Seneca Ira Expectativa
Não espere muito de ninguem e nem pouco apenas espere e aceite o que vier conquiste o que você quer cativar.
"Se olharmos para onde colocamos as nossas expetativas vemos onde estão as nossas fragilidades e, por isso, magoamo-nos."
(julho, 2018)
in Búzio do Coração
O hipócrita olha para o problema e o ignora, o sensato transforma esse problema em um caminho para uma nova expectativa!
"Busque a verdade e viva a realidade. As expectativas devem ser quantificadas na proporcionalidade de sua concretude."
No mundo existem dois tipos de pessoas: as boas e as ruins. As boas me ensinaram muito, mas as ruins me ensinaram a ter sede de vitória.
Não é correto culpar as pessoas pelas suas decepções, decepcionamos quando colocamos equivocadamente expectativas em cima de alguém que nunca mereceu confiança. Deixe de carregar o peso da mágoa, portanto, aprecie o grande espetáculo da vida e saiba que o amanhã revela um novo momento, o mundo dá voltas e ainda há tempo para ser feliz.
" Quanto menos você esperar do mundo e das pessoas mais chances terá de vivenciar momentos de paz e de momentânea felicidade."
É mais seguro viver intensamente sabendo que pode perder do que viver na dúvida e morrer na expectativa.
COM CERTEZA
Se for para invadir meu mundo que seja para valer, que seja sem muitos rodeios. Adentre com convicção, com certeza, não acorde minha felicidade, não desperte a saudade, nem cultive expectativas se não for para ficar.
Deixe as delicadezas de lado, o romantismo adormecido, as gentilezas fora do contexto, afinal de contas você está só de passagem e esta sua vinda foi só um acaso.
Nada foi programado. O destino apenas quis provar que tudo ficou a uma distância adormecida, nada será sólido se não for unido com convicção.
Analise a situação. Cada dia, cada mês, cada ano, tudo foi evoluindo sem que tivéssemos planejado, fugiu do nosso propósito, ficou longe do nosso entendimento.
Mesmo assim foi bom o reencontro do passado com o presente. Movimentou as águas serenas, demoliu os muros que dividia as certezas das incertezas, despertou o rubro e forte sangue das veias que permaneceram estáveis a um longo período.
Pare de verbalizar, ninguém mais aguenta esse tipo de coisa. Vejamos: nada mais importa, a não ser os que nos deixe com a certeza de que tudo vale a pena.
Arriscar o que? Nada. Nada tem para arriscar, a não ser uma certeza dentro da outra. Ninguém mais quer incertezas, inseguranças, dissabores; o que importa hoje em dia é a certeza do que vamos sentir.
Portanto, se for para ter certeza, com certeza.
Não crie muitas expectativas em relação a mim, não imagine nada além do que sou.
Não quero decepcionar ninguém, não vim ao mundo pra isso.
Sem expectativas, sem sonhar, apenas vivendo a realidade, se tiver momentos de alegria, sorria, pois foram vividos.
Nunca confie demais em seus planos, pois na maioria das vezes a realidade é bem diferente da expectativa.
É impossível atender às expectativas.
Tento ao escrever não enrolar muito, ser mais objetivo e já entregar nas primeiras linhas ou ao menos no título aonde quero chegar.
Porém, nem sempre atinjo esta minha expectativa, e fico surpreso com o que quem lê enxergou na minha letra.
Fora o texto, sempre fico surpreso com as expectativas que as pessoas criam sobre tudo, carreira, relacionamento, tratamento, até sobre o desafiante propósito de ir a praia num sábado de verão e por fé de que não terá trânsito e de que será fácil estacionar.
Confesso que esta última expectativa me choca mais que as outras, mas está lá no hall de expectativas impossíveis.
E sim, todos criamos expectativas, temos nossos planos e anseios, mas ignorar a realidade ou ao menos os riscos é um pouco de exagero.
Não precisamos nos tornar pessimistas ou paranóicos, mas podemos considerar qual caminho necessário para alcançar esta expectativa e os obstáculos à ultrapassar.
E nessa dinâmica temos que ter muito cuidado para nãos ficarmos reféns das expetativas dos outros, caindo em uma chantagem emocional em que tentamos eternamente agradar o que não pode ser satisfeito.
E por outro lado também termos cuidado para nos tornamos mimados à espera de algo ou alguém que nos satisfaça plenamente.
Toda satisfação é parcial, transitória, e surge de um movimento nosso. Outros podem participar e contribuir, mas somente nos mesmos podemos saborear as nossas conquistas.
Assim, não gaste sua vida tentando encontrar um dia perfeito, busque encontrar algo que te satisfaça em um dia imperfeito, seja um aprendizado, um orgulho por uma forma que reagiu, ou mesmo a nobreza de reconhecer que você teve um dia difícil.
O pior sofrimento é o da ignorância, então tenha consciência dos desafios, riscos e aporrinhações e tente considerá-los como parte do processo, nada sai exatamente como o planejado, então trabalhe com alguma margem de erro.