Se Não Me Conhece Não Me Critique
Não julgue e não critique sem conhecimento de causa. É facil apontar o dedo quando está na posição de platéia. Talvez, sendo do elenco principal, suas atitudes e comportamentos sejam piores. Exerça a empatia não somente com a razão, mas também com o coração.
Insta: @elidajeronimo
É fácil criticar, se não se conhece as dores e os significados delas. Os sofrimentos e as suas causas. É tão mais fácil criticar, do que contribuir, ou tentar fazer melhor.
“A leitura amplia o senso crítico, culminando em sabedoria. Quando não se nutre de conhecimento, ainda que só o basilar, inevitavelmente corre um risco de deslumbrar-se pelo que lhe é nocente. Tenho, para mim, tratar-se de uma espontânea e gravíssima síndrome de Estocolmo.”
"Acredite sempre nos seus sonhos, nunca desista, não se importe com as críticas. Conheça a si mesmo e tenha certeza do seu potencial."
"Quem não tem senso crítico para controlar sua emoção, além de não conhecer a si mesmo, não tem capacidade de vencer as intempéries da vida".
Adquira conhecimento, preze pela verdade. E não te deixes desanimar pela crítica. Encontrarás contraditores, sobretudo entre os que têm interesse nos abusos da verdade.
Quando de baixo para cima nos olham, não é porquê estão nos criticando, mas sim, escalando visualmente o reflexo de suas aspirações.
Está seguro de que sabe o que quer? Então vá em frente e não dê ouvidos às críticas. Melhor errar pelo que acredita correto do que ser guiado para trincheiras não legitimadas por suas próprias crenças.
Há pessoas que não suportam uma dose de sabedoria, já se embriagam de uma amarga revolta e crítica, desprezando o conhecimento e tentando diminuir aquele que o profere.
Não basta estarmos bem informados, precisamos apurar o senso crítico para assimilarmos o que for pertinente para o nosso crescimento.
Aprenda a não confiar.
Neste mundo julgamos muito, criticamos muito, falamos demais. Julgamo-nos superiores e inatingíveis, somos os senhores do mundo, que tudo sabemos, tudo enxergamos, nossa verdade é a verdade a ser seguida. Nossas opiniões são as melhores, sabemos como ninguém resolver problemas e dar soluções... Será mesmo?
Quando alguém se posar de a verdade em pessoa, o sabedor de tudo, o que resolve todos os problemas, desconfie. Uma maneira muito simples de descobrir é apenas prestar atenção em suas atitudes com relação aos outros, como os trata, como os vê, com que palavras se refere a alguém, aí sim conhecerá está pessoa. Não se encante por alguém que se auto determina o perfeito, o bom, o acima de todos.
Palavras doces e amáveis todos sabemos falar, e o enganador (ele ou ela) ainda mais, é uma de suas armas principais. Mas com relação as suas atitudes, não consegue se esconder por muito tempo. Apenas preste atenção em suas atitudes não em palavras.
Estamos cheios de doutores e especialistas que tudo resolvem, cheios de conhecimentos e prometendo todo tipo de ajuda a quem quer que seja, sabem tudo, dão conselhos, orientações, direções, prometem muitas coisas que jamais serão atingidas.
Não porque não possa, ajuda sim é necessário, mas a solução de muitos problemas e sofrimentos passa pela sua vontade de sair e resolver. Não por uma ajuda milagrosa de alguém que muitas das vezes nem sequer te conhece a fundo para ajudar tanto assim.
Aprenda a não confiar, aprenda a não se expor tanto, segredos são para quem merece ouvir, não para quem te ilude com falsas verdades como amigo(a). Aprenda que sua privacidade é um dom a ser guardado, seus sentimentos para poucos deve ser compartilhado.
Será egoísmo? Não acredito! Precisamos de nos resguardar, proteger um bem valioso.
Seja responsável pela sua integridade primeiro, sua felicidade, seu bem estar e sua segurança. Depois disto feito, aprenda e confiar em quem merece e te dá retorno.
Ninguém muda situação alguma, seja qual for, senão mudar a si mesmo primeiro.