Se a Vida é Feita de Instantes
Pequenos Instantes
Um dia a gente aprende que a vida é feita de pequenos instantes.
Instantes que não nos sai da memória,
Instantes em que a felicidade toma conta de todo o nosso ser,
Instantes onde se é impossível prender aquela lágrima
Que insiste em rolar em nossa face…
Diante de uma cena de um filme,
Uma foto,
Uma palavra de carinho…
Aquele pequeno instante que se transforma em um grande momento.
A cumplicidade em uma troca de olhar,
O primeiro movimento do filho no ventre,
O primeiro passo,
A primeira vez que ouvimos a palavra mãe.
Pequenos instantes que ninguém pode nos tirar…
Carregamos para sempre estes pequenos instantes…
E são eles que nos fazem seguir adiante,
Dia após dia,
Na certeza de que outros pequenos instantes
Estão sempre prestes a acontecer.
Sim, a vida é feita de escolhas. Estamos a escolher a todos os instantes: o arroz, ao feijão; o branco, ao preto; a esquerda, à direita. Sempre que a nossa a vontade se faz pender para um lado ou caminho, tem-se que uma dada preferência (escolha) emerge e se revela. Entender como as nossas escolhas acontecem é tarefa que exige que direcionemos nossos olhos à compreensão do passado, porque tudo o se vê, se sente, ou se acredita é resultado da capacidade cognitiva e ontológica que adquirimos ao longo dos anos através de nossas experiências e das “pontes psico-ideológicas” que construímos com a “realidade” e que nos ligam aos mundos físico e metafísico.
A Vida é feita de Instantes
E em Instantes a Vida se desfaz
Portanto agradeçamos pela Vida E os bons Instantes que a Vida nos traz
Nesse exato Instante
Vidas Expiram...
Vidas Respiram
Vidas INSPIRAM!
“Os segredos da Vida...
São vários
Mas o que faz mais sentido ou que tenha maior intensidade
É você saber que
Os instantes são feitos de todos ‘Agora’, neste instante.
E que por mais que você lute, medite e tente para-lo
Ele segue e não volta jamais!
Tente, desperte, cresça e viva
A sua Vida do seu jeito
Sem esquecer apenas de lembrar que
És um espirito de luz
Cumprindo uma missão!”
30/03/2003
Viajando um pouco pelas minhas lembranças em busca de um momento feliz, percebi algo engraçado… felicidade se encontra é em instantes de descuido.
Se eu for unir todos os meus momentos felizes, teríamos um compilado de pequenos gestos, de coisas bem simples como ganhar livros novos, assistir ao nascer do sol pela primeira vez, descobrir uma banda nova ou até mesmo fazer outra pessoa sorrir.
A alegria verdadeira não está nos grandes acontecimentos, mas sim nos detalhes. Detalhes esses, que às vezes nem percebemos porque estamos mais preocupados em registrá-lo, do que vivenciá-lo.
O contentamento também se encontra em coisas bobas, como dormir em lençóis recém-lavados, tomar um banho depois de fazer uma faxina completa em casa, raspar o restinho da massa crua de um bolo, gargalhar até que escorram lágrimas… Porque são essas simples sensações que ficam guardadas para sempre em nossa memória.
Mas acontece que até os momentos mais felizes, um dia também serão um pouco tristes…
Quando minha gatinha desapareceu, não existia dor maior do que ver fotos e gravações dela, trazia de volta memórias felizes que se tornaram tristes em sua ausência. De qualquer forma, ainda são momentos inesquecíveis que, de algum jeito, trazem algo especial e nos ajudam a refletir sobre a vida.
E se tem uma coisa que os momentos felizes me ensinaram, é que a vida precisa ser muito mais que vivida, é preciso aproveitá-la até nos pequenos momentos, pois ela é passageira e um dia todos iremos partir, só restando filmagens e descendentes. E mesmo assim, há momentos que nem uma câmera consegue registrar com tamanha intensidade.
Existem certos instantes da nossa vida que valeram a pena serem vividos, lembrados, testemunhados, e ensinados, pois tiveram propósitos, aprendizados, alegria, gratidão e perdão e também houve proximidades e intimidade com o próximo e principalmente com Deus... Talvez ai mora a felicidade que tanto queremos, pois não são bens, mas valores de vida.
A vida é uma somatória de instantes existenciais cujo valor está vinculado à certeza da finitude e ao desejo da eternidade.
Deixe sempre limpa a janela da alma para não perder de vista os inesperados instantes em que a vida lhe sorrir.
Ao invés de esperar acontecer os melhores momentos, construa os melhores momentos.
Ao invés de desperdiçar os momentos perto de quem se ama, aproveite cada segundo, porquê é em instantes que a vida passa!
Pra mim você é um caos, bagunça e arruma minha vida me confunde a cada instante... com você tenho medo e ao mesmo tempo conforto.
Lugar no mundo
Sabe aquela moça?
aquela de olhar inquieto
que carrega tantas incertezas
sempre a procura do rumo certo
De alma nobre, aberta
ela não quer muito da vida
só encontrar a saída
para o que lhe tira o sono
O seu lugar no mundo não está distante
e sim a poucos instantes
da sua vontade incessante
de fazer acontecer.
O acaso é e se faz necessário para percorrermos acontecimentos imprevisíveis que com roteiros não poderíamos ter visto. Assim como a vida é um acaso a todo instante! (25/10/2017)
As vezes é preciso mudar, e as mudanças podem estar ocorrendo neste instante, e te convidando a fazer um novo caminho. Não percebemos porque vivemos presos aos planos que vamos nos impondo ao longo da vida. E nisso as mudanças vão nos direcionando, pequenas e quase imperceptíveis. Até o memento que você descida seguir os sinais do destino ou viver preso a um que você mesmo criou.
Cultivar a vida dentro de nós é nunca esquecer o instante bonito que nos deu forças para prosseguir.