Senhor
VERDADEIRO ARREPENDIMENTO
Leia: "Jeremias 26:18-19" Ezequias temeu o Senhor e procurou ganhar o seu favor ( v.19 )
Examine: Salmo 51:1-12 ; 1 João 1:9
Considere: Por que você seria tentado a ser evasivo ao invés de simplesmente se arrepender ? O que precisa trazer a Deus em arrependimento verdadeiro ?
Hoje meu filho mentiu pra mim. Os detalhes não eram muito importantes, mas suas tentativas de escapar da infração sem confessar tudo me deixaram preocupado. Certa autora, escrevendo sobre "confissões" vagas, disse que imagina "Deus como um professor astuto ( debruçado ) sobre a mesa e ( dizendo ), nada gentil, 'Poderia ter o trabalho de me dizer o que você quer dizer ?'
Os profetas são personagens bíblicos que parecem sempre estar no centro da briga, censurando o povo de Deus severamente por seus pecados, citando nomes - fazendo quase todos se sentirem desconfortáveis. Todos gostavam do profeta, conquanto ele ou ela anunciassem bênçãos e bons dias pela frente. O verdadeiro profeta, entretanto, era o porta-voz de Deus. - e Deus está sempre ocupado em descobrir lugares escondidos de rebelião, desonestidade e idolatria.
Certa ocasião Deus fez Miqueias anunciar ao povo de Israel que, devido à sua teimosia recusa em obedecer, seria "...arado como um campo" ( Miqueias 3:12 ). Terríveis palavras.
Como reagimos quando Deus aponta nossos caminhos voluntariosos ? Esquivamo-nos, nos contorcemos e damos explicações por temos agido tão mal ? Nos escondemos ou nos livramos de nossa responsabilidade, recusando-nos a confessar francamente o nosso pecado ?
O rei Ezequias e Israel escolheram o caminho mais difícil e correto, aquele que leva à humildade e ao arrependimento. "Ezequiel temeu o Senhor e procurou ganhar o seu favor" ( Jeremias 26:19 ). Sem barganhas, sem disputa. Só um direito: "Eu estava errado, sinto muito."
A antiga confissão da igreja exprime acertadamente: "Deus misericordioso, confessamos que pecamos contra Ti [...] Realmente sentimos muito e humildemente nos arrependemos." - Winn Collier
ALGO NOVO
Leia: " Isaías 42:1-10 "
Cantem ao Senhor uma nova canção ! Que ele seja louvado [...] pelos povos de todas as nações distantes ! ( v.10 ).
Examine: ...Aqui está o meu servo [...] aquele que amo [...] Eu porei nele o meu Espírito [...] E todos os povos vão pôr nele a sua esperança ( Mateus 12:18, 21 ).
Considere: O que mais o impressiona a respeito desse " algo novo " que Deus fez ? O que, na descrição de Jesus em Isaías 42, o encorajou no dia de hoje ?
Michael saiu marchando com seus companheiros recrutas, esbanjando uma confiança que apenas alguns dias atrás eles não possuíam. O choque de sua nova vida na Marinha dos Estados Unidos estava dando lugar a um crescente e evidente porte militar.
Porém, Michael fez um impensável. Abandonou as fileiras e parou ao lado da estrada. "O que você está fazendo ?" gritou o comandante da sua divisão. ( disse algumas outras palavras também. )
"Oficial, o senhor pode fazer o que quiser" Michael respondeu, "Mas esta é a primeira vez que vejo neve." Michael Ojeah é da Nigéria.
Em Mateus 3, Deus anunciou algo inteiramente novo que nos faria abandonar as fileiras e contemplar maravilhados. João havia acabado de batizar Jesus, quando uma voz ressoou do céu, "Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria !" ( v.17 ). Era uma referência direta a profecia de Isaías 42. O povo que escutava com certeza entendera que se referia ao Messias prometido.
Essa paisagem de Isaías prenuncia algo novo. Messias é aquele que traz esperança ao mais abatido entre nós. " Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já esta fraca ", diz o profeta. " Não se cansará, nem desanimará, mas continuará firme atéw que todos aceitam a minha vontade " ( vv.3-4 ) Através do Messias, Deus proveria " ...a luz da salvação que darei aos outros povos " ( v.6 ), e não somente à nação de Israel. Era algo realmente novo - uma nova esperança para todos os que o ouvissem e recebessem.
Como resultado de sua admiração diante da neve, Michael Ojeah lhe entregou. A nossa admiração diante da provisão de Deus quanto à nossa salvação deve ter um resultado mais agradável. " Cantem ao Senhor uma nova canção ! ... " diz Isaías ( v.10 ). " ...Que ele seja louvado [...] pelos povos de todas as nações distantes ! " - Tim Gustafson
N° 1 E ACABADA
Leia: " 1 Reis 19:1-15 "
...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba com a minha vida ! ( v.4 ).
Examine: ...de agora em diante vocês verão o Filho do Homem sentado do lado direito do Deus Todo-Poderoso e descendo nas nuvens do céu! ( Mateus 26:64 ).
Considere: Como você se sente ao ouvir as palavras de Paulo a respeito do céu ? Como você contará aos outros essa mensagem de esperança ?
"Estava acabada, porém, saio com minha cabeça erguida." A estrela do tênis, Justine Henin, expressou-se desta forma durante a coletiva de imprensa em 2008 - ao anunciar sua saída imediata do esporte.
Todos os atletas um dia penduram suas chuteiras, mas não quando têm apenas 25 anos e são o n° 1 do mundo !
Afinal, por que ela desistiu ? As lutas pessoais fora da quadra. em 2007, e o desempenho em quadra, durante 2008, provavelmente contribuíram para o encerramento precoce da carreira.
Entre nós, poucos jogam tênis profissional, mas nos identificamos com o desejo de desistir que ela sentiu. ao vivenciarmos um relacionamento difícil ou em meio ao esforço extenuante com um trabalho sem perspectiva ou depressão, podemos desejar desistir.
Pergunte a Elias. Ele conhecia essa sensação de desalento.
Pouco momentos após o profeta experimentar a intervenção de Deus, e a derrota dos profetas de Baal no Monte Carmelo ( 1 Reis 18:38-40 ), estava pronto a desistir. Porquê ? A rainha impiedosa Jesabel ameaçara matar-lhe ( 19:2 ). Nada acontecia como ele queria, e o orgulho o fez pensar que não precisava suportar esse ataque pessoal ( vv.10,14 ).
Elias dirigiu-se rapidamente para o deserto. Sentindo-se derrotado e profundamente perturbado, orou, " ...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba agora com a minha vida " ( v.4 ). deus lhe respondeu alimentando ( v.8 ), abrigando ( v.9 ), e ensinando-o ( vv.11-13 ). A voz de Deus " ...calma e suave " ( v.12 ) revelou que algumas vezes Ele age de maneiras espantosas e outras, de maneiras reservadas. deus fez Elias retornar e concluir seu trabalho - com ou sem Jezabel.
você está desanimado porque Deus não " agiu como o esperado " com você ? Aquiete-se olhe para Ele. Deus o ajudará a continuar - embora talvez Ele escolha agir de maneira calma e inesperada. - Tom Felten
CONHECER DEUS
Leia: " Salmo 103:8-14 "
O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente é muito amoroso ( v.8 ).
Examine: Salmo 25:6-7 ; Lamentações 3:22-23 ; Filipenses 2:3-8
Considere: O que lhe vem á mente quando ouve o nome " Deus " ? Em que aspectos sua impressão inicial a Deus é semelhante e diferente da maneira como a Bíblia o retrata ?
O pastor A. W. Tazer escreveu, "O que há de mais importante em nós, vem-nos à mente ao pensarmos em Deus." Se Tazer estivesse vivo hoje, perceberia que seus pensamentos são obsoletos para muitos cristãos. Nosso problema não é tanto o que entra em nossa mente ao pensarmos em Deus, senão que, não acontece com um tio rico e distante, nossa tendência é pensarmos em Deus somente quando precisamos dele. Talvez pensaríamos mais nele se compreendêssemos melhor quem Ele é.
Um dos atributos de Deus é o amor ( 1 João 4:8,16 ). Seu amor inigualável reflete-se no relacionamento perfeito experimentado pelo Pai, Filho e Espírito Santo - três Pessoas revelando altruisticamente ( da palavra grega ágape ) a beleza de Deus em Seus papéis individuais - todos um só Deus amoroso. Jesus personificou essa realidade quando orou no Getsêmani, "Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento ! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres" ( Lucas 22:42 ).
O amor altruísta de Deus transbordou os limites da trindade na criação. Ele não precisava criar você e eu, mas como Deus, e Deus de amor, Ele criou outras pessoas para amar.
Ele possui outros atributos, tais como a ssantidade, que engloba todo o Seu caráter. Mas Deus " ...não nos castiga como merecemos ", porém " Como um pai trata a bondade com seus filhos ", é " ...bondoso para aqueles que temem " ( Salmo 103:10-13 ). Sua maneira altruísta continua, a despeito do nosso pecado. Ele " ...não fica irado facilmente... ", dando-nos tempo e espaço para nos arrependermos de nossos pecados e retornarmos a Ele ( v.8 ). Deus " ...amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho ( João 3:16 ).
Vamos, hoje, realmente pensar em Deus - Criador, Redentor, e aquele que nos ama desinteressadamente, você e eu. - Mike Witmer
FAÇA E RECEBA
Leia: Mateus 22:34-40
..." Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. " [...] E o segundo mais importante é [...]: " Ame os outros como você ama a você mesmo '' ( vv.37-39 ).
Examine: ...'' Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram " ( Mateus 25:40 ).
Considere: Se amar os outros é como medimos nosso amor por Deus, o quanto você realmente ama a Deus ? O que você pode fazer hoje para amar aqueles que Deus colocou em sua vida ?
Avalia-se em uma escala de 1 a 10: O quanto você ama a Deus ? E os outros ? Qual é a nota mais baixa ?
Muitos cristãos acham que amar a Deus é mais difícil do que amar os outros por causa de duas questões: Primeiro, é difícil falar com alguém que não podemos ver. Segundo, parece que estamos muito ocupados para ler nossas bíblias e orar. Quem de nós não simpatizaria com uma mãe que confessa que seus dias são cheios com a alimentação dos filhos, limpar e esfregar, que acaba tendo pouco tempo para parar e ficar na presença de Deus ?
No entanto, fico pensando se nossas perguntas apresentam uma escolha errada. Jesus disse que amar a Deus e amar uns aos outros são dois lados inseparáveis do mesmo mandamento ( Mateus 22:37-39 ). João escreveu que amar os outros é precisamente como amamos a Deus, Pois ninguém pode amar a Deus, a não quem vê, se não amar o seu irmão, a quem vê " ( 1 João 4:20 ). E Paulo argumenta que amar os outros é nossa tarefa mais importante, " ...Ame os outros como você ama a você mesmo " ( Gálatas 5:14 ). Em vez de disputarmos: amar a Deus versus amar o próximo, as Escrituras declaram que amamos a Deus amando o próximo.
Agora, vamos compreender este ponto - literalmente. Martinho Lutero disse certa vez que nosso próximo número um é nosso cônjuge ( Efésios 5:21-30 ). É fácil sermos amáveis com pessoas que vemos ocasionalmente, mas como somos com aqueles que convivemos ? Se formos generosos e pacientes com a família-aqueles que há muito tempo paramos de tentar impressionar-estaremos seguros que amamos a Deus. Sempre que fizermos o bem a alguém, isto será visto pelo nosso Pai celestial. Pois quando amamos Seus filhos, amamos a Ele. - Mike Wittmer
ORAÇÃO DE ALTO RISCO
Leia: " 1 Reis 18:36-39 "
Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti ! ( v.37 ).
Examine: João 16:24 ; Efésios 6:18
Considere: Como você vai mudar sua perspectiva em relação à oração ? Por que é seguro fazer uma oração de alto risco ?
Durante sua perigosa carreira, Evel Knievel tentou saltar com motocicleta sobre 13 ônibus double decker ( dois andares ), um tanque de tubarões, 54 carros amassados e uma caixa de cobras cascavéis. Frequentemente errava seus cálculos e ele passava bastante tempo no hospital. Mas, antes de cada façanha ele orava, " Deus, cuida de mim. Aqui vou eu... "
Será que Elias sussurrou algo parecido antes de seu embate com Baal ? Ele praticamente destruiu a ideia de que a oração é uma atividade chata e tímida. Mas, quando de nós oramos por obrigação e acharmos a oração algo enfadonho ?
A oração pode envolver aventura ! No início do confronto, Elias observou, " De todos os profetas de Deus, o Senhor, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta " ( 1 Reis 18:22 ). Estranhamente ele aumentou o risco insultando o bando de Baal e encharcando com água o altar que Deus iria inflamar.
Outro aspecto da oração de alto risco de Elias era o fato de tudo depender da resposta de Deus. Elias disse. "... Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó ! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo..." ( v.36 ). A reputação e o destino espiritual de Israel estavam em jogo. E mais, Elias sabia que estaria perdido se Deus permanecesse em silêncio.
Mas Elias sabia que Deus responderia. Sua oração foi ousada porque ele deixou os detalhes com Deus. Ele disse, " Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus..." ( v.37 ). E Deus lançou uma bola de fogo sobre o altar.
Este fato demonstra o que pode acontecer quando nos engajamos na oração de alto risco. Deus pode tê-lo chamado para buscar algo que o fará dobrar seus joelhos em oração. Leve-lhe o seu pedido e veja Sua resposta. - Jennifer Benson Schuldt
O LIVRO CORRETO
Leia: " 2 Timóteo 3:16-17 "
A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples ( Salmo 19:7 ).
Examine: Salmo 119:151, 160 ; João 21:24
Considere: Quais passos específicos você pode tomar para provar que confia no que Deus diz em Sua Palavra ? De que maneira você pode aumentar o seu conhecimento e a sua aplicação ?
Minha esposa recentemente me falou sobre uma aluna sua que tinha problemas para entender uma tarefa de matemática aparentemente simples. Minha esposa questionou se a tarefa era muito difícil, mas notou que os outros alunos não estavam tendo a mesma dificuldade para fazê-lo. No momento que estava indo para ajudar a aluna, ela imediatamente percebeu o problema: A aluna estava usando o livro errado.
Como cristãos, cremos que estamos utilizando o Livro correto, pelos seguintes motivos:
- O Autor da Bíblia. O autor da Bíblia é Deus. Paulo disse que a escritura é "...inspirada por Deus..." ( 2 Timóteo 3:16 ). Significa que Deus estava ativamente envolvido na escrita da Bíblia. As escrituras são as palavras infalíveis para nós.
- A unidade da Bíblia. Há 66 livros, escritos por 40 autores diferentes ( reis, camponeses, um médico, eruditos, poetas, fazendeiros e pescadores ) ao longo de um período de mil e quinhentos anos. Eles escreveram independentemente, e a maioria deles sabia muito pouco ou nada dos escritos uns aos outros. Contudo, Lucas diz que seus escritos e profecias ( 300 deles ) apontam para um Pessoa - Jesus Cristo ( Lucas 24:27 ).
O estatístico Peter Stoner calculou que a probabilidade de cinco principais profecias acontecer por acaso seria um em dois quintilhões: Isto é um em 2.000,000,000,000,000,000! No entanto, Jesus diz que Ele é o cumprimento de todas aquelas profecias ( Mateus 5:18 ).
- A preservação da Bíblia. Temos mais cópias exatas e antigas dos manuscritos das Escrituras ( o mais antigo tem aproximadamente quatro mil anos ) do que qualquer outra fonte história antiga ou literária.
Deus nos deu o Livro correto. É uma resposta autorizada às perguntas da vida, que de outra forma não seriam respondidas. Podemos confiar no que a Bíblia diz ( Salmo 33:4 ). - Marvin Williams
O QUE DEUS ABOMINA
Leia: " 2 Timóteo 2:15-26 "
Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar ( Provérbios 6:16 ).
Examine: ...cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado ( Mateus 12:36-37 ).
Considere: Quais são alguns relacionamentos difíceis que você tem ? Como melhorá-los com palavras de verdade e amor ?
Após ter mudado para Uganda, soube de um voluntário que contribuiu em prol do povo da África Oriental, o qual servia. No entanto, apesar de tudo que conquistou no campo de trabalho, causou danos por falar falsidades que causaram divisões entre os membros de seu grupo missionário.
A Palavra de Deus trata de tal conduta firmemente dizendo: "Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mesma que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos" ( Provérbios 6:16-19 ).
O que você pensa ao ler estas coisas ? Você às vezes, se acha pensando, quem sabe até recentemente, que cometeu o que Deus abomina ? É interessante e condenatório Deus colocar "mãos que derramam sangue inocente" e "testemunha falsa que profere mentiras" na mesma lista de pecados.Um ato parece ser mais abominável que o outro.
A revelação de que na escola divina, ambos os comportamentos pensam igualmente deve servir como forte motivação para falarmos sobre Ele. Devemos ter discernimento ao falar para prevenir discórdia ou contendas entre os irmãos e irmãs em Cristo, e entre aqueles que encontramos todos os dias ( Efésios 4:15 ).
No trabalho, por exemplo, deveríamos evitar falar de maneira que possa colocar um colega contra outro ( Efésios4:25 ). Se existe algum ressentimento entre você e outra pessoa, todos na sua equipe poderão sentir a tensão. Em sequência, a discórdia pose se espalhar por toda a sua organização.
Considere a maneira como você está tratando seus amigos, membros da família, colegas e outras pessoas em sua vida. Se você está criando desunião com suas palavras, peça ao Senhor por sabedoria para se comportar de forma diferente e então aja na direção que Ele lhe der. - Roxanne Robbins
A ORAÇÃO DOS ESQUECIDOS
Leia: Salmo 13
Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ? ... ( v.1 )
Examine: Salmo 22
Mateus 15:21-31
Considere: Quais são seus questionamentos mais obscuros ( ou temores ) para Deus ? O que o impede de ter coragem para falar-lhe sobre isso ?
Em lugares como Darfur, oeste do Sudão, e genocídio e a fome são desenfreados e a crise humanitária vai além da imaginação. Estimativa recente da ONU sugere que milhares perecem por doenças e guerras. Conflitos tribais que se agravaram por interesses políticos nacionais colocam esta província ao refugo. ( literalmente ).
O mais incompreensível desta calamidade é, sem dúvida, a não intervenção da comunidade internacional. Houve algumas condenações e resoluções, mas nada de solução efetiva sobre a situação. Parece que o mundo esqueceu-se do pesadelo de Darfur.
Imagino que as pessoas de Darfur se emocionem como o salmista: "Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ?..." ( Salmo 13:1 ). Quando nossa aflição e abandono se perpetuam, a realidade mais difícil pode ser algo mais do que a nossa dor contínua. Podemos descobrir que a provação mais difícil de suportar é o sentimento pungente de que, em tudo isso, não encontramos Deus em lugar algum. " ...Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto ? " suplica o salmista, fazendo uma acusação devastadora. Ele está suplicando o socorro de Deus - e Deus oculta sua face ( v.1 ). Quatro vezes nesta curta oração, o escritor força a pergunta, " até quando ? " ( vv.1-2 ). Sua indagação inflamada ecoa: Deus, tu consideras de alguma forma meu desespero ? Este longo pesadelo está me matando. Até quando ?
A oração não é uma ocupação calma, segura e branda. A oração é o ato corajoso de entregar todas as emoções ( tudo o que temos, seja nobre ou não ) a Deus. O ato da oração oferece alívio. Com poucos indícios de mudança das circunstâncias, o salmitas, o salmista conclui: Deus " ...sido com para mim... " ( v.6 ).
A experiência do encontro com Deus numa oração sincera nos reorienta à verdade de que nosso Deus nunca esqueceu de nós, nem por um momento sequer. - Winn Collier
OUÇA
Leia: Êxodo 6:11-13
Porém Moisés respondeu ao Senhor: Se até os israelitas não querem me dar atenção, o rei também não vai querer. Eu não tenho facilidade para falar ( v.12 ).
Examine: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem ( João 10:27 ).
Considere: Como você se tornará um melhor ouvinte ? De que maneira você pode ouvir melhor a Deus ?
Desde o início dos tempos, o anseio de ser ouvido por Deus e pelos outros é um desejo que está no coração do homem e da mulher. Como o salmista escreveu: "Ó Deus, defensor dos meus direitos, respondeu-me quando eu te chamar ! Eu estava em dificuldades, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração !" ( Salmo 4:1 ).
Moisés ansiava por um público acolhedor - pessoas que ouvissem. Moisés era um orador inseguro e ele reclamou com Deus: "Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar..." ( Êxodo 4:1 ).
De volta aos Salmos, o rei Davi muitas vezes também ansiava por um bom ouvinte. "Ouve ó Deus, a minha oração !" clamou. "...Escuta as minhas palavras" ( Salmo 54:2 ).
Um livro muito útil sobre este tema é Conversation Peace ( Conversa sobre Paz ) da autora e palestrante canadense Mary A. Kassian. Em seu livro, Kassian sugere que existem diversos tipos de obstáculos que nos impedem de ouvir e sermos ouvidos. Estas barreiras incluem:
- Adiantar-se: pensar sobre o que vai dizer a seguir; planejando uma réplica.
- " Viajar: "estar preocupado, pensando sobre assuntos pessoais ou deixar o pensamento ir longe.
- Intrometer-se: interromper o raciocínio da outra pessoa para interpor os seus.
- Desconsiderar: classificar mentalmente os pensamentos do interlocutor como sem importância ou insignificantes sem refletir adequadamente, ou achar que já compreendeu a perspectiva dele.
- Bloquear: recusar-se a reconhecer o tópico que a outra pessoa está tratando, filtrando seletivamente a mensagem para bloquear alguns trechos.
Da mesma maneira que desejamos ser ouvidos e compreendidos importante evitar as práticas listadas e ouvir atentamente a Deus e aos outros. Agindo assim, não seremos tolos, mas sábios ( Provérbios 12:15 ). - Roxanne Robbins
O MISTÉRIO
Leia: 2 Coríntios 3:7-18
...refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito ( v. 18 ).
Examine: Salmo 139
Efésios 1-2
Considere: Como você se vê de verdade ? O que a realidade de ter Jesus habitando em você-definindo sua identidade- significa para sua compreensão de si mesmo ?
Recentemente meu filho de 4 anos estava me explicando o que queria ser quando crescesse: médico. Eu o ouvi falar de outras opções - astronauta, artista ou piloto de carros de corrida. Entretanto, ele jamais mencionou qualquer uma das minhas profissões - pastor ou escritor. Portanto, com alguma cautela, perguntei: " Você já pensou em ser pastor ?"
"Não", ele respondeu, "não gosto de pastores." Sei que meu filho não pretendia ferir minha identidade com o seu comentário. Muitas das mensagens que recebemos da nossa cultura, porém, podem fazer exatamente isso.
Se estivermos lutando com a autoestima, as palavras de Paulo podem nos fazer vacilar. Paulo explica que foi um mistério, "o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados," ...porém que agora foi revelado ( Colossenses 1:26 ). E esta revelação é bárbara, escandalosa: a presença do próprio Jesus ressurreto habita em todo aquele que recebeu a misericórdia divina.
A salvação, portanto, não é meramente um ato jurídico através do qual Deus determina se somos perdoados ou não; salvação também é um ato de recriação divina. Ele nos recria para sermos o que deveríamos ser desde o princípio ( 2 Coríntios 5:17 ). Ele nos salva do pecado, de nós mesmos. E esta obra redentora tem enormes implicações. Deus restaura nossa verdadeira identidade, e nos coloca numa posição na qual, literalmente, compartilhamos a " ...força de Cristo... " ( Colossenses 1:29 ).
Nesta realidade não há lugar para odiar a si mesmo. Não há espaço para ouvir mentiras que dizem que somos desagradáveis, indesejáveis ou desprezíveis.
Como disse C. S. Lewis: '' O que podemos entender, se a doutrina cristã for verdadeira, é que a nossa própria existência complexa não é o desvio anômalo que aparece, mas a débil imagem da corporificação divina. - Winn Coller
DROGADO NO SINAI
Leia: Salmo 19:7-11
O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade ( v.9 ).
Examine: ...dá-me sabedoria para que eu possa conhecer os teus ensinamentos ( Salmo 119:125 ).
Considere: Ao ler a Bíblia, você se preocupa com o significado ou o que Deus quis dizer ? Quais preconceitos podem distorcer a sua visão sobre a Sua Palavra.
Quanto a Moisés no Monte Sinai, ou foi um evento cósmico sobrenatural, o que não acredito, ou lenda, o que também não creio, ou finalmente, e isto é muito provável, um evento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de narcóticos - Benny Shanon, Time and Mind Journal of Philosophy ( Jornal de Filosofia, Tempo e Mente )
Não sei quando a você, mas a suposição de que Moisés estava sob efeito de drogas no Monte Sinai e imaginou o seu encontro com Deus me tirou do sério ! Ao dizer isso, estou consciente de que todos nós podemos ler a Bíblia de maneira distorcida por nossos preconceitos.
Portanto, como podemos evitar isso ?
Começamos respeitando o autor - e o autor é Deus. Davi escreveu: " O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade " ( Salmo 19:9 ). Respeitá-lo significa que estamos mais preocupados com o que Ele quis dizer do que com as nossas próprias e suavizadas interpretações das Escrituras.
Ao lermos a Bíblia dispostos a enxergar as mensagens de Deus, ao invés das nossas, precisamos pedir que o Espírito santo nos guie. Jesus nos prometeu que " o Espírito Santo [...] ensinará [...] todas as coisas " ( João 14:26 ). mas o cuidado ao manejar a Palavra não para por aí.
Com a ajuda do Espírito Santo, precisamos ler a Bíblia inteira. Sabemos que '' ...toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus... " ( 2 Timóteo 3:16 ), porém alguns preconceitos podem nos levar a enfatizar determinados partes e ignorar outra. Davi nos garantiu que " A lei do Senhor é perfeita... " ( Salmo 19:7 ).
Nosso respeito pela Palavra de Deus deve sempre superar as ideias humanas a respeito da Bíblia, até mesmo as nossas ! Davi afirmou: " Os ensinos do Senhor são certos... " ( salmo 19:8 ), portanto vamos confiar inteiramente em Sua Palavra, em vez de nos " embriagarmos " em nossos próprios pensamentos. - Jennifer Benson Schuldt
DEUS ESTÁ TRABALHANDO
Leia: Habacuque 1:1-11
O Senhor diz ao seu povo: '' Olhem as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ( v.5 ).
Examine: Pois o Senhor vai se levantar [...] Ele vai realizar o seu plano misterioso; vai fazer o seu trabalho estranho ( Isaías 28:21 ).
Considere: Você já se sentiu perplexo por algo que Deus permitiu acontecer ? Cite as suas maiores preocupações e frustações, sobre as quais você precisa falar honestamente com Ele.
Dizem que "um céu silencioso é o maior mistério de nossa existência."
Você já orou e sentiu como se o céu estivesse em silêncio ? Já viu a injustiça e ficou imaginando "Onde está Deus ?" Já se perguntou: "Vale a pena viver uma vida justa ?" Neste caso você não está sozinho.
Quando Habacuque olhou para o seu mundo destruído e injusto, foi forçado a fazer algumas perguntas a Deus. Quanto tempo vai demorar até que me respondas ? Por que o mal está vencendo. Quando acabarás com a violência ? ( Habacuque 1:1-4 ).
Os questionamentos de Habacuque surgem de uma fé confusa, não de uma fé enfraquecida. Contudo, Deus entendeu que tais preocupações vinham de uma perspectiva limitada do propósito maior de Deus. Ele respondeu: " estou trabalhando... " ( v.5 ). Deus iria disciplinar a ímpia Judá através de uma nação ainda mais perversa, violenta e famosa: a Babilônia. Deus estava abrindo os olhos de Habacuque para que pudesse ver que Ele estava sempre trabalhando. Mesmo quando Ele parecia distante, sustentava o universo e posicionava as pessoas para serem usadas para Sua glória.
Deus também queria que Habacuque soubesse que Ele não trabalha de maneira convencional. Ele optou por disciplinar Seu povo através de um recurso improvável e duvidoso - os perversos babilônicos. E Deus queria que Habacuque soubesse que Ele faria a Sua obra de maneira que jamais escolheria. " ...o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ", declarou Ele ( v.5 ).
Quando você reflete sobre questões que o deixam perplexo, lembre-se de que Deus ainda está trabalhando - modelando as circunstâncias, posicionando pessoas e permitindo certos acontecimentos para cumprir Seus propósitos divinos no mundo. Que Deus direcione seus olhos para enxergar onde Ele está trabalhando hoje ! - Marvin Williams
INVISIVEL
Leia: " 1 Reis 17:3-16 "
Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro ( v.16 ).
Examine: Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência ( Provérbios 3:5 ).
Considere: Em que áreas você está tendo dificuldade para confiar em Deus ? Como o seu anseio por consolo limitou a sua obediência a Ele ?
Nunca pensei que tivesse problemas para me controlar - até me casar. De algum modo a união entre duas pessoas revela o quanto desejamos fazer tudo de nosso próprio jeito. Desde a minha preferência em como dobrar ( ou não ) os cobertores à noite até a maneira de tomar decisões. Quero que as coisas sejam feitas de um jeito que me tragam conforto. Expondo a minha necessidade de controlar, Deus me revelou que ajo assim por resistir a confiar nele.
Confiar nunca é fácil. Porém é ainda mais difícil quando tudo parece desanimador. Estamos dispostos a obedecer contanto que tenhamos uma vaga ideia do resultado. No entanto, Deus quer saber nossa reação quandto estamos escondidos numa caverna e sem saída.
Ardoso pelo Senhor, Elias proclamara com ousadia a um rei tolerante que a chuva cairia somente sob as suas ( de Elias ) ordens ( 1 Reis 17:1 ). O que deveria ter sido um momento de triunfo espiritual se tornou uma prova para a fé de Elias. Com a sua vida em perigo, tudo o que ele tinha era uma ordem oficial do Senhor.
Sem saber o que estaria reservado para cada dia, Elias aprendeu que a própria vida procede do que Deus fala ( Números 23:19 ). Ele tinha que confiar que Deus cuidaria dele independente das circunstâncias ( Isaías 41:10 ).
Ao abrir mão da necessidade de saber Elias descobriu...
- que qualquer que seja a direção dada por Deus, vem acompanhada da Sua provisão ( 1 Reis 17:3-6 ).
- Deus usa as circunstâncias para nos levar à Sua vontade ( vv.7-9 ).
- nossa confiança e subsequente obediência traz vida aos necessitados ( vv.14-16 ).
Queremos que Deus seja a nossa porção e esperança, mas às vezes prosseguimos somente quando nos sentimos confortáveis. A própria essência de confiar em Seus caminhos significa perceber que não são os nossos ( Isaías 55:8-9 ). - Regina Franklin
SEM MEDO
Leia: Números 13:25-14:4
Por que será que o Senhor Deus nos trouxe para esta terra ? Nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser presos. Seria bem melhor voltarmos para o Egito ( 14:3 ).
Examine: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou ; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo ( João 14:27 ).
Considere: Que tipo de medo você está enfrentando neste momento ? Quais verdades da Palavra de Deus lhe ajudarão a libertar-se dessas amarras ?
As Crônicas de Nárnia, a série clássica de C. S. Lewis, dá vida aos elementos essenciais da fé e do amor em nosso relacionamento com aquele que nos amou primeiro. Uma terra presa à frigidez do inverno, Nárnia aguarda o fôlego de Aslam para poder se reanimar e reviver. Lucy, a mais nova dos quatro principais personagens no romance, demonstra confiança e perseverança. Porém, sua irmã mais velha, Susana, às vezes é mais medrosa e tímida. O medo, muitas, vezes, também é meu companheiro infiel.
Onde estiver, o medo rouba. Leva-nos à autossuficiência em uma interminável ladainha de "e se". Inúmeras vezes, Deus supriu os filhos de Israel em sua jornada à Terra Prometida. Ainda assim, eles consideravam apenas as circunstâncias, ao invés de confiar na grandeza de seu Deus. Se aconselharam com o medo ( Números 13:31-33 ) ao invés de confiar em Deus ( 13:30;14:6-10 ). A consequência foi terrível. A provisão do dia anterior pode servir como um lembrete da fidelidade de Deus, mas a perambulação de Israel pelo deserto por 40 anos demonstra que confiar no Senhor é uma atitude diária.
O livro de 2 Timóteo 1:7 diz, " Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." O sacrifício de Jesus por nós na cruz removeu nossa necessidade de temer. Ao segui-lo, ganhamos a segurança e confiança de ter...
- O correto entendimento de Deus ( Números 14:17-20 ).
- Absoluta confiança nele ( Isaías 26:3-4 ).
- Uma vida crucificada ( Romanos 6:4-6 ).
Assim como a salvação requer nossa submissão à cruz, devemos escolher andar na plenitude do imenso poder. Viver com medo é voltar ao " inverno '' de nosso passado, esperando que o Pai nos dê algo que já é nosso ( Lucas 12:32 ). - Regina Franklin
JOGADA EXTRA
Leia: Salmo 14:2-3
...o Senhor Deus olha para a humanidade [...]. Mas todas se desviaram [...] e são [...] corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem [...] nem mesmo uma só pessoa ( vv.2-3 ).
Examine: - Eclesiastes 7:20
- Romanos 3:23
- 1 Timóteo 1:15
Considere: Em que posição você se colocaria numa escala de1a10, com 1 representando maldade pura e 10 representando bondade total ? Como Deus o vê ?
Levei meu filho de sete anos a um jogo de mini-golfe e, para deixar o resultado competitivo, permiti que tivesse uma " jogada extra " - uma segunda tacada para praticar - por buraco. Ele foi bem até chegar ao buraco de 14, pois agora era necessário que jogasse a bola contra uma parede e depois outra antes de correr pelo chão. Sua primeira tacada caiu atrás da parede, como também a segunda, e depois mais boa algumas. Sua quinta tacada finalmente rebateu na parede e rolou pelo campo de golfe - uma bola, olhou pra mim e perguntou, " isso conta como uma jogada, certo ? "
Ri da vontade de meu filho em negligenciar suas diversas jogadas ruins, mas ele só estava fazendo no golfe o que todos fazem em outras áreas. Muitas vezes não tentamos também " escapar das situações " ? O que imediatamente reconhecemos como " pecado " nas outras pessoas desconsideramos quando nós mesmos o cometemos. Ou quando somos apanhados em flagrante, sem desculpa plausível, dizemos a nós mesmos que nosso pecado aconteceu só daquela vez, e que foi uma falha casual.
Ao fugirmos de algumas situações também nos desqualificamos para salvação. Se Jesus veio salvar "...o seu povo dos pecados deles" ( Mateus 1:21 ), então somente aqueles que admitem e se arrependem de seus pecados podem ser salvos. Esta foi a resposta de Jesus aos fariseus que indignamente questionavam Jesus por que Ele comia com esta "ralé" como "...cobradores de impostos e outras pessoas de má fama" ( Mateus 9:10-11 ). Jesus respondeu que "...Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes." E acrescentou o argumento decisivo, "...Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons" ( vv.12-13 ).
As pessoas boas não precisam de Jesus, mas os pecadores sim. A menos que digamos a verdade sobre nós mesmos, não podemos ser salvos. - Mike Wittmer
ELETROCARDIOGRAMA
Leia: João 3:1-15
Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo ( v.3 ).
Examine: ...alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos [...] pelos meios naturais [...] o próprio Deus é quem foi o Pai deles ( João 1:12-13 ).
Considere: Você depositou toda sua confiança em Jesus ? O que Ele está dizendo sobre a situação atual de seu coração ?
O eletrocardiograma ( ECG ) é um exame que ajuda o médico a determinar a saúde de seu coração medindo a sua atividade elétrica. O padrão destes sinais pode mostrar ao médico se o seu coração está funcionando bem, se está sob estresse ou com problema. Imagine se todo o seguidor de Jesus pudesse ter um ECG espiritual hoje ? Imagino o que este exame diria sobre nossa saúde espiritual.
Jesus fez este tipo de exame num homem chamado Nicodemos ( João 3 ). Exteriormente, Nicodemos parecia um homem espiritualmente saudável, e pertencia à classe alta da sociedade judaica. Ele era fariseu ( pertence à seita rigorosa do judaísmo ) e conservador em suas crenças religiosas, fazia parte do conselho do governo ( Sinédrio ) e deduz-se que era um rabino. Era sensível às tendências doutrinárias prevalecentes na época e tinha a aparência de um homem de intensa espiritualidade.
Conhecia bem a Torá e estava até interessado nos ensinamentos de Jesus.
Nicodemos veio a Jesus à noite ( v.2 ), temendo intensa crítica e perseguição. Mas Jesus não o criticou. Em vez disso, Ele o encontrou em seu momento de necessidade - Nicodemos precisava nascer de novo.
Durante seu encontro com Jesus, Nicodemos descobriu que seu ECG espiritual nem sequer registrava pulsação cardíaca. Ele estava espiritualmente morto. Sua aceitação da Lei, conhecimento da Torá e sua etnicidade judaica, não eram suficientes para experimentar o reino de Deus. Ele precisava de um novo coração, um que pudesse ser dado por Deus.
Muitas pessoas dependem de associações religiosas externas - participação nos cultos, amigos da Igreja e boas obras - para lhes dar acesso à família de Deus. Mas a única forma de ter acesso ao reino de Deus é atraves de um transplante cardíaco, no qual Deus retira nosso coração morto e o substitui por um novo ( Ezequiel 36:26 ). - Marvin Williams
EVITANDO
Leia: 2 Samuel 22:26-37
O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha ( v.32 ).
Examine: Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece ( Salmo 55:22 ).
Considere: Como você lida com seus desafios e inimigos ? Para você, qual o significado de buscar a Deus e o Seu livramento hoje ?
Seria fácil para Teresa Clarke desanimar-se e abandonar os seus planos. Ela havia reprovado em seu teste para carteira de motorista 12 vezes nos últimos 27 anos - sem nunca conseguir obter sua licença. Durante este tempo havia gasto mais de 40 mil reais em 450 horas de instrução para dirigir. Mas Teresa dirigiu novamente no verão passado e passou na prova número 13!
Esta mulher inglesa finalmente pode dirigir para onde quiser.
No livro de 2 Samuel 22, lemos sobre Davi e como ele poderia ter desanimado devido aos "...seus inimigos" ( v.1 ).
Seus adversários eram muitos e variados. Alguns eram humanos ( Golias, Saul, Absalão, os filisteus ), outros eram seus conflitos pessoais ( recaídas, lascívia ). Ele havia falhado muitas vezes ( Salmo 51:3-4 ), mas sua esperança estava em um Deus fiel ( v.26 ) que poderia dissipar sua escuridão com luz santa ( v.29 ).
O cântico encontrado em 2 Samuel 22 ( apresentado também quase literalmente no Salmo18 ) destaca o caráter de Deus - quem Ele é. O rei de Israel poderia escrever estas palavras de vitória, pois o verdadeiro e Único Vitorioso havia provado ser um escudo ( v.31 ), rochedo ( v.32 ), fortaleza ( v.33 ) para ele e seu povo. Davi foi capaz de superar o desânimo porque tirou seus olhos de si mesmo e os focou naquele sobre quem escreveu, " O Senhor é o único Deus... " ( v.32 ). Esse mesmo Deus nos ajuda a superar inimigos e fracassos pessoais hoje e sempre. Como Paulo escreveu, " O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial " ( 2 Timóteo 4:18 ).
Teresa Clarke conhece esta verdade. Quando lhe perguntaram por que ela queria dirigir, suas primeiras palavras foram, " Estou ansiosa para poder levar pessoas à igreja. " Ela quer que mais pessoas conheçam aquele que " ...Tu não tens deixado quemeus inimigos me peguem... " ( v.37 ). - ajudando-os a livrar-se do desânimo. - Tom Felten
O MAIS IMPORTANTE?
Leia: Mateus 22:34-40
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente ( v.37 ).
Examine: - Deuteronômio 6:5
- Josué 22:5
- 1 João 2:5
Considere: Como você pratica o maior mandamento de Deus ? O que acontece em nosso relacionamento com os outros, quando amamos a Deus de todo nosso coração, alma e mente ?
Se você é cristão a algum tempo, responderá facilmente a seguinte pergunta: "Mestre, qual o mais importante de todos os mandamentos da lei?" ( Mateus 22:36 ). Qual foi a resposta de Jesus ? "Ame o Senhor, seu Deus com todo coração, com toda a alma e com toda a mente" ( v.37 ).
Será que este mandamento é o mais importante para nós ? Deixe-me parafrasear esta pergunta com mais duas: Qual o mandamento que mais influência nossa forma de viver ? E também no nosso comportamento ?
Muitos outros "mandamentos" podem se destacar como mais importantes devido à nossa criação ou inclinação pessoal. A "lei" tome cuidado com o nº 1 e a necessidade da autopromoção são duas delas, com as quais você provavelmente irá se deparar.
Imagine esta cena: Alguém está espalhando mentiras sobre você. O que você fará ? Imediatamente lançará um contra-ataque para preservar o seu bom nome ? Ou você irá considerar o que o Deus amoroso exige de você, " Não pague a ninguém o mal com o mal " ? ( Romanos 12:17 ).
E quando você fica sobrecarregado com o seu trabalho, ou quando sente-se pressionado a pisar sobre as pessoas para subir na empresa - qual é o seu maior mandamento nesta hora ? Ainda é amar a Deus ? Buscar o reino de Deus sobre todas as coisas ? ( Mateus 6:33 ).
Jesus não somente descreveu " amar a Deus " como o maior mandamento, Ele também disse que este é o " primeiro " ( v.38 ). Esta palavra implica prioridade. Amar a Deus exige darmos a Ele a mais alta prioridade. Exige primazia sobre quaisquer desejos ou anseios humanos. Este mandamento deve ser a primeira consideração em todas as nossas decisões. Temos que observar o n°1 no trabalho, em nossos relacionamentos e em toda nossa vida.
Em suma, amar a Deus acima de tudo é o principal ! Isso acontece em sua vida ? - Poh Fang Chia
TOLICES
Leia: Salmo 127:1-2
...Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la ( v.1 ).
Examine: Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar ( João 9:4 ).
Considere: Por que resistimos em confiar no poder e no atuar de Deus ? Como você viveria de forma diferente se você confiasse mais na obra de Deus em e ao redor de você ?
Não sou muito fã de camisetas cristãs, mas recentemente vi uma que gostaria de ter.Andando pelo centro de nossa cidade, passei por um homem idoso com os seguintes dizeres em seu peito:
SAIA DO CAMINHO E PERMITA QUE JESUS AJA. Apesar de ser uma frase relativamente comum, descreve uma excelente atitude. Todo o mal, tristeza, pobreza e escuridão de nosso mundo devem nos compelir a sairmos de nossos confortáveis sofás para agir. Como certo escritor registrou: "Jesus ressuscitou dos mortos; e nós temos trabalho a fazer."
Entretanto, o salmista, de acordo com o fio condutor em toda a Escritura, nos adverte contra pensarmos que somos a causa central ou a consequência em quaisquer de nossos esforços. O engajamento de Deus com o mundo não está em desequilíbrio, pendendo, na ansiosa esperança de que nós, humanos apareçamos.
Todo nosso esforço, habilidade e técnica são insuficientes sem a intervenção de Deus. " ...Se o Senhor não proteger a cidade... ", escreve o salmista, " ...não adianta nada os guardas ficarem vigiando " ( 127:1 ). De fato, " Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde... " ( v.2 ) porque a atividade frenética ignora o fato de sermos dependentes da bondade e misericórdia de Deus.
Esquecidos desta verdade, nos fatigamos, preocupamos e suamos. Planejamos, manipulamos e lamentamos. Raramente descansamos. Raramente oramos. E ao final, nos descobrimos vivendo de forma insensata como se fôssemos Deus.
Este não é um argumento para uma vida frouxa, sonolenta e inerte. Ao invés disso, é uma chamada para nos engajarmos com a obra redentora de Deus no mundo - lembrando sempre de que esta é a Sua obra entre nós.
Tyler Wigg Stevenson descreveu bem: " Não preciso salvar o mundo, mas posso servir ao Deus que já o salvou. " - Winn Collier