Selecionar
Eu não sou antipático, muito menos arrogante, só que com o tempo aprendi a selecionar as pessoas que valiam a pena receber meu sorriso
Mais do que adquirir conhecimento a arte de pensar defini-se pela habilidade de selecionar grãos. Um pensador não é bom porque usa frases de efeito, técnicas psíquicas ou dados estatísticos - é claro que isso serve a todos os pensadores. Um pensador é bom e tem mais razão quanto mais souber separar trigo de joio e de milhares de outros grãos que se imbricam no meio dessa seara complexa e transmutante que é o pensamento. Nações se erguem sob maus pensamentos e pensadores, culturas se desfazem debaixo da batuta de outros tantos. Será que eles não exercitam bem o pensamento? Quase sempre não é essa a razão, o motivo é que confiavam e confiam demais na veracidade do pensamento. Mas hei, um pensamento não é coisa dominada, nem definida – sequer explorada. Os pensamentos vêm assim como se vão e não sabemos como se processam nos seus substratos essenciais, desde a raiz. Lá na frente, depois de erguida uma colossal estrutura lógica moral ou estética, a gente percebe que algumas das colunas são belos gatos comprados por lebres. Ninguém lê mais com a acuidade e apreço com que nossas avós catavam feijão. Colher grãos e separá-los, eis o exercício do pensamento pelos livros e pela vida afora. Pensamos hoje, assim como amamos, nos intervalos – entre uma aula e outra, entre uma escala de trabalho e outra. E temos sempre uma opinião pra dar, mas tempo e desejo pra grãos poucos têm pra catar. E se pensarmos no quão dialética e mentirosa é a metáfora dos grãos, essa mesma que acabei de usar, veremos o quanto é preciso ainda mais grãos catar. Quero com isso dizer que a estrutura do pensamento é, em sua base, de ideias dúbias – de pólos opostos – lógica binária. E a realidade, a seara da vida é tão mais vasta, tão mais rizomática que nossas parcas metáforas ocidentais. Então, imagine que pensar e formar opiniões dependa de se sair feito Alice pelo país das maravilhas, onde tudo pode se transformar em um piscar de olhos no seu contrário e principalmente em milhares de outras coisas heterogêneas. Antes de darmos nossa opinião aprendamos a desconfiar dos grãos, assim como da televisão, dos pais, da igreja e daquele professor de história espertinho com ar de sabedor. E dos velhos sabedores... Dos novos também. Selecionar!
Devemos selecionar moradias que são saudáveis não só para o corpo, mas também para o caráter.
Pode apagar a luz da minha estrela; assim, nas trevas posso selecionar quem são meus verdadeiros amigos.
"O exercício da crítica [literária] – ler, avaliar, selecionar, interpretar – deve resultar numa meditação sobre a vida.”
“Você será motivado a poupar sorriso e aprenderá a selecionar melhor seus vínculos e relacionamentos quando descobrir o que alguns de fato pensam e falam a seu respeito em sua ausência!”
O universo às vezes dá umas mancadas na hora de selecionar as pessoas que vão passar pelas nossas vidas, as vezes tem algumas que não fizeram nenhuma diferença, e sim causou alguns desprazeres...
ser livre não mais é doque escolher o próprio caminho a trilhar
ter opções a selecionar e poder se expressar.
O tempo me ensinou a ouvir e selecionar palavras agradáveis e desagradáveis, umas silenciei outras ignorei. Também tive o cuidado de proteger meus tímpanos de certas asneiras que nada me acrescentava. Continuarei com a mesma indiferença, na certeza que vc logo, logo vai procurar um psiquiatra para curar sua logomania.
2019 me ensinou muito.
Selecionar melhor as pessoas com as quais me relaciono talvez tenha sido um dos maiores aprendizados.
Quando passamos a entender a diferença entre “somar” e “sugar” nos tornamos mais inteligentes nas escolhas e com isso, começamos a construir vínculos sadios.
Plante esperança
Para aqueles que escolher
plantar o medo, trate de
selecionar muito bem as
sementes.Faça seu cultivo
em solo extremamente pobre,
Pois se você optar por um solo
fértil, correrá o risco dele crescer desordenadamente, e aniquilar
VOCÊ.@meditando.eu
"E que no seu garimpo,
você saiba selecionar
as boas pedras,
caso contrário seu caminhoserá apenas de cascalhos."
Cheguei à seguinte conclusão: comecei a sair da "lama" quando passei a selecionar melhor minhas amizades e parei de andar com perdedores.
Eu não perco às pessoas elas quem me perdem, pois, à vida mesmo se encarrega de selecionar quem fica e os que ela manda embora.
"Você pode ser a alavanca de alguém ou a alavanca para alguém, então é sempre bom selecionar os que andam ao seu redor. "