Seja Legal com seus Irmaos

Cerca de 47212 frases e pensamentos: Seja Legal com seus Irmaos

ÀS MARIAS E OUTRAS MÃES

Demétrio Sena, Magé – RJ.

A estas horas, os meus irmãos estão nostálgicos como eu. Imagino-os, cada um em seu canto, remoendo um universo de vivências. Muitas e muitas, tristes; algumas alegres; mas todas envolvendo amor, esperança e uma luta insana pela sobrevivência e pelo “ficarmos juntos”, que era um bordão de nossa mãe.
Temos, de fato, este universo de vivências com nossa mãe. Mas o tesouro imensurável que nos restou de todos aqueles anos é a cumplicidade que nos envolvia. Entre choros, percalços, privações e muito trabalho, nós sempre tivemos uma relação intensa de amor, apesar dos momentos de revolta contra tudo e todos ao nosso redor. O amor intenso, a presença forte, a coragem e a determinação de nossa mãe, cuja única ambição era conseguir nos criar como pessoas de bem, preparadas para o mundo e aptas para sobreviver com dignidade nos transformou ao longo dos anos. A revolta foi permeada pela ternura, e o sofrimento nos deu experiência e força para conseguirmos nosso lugar no mundo graças ao trabalho e à criatividade que aprendemos a ter com a nossa Maria cheia de graça, para driblar as horas difíceis. Ela nos tornou vencedores.
As lembranças e a saudade não se limitam à data instituída. Mas a data instituída nos organiza dentro de um turbilhão de afazeres e até de outros afetos, para separarmos um dia dentro de um ano, de nos dedicarmos como em todo o mundo, especificamente às homenagens. É boa essa corrente, mesmo com a consciência da exploração comercial que nos remete ao consumo. Que faz o comércio e a indústria comemorarem não especificamente o amor às mães, mas o dia do ano que só perde para o natal, no que diz respeito ao lucro, o que não condeno, pois isso atende ao anseio dos filhos de mães vivas, a lhes dar um agrado como símbolo e demonstração de amor e reconhecimento.
Quando viva, nossa mãe conseguia nos reunir, nos últimos anos, a cada dia das mães. As reuniões se tornavam grandes festas, porque somos nove irmãos; todos com filhos. Alguns com mais de um filho. Outros com netos. Somando-se as esposas, não era necessário ter mais ninguém para encher e movimentar um ambiente. A grande alegria de nossa mãe nunca foi ganhar presentes. Ela nunca deu a menor importância para utensílios, bens, roupa nova e qualquer outro agrado material. Sua maior felicidade era ver todos juntos e nos encher de comida, como se para compensar os muitos anos de pouca, e às vezes, quase nenhuma comida, mesmo com tanto trabalho para que pelo menos o alimento nunca faltasse à mesa simbólica. Simbólica, porque poucas vezes tivemos mesa. Quando tínhamos, era feita por nossa mãe, de caixotes velhos de feira.
Desculpem se quase sempre os meus textos que tratam de mãe soam meio lamuriosos. Não é minha intenção. Até porque, lamentável, mesmo, seria não termos tido a mãe que tivemos. Hoje nem todos os irmãos conseguem sair de casa para se juntar em só ambiente com o fim de homenagear nossa mãe. A certeza de que não a veremos nos desestimula um pouco, e nos faz priorizar a homenagem presencial às mães de nossos filhos e, algumas vezes, às nossas sogras. Homenagens muito justas, porque todos nós nos casamos com grandes mulheres e, em maior e menor escala também filhas de grandes mulheres.
Neste dia das mães, além da homenagem à memória de nossa Maria, quero também homenagear a memória de outra Maria, mãe de minha esposa Eliana, por quem tive grande afeto, e a grande mãe que a Eliana aprendeu a ser com sua Maria. Esta homenagem se estende a todas as mães que fazem jus à maternidade.

Inserida por demetriosena

A comunhão entre amigos e irmãos é agradável não somente aos que participam desse vínculo, mas é agradável também para os que os rodeiam e é agradável também a Deus.

Inserida por osjonathas

Como é bom viver em paz com Deus, consigo mesmo e demais irmãos em Cristo!

Inserida por luizborgesdosreis

Eu desejo a todos os meus irmãos aquilo que desejo a mim mesmo que é simplesmente o que todos desejam para os seus semelhantes.

Inserida por Maxwouters

Alguns irmãos, são irmãos de ninguém...


Via ele, com e desejos de bem e alegria
Um arco-íris de mil cores atravessado no olhar
Dos irmãos que, naquele tempo, sabiam amar
Os pais, cuidavam de entregas e bem cuidar



Na dança dessa vivência, não cabiam verbos
Como abandonar, silenciar, machucar, desamar
Mas sim, doar, acolher, agasalhar, aprender, ensinar
Exemplos de escrúpulos, bravuras e bem semear



O tempo passante e implacável trouxe consigo
Decretos àquela numerosa família, que unida era
A opção de cada um construir seu território
E no umbral, talhado gravou: “Não entres. Virtudes ausentes!”

Inserida por mucio_bruck

Proteger-se não é aprisionar-se

Quando eu e meus irmãos eramos pequenos ganhamos de meu pai duas Jandaias, periquitos verdes com seus papos amarelos.
Demos o nome de Bill e Clinton (risos).
Colocamos os dois numa base de papagaio presa numa grade do portão de um dos quartinhos do quintal, tomavam Sol quando queriam e cobertos em sombra quando precisavam, sem correntes ou gaiolas, nunca presos, sempre livres!!

Um dia minha prima correu lá para casa E disse: - Eu vi um gato passar na rua com um periquito na boca!

Desesperados corremos para ver se era algum dos nossos periquitos e quando chegamos lá não vimos nenhum dos dois. Choramos muito, e quando estávamos para voltar, de trás de um espelho velho que tinha lá no quartinho, saiu um dos periquitos tremendo e veio direto pra meu pai pedindo colo. Subiu em seu dedo e depois em seu ombro e ficou lá tremendo.
Depois disso tivemos tanto medo de outro gato que mantivemos o periquito trancado no quarto sem Sol durante dias, até meu pai construir uma gaiola para ele.
Aprisionamos o periquito na desculpa de protegê-lo, escondemos-o do mundo para protegê-lo, deixamos ele vivendo entre grades para protegê-lo...
Pelo menos era a desculpa que usávamos.
Era notória a tristeza do periquito, a vida dele não acabou com o gato, mas acabou quando o aprisionamos.
Lembro-me do periquito até hoje, do dia que eu o ganhei até o dia que ele morreu.
E hoje eu entendo que proteger não é aprisionar.

Aprisionamos sentimentos com medo de sofrer, esquecemos de viver com medo de nos machucar, mas a grande verdade é que as grades machucam mais do que a liberdade.
Para aquele periquito, viver um dia em seu habitat valeria mais que mil anos nas trevas de um quarto ou dentro de uma gaiola só podendo desejar estar fora, voando.
Quantas vezes perdemos a nossa liberdade com medo de arriscar mais, de amar mais, de viver mais, de conhecer pessoas, de viver com pessoas, de confiar nas pessoas porque em um dado momento da nossa vida sofremos?
Não vale a pena a prisão,
Mas vale a pena o risco de voar, porque quando alçamos voou voamos por cima de todos os gatos.
O periquito não ficou até a sua morte preso, eventualmente o soltamos. Foi um exercício de confiança demorado e arriscado, mas ele morreu livre.
Arrisque-se

Por - Igor Improtta Figueredo

Inserida por IgorImprotta

Fui levado a crer
que o até amor entre irmãos
pais e filhos,
amigos, amantes e afins
é mesmo uma ilusão benfazeja.

Aliás, tudo na vida é ilusão
as coisas mais tangíveis
que contemplamos
ou que apalpamos
são ilusões concretas
razão sustentando o caos
lógica iludindo os olhos
beleza atraindo corações incautos.

Somos como abelhas a fazer o mel
aranhas a criar armadilhas
abismos que no final
se tornam prisões emocionais
contradições perpétuas

Inserida por EvandoCarmo

"Meus irmãos me preparam uma cilada,me prenderam me traíram me espancaram e me venderam, Mas não sabiam que estavam cooperando para o crescimento de um dos maiores Governadores que ja houve no Egito...José filho de Jacó no Egito"

Inserida por clayton_silva_1

Amar é experienciar a comunhão que advém da compreensão de que todos são irmãos

Inserida por DesnudosNaLuz

Testemunhos pessoais podem edificar a fé dos irmãos e até chamar a atenção dos perdidos para Jesus, mas não salvam ninguém. Quem salva é o Evangelho. Portanto, ele deve ser pregado, caso contrário, os mais belos testemunhos não servirão de nada para que almas se rendam ao Senhor.

Inserida por raphael_melo

De Ti me vem o alento,
De Ti me chegam a força e a coragem
De Ti me vem o amor aos irmãos
De Ti me vem o sorriso que tenho nos lábios
E as palavras certas para suavizar o coração
De quem delas precisa
De Ti me vem todo o amor que tenho no coração
De Ti me vem a fé e a esperança num mundo melhor
Por isso, sem Ti, nada sou………….
De Ti me vem o alimento espiritual
De Ti me chegam ao ouvido estas palavras maravilhosas:
Minha filha, nada temas! Eu estou aqui, juntinho a ti, eu todas as
Tuas aflições e alegrias, e quando pensas que estás sozinha, já Eu
Te tenho no meu colo!!!

Inserida por sao_duque

A coragem e fé são irmãos gêmeos !

Pai,mãe e irmãos de Carmônio morreram, e ele não chorou!! Depois de uma pregação, entregou as armas e, chorando,se rendeu a Cristo (01.01.18).

Inserida por NemilsonVdeMoraes

Os verdadeiros irmãos e filhos superam tudo juntos, o amor e o respeito devem ser compartilhados, não deixe que os agregados destruam sua relação familiar por dinheiro e poder, a família deve ser honrada acima de tudo, nada levaremos daqui, plante o amor e a união.

Inserida por 1965CARLOSFABIO

Se eu fosse um touro normal nunca teria achado essa fazenda. E nós não seríamos irmãos.

Inserida por pensador

O tempo todo erramos, com colegas de trabalho, com filhos, esposo, irmãos, a familiaridade algumas vezes, gera o desprezo, não pela pessoa, mas nos dá mais intimidade de sermos sinceros, ao ponto de sermos rude as vezes. Estamos em evolução e invariavelmente entramos em ebulição, em atrito com as pessoas que estão à nossa volta é o mesmo acontece com elas. Ninguém acerta o tempo, temos nossas dúvidas , nossas loucuras e lacunas , mas tudo isto faz parte do aprendizado, faz parte da vida. Todos os dias dormimos sábios e acordamos ignorantes, todo dia é dia de aprendizado.

Inserida por Lu_Correia

Mãe, pai, irmãos, família e Deus acabam com a tese de que ninguém é insubstituível.
Eles não são substituíveis.
Eles são insubstituíveis.

Inserida por SandraNevesRibeirao

Mãe todo dia venho aqui, converso com meus amigos filhas,irmãos e até estranhos e não te enxergo .
Logo você, essa criatura especial dadiva do criador em minha vida.
É que só nos damos conta do que importa de verdade ,quando o vazio se faz.Então abrimos os braços na carência de um abraço , que não abraça mais. É quando é tarde demais .Essa existência fugaz nos cega no correr dos dias.
Obrigado por ser minha mãe ,meu pai, meu melhor amigo.
Permita Deus muito tempo ainda para estarmos juntos desse lado da vida.
Quero olhar suas fotos aqui e saber que está viva, lembrando desse seu filho ingrato.Me perdoe as ausências e a falta de zelo,saiba que estarei contigo até o ultimo suspiro do meu peito ou do seu.
Te amo ,te amo ,te amo.

Inserida por marcio_nocrato_soares

Nossas etapas​ na vida foi crescer juntas, dividir a atenção dos nossos pais, irmãos, dividir roupas,comida,tempo....
Lembro-me de ser a manteiga derretida,a pamonha que TUDO tinha medo é lá estava você com seu jeito GENERAL de SER me dizendo SEMPRE o que fazer..
Você é uma LÍDER natural desde de que nasceu .
Digo que o que falta em mim tem em VOCÊ,eu trabalho com as EMOÇÕES e a ESPERA e você é a EXPLOSÃO e JUSTIÇA kkkk... MULHER MARAVILHA que cuidou dos novos como MÃE ...
Obrigado por ser assim minha metade

Inserida por AliceClarice1001

A páscoa nos lembra ainda mais o Mestre Divino.
Lembre-se que ele desejou o amor entre os irmãos, viveu e morreu por isso.

Inserida por MirnaRosa