus ovos em forma de pera lado a lado em uma longa fila em uma borda estreita. Como todos os ovos são parecidos, é incrível que uma mãe-pássaro possa identificar aqueles que pertencem a ela. No entanto, estudos mostram que ela conhece seus próprios ovos tão bem, mesmo quando um é movido, ela o encontra e o devolve à sua localização original. Ela nunca está confusa.
A Bíblia nos diz que o Pai celestial compreende intimamente cada um de Seus filhos. Ele conhece todos os seus pensamentos e emoções e “conhece todos os seus caminhos” (Sl 139: 3). De manhã à noite, Ele dá atenção pessoal a todas as suas circunstâncias. Oprimido por essa gloriosa realidade, o salmista exclamou com espanto: “Esse conhecimento é maravilhoso demais para mim; é alto, não posso alcançá-lo ”(v.6).
Não apenas o conhecimento de Deus sobre nós evoca nosso louvor e adoração, mas também traz grande consolo aos nossos corações. Não é maravilhoso ser tão amado e conhecido por nosso Senhor!
Ele conhece cada caminho sinuoso que tomamos
E toda tristeza, dor e dor;
Ele não abandonará Seus filhos -
Ele conhece e ama os Seus. —Chosch
Com Deus, ninguém está perdido na multidão! Mart DeHaan
A lei da confiança
No temor do Senhor, há forte confiança. - Provérbios 14:26
Suas pernas tremem e sua boca fica seca com o pensamento de conversar com um não-crente sobre Cristo? Se assim for, você não está sozinho.
Na medida em que aprendemos a temer a Deus, podemos vencer nosso medo das pessoas. É o que chamo de "lei da confiança". Não é o único fator no desenvolvimento da coragem, mas é o mais importante.
Essa regra faz pouco sentido para quem busca segurança apenas em esconderijos criados pelo homem. No entanto, para aqueles que amam a Deus acima de tudo, as palavras de Jesus têm força: “Não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Mas, antes, temam Aquele que é capaz de destruir a alma e o corpo no inferno ”(Mt 10:28).
Essa verdade dissolve o medo e dá coragem a quem o aceita. No fundo de seus corações, eles percebem que, mesmo que o Senhor permita que o inimigo destrua sua vida física, eles perderão apenas o que os impede de desfrutar da presença de seu Salvador no céu.
Pense nisso quando Deus lhe der uma oportunidade de falar ou agir em Seu favor. Pode haver uma luta inicial com o medo. Mas uma vez que você veja sua vida como segura em Deus, como Davi viu no Salmo 3, encontrará sono e força renovada.
Ó alma fraca! Ó coração tímido!
Você seria forte e verdadeiro?
Então, de todos os pecados e erros, parte
E busca a vontade de Deus para fazer. —DJD
Tema a Deus e você não terá mais nada a temer. Mart DeHaan
Coisas pequenas
O Senhor disse-lhe: "O que é isso na sua mão?" - Êxodo 4: 2
Moisés havia sido comissionado por Deus para levar os israelitas à escravidão. Mas ele estava apreensivo sobre como os egípcios e até seus compatriotas reagiriam. Então o Senhor lhe disse: “O que é isso na sua mão?” “Uma vara”, respondeu Moisés (Êx 4: 2). Então Deus disse-lhe: “Tomarás esta vara na mão, com a qual farás os sinais” (v.17). Grandes milagres foram realizados com essa vara quando Moisés obedeceu ao Senhor. Era insignificante em si mesma, mas se tornou um instrumento poderoso quando comprometido com o Senhor.
JW Johnson, escrevendo sobre esse tema, imaginou as seguintes conversas: “'O que é isso na sua mão?' perguntou o Senhor. "Uma funda", disse David. 'É o suficiente; suba contra o gigante ', e o grande Golias caiu diante do pastor. . . . 'O que é isso na sua mão?' "Uma caneta", disse John Bunyan, enquanto falava dos arcos da prisão de Bedford. 'É o suficiente', e ele escreveu a história Pilgrim's Progress, que viverá enquanto o mundo durar. ”
Não se venda curto. Se Deus o chamou para uma tarefa, Ele o equipará para isso. Ele apenas pergunta: “O que é isso na sua mão?” Use o que Ele lhe deu e verá o que Ele pode fazer com pequenas coisas.
Use agora o que Deus lhe deu;
não conte como pequeno;
Deus não pede grandes coisas a você,
apenas fidelidade - só isso! —Chosch
O Senhor usa pequenas ferramentas para realizar grandes tarefas. Richard DeHaan
Queda Espiritual
Quanto tempo, ó Senhor? Você vai me esquecer para sempre? - Salmo 13: 1
Atletas odeiam quedas. Eles tentam qualquer coisa para sair daqueles momentos em que não conseguem acertar a bola, fazer um lance livre ou pegar um passe. Jogadores de beisebol trocam de taco. Jogadores de basquete trocam de sapato. Jogadores de futebol mudam de rotina. Eles farão o que puderem para encontrar sucesso.
Os cristãos devem odiar também as quedas. Deveríamos tentar de tudo para sair desses períodos de seca quando não conseguimos orar além do teto ou quando ler a Bíblia parece mais frustrante do que não ganhar um jogo durante toda a temporada.
Uma queda espiritual pode nos fazer sentir abandonados por Deus. Lutamos com pensamentos preocupantes. Nossos corações ficam tristes. Temos certeza de que estamos travando uma batalha perdida.
Essa foi a posição em que Davi se encontrou ao descrever sua situação no Salmo 13: 1-2. Parece que sua queda espiritual veio de uma resposta tardia ao seu pedido de ajuda. No entanto, David sabia como sair da crise. Primeiro, ele apelou a Deus (vv.3-4), a verdadeira fonte de refresco espiritual nos tempos secos. Segundo, ele confiou em Deus (v.5), o único que sabe a saída. Terceiro, ele cantou louvores a Deus (v.6), sabendo o quão importante é a adoração.
Em um? Suplique a Deus, confie nele e louve o seu nome. Então volte ao jogo!
Quando sua vida parece um deserto,
seca , árida e sem bênção,
Jesus deseja dar-lhe água;
Vá a Ele e seja revigorado. - k. De Haan
Para enfrentar os problemas da vida, confie nas promessas de Deus. Dave Branon
Natal todos os dias
Este é o dia que o Senhor fez; nos alegraremos e nos alegraremos com isso. - Salmo 118: 24
Quando começamos nosso culto em um dia quente de agosto, nosso pastor orou para que estivéssemos vivos com antecipação como crianças no Natal. No meio do verão, foi uma imagem inesperada que despertou minha imaginação e me fez pensar. Muito tempo depois do hino final, eu ainda estava ponderando suas palavras e suas implicações surpreendentes.
Em que dia do ano era mais provável que eu acordasse cedo quando criança? Manha de Natal! Por quê? Para abrir meus presentes, é claro. Quando fui dormir na véspera de Natal, eu pensava: amanhã será um ótimo dia! No fundo, eu acreditava que meus pais me dariam algo especial, e eu mal podia esperar para descobrir o que era. Essa foi a fonte da minha antecipação e energia ao amanhecer todo 25 de dezembro.
Como você acordou esta manhã? Como sua atitude mudaria se você considerasse cada dia um presente de seu amoroso Pai celestial? Talvez seja isso que o salmista tenha em mente quando escreveu: “Este é o dia que o Senhor fez; nos regozijaremos e nos alegraremos ”(Sal. 118: 24).
Se realmente acreditássemos que cada dia era um presente especial de Deus, seríamos como crianças no Natal todas as manhãs do ano.
Quando o amanhecer anuncia cada novo dia:
Antes de levantar da cama,
alegre-se - alegre-se e louve a Deus,
e agradeça a Ele pelo que está por vir. —Sesper
Cada dia é um presente de quem sabe exatamente o que precisamos. David C. McCasland
Teste seu cansaço
Aqueles que esperam no Senhor renovarão sua força. - Isaías 40:31
Alguém me confidenciou que ela estava se sentindo culpada. Ela disse: “Embora eu seja cristão, ainda me canso!” Ao revisar as Escrituras, descobri que o povo de Deus às vezes sofria fadiga e até exaustão. A igreja de hoje parece não querer reconhecer isso, no entanto. Em nome da vida cristã vitoriosa, alguns veem todo cansaço como uma falha em confiar e obedecer a Deus.
Mas, de acordo com Isaías, nosso Criador antecipa o cansaço em Suas criaturas finitas. Ele promete renovar nossa força se esperarmos nEle (40: 30-31). Ele também entende que nossa necessidade de força, assim como nossa necessidade de comida, não é uma provisão de uma vez por todas.
Nossa escolha não é se sentiremos cansaço, mas sim o que estaremos cansados. Em minha própria vida, sofri exaustão por um longo período de tempo por causa de preocupação, medo e amargura. Graças ao Senhor, esses sentimentos negativos não me dominam mais. Mas ainda me canso muito por causa do meu envolvimento em causas dignas e do meu desejo de viver fielmente como servo de Cristo.
Faça um “teste de cansaço”. Se você estiver cansado pelas razões erradas, busque humildemente a correção amorosa de Deus. Se você está cansado pelas razões certas, procure a força renovadora de Deus. Você não precisa se sentir culpado por se sentir cansado.
Se você está cansado da corrida da vida
e conduzido pelo ritmo apressado,
Aprenda a esperar no Senhor;
A força dele será sua recompensa certa. —DJD
Deus dá força proporcionalmente à tensão.
Joanie Yoder