Semblante
Do místico não se espera coisa alguma. Dele exala apenas o vazio. Seu olhar é abismo e seu semblante nostalgia. É um pobre andarilho. Falta-lhe até mesmo a palavra. Não há o que aplaudir ou prestar-lhe homenagem, pois seu ser beira a inexistência.
Quando digo que me sinto vazia as pessoas mudam o semblante, me olham diferente e me perguntam o porque desse sentimento. Me dizem: “Você tem pai, mãe, uma família e pessoas que te amam, não tem motivo para se sentir vazia”, e ainda tem pessoas que comparam dizendo “Você tem tudo que quer ou pelo menos tudo que precisa, enquanto outras não tem casa, não tem mais família, e pior, não tem nem se quer um alimento pra matar sua fome”, sinceramente, ler isso me machuca ainda mais. Sentir-se vazia não é uma escolha, eu não escolhi sentir isso, apenas comecei a acordar cada dia mais indisposta, triste e desanimada, e acabou se tornando tudo isso. Eu sei que tenho tudo que preciso ter, sei que tenho uma família maravilhosa, sei que tenho pessoas que amo, mas isso é ainda pior porque mesmo cercada de pessoas que me amam eu ainda me sinto vazia. Quando estou com amigos me pego em pensamentos distantes, totalmente longe de onde estou, como se apenas meu físico/corpo estivesse presente, enquanto todo o resto estivesse muito longe dali. Venho me preocupando comigo mesma, venho tendo pensamentos que me assustam, não é oque eu quero, parece que não tenho mais controle sobre meus pensamentos e minhas emoções. As vezes me pego pensando em sumir, porém também penso em como poderia sumir sem deixar minha família desesperada e triste, me sinto péssima em pensar e estar sentindo tudo isso mesmo com minha família me amando tanto. Eu só queria entender como me tornei isso, como deixei chegar nisso. Hoje escrevo para por pra fora um pouco desse sentimento, que parece q vai explodir meu peito. Eu preciso de ajuda, eu sei que preciso procurar ajuda, mas eu não consigo, penso que estou bem, mas logo em seguida tudo volta!
Não vou ficar falando que estou doente, basta olhar as minhas olheiras profundas e meu semblante caido que irá perceber isso.
O PREGADOR
Um certo dia, numa cidade do interior,
Um homem com semblante sofrido,
Entra no consultório e confessa ao doutor:
"Não consigo dormir. Estou deprimido!"
Ele diz que cansou de clamar os céus,
Se sentia sozinho caminhando num deserto
Declara que o mundo tem sido duro e cruel,
Que o dilema que vive é vago e incerto.
O médico diz: o tratamento é inovador,
" tem um pregador na cidade abençoado
Sua oratória induz à vitória e alivia a dor,
Tenho certeza que ele irá reanimá-lo."
O homem se desfaz em lágrimas,
O doutor sem entender exclamou:
"O que houve? Porque esta lástima?"
O paciente falou: "sou eu o pregador!"
Rodivaldo Brito em 30.03.2019
Não creio, não creio num Cristo vencido
Cheio de amargura, semblante de dor
Eu creio num Cristo de rosto alegre
Pois creio no Cristo que é vencedor
O semblante da verdade.
O mundo foi feito sem erros. Em alguma falha da criação nascemos ilustrados por problemas. E assim como todo problemático era de se esperar que causássemos não somente a nós, mas a um todo que nos rodeia. A maior influência da problematização mundial é a criação desastrosa e, a exclusão do que já foi criado.
Um tipo de facilidade rara nos tombeia como imbecis destrutivos. Causando em nós a vontade, e nos outros que já estariam prontos para fazer parte do mundo o desagrado. A verdade já se foi junto com o essencial, algo que não aceitamos somos míseros empecilhos para a felicidade se estender. O egoismo de um supremacia criada é tão tolo, quanto um homem desarmado gritando contra fuzileiros. De tudo que gerasse em destruição a voltas que percorrem, e nos assassinam, ainda culpamos ao mundo "O mundo não é mais o mesmo" O semblante do mundo a nos olhar é notório, ele sempre foi o mesmo, nós é quem somos os mudáveis.
Criei em minha própria cabeça a inteligência, e descobri dentro de mim a burrice nunca achada antes. É necessário destruir para criar, assim como é necessário mudar para se tornar algo diferente de antes. Então porque ainda somos tão inversos? Deve se perguntar. A questão que foi assassinada por nós é que além do querer, e do precisar ser bons. O que fazemos por isso válida os benefícios.
Em momentos de minha vida me perguntei, por quê me encontro tão cansado? Por quê minhas costas doem? Os porquês surgiram, as respostas fugiram. E fui exaustado encontrar a solução. O que tenho feito para melhorar? O que os humanos tem feito para melhorar o mundo. Mas o semblante do mundo continua serio, e nos diz: Matarei muito mais para que mude as atitudes. O que recorre a tudo
Apenas teu semblante é capaz
De arder tudo aqui dentro
É uma fagulha enfraquecida
Que logo torna-se chama
É uma dor que vem e se enraíza
É um amor que gosto de sentir
Mas ao mesmo tempo quero esquecer
Queria abster-me de sentir,
Assim não sentiria falta de você
Ela sorriu se olhando no espelho e aceitou muito bem o semblante que admirava. Ajeitou seus cabelos de um jeito bonito, que lhe emoldurava lindamente o rosto. Um ou outro fio branco, ainda que insistisse em aparecer, não lhe incomodavam mais. Piscou para si mesma. Estava linda no auge de uma idade que fazia questão de não mais contar. Números não importam. Os dias felizes, sim. Era jovem de alma e só isso era importante.
Se observou feliz naquele olhar refletido. O brilho de seus olhos ofuscava qualquer lágrima que por eles já houvesse passado. Ela agora só vivia para o presente e fazia que seus dias, fossem também, belos presentes para si mesma. Vivia intensamente. Habitava um corpo construído por anos de experiências e sabedoria acumulada. Estava abençoada por suas próprias bênçãos. Ela sabe que venceu o tempo. Fazia coleções de bons momentos e ainda que carregasse algumas cicatrizes, não se deixava mais abalar por mais nada.
Nessas suas marcas de vida, plantou flores que agora exalam um perfume de plena alegria, que vai se fixando por onde ela passa. Cheia de graça. Cheia de si. Sagrada. Ela sabe o que significa cada traço da vida em seu rosto, mas não carrega mais nenhum desgosto e tem orgulho de as mostrar. Ela deixa a idade passar. Seja como for. A vida, essa sim ela agarra com força, a abraça e beija, como se fosse seu grande amor. O pente que lhe dá o desenho dos cabelos, sabe muitos dos segredos, que agora guarda nas memórias e sabe muito das histórias que lhe moldam esse rosto, o mais feliz que já teve.
Ela nunca se deteve, nunca ficou parada, jamais soube esperar por uma mão pra ser guiada. Essa mulher no espelho não tem idade, não tem números, nem pesos, nem medidas. Não conta dores, não conta mágoas. Conta sonhos, vontades, amores, é amada, é vivida. Conta a vida. Aprendeu a amar a própria existência, aprendeu a se amar pela sua essência, aprendeu a beleza de ver o tempo passar, aprendeu a apreciar verdades, almas e corações. Aparências já não lhe enganam mais, nem são mais tão essenciais. Aprendeu com seus desejos, venceu seus medos, derrotou os anseios e conquistou o direito de ser dona de si mesma.
Decidindo de pé no chão a própria vida, ela se guia, se dirige, se entrega a paixão que resolver querer. Ela voa alto. Ela navega mares. Mulher forte, decidiu ser. Aprendeu a sobreviver caminhando de salto alto sobre os problemas que no passado a faziam sofrer. Hoje quase tudo a faz sorrir e só consegue sentir, a plenitude de si mesma. Pois é da própria alma que tira o sossego. Da paixão que anseia, ela acende o desejo. Ela se tornou a paz e a calmaria que precisa ter. Hoje ela se vê diferente, se vê forte, se vê grande, se vê bela. Bem querer. Hoje a pessoa mais admirável de seu enorme mundo, é somente ela.
Meus olhos marejados, claros ofuscados...
Ela com sorriso tentador, no semblante leva esperança, de quem muito ainda tem para construir...
Amor, paz, prosperidade, amizade são transmitidos de forma serena...
Ah, teu olhar doce, castanho, lábios perfeitos... de toque suave, transpira intensidade... cabelos macios, cheiro de desejo e pecado... Como não querer? Como esquecer?
Ele bebe mais um gole do seu vinho e olha novamente para o alto, admira as estrelas e a lua deslumbrante e volta a sonhar...
Mágoa é o desgosto recolhido cujas marcas transparecem no semblante, nas palavras; tristeza, amargura, pesar. Um dia eu já falei sobre isso, mas acho que foi pouco. Está claro que o resultado das nossas expectativas frustradas em relação a nós mesmos e outras pessoas transparece um ato de completa infelicidade, por muitas vezes marcadas com cicatrizes profundas que nem o tempo poderá apagar. Quando criança achei que era o super homem e tentei atravessar uma porta de vidro, tinha 05 anos e carrego até hoje marcas desta loucura, era criança, mas lembro como hoje o desespero da minha mãe ao bater na porta da vizinha, abraçada comigo com meu braço enrolado num pano, pedindo socorro. Não sei porque me lembrei disso agora, mas com certeza marcou profundamente a minha mãe, que sempre me acolheu, mas comigo tenho certeza ela não ficou magoada, mães sempre esquecem. A imagem adulterada de alguém demonstra este sentimento desagradável, e até um certo ressentimento e que ao estranho pode gerar compaixão. Não quero ser vítima nem que sintam piedade apenas quero ser compreendida. Amanheceu um novo e belo dia nasceu, e agradeço sempre a Deus por permitir fazer existir, o resto o tempo irá levar, afinal tudo passa!
Penúria
Teu semblante na noite deste dia,
É de alguém que sorri, mas no fundo quer chorar!
É de alguém que finge proteger, quando precisa de proteção!
É de alguém que finge está alegre, quando está triste!
É de alguém que aspira confiança, quando quer enganar!
É de alguém que mostra certeza, quando na verdade é sofismável!
É de alguém que é puro, quando não é inocente!
É de alguém que é novo, com uma mente avançada!
É de alguém que diz a verdade, mas no fundo vive a mentira!
É de alguém que impressiona, pra no fundo decepcionar!
É de alguém que tem tudo para viver socialmente,
Mas quer viver solitário!
É de alguém que tem todos os requisitos para trabalhar para o bem;
Mas prefere ser integrante do mau!...
O semblante da beleza pura que traz a calmaria e aconchega o coração... o azul do oceano, a pureza da natureza e o barulho suave das ondas atrai a força da paz interior e o querer permanecer em suas águas claras e cristalinas que purifica todo o ser.
Em um mundo de incerteza e solidão, vejo no rosto alheio o semblante da dor...Enquanto a minha...A escondo em um cantinho...Sufocada, por detrás de algum botão.
Rebata a força pesada de uma multidão de semblante fechado, tenso e sem humor, com a força implacável de um sorriso sincero. Fazer a diferença por vezes é tão simples...
SEMBLANTE
essa queda
que tenho por ti
é como um vício
não vejo saída
tua imagem
carrega consigo
minha recaída