Sementes
Nossa família é muito grande
São muitas sementes espalhadas por aí
Todos os dias elas se multiplicam...
"
É certo que as quatro estações passarão por suas vidas lançando sementes de hereditariedade no tempo."
Kate Salomão -
O diário de Évora - A guardiã do tempo.
Simples é dizer quantas sementes existem dentro de um fruto. O difícil é saber quantos frutos existem dentro de uma semente.
A educação é o meio multiplicador do conhecimento, seu fruto gera novas sementes, que geram novos frutos, que por sua vez geram novas sementes, em uma repetição infinita e exponencial do saber.
Evidente que quando ensinamos compartilhamos o que aprendemos com alguém. Por outro lado, só se pode ensinar quando há uma iniciativa para multiplicação do que foi aprendido. Nesse sentido, ensinar é ser fruto, mas também é ser semente.
Assim vamos seguindo, as vezes tentando contabilizar quantas sementes são parte desse fruto, mas com a conciência de nunca sabermos quantos frutos fazem parte dessa semente.
Se não for possível começarmos cada dia como árvores, que sejamos capazes de sermos sementes fecundas, para que o sonho da vida seja pleno de resiliência e amor.
DESCOBERTA
Fui te infiltrando sonidos.
Dando-te pulsados lábios.
Acordando-te sementes de espera.
Quando tua boca me disse,
Eras verbo amar,
Desatado em meus passos.
Quem planta as sementes das expectativas colhe hastes de frustrações com brotos de ansiedade e medo.
O sistema deveria olhar para as sementes, ao invés de espera-las crescerem e apodrecer para enxerga-las.
Nossos pensamentos são como sementes lançadas no solo do destino, sempre colheremos seus frutos, segundo a qualidade do que pensamos.”
Não se constrói pontes por que por elas vamos passar da mesma forma que não plantamos sementes frutíferas por que de seus frutos vamos comer.
Basta que sejamos sementes do bem que, Deus se encarrega de preparar o solo, o vento de espalhar e o tempo de germinar.
As pétalas caem, mas as sementes deitam-se sobre o solo fértil e seguras da sua condição de flor, esperam a chuva cair, para brotar novamente.
O amanhã são sementes que para germinarem e florescerem como nós queremos, precisam serem muito bem escolhidas e plantadas em solo fértil hoje.