Seja forte e corajoso, Josué 1:9
Os Hebreus
Os Hebreus com Moisés e Josué, não foram iguais aos outros povos que existiam em toda a terra. Os Hebreus não foram como os outros povos que conquistaram a terra uns aos outros. Era um povo diferente. Quem lhes deu as terras que adquiriram, foi Deus e não eles o conseguiram pela sua força.
Antes de tudo os povos dos cananeus e outros povos, eram malditos diante de Deus. Assim como Deus mandou um dilúvio sobre as nações antigas. No tempo de Moisés Deus também tinha um plano de destruir estes povos: Amorréus e Jebuseus. Também havia gigantes, que existiram até ao tempo do rei David. Neste caso eram os filhos de Henaque ou Enaquins.
Não eram os Hebreus que os atacavam, mas sim estes povos vinham sobre o povo do Senhor. Ai os Hebreus, numa atitude de defesa, sempre agiam e conquistavam os seus inimigos. Veja-se o caso de Jericó. Quem começou a batalha? Foram os habitantes de Jericó. Depois Deus deu a vitória, com métodos próprios. Até que os muros da cidade caíram. Os Gibeonitas, com medo dos Hebreus, fizeram um acordo com Israel. Fizeram os Hebreus fazer um juramento, que Israel jamais pode anular, sem que assim os podesse destruir.
Foi Deus que deu todas as terras a Israel. Isto ainda em uma promessa feita a Abraão. Através de Israel Deus fez a sua vontade sobre a destruição das ímpias nações de Canaã. Hoje é a mesma coisa em relação a Israel. Deus abençoou este povo, que jamais alguém destruirá.
Corra atrás do seu estágio, imitando homens de sucesso como Josué, Eliseu, Salomão, Paulo. Timóteo e outros da Bíblia, que alcançaram proeminência e honra diante de Deus.
O conhecimento só tem validade em dois momentos da vida, quando colocado em prática ou quando compartilhado.
A trombetas utilizadas pelos sacerdotes na conquista de Jericó, eram de Chifre de Caneiro, esse tipo de trombeta era utilizada para chamar a atenção, é por isso que Deus ordena que Josué coloque os soldados armados a frente e após os soldados, os sacerdotes com as Trombetas, e após eles A Arca da Aliança, ou seja ao tocarem as trombetas, estavam chamando a Atenção não para os soldados armados que estavam na frente, mas, para Arca que viria logo atrás. Não adianta, nenhum tipo de artifício Humano se o centro da atenção nao for a Arca (presença de Deus), não é a sua eloquência, nem a sua mensagem, nem o seu louvor bonito, o segredo está lá atrás, na Arca.
Qualquer tipo de barulho que nao atraia olhares para a Arca não é digno de atenção.
A forma mais eficaz de falar com Deus, é quando não se tem o que falar e as palavras começam a escorrer pelos olhos..
Vomitando
Como nenhum rato jamais imaginou
Vou batendo em todos o botões
Perdido, porém, vomitando
Como é bom
E pode ser
Para sempre
Já fui
Sou
E serei
Um vomitador
Jogando para fora
Pra onde for
Onde quer que seja
Vômito
Letras
Palavras
Frases
Versos
Poema
Vômito
Vomito
E pronto
Como nenhum rato
Jamais fará
A não ser
Nós
S8R
A poesia é isso mesmo...
É saber regar os olhos
para que a cada dia floresça um mundo.
Um dia a gente se torna planta por completo
e nos enraizamos de vez na terra.
Se isso não acontecer,
é por que nossos frutos ainda alimentam os ouvidos,
os olhos, enchendo a boca
com toda videira que foram os versos.
I
A iminência de um fim previsto.
A arrogância de não assumir o erro.
A persistência exaustiva.
A rotina imutável.
A fome e a sede já se tornam um estado natural.
Uma ave agoniza no chão.
Outra ave se prepara para voo.
Perderam-se os dias em dias escuros.
A noite mais densa é o profundo mar
que escondo em meu quarto.
Me debato por impulso.
Meu corpo afunda por diversão.
Eu o deixo imergir por respeito.
E por respeito meu desejo afunda-se com os dias.